Atividades de/para estudo, revisão e pesquisa 19/03
AULAS 19/03
ATIVIDADES PARA 19/03
INFANTIL 1
Hoje iremos trabalhar a coordenação ampla. Com o auxílio de um adulto, a criança terá que encher um balão e jogar para cima não deixando cair. Procure apenas auxiliar deixando seu pequeno (a) com maior autonomia.
INFANTIL 2A
Atividade da apostila páginas 09 e 10 (Brincar de cuidar), explorar os cuidados utilizando bonecas, bonecos e ursinhos. Registrar na apostila com desenhos, colagens e pintura.
Preencher com os seus pequenos as páginas 04 e 05. Registrar com fotos esse momento.
Importante manter uma rotina com seu pequeno durante a tarde, horário do soninho, lanche e escovação.
INFANTIL 2B
Atividade da apostila páginas 09 e 10 (Brincar de cuidar), explorar os cuidados utilizando bonecas, bonecos e ursinhos. Registrar na apostila com desenhos, colagens e pintura.
Preencher com os seus pequenos as páginas 04 e 05. Registrar com fotos esse momento.
Importante manter uma rotina com seu pequeno durante a tarde, horário do soninho, lanche e escovação.
INFANTIL 3A
Em folha de sulfite, desenhar o urso que preferir da história da “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”.
INFANTIL 3B
Em folha de sulfite, desenhar o urso que preferir da história da “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”.
INFANTIL 4A
ENSINO RELIGIOSO
Página 11- atividade
Página 12 e 13 – leitura da história bíblica “A ARCA DE NOÉ”
Página 14- pintar o caminho do animal até seu alimento.
Página 15- colar o adesivo da lixeira azul de papel, que se encontra nas últimas páginas da apostila.
Assistir a música: A Arca de Noé – 3Palavrinhas – volume 4, que pode ser encontrada no youtube.
Em seguida realizar a pintura do xerox “A ARCA DE NOÉ”.
INFANTIL 4B
ENSINO RELIGIOSO
Página 11- atividade
Página 12 e 13 – leitura da história bíblica “A ARCA DE NOÉ”
Página 14- pintar o caminho do animal até seu alimento.
Página 15- colar o adesivo da lixeira azul de papel, que se encontra nas últimas páginas da apostila.
Assistir a música: A Arca de Noé – 3Palavrinhas – volume 4, que pode ser encontrada no youtube.
Em seguida realizar a pintura do xerox “A ARCA DE NOÉ”.
INFANTIL 5A
LIVRO NUMERAR;
Página 12: Contornar a moradia de acordo com as dicas oferecidas (conforme a cor da legenda);
Página: 13: Construir a fachada de moradias com figuras geométricas;
Procurar dentro de casa objetos geométricos, sendo elas: quadrado, triângulo, retângulo, círculo e desenhar seu contorno no caderno de desenho!
INFANTIL 5B
LIVRO NUMERAR;
Página 12: Contornar a moradia de acordo com as dicas oferecidas (conforme a cor da legenda);
Página: 13: Construir a fachada de moradias com figuras geométricas;
Procurar dentro de casa objetos geométricos, sendo elas: quadrado, triângulo, retângulo, círculo e desenhar seu contorno no caderno de desenho!
LIVRO DESENHAR
Página 14: Desenhar a MATRIOSKA que está faltando, inventar uma estampa para uma MATRIOSKA
1º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA
Livro de Língua Portuguesa, página: 30 (atitudes que contribuem para uma boa convivência).
Atividade no caderno de L. Portuguesa: uma página: encontros vocálicos.
MATEMÁTICA
Livro de Matemática, páginas: 34, 35 (abertura da unidade 2), 36 e 37 (utilizar números naturais como indicadores de quantidades).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)
1º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA
Livro de Língua Portuguesa, página: 30 (atitudes que contribuem para uma boa convivência).
Atividade no caderno de L. Portuguesa: uma página: encontros vocálicos.
MATEMÁTICA
Livro de Matemática, páginas: 34, 35 (abertura da unidade 2), 36 e 37 (utilizar números naturais como indicadores de quantidades).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)
2º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA
Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).
