Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário - Acontece
Rede Passionista de Educação
passionista.com.br
Outras Unidades
São Paulo da Cruz Nossa Senhora Menina Santa Gema Nossa Senhora do Rosário João XXIII São José Santa Maria Santa Luzia João Paulo II Mãe Sta Esperança
O Colégio
O Rosário Lista de Materiais Aviso de Privacidade
Cursos
Diferenciais
Acontece
Contato
Outras Unidades Agende uma Visita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
Área restrita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário

Acontece

Atividades de/para estudo, revisão e pesquisa 19/03 Nossa Senhora do Rosário

Atividades de/para estudo, revisão e pesquisa 19/03

Gerais
19/03/2020

AULAS 19/03

ATIVIDADES PARA 19/03

 

INFANTIL 1

Hoje iremos trabalhar a coordenação ampla. Com o auxílio de um adulto, a criança terá que encher um balão e jogar para cima não deixando cair. Procure apenas auxiliar deixando seu pequeno (a) com maior autonomia.

INFANTIL 2A

Atividade da apostila páginas 09 e 10 (Brincar de cuidar), explorar os cuidados utilizando bonecas, bonecos e ursinhos. Registrar na apostila com desenhos, colagens e pintura.

Preencher com os seus pequenos as páginas 04 e 05. Registrar com fotos esse momento.

Importante manter uma rotina com seu pequeno durante a tarde, horário do soninho, lanche e escovação.

INFANTIL 2B

Atividade da apostila páginas 09 e 10 (Brincar de cuidar), explorar os cuidados utilizando bonecas, bonecos e ursinhos. Registrar na apostila com desenhos, colagens e pintura.

Preencher com os seus pequenos as páginas 04 e 05. Registrar com fotos esse momento.

Importante manter uma rotina com seu pequeno durante a tarde, horário do soninho, lanche e escovação.

INFANTIL 3A

Em folha de sulfite, desenhar o urso que preferir da história da “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”.

 

INFANTIL 3B

Em folha de sulfite, desenhar o urso que preferir da história da “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”.

 

INFANTIL 4A

ENSINO RELIGIOSO

Página 11- atividade

Página 12 e 13 – leitura da história bíblica “A ARCA DE NOÉ”

Página 14- pintar o caminho do animal até seu alimento.

Página 15- colar o adesivo da lixeira azul de papel, que se encontra nas últimas páginas da apostila.

Assistir a música: A Arca de Noé – 3Palavrinhas – volume 4, que pode ser encontrada no youtube.

Em seguida realizar a pintura do xerox “A ARCA DE NOÉ”.

 

INFANTIL 4B

ENSINO RELIGIOSO

Página 11- atividade

Página 12 e 13 – leitura da história bíblica “A ARCA DE NOÉ”

Página 14- pintar o caminho do animal até seu alimento.

Página 15- colar o adesivo da lixeira azul de papel, que se encontra nas últimas páginas da apostila.

Assistir a música: A Arca de Noé – 3Palavrinhas – volume 4, que pode ser encontrada no youtube.

Em seguida realizar a pintura do xerox “A ARCA DE NOÉ”.

 

INFANTIL 5A

LIVRO NUMERAR;

Página 12: Contornar a moradia de acordo com as dicas oferecidas (conforme a cor da legenda);

Página: 13: Construir a fachada de moradias com figuras geométricas;

Procurar dentro de casa objetos geométricos, sendo elas: quadrado, triângulo, retângulo, círculo e desenhar seu contorno no caderno de desenho!

INFANTIL 5B

LIVRO NUMERAR;

Página 12: Contornar a moradia de acordo com as dicas oferecidas (conforme a cor da legenda);

Página: 13: Construir a fachada de moradias com figuras geométricas;

Procurar dentro de casa objetos geométricos, sendo elas: quadrado, triângulo, retângulo, círculo e desenhar seu contorno no caderno de desenho!

LIVRO DESENHAR

Página 14: Desenhar a MATRIOSKA que está faltando, inventar uma estampa para uma MATRIOSKA

 

1º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Língua Portuguesa, página: 30 (atitudes que contribuem para uma boa convivência).

Atividade no caderno de L. Portuguesa: uma página: encontros vocálicos.

MATEMÁTICA

Livro de Matemática, páginas: 34, 35 (abertura da unidade 2), 36 e 37 (utilizar números naturais como indicadores de quantidades).

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

 

1º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Língua Portuguesa, página: 30 (atitudes que contribuem para uma boa convivência).

Atividade no caderno de L. Portuguesa: uma página: encontros vocálicos.

MATEMÁTICA

Livro de Matemática, páginas: 34, 35 (abertura da unidade 2), 36 e 37 (utilizar números naturais como indicadores de quantidades).

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

 

2º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).

Leitura de um livrinho de história infantil.

Cole uma imagem e forme 5 frases no caderno.

MATEMÁTICA

Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.

 

2º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).

Leitura de um livrinho de história infantil.

Cole uma imagem e forme  5 frases no caderno.

MATEMÁTICA

Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.

 

2º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).

Leitura de um livrinho de história infantil.

Cole uma imagem e forme  5 frases no caderno.

MATEMÁTICA

Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.

3º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Realizar no caderno, a atividade de interpretação de texto.

GEOGRAFIA

Realizar o exercício do caderno sobre paisagens culturais e naturais.

CALIGRAFIA

Realizar a atividade do caderno (folha)

INGLÊS

Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.

 

 

3º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Caderno de Português: Atividade xerocada “Frufru, a formiguinha“.

MATEMÁTICA

Folha xerocado no caderno de Matemática: “Sequência numérica”.

INGLÊS

Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.

 

3º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA

Atividades no caderno de Língua Portuguesa, Frufru, a formiguinha (atividades coladas no caderno de língua portuguesa)

 

GEOGRAFIA

Geografia: Unidade 1 – A Paisagem

Os elementos distinguem as paisagens.

Páginas: 14, 15 e 16;

 

ENSINO RELIGIOSO

Ensino Religioso: Unidade 6: Amor – Fazer o bem não importa a quem

Páginas: 76, 77, 78, e 79;

 

INGLÊS

Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.