Leitura de um livrinho de história infantil.
Cole uma imagem e forme 5 frases no caderno.
MATEMÁTICA
Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.
2º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA
Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).
Leitura de um livrinho de história infantil.
Cole uma imagem e forme 5 frases no caderno.
MATEMÁTICA
Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.
2º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA
Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).
Leitura de um livrinho de história infantil.
Cole uma imagem e forme 5 frases no caderno.
MATEMÁTICA
Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.
3º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA
Realizar no caderno, a atividade de interpretação de texto.
GEOGRAFIA
Realizar o exercício do caderno sobre paisagens culturais e naturais.
CALIGRAFIA
Realizar a atividade do caderno (folha)
INGLÊS
Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.
3º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA
Caderno de Português: Atividade xerocada “Frufru, a formiguinha“.
MATEMÁTICA
Folha xerocado no caderno de Matemática: “Sequência numérica”.
INGLÊS
Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.
3º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades no caderno de Língua Portuguesa, Frufru, a formiguinha (atividades coladas no caderno de língua portuguesa)
GEOGRAFIA
Geografia: Unidade 1 – A Paisagem
Os elementos distinguem as paisagens.
Páginas: 14, 15 e 16;
ENSINO RELIGIOSO
Ensino Religioso: Unidade 6: Amor – Fazer o bem não importa a quem
Páginas: 76, 77, 78, e 79;
INGLÊS
Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.
4º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA
Produção de texto: folha xerocada, escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele.
ARTE
Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.
GEOGRAFIA
Realizar a leitura do texto da página 22. (Copiar e responder no caderno)
- Quantos anos você tem?
- Descreva como é sua família.
- O que você mais gosta de fazer?
- Qual é seu prato preferido?
- O que você quer ser quando crescer?
- Qual é seu maior sonho?
INGLÊS
Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.
4º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA
Na folha xerocada, fazer uma produção de texto. Escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele. (se não tiver a folha, fazer no caderno. Material disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1K6uDjdgKpyAtdGcQGhdS-PH1CwjS5_9U/view?usp=sharing
ARTE
Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.
INGLÊS
Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.
4º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA
Produção de texto: folha xerocada, escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele.
ARTE
Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.
GEOGRAFIA
Realizar a leitura do texto da página 22. (copiar e responder no caderno)
- Quantos anos você tem?
- Descreva como é sua família.
- O que você mais gosta de fazer?
- Qual é seu prato preferido?
- O que você quer ser quando crescer?
- Qual é seu maior sonho?
INGLÊS
Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.
5º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing
HISTÓRIA
Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.
5º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing
HISTÓRIA
Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.
5º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing
HISTÓRIA
Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.
6º ANO A
PORTUGUÊS
Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).
GEOGRAFIA
Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia, páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20
Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)
ESPANHOL
Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.
Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.
MATEMÁTICA
Expressões numéricas com as quatro operações.
Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing
Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.
Conferir respostas contidas no final da lista;
Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;
Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)
6º ANO B
PORTUGUÊS
Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).
HISTÓRIA
Páginas 20, 21 e 22
Exercícios – 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18
OBS.: Copiar e responder no caderno.
ESPANHOL
Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.
Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.
CIÊNCIAS
Colar a atividade sobre os “BIOMAS” já finalizada em seu caderno.
No caderno, copiar e responder o exercício 09, página 36 do seu livro didático.
Caderno de Atividades, página 11.
MATEMÁTICA
Expressões numéricas com as quatro operações.
Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing
Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.
Conferir respostas contidas no final da lista;
Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;
Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)
6º ANO C
PORTUGUÊS
Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).
GEOGRAFIA
Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia, páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20
Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)
ESPANHOL
Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.
Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.
FILOSOFIA
Leitura do texto “Ciência e mitos em milênios de história” (página 36 do livro didático). Fazer as questões 01, 02 e 03 no caderno – perguntas e respostas.
MATEMÁTICA
Expressões numéricas com as quatro operações.
Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing
Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.
Conferir respostas contidas no final da lista;
Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;
Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)
7º ANO A
EDUCAÇÃO FÍSICA
Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.