 

4º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Produção de texto: folha xerocada, escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele.

ARTE

Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.

GEOGRAFIA

Realizar a leitura do texto da página 22. (Copiar e responder no caderno)

  1. Quantos anos você tem?
  2. Descreva como é sua família.
  3. O que você mais gosta de fazer?
  4. Qual é seu prato preferido?
  5. O que você quer ser quando crescer?
  6. Qual é seu maior sonho?

INGLÊS

Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.

 

4º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Na folha xerocada, fazer uma produção de texto. Escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele. (se não tiver a folha, fazer no caderno. Material disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1K6uDjdgKpyAtdGcQGhdS-PH1CwjS5_9U/view?usp=sharing

ARTE

Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.

INGLÊS

Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.

 

4º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA

Produção de texto: folha xerocada, escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele.

ARTE

Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.

GEOGRAFIA

Realizar a leitura do texto da página 22. (copiar e responder no caderno)

  1. Quantos anos você tem?
  2. Descreva como é sua família.
  3. O que você mais gosta de fazer?
  4. Qual é seu prato preferido?
  5. O que você quer ser quando crescer?
  6. Qual é seu maior sonho?

 

INGLÊS

Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.

 

5º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing

HISTÓRIA

Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.

 

5º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing

HISTÓRIA

Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.

 

5º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing

HISTÓRIA

Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.

 

6º ANO A

 PORTUGUÊS

Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia, páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20

 

Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)

ESPANHOL

Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.

Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.

MATEMÁTICA

Expressões numéricas com as quatro operações.

Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

 

6º ANO B

PORTUGUÊS

Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).

HISTÓRIA

Páginas 20, 21 e 22

Exercícios – 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18

OBS.: Copiar e responder no caderno.

ESPANHOL

Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.

Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.

CIÊNCIAS

Colar a atividade sobre os “BIOMAS” já finalizada em seu caderno.

No caderno, copiar e responder o exercício 09, página 36 do seu livro didático.

Caderno de Atividades, página 11.

MATEMÁTICA

Expressões numéricas com as quatro operações.

Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing

 

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

 

6º ANO C

PORTUGUÊS

Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia, páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20

 

Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)

ESPANHOL

Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.

Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.

FILOSOFIA

Leitura do texto “Ciência e mitos em milênios de história” (página 36 do livro didático). Fazer as questões 01, 02 e 03 no caderno – perguntas e respostas.

MATEMÁTICA

Expressões numéricas com as quatro operações.

Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing

 

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

 

7º ANO A

EDUCAÇÃO FÍSICA

Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.

PORTUGUÊS

Caderno de Atividades, páginas 40 a 44.

CIÊNCIAS

Leitura das páginas 46 e 47 (livro didático).

Em seu caderno com o título “Compreender um texto” copiar e responder as questões 01 a 05, página 47.

INGLÊS

Exercícios das páginas 22 e 23.

MATEMÁTICA

Exercícios: 06, 07 ,08, 09, 13 e 14 – páginas 52 e 53.

 

7º ANO B

HISTÓRIA

Fazer uma pesquisa sobre os principais expoentes do Renascimento Europeu nas artes, literatura e ciências desencadeado a partir do século XVI.

Mínimo 25 linhas e máximo 40 linhas – no caderno.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.

PORTUGUÊS

Prefixos e sufixos na formação de palavras

Páginas 71 e 72, responder os exercícios 01, 02 e 03.

CIÊNCIAS

Terminar de assistir o documentário “A história de tudo – vida” youtube a partir de 01h05min.

ATIVIDADE: Fazer um resumo com o título “O surgimento e a extinção das espécies” em seu caderno, das páginas 38, 39, 40 e 41. (Valendo carimbo)

*Atenção: não incluir o tópico “Grandes extinções em massa”, apenas fazer a leitura.

INGLÊS

Exercícios das páginas 22 e 23.

 

7º ANO C

EDUCAÇÃO FÍSICA

Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.

PORTUGUÊS

Caderno de Atividades, páginas 40 a 44.

MATEMÁTICA

Exercícios 11 ao 14 da lista de exercícios, disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1z1jeyWA6IXgYzCv3fZRIEjTvaO_Pt4io/view?usp=sharing

 

 

8º ANO A

MATEMÁTICA

Diagonais de um Polígono convexo.

Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.

Copiar exercícios com, enunciado no caderno.

Página 50 - exercício 12.

Página 51 -  exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.

https://www.youtube.com/watch?v=M-isEkyMkGE&feature=youtu.be
  • Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18

LÍNGUA PORTUGUESA

Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.

 

8º ANO B

HISTÓRIA

Página 36 – Exercício 03.

OBS.: Copiar e responder no caderno.

MATEMÁTICA

Diagonais de um Polígono convexo.

Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.

Copiar exercícios com, enunciado no caderno.

Página 50 - exercício 12.

Página 51 -  exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.

https://www.youtube.com/watch?v=M-isEkyMkGE&feature=youtu.be
  • Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18

ESPANHOL

Ler com atenção a página 17 e responder as questões 01 e 02.

Observar o cartaz da página 18 e responder as questões 03, 04 e 06.

LÍNGUA PORTUGUESA

Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.

 

8º ANO C

MATEMÁTICA

Diagonais de um Polígono convexo.

Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.

Copiar exercícios com, enunciado no caderno.

Página 50 - exercício 12.

Página 51 -  exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.

https://www.youtube.com/watch?v=M-isEkyMkGE&feature=youtu.be
  • Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.

CIÊNCIAS

Compreender um texto- “DOAÇÃO DE ORGÃOS NO BRASIL”

Ler os textos (01 e 02) das páginas 40 e 41.

Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 01 e 02 (a, b, c ) e 06.

*ATENÇÃO: esta atividades deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno das aulas.

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Zen-Budismo” no livro didático (páginas20 e 21). Produção de atividade avaliativa com valor de 50 pontos (um texto explicativo manuscrito, contendo as seguintes informações: Quais são as duas escolas zen-budistas? Como os budistas entendem o universo em sua espiritualidade? Como os bodisatvas praticam o ideal de compaixão?)

Material de consulta: livro didático.

LÍNGUA PORTUGUESA

Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.

 

9º ANO A

PORTUGUÊS

Exercicios complementares: FOLHA DE EXERCÍCIO - classificação das orações substantivas Disponível em:  https://drive.google.com/file/d/15SlE-meLwgucUCptXkqIfJ3ownStvKQm/view?usp=sharing

OBS.: Copiar todos os exercícios da folha no caderno e fazer as respostas no caderno.

HISTÓRIA

Páginas 35, 36 e 37

Exercício 4 - página 35- quebra-cabeça

Exercícios 1, 2, 3 e 4 - página 36

Exercícios 1 e 2 - página 37

OBS.: Copiar e responder no caderno.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.

ESPANHOL

Resolução de exercícios página 15, exercícios 01 e 02 e páginas 17, exercício 01.

INGLÊS

Atividades das páginas 42 e 43.

MATEMÁTICA

Atividade de revisão, disponível em: https://drive.google.com/file/d/118LzpeilvTlc80Kkp_LGOD6jGkVxHFSH/view?usp=sharing

 

Copiar e responder as questões de 1 a 4 no caderno.

 

9º ANO B

PORTUGUÊS

Exercicios complementares: FOLHA DE EXERCÍCIO - classificação das orações substantivas Disponível em:  https://drive.google.com/file/d/15SlE-meLwgucUCptXkqIfJ3ownStvKQm/view?usp=sharing

OBS.: Copiar todos os exercícios da folha no caderno e fazer as respostas no caderno.

HISTÓRIA

Páginas 35, 36 e 37

Exercício 4 - página 35- quebra-cabeça

Exercícios 1, 2, 3 e 4 - página 36

Exercícios 1 e 2 - página 37

OBS.: Copiar e responder no caderno.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.

ESPANHOL

Resolução de exercícios página 15, exercícios 01 e 02 e páginas 17, exercício 01.

INGLÊS

Atividades das páginas 42 e 43.

MATEMÁTICA

Atividade de revisão, disponível em: https://drive.google.com/file/d/118LzpeilvTlc80Kkp_LGOD6jGkVxHFSH/view?usp=sharing

Copiar e responder as questões de 1 a 4 no caderno.

 

 

1ª SÉRIE A

ENSINO RELIGIOSO

Pesquisa sobre o texto-base (referencial teórico) da Campanha da Fraternidade de 2020. Anotar o resultado no caderno.

Abaixo estão algumas sugestões de sites para pesquisa (podem ser utilizados outros):

https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2020

 (ir ao link DOWNLOADS onde há dois arquivos em Power Point para consulta do conteúdo).

https://www.diocesesaocarlos.org.br/wp-content/uploads/2020/02/cf-2020-texto-base-resumo.pdf

https://portalkairos.org/texto-base-da-campanha-da-fraternidade-2020/

BIOLOGIA

Páginas 159 e 160 – Fazer a leitura e definir estrutura dos ácidos nucleicos e do ATP (escrito e desenhado)

INGLÊS

Fazer as atividades do Workbook 3 - páginas 121, 122, 123 e 124.

As atividades serão recolhidas no retorno das aulas.

LITERATURA

Ler páginas 55 e 56

Em FOLHA DO BLOCO, fazer o exercício 1 da página 56 (guardar para entregar no retorno).

QUÍMICA

Fazer um resumo do conteúdo da página 90 até a 93 sobre propriedades periódicas.

 

1º SÉRIE B

MATEMÁTICA

Conjuntos Numéricos

OBS.: Esse conteúdo está sendo retomado, porém, é necessário a leitura com atenção.

Fazer uma síntese (resumo) das páginas 23 a 26. (O modelo a seguir será o que faço nas aulas presenciais).

Copiar exercícios no caderno com enunciados.

Páginas 27 – exercícios 38 ao 46.

  • Segue LINK de vídeo com a explicação do conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=Y_mYgLkuEl4&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=NYAeWhz53NM&feature=youtu.be

INGLÊS

Fazer as atividades do Workbook 3 - páginas 121, 122, 123 e 124.

As atividades serão recolhidas no retorno das aulas.

HISTÓRIA

Leitura e analise do texto sobre os povoadores mais antigos do Brasil (Paleoíndios). Páginas 48 a 53 (Livro edição nova). Páginas 47 a 50 (livro edição antiga). Obs.: São as páginas finais do caítulo 2;

A aventura Humana; Primeiros Tempos.  Será feita atividade avaliativa sobre o conteúdo.

QUÍMICA

Fazer um resumo do conteúdo da página 90 até a 93 sobre propriedades periódicas.

 

2ª SÉRIE A

FILOSOFIA

Elaborar, no caderno, uma comparação entre as propostas éticas de Aristóteles, Epicuro, Hume, Kant e os utilitaristas. Indicar a que seria mais relevante para a contemporaneidade, justificando as razões da escolha.

BIOLOGIA

Livro página 537, 538 e 539, leitura e explicar:

- Potencial de repouso e de ação de um impulso nervoso.

- Como ocorre a sinapse nervosa.

QUÍMICA

Leitura e discussão do artigo.

LINK DO ARTIGO:

https://drive.google.com/file/d/1LyGdAfryrPz6hW8SCvdTaJ6jBEmfHCVg/view

FÍSICA

Leitura das páginas 418 e 419.

REDAÇÃO

Resolver os exercícios sobre gêneros humorísticos (caderno).

 

2ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

Distância – MATEMÁTICA B – GEOMETRIA

Fazer resumo do conteúdo no caderno, páginas 423 e 424.

Copiar exercícios no caderno e resolver, página 425 – exercícios 27, 28 e 29.

FILOSOFIA

Elaborar, no caderno, uma comparação entre as propostas éticas de Aristóteles, Epicuro, Hume, Kant e os utilitaristas. Indicar a que seria mais relevante para a contemporaneidade, justificando as razões da escolha.

 

ENSINO RELIGIOSO

Pesquisa sobre o texto-base (referencial teórico) da Campanha da Fraternidade de 2020. Anotar o resultado no caderno.