PORTUGUÊS
Caderno de Atividades, páginas 40 a 44.
CIÊNCIAS
Leitura das páginas 46 e 47 (livro didático).
Em seu caderno com o título “Compreender um texto” copiar e responder as questões 01 a 05, página 47.
INGLÊS
Exercícios das páginas 22 e 23.
MATEMÁTICA
Exercícios: 06, 07 ,08, 09, 13 e 14 – páginas 52 e 53.
7º ANO B
HISTÓRIA
Fazer uma pesquisa sobre os principais expoentes do Renascimento Europeu nas artes, literatura e ciências desencadeado a partir do século XVI.
Mínimo 25 linhas e máximo 40 linhas – no caderno.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.
PORTUGUÊS
Prefixos e sufixos na formação de palavras
Páginas 71 e 72, responder os exercícios 01, 02 e 03.
CIÊNCIAS
Terminar de assistir o documentário “A história de tudo – vida” youtube a partir de 01h05min.
ATIVIDADE: Fazer um resumo com o título “O surgimento e a extinção das espécies” em seu caderno, das páginas 38, 39, 40 e 41. (Valendo carimbo)
*Atenção: não incluir o tópico “Grandes extinções em massa”, apenas fazer a leitura.
INGLÊS
Exercícios das páginas 22 e 23.
7º ANO C
EDUCAÇÃO FÍSICA
Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.
PORTUGUÊS
Caderno de Atividades, páginas 40 a 44.
MATEMÁTICA
Exercícios 11 ao 14 da lista de exercícios, disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1z1jeyWA6IXgYzCv3fZRIEjTvaO_Pt4io/view?usp=sharing
8º ANO A
MATEMÁTICA
Diagonais de um Polígono convexo.
Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.
Copiar exercícios com, enunciado no caderno.
Página 50 - exercício 12.
Página 51 - exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.
- Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo
GEOGRAFIA
Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18
LÍNGUA PORTUGUESA
Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.
8º ANO B
HISTÓRIA
Página 36 – Exercício 03.
OBS.: Copiar e responder no caderno.
MATEMÁTICA
Diagonais de um Polígono convexo.
Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.
Copiar exercícios com, enunciado no caderno.
Página 50 - exercício 12.
Página 51 - exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.
- Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo
GEOGRAFIA
Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18
ESPANHOL
Ler com atenção a página 17 e responder as questões 01 e 02.
Observar o cartaz da página 18 e responder as questões 03, 04 e 06.
LÍNGUA PORTUGUESA
Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.
8º ANO C
MATEMÁTICA
Diagonais de um Polígono convexo.
Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.
Copiar exercícios com, enunciado no caderno.
Página 50 - exercício 12.
Página 51 - exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.
- Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo
EDUCAÇÃO FÍSICA
Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.
CIÊNCIAS
Compreender um texto- “DOAÇÃO DE ORGÃOS NO BRASIL”
Ler os textos (01 e 02) das páginas 40 e 41.
Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 01 e 02 (a, b, c ) e 06.
*ATENÇÃO: esta atividades deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno das aulas.
ENSINO RELIGIOSO
Leitura do texto “Jeitos de ser: Zen-Budismo” no livro didático (páginas20 e 21). Produção de atividade avaliativa com valor de 50 pontos (um texto explicativo manuscrito, contendo as seguintes informações: Quais são as duas escolas zen-budistas? Como os budistas entendem o universo em sua espiritualidade? Como os bodisatvas praticam o ideal de compaixão?)
Material de consulta: livro didático.
LÍNGUA PORTUGUESA
Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.
9º ANO A
PORTUGUÊS
Exercicios complementares: FOLHA DE EXERCÍCIO - classificação das orações substantivas Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15SlE-meLwgucUCptXkqIfJ3ownStvKQm/view?usp=sharing
OBS.: Copiar todos os exercícios da folha no caderno e fazer as respostas no caderno.
HISTÓRIA
Páginas 35, 36 e 37
Exercício 4 - página 35- quebra-cabeça
Exercícios 1, 2, 3 e 4 - página 36
Exercícios 1 e 2 - página 37
OBS.: Copiar e responder no caderno.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.
ESPANHOL
Resolução de exercícios página 15, exercícios 01 e 02 e páginas 17, exercício 01.
INGLÊS
Atividades das páginas 42 e 43.
MATEMÁTICA
Atividade de revisão, disponível em: https://drive.google.com/file/d/118LzpeilvTlc80Kkp_LGOD6jGkVxHFSH/view?usp=sharing
Copiar e responder as questões de 1 a 4 no caderno.
9º ANO B
PORTUGUÊS
Exercicios complementares: FOLHA DE EXERCÍCIO - classificação das orações substantivas Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15SlE-meLwgucUCptXkqIfJ3ownStvKQm/view?usp=sharing
OBS.: Copiar todos os exercícios da folha no caderno e fazer as respostas no caderno.
HISTÓRIA
Páginas 35, 36 e 37
Exercício 4 - página 35- quebra-cabeça
Exercícios 1, 2, 3 e 4 - página 36
Exercícios 1 e 2 - página 37
OBS.: Copiar e responder no caderno.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.
ESPANHOL
Resolução de exercícios página 15, exercícios 01 e 02 e páginas 17, exercício 01.
INGLÊS
Atividades das páginas 42 e 43.
MATEMÁTICA
Atividade de revisão, disponível em: https://drive.google.com/file/d/118LzpeilvTlc80Kkp_LGOD6jGkVxHFSH/view?usp=sharing
Copiar e responder as questões de 1 a 4 no caderno.
1ª SÉRIE A
ENSINO RELIGIOSO
Pesquisa sobre o texto-base (referencial teórico) da Campanha da Fraternidade de 2020. Anotar o resultado no caderno.
Abaixo estão algumas sugestões de sites para pesquisa (podem ser utilizados outros):
https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2020
(ir ao link DOWNLOADS onde há dois arquivos em Power Point para consulta do conteúdo).
https://www.diocesesaocarlos.org.br/wp-content/uploads/2020/02/cf-2020-texto-base-resumo.pdf
https://portalkairos.org/texto-base-da-campanha-da-fraternidade-2020/
BIOLOGIA
Páginas 159 e 160 – Fazer a leitura e definir estrutura dos ácidos nucleicos e do ATP (escrito e desenhado)
INGLÊS
Fazer as atividades do Workbook 3 - páginas 121, 122, 123 e 124.
As atividades serão recolhidas no retorno das aulas.
LITERATURA
Ler páginas 55 e 56
Em FOLHA DO BLOCO, fazer o exercício 1 da página 56 (guardar para entregar no retorno).
QUÍMICA
Fazer um resumo do conteúdo da página 90 até a 93 sobre propriedades periódicas.
1º SÉRIE B
MATEMÁTICA
Conjuntos Numéricos
OBS.: Esse conteúdo está sendo retomado, porém, é necessário a leitura com atenção.
Fazer uma síntese (resumo) das páginas 23 a 26. (O modelo a seguir será o que faço nas aulas presenciais).
Copiar exercícios no caderno com enunciados.
Páginas 27 – exercícios 38 ao 46.
- Segue LINK de vídeo com a explicação do conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=Y_mYgLkuEl4&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=NYAeWhz53NM&feature=youtu.be
INGLÊS
Fazer as atividades do Workbook 3 - páginas 121, 122, 123 e 124.
As atividades serão recolhidas no retorno das aulas.
HISTÓRIA
Leitura e analise do texto sobre os povoadores mais antigos do Brasil (Paleoíndios). Páginas 48 a 53 (Livro edição nova). Páginas 47 a 50 (livro edição antiga). Obs.: São as páginas finais do caítulo 2;
A aventura Humana; Primeiros Tempos. Será feita atividade avaliativa sobre o conteúdo.
QUÍMICA
Fazer um resumo do conteúdo da página 90 até a 93 sobre propriedades periódicas.