Abaixo estão algumas sugestões de sites para pesquisa (podem ser utilizados outros):

https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2020

 (ir ao link DOWNLOADS onde há dois arquivos em Power Point para consulta do conteúdo).

https://www.diocesesaocarlos.org.br/wp-content/uploads/2020/02/cf-2020-texto-base-resumo.pdf

https://portalkairos.org/texto-base-da-campanha-da-fraternidade-2020/

 

BIOLOGIA

Livro página 537, 538 e 539, leitura e explicar:

- Potencial de repouso e de ação de um impulso nervoso.

- Como ocorre a sinapse nervosa.

LITERATURA

Ler páginas 337 e 338 (pode pesquisar outras fontes também) e responder o que segue em folha do bloco:

  1. Quais escritores são destaque no Realismo brasileiro?
  2. A obra de Machado de Assis pode ser dividida em dois grupos. Quais obras compõem o grupo das que apresentam as características mais gerais e herança romântica?
  3. E quais compõem o grupo realista, propriamente dito?
  4. Qual obra de Machado de Assis é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil?
  5. Qual é a principal característica das obras realistas de Machado de Assis?
  6. Machado de Assis apresenta uma extensa e variada produção. Em que gêneros literários ele se destacou?

FÍSICA

Leitura das páginas 418 a 421.

 

3ª SÉRIE A

BIOLOGIA

AULA 4 – 2C  - Leitura e exercícios.

Desenhar os 3 tipos de esponjas: ascon, leucon e sycon.

SOCIOLOGIA

Revisão e correção individual dos exercícios de vestibular propostos na aula anterior: (GABARITO: 1-D, 2-C, 3-B, 4-D, 5-A, 6-D, 7-B, 8-D )

Analisar as questões, principalmente as erradas.

LITERATURA

Ler a AULA 4 – 2C  e realizar os exercícios que seguem (estará no grupo do face da turma também)

A PROSA BRASILEIRA NA VIRADA DO SÉCULO 19 PARA 20

Leia a aula em sua apostila e complete o que pede.

CONTEXTO HISTÓRICO NA EUROPA

Tivemos 4 características básicas no realismo da Europa:

  1. O Positivismo de ___________________ só admitia ____________________________ baseadas no ________________________, na __________________________ e na _________________________________________. O lema do pensamento positivista da época era ____________________________________________________________
  2. O Determinismo de _______________________ estabelecia que o comportamento humano era determinado por três fatores: a _________ , o ______________________ e pelo ______________________________
  3. O Darwinismo de Darwin defendia a teoria da ______________________________ e  da ______________________________________ que estabelecia que sobreviviam somente as espécies ___________________________________
  4. O Socialismo do Marx e Engels que defendiam a _______________________________ para se ter uma sociedade mais justa e igualitária.

NO BRASIL

Em nosso país a independência não trouxe o progresso _______________, _______________ e ______________________ esperado. Também tivemos o conflito da ___________________ que ajudou a fortalecer o _____________________________________________ e as ____________________________________________

No Brasil o marco inicial do Realismo é a obra ______________________________________

E o marco inicial do Naturalismo brasileiro é a obra ___________________________________

As características do realismo brasileiro são:

  1. ________________________________
  2. __________________________________
  3. __________________________________
  4. __________________________________
  5. ___________________________________

O Naturalismo é um Realismo acrescido do cientificismo e suas características são:

  1. ____________________________________________________________
  2. ____________________________________________________________
  3. ______________________________________________________________
  4. _____________________________________________________________

O Realismo observa e o Naturalismo experimenta.

Realismo – análise ____________________________

Naturalismo – análise _______________________________

MATEMÁTICA

Assimilação apostila 2.

REDAÇÃO

Orientações sobre o trabalho trimestral, disponível em:

https://drive.google.com/drive/folders/1jwWrju3EibuGLLL4coRP-32SXef87RBz

FÍSICA

AULA 4 –APOSTILA 2A - Ler e responder os exercícios.

 

3ª SÉRIE B

FILOSOFIA

Fazer os exercícios das págs. 6 a 11 da apostila 2 sobre Aristóteles. Do exercício 03.13 em diante, justificar o que torna aquela alternativa específica certa e as demais erradas no caderno (é uma atividade que exigirá uma pesquisa complementar para sua realização).

BIOLOGIA

AULA 4 – 2C  - Leitura e exercícios.

Desenhar os 3 tipos de esponjas: ascon, leucon e sycon.

SOCIOLOGIA

Revisão e correção individual dos exercícios de vestibular propostos na aula anterior: (GABARITO: 1-D, 2-C, 3-B, 4-D, 5-A, 6-D, 7-B, 8-D )

Analisar as questões, principalmente as erradas.

LITERATURA

Ler a AULA 4 – 2C e realizar os exercícios que seguem (estará no grupo do face da turma também)

A PROSA BRASILEIRA NA VIRADA DO SÉCULO 19 PARA 20

Leia a aula em sua apostila e complete o que pede.

CONTEXTO HISTÓRICO NA EUROPA

Tivemos 4 características básicas no realismo da Europa:

  1. O Positivismo de ___________________ só admitia ____________________________ baseadas no ________________________, na __________________________ e na _________________________________________. O lema do pensamento positivista da época era ____________________________________________________________
  2. O Determinismo de _______________________ estabelecia que o comportamento humano era determinado por três fatores: a _________ , o ______________________ e pelo ______________________________
  3. O Darwinismo de Darwin defendia a teoria da ______________________________ e  da ______________________________________ que estabelecia que sobreviviam somente as espécies ___________________________________
  4. O Socialismo do Marx e Engels que defendiam a _______________________________ para se ter uma sociedade mais justa e igualitária.

NO BRASIL

Em nosso país a independência não trouxe o progresso _______________, _______________ e ______________________ esperado. Também tivemos o conflito da ___________________ que ajudou a fortalecer o _____________________________________________ e as ____________________________________________

No Brasil o marco inicial do Realismo é a obra ______________________________________

E o marco inicial do Naturalismo brasileiro é a obra ___________________________________

As características do realismo brasileiro são:

  1. ________________________________
  2. __________________________________
  3. __________________________________
  4. __________________________________
  5. ___________________________________

O Naturalismo é um Realismo acrescido do cientificismo e suas características são:

  1. ____________________________________________________________
  2. ____________________________________________________________
  3. ______________________________________________________________
  4. _____________________________________________________________

O Realismo observa e o Naturalismo experimenta.