2ª SÉRIE A
FILOSOFIA
Elaborar, no caderno, uma comparação entre as propostas éticas de Aristóteles, Epicuro, Hume, Kant e os utilitaristas. Indicar a que seria mais relevante para a contemporaneidade, justificando as razões da escolha.
BIOLOGIA
Livro página 537, 538 e 539, leitura e explicar:
- Potencial de repouso e de ação de um impulso nervoso.
- Como ocorre a sinapse nervosa.
QUÍMICA
Leitura e discussão do artigo.
LINK DO ARTIGO:
https://drive.google.com/file/d/1LyGdAfryrPz6hW8SCvdTaJ6jBEmfHCVg/view
FÍSICA
Leitura das páginas 418 e 419.
REDAÇÃO
Resolver os exercícios sobre gêneros humorísticos (caderno).
2ª SÉRIE B
MATEMÁTICA
Distância – MATEMÁTICA B – GEOMETRIA
Fazer resumo do conteúdo no caderno, páginas 423 e 424.
Copiar exercícios no caderno e resolver, página 425 – exercícios 27, 28 e 29.
FILOSOFIA
Elaborar, no caderno, uma comparação entre as propostas éticas de Aristóteles, Epicuro, Hume, Kant e os utilitaristas. Indicar a que seria mais relevante para a contemporaneidade, justificando as razões da escolha.
ENSINO RELIGIOSO
Pesquisa sobre o texto-base (referencial teórico) da Campanha da Fraternidade de 2020. Anotar o resultado no caderno.
Abaixo estão algumas sugestões de sites para pesquisa (podem ser utilizados outros):
https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2020
(ir ao link DOWNLOADS onde há dois arquivos em Power Point para consulta do conteúdo).
https://www.diocesesaocarlos.org.br/wp-content/uploads/2020/02/cf-2020-texto-base-resumo.pdf
https://portalkairos.org/texto-base-da-campanha-da-fraternidade-2020/
BIOLOGIA
Livro página 537, 538 e 539, leitura e explicar:
- Potencial de repouso e de ação de um impulso nervoso.
- Como ocorre a sinapse nervosa.
LITERATURA
Ler páginas 337 e 338 (pode pesquisar outras fontes também) e responder o que segue em folha do bloco:
- Quais escritores são destaque no Realismo brasileiro?
- A obra de Machado de Assis pode ser dividida em dois grupos. Quais obras compõem o grupo das que apresentam as características mais gerais e herança romântica?
- E quais compõem o grupo realista, propriamente dito?
- Qual obra de Machado de Assis é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil?
- Qual é a principal característica das obras realistas de Machado de Assis?
- Machado de Assis apresenta uma extensa e variada produção. Em que gêneros literários ele se destacou?
FÍSICA
Leitura das páginas 418 a 421.
3ª SÉRIE A
BIOLOGIA
AULA 4 – 2C - Leitura e exercícios.
Desenhar os 3 tipos de esponjas: ascon, leucon e sycon.
SOCIOLOGIA
Revisão e correção individual dos exercícios de vestibular propostos na aula anterior: (GABARITO: 1-D, 2-C, 3-B, 4-D, 5-A, 6-D, 7-B, 8-D )
Analisar as questões, principalmente as erradas.
LITERATURA
Ler a AULA 4 – 2C e realizar os exercícios que seguem (estará no grupo do face da turma também)
A PROSA BRASILEIRA NA VIRADA DO SÉCULO 19 PARA 20
Leia a aula em sua apostila e complete o que pede.
CONTEXTO HISTÓRICO NA EUROPA
Tivemos 4 características básicas no realismo da Europa:
- O Positivismo de ___________________ só admitia ____________________________ baseadas no ________________________, na __________________________ e na _________________________________________. O lema do pensamento positivista da época era ____________________________________________________________
- O Determinismo de _______________________ estabelecia que o comportamento humano era determinado por três fatores: a _________ , o ______________________ e pelo ______________________________
- O Darwinismo de Darwin defendia a teoria da ______________________________ e da ______________________________________ que estabelecia que sobreviviam somente as espécies ___________________________________
- O Socialismo do Marx e Engels que defendiam a _______________________________ para se ter uma sociedade mais justa e igualitária.