Realismo – análise ____________________________

Naturalismo – análise _______________________________

MATEMÁTICA

Assimilação apostila 2.

FÍSICA

AULA 4 –APOSTILA 2A - Ler e responder os exercícios.

REDAÇÃO

Orientações sobre o trabalho trimestral, disponível em:

https://drive.google.com/drive/folders/1jwWrju3EibuGLLL4coRP-32SXef87RBz

 

 

Atividades de/para estudo, revisão e pesquisa 19/03

Gerais
19/03/2020

AULAS 19/03

ATIVIDADES PARA 19/03

 

INFANTIL 1

Hoje iremos trabalhar a coordenação ampla. Com o auxílio de um adulto, a criança terá que encher um balão e jogar para cima não deixando cair. Procure apenas auxiliar deixando seu pequeno (a) com maior autonomia.

INFANTIL 2A

Atividade da apostila páginas 09 e 10 (Brincar de cuidar), explorar os cuidados utilizando bonecas, bonecos e ursinhos. Registrar na apostila com desenhos, colagens e pintura.

Preencher com os seus pequenos as páginas 04 e 05. Registrar com fotos esse momento.

Importante manter uma rotina com seu pequeno durante a tarde, horário do soninho, lanche e escovação.

INFANTIL 2B

Atividade da apostila páginas 09 e 10 (Brincar de cuidar), explorar os cuidados utilizando bonecas, bonecos e ursinhos. Registrar na apostila com desenhos, colagens e pintura.

Preencher com os seus pequenos as páginas 04 e 05. Registrar com fotos esse momento.

Importante manter uma rotina com seu pequeno durante a tarde, horário do soninho, lanche e escovação.

INFANTIL 3A

Em folha de sulfite, desenhar o urso que preferir da história da “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”.

 

INFANTIL 3B

Em folha de sulfite, desenhar o urso que preferir da história da “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”.

 

INFANTIL 4A

ENSINO RELIGIOSO

Página 11- atividade

Página 12 e 13 – leitura da história bíblica “A ARCA DE NOÉ”

Página 14- pintar o caminho do animal até seu alimento.

Página 15- colar o adesivo da lixeira azul de papel, que se encontra nas últimas páginas da apostila.

Assistir a música: A Arca de Noé – 3Palavrinhas – volume 4, que pode ser encontrada no youtube.

Em seguida realizar a pintura do xerox “A ARCA DE NOÉ”.

 

INFANTIL 4B

ENSINO RELIGIOSO

Página 11- atividade

Página 12 e 13 – leitura da história bíblica “A ARCA DE NOÉ”

Página 14- pintar o caminho do animal até seu alimento.

Página 15- colar o adesivo da lixeira azul de papel, que se encontra nas últimas páginas da apostila.

Assistir a música: A Arca de Noé – 3Palavrinhas – volume 4, que pode ser encontrada no youtube.

Em seguida realizar a pintura do xerox “A ARCA DE NOÉ”.

 

INFANTIL 5A

LIVRO NUMERAR;

Página 12: Contornar a moradia de acordo com as dicas oferecidas (conforme a cor da legenda);

Página: 13: Construir a fachada de moradias com figuras geométricas;

Procurar dentro de casa objetos geométricos, sendo elas: quadrado, triângulo, retângulo, círculo e desenhar seu contorno no caderno de desenho!

INFANTIL 5B

LIVRO NUMERAR;

Página 12: Contornar a moradia de acordo com as dicas oferecidas (conforme a cor da legenda);

Página: 13: Construir a fachada de moradias com figuras geométricas;

Procurar dentro de casa objetos geométricos, sendo elas: quadrado, triângulo, retângulo, círculo e desenhar seu contorno no caderno de desenho!

LIVRO DESENHAR

Página 14: Desenhar a MATRIOSKA que está faltando, inventar uma estampa para uma MATRIOSKA

 

1º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Língua Portuguesa, página: 30 (atitudes que contribuem para uma boa convivência).

Atividade no caderno de L. Portuguesa: uma página: encontros vocálicos.

MATEMÁTICA

Livro de Matemática, páginas: 34, 35 (abertura da unidade 2), 36 e 37 (utilizar números naturais como indicadores de quantidades).

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

 

1º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Língua Portuguesa, página: 30 (atitudes que contribuem para uma boa convivência).

Atividade no caderno de L. Portuguesa: uma página: encontros vocálicos.

MATEMÁTICA

Livro de Matemática, páginas: 34, 35 (abertura da unidade 2), 36 e 37 (utilizar números naturais como indicadores de quantidades).

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

 

2º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).

Leitura de um livrinho de história infantil.

Cole uma imagem e forme 5 frases no caderno.

MATEMÁTICA

Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.

 

2º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).

Leitura de um livrinho de história infantil.

Cole uma imagem e forme  5 frases no caderno.

MATEMÁTICA

Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.

 

2º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro de Português – o alfabeto, as vogais e as consoantes, tipos de letras, formação de palavras. Páginas 42 a 49 (as atividades devem ser realizadas em letra caixa alta maiúscula).

Leitura de um livrinho de história infantil.

Cole uma imagem e forme  5 frases no caderno.

MATEMÁTICA

Escrita de números com o uso de material de apoio (tabela de números do 0 a 30 no caderno.

3º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Realizar no caderno, a atividade de interpretação de texto.

GEOGRAFIA

Realizar o exercício do caderno sobre paisagens culturais e naturais.

CALIGRAFIA

Realizar a atividade do caderno (folha)

INGLÊS

Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.

 

 

3º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Caderno de Português: Atividade xerocada “Frufru, a formiguinha“.

MATEMÁTICA

Folha xerocado no caderno de Matemática: “Sequência numérica”.

INGLÊS

Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.

 

3º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA

Atividades no caderno de Língua Portuguesa, Frufru, a formiguinha (atividades coladas no caderno de língua portuguesa)

 

GEOGRAFIA

Geografia: Unidade 1 – A Paisagem

Os elementos distinguem as paisagens.

Páginas: 14, 15 e 16;

 

ENSINO RELIGIOSO

Ensino Religioso: Unidade 6: Amor – Fazer o bem não importa a quem

Páginas: 76, 77, 78, e 79;

 

INGLÊS

Página 37, exercício 6 – ler as frases e escrever por extenso em inglês quantos animais há na imagem.

 

4º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Produção de texto: folha xerocada, escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele.

ARTE

Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.

GEOGRAFIA

Realizar a leitura do texto da página 22. (Copiar e responder no caderno)

  1. Quantos anos você tem?
  2. Descreva como é sua família.
  3. O que você mais gosta de fazer?
  4. Qual é seu prato preferido?
  5. O que você quer ser quando crescer?
  6. Qual é seu maior sonho?

INGLÊS

Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.

 

4º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Na folha xerocada, fazer uma produção de texto. Escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele. (se não tiver a folha, fazer no caderno. Material disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1K6uDjdgKpyAtdGcQGhdS-PH1CwjS5_9U/view?usp=sharing

ARTE

Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.

INGLÊS

Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.

 

4º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA

Produção de texto: folha xerocada, escolha uma pessoa da sua família e escreva uma breve biografia, utilizando a estratégia de apenas narrar o relato, sem fazer parte dele.

ARTE

Em folha sulfite, fazer um desenho representando uma arte rupestre.

GEOGRAFIA

Realizar a leitura do texto da página 22. (copiar e responder no caderno)

  1. Quantos anos você tem?
  2. Descreva como é sua família.
  3. O que você mais gosta de fazer?
  4. Qual é seu prato preferido?
  5. O que você quer ser quando crescer?
  6. Qual é seu maior sonho?

 

INGLÊS

Página 37, exercício 7 (escrever os números por extenso em inglês). / Escrever os números de 1 a 30 por extenso em inglês, no caderno.

 

5º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing

HISTÓRIA

Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.

 

5º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing

HISTÓRIA

Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.

 

5º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura do mini conto “O Gato Preto”, Nas páginas 58 e 59 do livro atual. Em seguida, fazer a reescrita e uma ilustração sobre o mesmo. Material disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/161_9ZQxZPoyuwXrg2zHRZ6XXvGeLTepQ?usp=sharing

HISTÓRIA

Livro páginas 20 e 21, ler e realizar os exercícios referentes ao tema “Grupos organizados e Agricultura”.

 

6º ANO A

 PORTUGUÊS

Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia, páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20

 

Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)

ESPANHOL

Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.

Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.

MATEMÁTICA

Expressões numéricas com as quatro operações.

Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

 

6º ANO B

PORTUGUÊS

Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).

HISTÓRIA

Páginas 20, 21 e 22

Exercícios – 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18

OBS.: Copiar e responder no caderno.

ESPANHOL

Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.

Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.

CIÊNCIAS

Colar a atividade sobre os “BIOMAS” já finalizada em seu caderno.

No caderno, copiar e responder o exercício 09, página 36 do seu livro didático.

Caderno de Atividades, página 11.

MATEMÁTICA

Expressões numéricas com as quatro operações.

Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing

 

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

 

6º ANO C

PORTUGUÊS

Passando a limpo – página 82 a 85 – copiar todas as perguntas e respostas no caderno (não fazer respostas no livro).

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia, páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20

 

Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)

ESPANHOL

Ler o folheto de viagem página 18 e responder as questões página 19, exercícios 03, 04 e 06.

Ler as informações contidas na página 17 e responder exercício 01.

FILOSOFIA

Leitura do texto “Ciência e mitos em milênios de história” (página 36 do livro didático). Fazer as questões 01, 02 e 03 no caderno – perguntas e respostas.

MATEMÁTICA

Expressões numéricas com as quatro operações.

Resolver no caderno os exemplos com calma, verificando a ordem das operações e dos sinais de associação, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qvmQ5QGXjXVwS7AXaGhNpVn3X5rnGyzR/view?usp=sharing

 

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: a até f.

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

 

7º ANO A

EDUCAÇÃO FÍSICA

Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.

PORTUGUÊS

Caderno de Atividades, páginas 40 a 44.

CIÊNCIAS

Leitura das páginas 46 e 47 (livro didático).

Em seu caderno com o título “Compreender um texto” copiar e responder as questões 01 a 05, página 47.

INGLÊS

Exercícios das páginas 22 e 23.

MATEMÁTICA

Exercícios: 06, 07 ,08, 09, 13 e 14 – páginas 52 e 53.

 

7º ANO B

HISTÓRIA

Fazer uma pesquisa sobre os principais expoentes do Renascimento Europeu nas artes, literatura e ciências desencadeado a partir do século XVI.

Mínimo 25 linhas e máximo 40 linhas – no caderno.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.

PORTUGUÊS

Prefixos e sufixos na formação de palavras

Páginas 71 e 72, responder os exercícios 01, 02 e 03.

CIÊNCIAS

Terminar de assistir o documentário “A história de tudo – vida” youtube a partir de 01h05min.

ATIVIDADE: Fazer um resumo com o título “O surgimento e a extinção das espécies” em seu caderno, das páginas 38, 39, 40 e 41. (Valendo carimbo)

*Atenção: não incluir o tópico “Grandes extinções em massa”, apenas fazer a leitura.

INGLÊS

Exercícios das páginas 22 e 23.

 

7º ANO C

EDUCAÇÃO FÍSICA

Responder as perguntas dos 4 QUIS, sobre o handebol no Racha Cuca.

PORTUGUÊS

Caderno de Atividades, páginas 40 a 44.

MATEMÁTICA

Exercícios 11 ao 14 da lista de exercícios, disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1z1jeyWA6IXgYzCv3fZRIEjTvaO_Pt4io/view?usp=sharing

 

 

8º ANO A

MATEMÁTICA

Diagonais de um Polígono convexo.

Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.

Copiar exercícios com, enunciado no caderno.

Página 50 - exercício 12.