NO BRASIL
Em nosso país a independência não trouxe o progresso _______________, _______________ e ______________________ esperado. Também tivemos o conflito da ___________________ que ajudou a fortalecer o _____________________________________________ e as ____________________________________________
No Brasil o marco inicial do Realismo é a obra ______________________________________
E o marco inicial do Naturalismo brasileiro é a obra ___________________________________
As características do realismo brasileiro são:
- ________________________________
- __________________________________
- __________________________________
- __________________________________
- ___________________________________
O Naturalismo é um Realismo acrescido do cientificismo e suas características são:
- ____________________________________________________________
- ____________________________________________________________
- ______________________________________________________________
- _____________________________________________________________
O Realismo observa e o Naturalismo experimenta.
Realismo – análise ____________________________
Naturalismo – análise _______________________________
MATEMÁTICA
Assimilação apostila 2.
REDAÇÃO
Orientações sobre o trabalho trimestral, disponível em:
https://drive.google.com/drive/folders/1jwWrju3EibuGLLL4coRP-32SXef87RBz
FÍSICA
AULA 4 –APOSTILA 2A - Ler e responder os exercícios.
3ª SÉRIE B
FILOSOFIA
Fazer os exercícios das págs. 6 a 11 da apostila 2 sobre Aristóteles. Do exercício 03.13 em diante, justificar o que torna aquela alternativa específica certa e as demais erradas no caderno (é uma atividade que exigirá uma pesquisa complementar para sua realização).
BIOLOGIA
AULA 4 – 2C - Leitura e exercícios.
Desenhar os 3 tipos de esponjas: ascon, leucon e sycon.
SOCIOLOGIA
Revisão e correção individual dos exercícios de vestibular propostos na aula anterior: (GABARITO: 1-D, 2-C, 3-B, 4-D, 5-A, 6-D, 7-B, 8-D )
Analisar as questões, principalmente as erradas.
LITERATURA
Ler a AULA 4 – 2C e realizar os exercícios que seguem (estará no grupo do face da turma também)
A PROSA BRASILEIRA NA VIRADA DO SÉCULO 19 PARA 20
Leia a aula em sua apostila e complete o que pede.
CONTEXTO HISTÓRICO NA EUROPA
Tivemos 4 características básicas no realismo da Europa:
- O Positivismo de ___________________ só admitia ____________________________ baseadas no ________________________, na __________________________ e na _________________________________________. O lema do pensamento positivista da época era ____________________________________________________________
- O Determinismo de _______________________ estabelecia que o comportamento humano era determinado por três fatores: a _________ , o ______________________ e pelo ______________________________
- O Darwinismo de Darwin defendia a teoria da ______________________________ e da ______________________________________ que estabelecia que sobreviviam somente as espécies ___________________________________
- O Socialismo do Marx e Engels que defendiam a _______________________________ para se ter uma sociedade mais justa e igualitária.
NO BRASIL
Em nosso país a independência não trouxe o progresso _______________, _______________ e ______________________ esperado. Também tivemos o conflito da ___________________ que ajudou a fortalecer o _____________________________________________ e as ____________________________________________
No Brasil o marco inicial do Realismo é a obra ______________________________________
E o marco inicial do Naturalismo brasileiro é a obra ___________________________________
As características do realismo brasileiro são:
- ________________________________
- __________________________________
- __________________________________
- __________________________________
- ___________________________________
O Naturalismo é um Realismo acrescido do cientificismo e suas características são:
- ____________________________________________________________
- ____________________________________________________________
- ______________________________________________________________
- _____________________________________________________________
O Realismo observa e o Naturalismo experimenta.
Realismo – análise ____________________________
Naturalismo – análise _______________________________
MATEMÁTICA
Assimilação apostila 2.
FÍSICA
AULA 4 –APOSTILA 2A - Ler e responder os exercícios.
REDAÇÃO
Orientações sobre o trabalho trimestral, disponível em:
https://drive.google.com/drive/folders/1jwWrju3EibuGLLL4coRP-32SXef87RBz