Página 51 -  exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.

https://www.youtube.com/watch?v=M-isEkyMkGE&feature=youtu.be
  • Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18

LÍNGUA PORTUGUESA

Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.

 

8º ANO B

HISTÓRIA

Página 36 – Exercício 03.

OBS.: Copiar e responder no caderno.

MATEMÁTICA

Diagonais de um Polígono convexo.

Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.

Copiar exercícios com, enunciado no caderno.

Página 50 - exercício 12.

Página 51 -  exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.

https://www.youtube.com/watch?v=M-isEkyMkGE&feature=youtu.be
  • Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18

ESPANHOL

Ler com atenção a página 17 e responder as questões 01 e 02.

Observar o cartaz da página 18 e responder as questões 03, 04 e 06.

LÍNGUA PORTUGUESA

Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.

 

8º ANO C

MATEMÁTICA

Diagonais de um Polígono convexo.

Fazer leitura do tema, nas páginas 48 e 49.

Copiar exercícios com, enunciado no caderno.

Página 50 - exercício 12.

Página 51 -  exercícios 15, 16, 17, 18 e 19.

https://www.youtube.com/watch?v=M-isEkyMkGE&feature=youtu.be
  • Segue LINK do vídeo com a explicação do conteúdo

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.

CIÊNCIAS

Compreender um texto- “DOAÇÃO DE ORGÃOS NO BRASIL”

Ler os textos (01 e 02) das páginas 40 e 41.

Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 01 e 02 (a, b, c ) e 06.

*ATENÇÃO: esta atividades deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno das aulas.

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Zen-Budismo” no livro didático (páginas20 e 21). Produção de atividade avaliativa com valor de 50 pontos (um texto explicativo manuscrito, contendo as seguintes informações: Quais são as duas escolas zen-budistas? Como os budistas entendem o universo em sua espiritualidade? Como os bodisatvas praticam o ideal de compaixão?)

Material de consulta: livro didático.

LÍNGUA PORTUGUESA

Produzir a ficha de leitura 3 (livro 3, da biblioteca), no caderno de biblioteca/leitura.

 

9º ANO A

PORTUGUÊS

Exercicios complementares: FOLHA DE EXERCÍCIO - classificação das orações substantivas Disponível em:  https://drive.google.com/file/d/15SlE-meLwgucUCptXkqIfJ3ownStvKQm/view?usp=sharing

OBS.: Copiar todos os exercícios da folha no caderno e fazer as respostas no caderno.

HISTÓRIA

Páginas 35, 36 e 37

Exercício 4 - página 35- quebra-cabeça

Exercícios 1, 2, 3 e 4 - página 36

Exercícios 1 e 2 - página 37

OBS.: Copiar e responder no caderno.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.

ESPANHOL

Resolução de exercícios página 15, exercícios 01 e 02 e páginas 17, exercício 01.

INGLÊS

Atividades das páginas 42 e 43.

MATEMÁTICA

Atividade de revisão, disponível em: https://drive.google.com/file/d/118LzpeilvTlc80Kkp_LGOD6jGkVxHFSH/view?usp=sharing

 

Copiar e responder as questões de 1 a 4 no caderno.

 

9º ANO B

PORTUGUÊS

Exercicios complementares: FOLHA DE EXERCÍCIO - classificação das orações substantivas Disponível em:  https://drive.google.com/file/d/15SlE-meLwgucUCptXkqIfJ3ownStvKQm/view?usp=sharing

OBS.: Copiar todos os exercícios da folha no caderno e fazer as respostas no caderno.

HISTÓRIA

Páginas 35, 36 e 37

Exercício 4 - página 35- quebra-cabeça

Exercícios 1, 2, 3 e 4 - página 36

Exercícios 1 e 2 - página 37

OBS.: Copiar e responder no caderno.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Copiar e responder no caderno as perguntas dos 4 QUIS sobre o Handebol no Racha Cuca.

ESPANHOL

Resolução de exercícios página 15, exercícios 01 e 02 e páginas 17, exercício 01.

INGLÊS

Atividades das páginas 42 e 43.

MATEMÁTICA

Atividade de revisão, disponível em: https://drive.google.com/file/d/118LzpeilvTlc80Kkp_LGOD6jGkVxHFSH/view?usp=sharing

Copiar e responder as questões de 1 a 4 no caderno.

 

 

1ª SÉRIE A

ENSINO RELIGIOSO

Pesquisa sobre o texto-base (referencial teórico) da Campanha da Fraternidade de 2020. Anotar o resultado no caderno.

Abaixo estão algumas sugestões de sites para pesquisa (podem ser utilizados outros):

https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2020

 (ir ao link DOWNLOADS onde há dois arquivos em Power Point para consulta do conteúdo).

https://www.diocesesaocarlos.org.br/wp-content/uploads/2020/02/cf-2020-texto-base-resumo.pdf

https://portalkairos.org/texto-base-da-campanha-da-fraternidade-2020/

BIOLOGIA

Páginas 159 e 160 – Fazer a leitura e definir estrutura dos ácidos nucleicos e do ATP (escrito e desenhado)

INGLÊS

Fazer as atividades do Workbook 3 - páginas 121, 122, 123 e 124.

As atividades serão recolhidas no retorno das aulas.

LITERATURA

Ler páginas 55 e 56

Em FOLHA DO BLOCO, fazer o exercício 1 da página 56 (guardar para entregar no retorno).

QUÍMICA

Fazer um resumo do conteúdo da página 90 até a 93 sobre propriedades periódicas.

 

1º SÉRIE B

MATEMÁTICA

Conjuntos Numéricos

OBS.: Esse conteúdo está sendo retomado, porém, é necessário a leitura com atenção.

Fazer uma síntese (resumo) das páginas 23 a 26. (O modelo a seguir será o que faço nas aulas presenciais).

Copiar exercícios no caderno com enunciados.

Páginas 27 – exercícios 38 ao 46.

  • Segue LINK de vídeo com a explicação do conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=Y_mYgLkuEl4&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=NYAeWhz53NM&feature=youtu.be

INGLÊS

Fazer as atividades do Workbook 3 - páginas 121, 122, 123 e 124.

As atividades serão recolhidas no retorno das aulas.

HISTÓRIA

Leitura e analise do texto sobre os povoadores mais antigos do Brasil (Paleoíndios). Páginas 48 a 53 (Livro edição nova). Páginas 47 a 50 (livro edição antiga). Obs.: São as páginas finais do caítulo 2;

A aventura Humana; Primeiros Tempos.  Será feita atividade avaliativa sobre o conteúdo.

QUÍMICA

Fazer um resumo do conteúdo da página 90 até a 93 sobre propriedades periódicas.

 

2ª SÉRIE A

FILOSOFIA

Elaborar, no caderno, uma comparação entre as propostas éticas de Aristóteles, Epicuro, Hume, Kant e os utilitaristas. Indicar a que seria mais relevante para a contemporaneidade, justificando as razões da escolha.

BIOLOGIA

Livro página 537, 538 e 539, leitura e explicar:

- Potencial de repouso e de ação de um impulso nervoso.

- Como ocorre a sinapse nervosa.

QUÍMICA

Leitura e discussão do artigo.

LINK DO ARTIGO:

https://drive.google.com/file/d/1LyGdAfryrPz6hW8SCvdTaJ6jBEmfHCVg/view

FÍSICA

Leitura das páginas 418 e 419.

REDAÇÃO

Resolver os exercícios sobre gêneros humorísticos (caderno).

 

2ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

Distância – MATEMÁTICA B – GEOMETRIA

Fazer resumo do conteúdo no caderno, páginas 423 e 424.

Copiar exercícios no caderno e resolver, página 425 – exercícios 27, 28 e 29.

FILOSOFIA

Elaborar, no caderno, uma comparação entre as propostas éticas de Aristóteles, Epicuro, Hume, Kant e os utilitaristas. Indicar a que seria mais relevante para a contemporaneidade, justificando as razões da escolha.

 

ENSINO RELIGIOSO

Pesquisa sobre o texto-base (referencial teórico) da Campanha da Fraternidade de 2020. Anotar o resultado no caderno.

Abaixo estão algumas sugestões de sites para pesquisa (podem ser utilizados outros):

https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2020

 (ir ao link DOWNLOADS onde há dois arquivos em Power Point para consulta do conteúdo).

https://www.diocesesaocarlos.org.br/wp-content/uploads/2020/02/cf-2020-texto-base-resumo.pdf

https://portalkairos.org/texto-base-da-campanha-da-fraternidade-2020/

 

BIOLOGIA

Livro página 537, 538 e 539, leitura e explicar:

- Potencial de repouso e de ação de um impulso nervoso.

- Como ocorre a sinapse nervosa.

LITERATURA

Ler páginas 337 e 338 (pode pesquisar outras fontes também) e responder o que segue em folha do bloco:

  1. Quais escritores são destaque no Realismo brasileiro?
  2. A obra de Machado de Assis pode ser dividida em dois grupos. Quais obras compõem o grupo das que apresentam as características mais gerais e herança romântica?
  3. E quais compõem o grupo realista, propriamente dito?
  4. Qual obra de Machado de Assis é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil?
  5. Qual é a principal característica das obras realistas de Machado de Assis?
  6. Machado de Assis apresenta uma extensa e variada produção. Em que gêneros literários ele se destacou?

FÍSICA

Leitura das páginas 418 a 421.

 

3ª SÉRIE A

BIOLOGIA

AULA 4 – 2C  - Leitura e exercícios.

Desenhar os 3 tipos de esponjas: ascon, leucon e sycon.

SOCIOLOGIA

Revisão e correção individual dos exercícios de vestibular propostos na aula anterior: (GABARITO: 1-D, 2-C, 3-B, 4-D, 5-A, 6-D, 7-B, 8-D )

Analisar as questões, principalmente as erradas.

LITERATURA

Ler a AULA 4 – 2C  e realizar os exercícios que seguem (estará no grupo do face da turma também)

A PROSA BRASILEIRA NA VIRADA DO SÉCULO 19 PARA 20

Leia a aula em sua apostila e complete o que pede.

CONTEXTO HISTÓRICO NA EUROPA

Tivemos 4 características básicas no realismo da Europa:

  1. O Positivismo de ___________________ só admitia ____________________________ baseadas no ________________________, na __________________________ e na _________________________________________. O lema do pensamento positivista da época era ____________________________________________________________
  2. O Determinismo de _______________________ estabelecia que o comportamento humano era determinado por três fatores: a _________ , o ______________________ e pelo ______________________________
  3. O Darwinismo de Darwin defendia a teoria da ______________________________ e  da ______________________________________ que estabelecia que sobreviviam somente as espécies ___________________________________
  4. O Socialismo do Marx e Engels que defendiam a _______________________________ para se ter uma sociedade mais justa e igualitária.

NO BRASIL

Em nosso país a independência não trouxe o progresso _______________, _______________ e ______________________ esperado. Também tivemos o conflito da ___________________ que ajudou a fortalecer o _____________________________________________ e as ____________________________________________

No Brasil o marco inicial do Realismo é a obra ______________________________________

E o marco inicial do Naturalismo brasileiro é a obra ___________________________________

As características do realismo brasileiro são:

  1. ________________________________
  2. __________________________________
  3. __________________________________
  4. __________________________________
  5. ___________________________________

O Naturalismo é um Realismo acrescido do cientificismo e suas características são:

  1. ____________________________________________________________
  2. ____________________________________________________________
  3. ______________________________________________________________
  4. _____________________________________________________________

O Realismo observa e o Naturalismo experimenta.

Realismo – análise ____________________________

Naturalismo – análise _______________________________

MATEMÁTICA

Assimilação apostila 2.

REDAÇÃO

Orientações sobre o trabalho trimestral, disponível em:

https://drive.google.com/drive/folders/1jwWrju3EibuGLLL4coRP-32SXef87RBz

FÍSICA

AULA 4 –APOSTILA 2A - Ler e responder os exercícios.

 

3ª SÉRIE B

FILOSOFIA

Fazer os exercícios das págs. 6 a 11 da apostila 2 sobre Aristóteles. Do exercício 03.13 em diante, justificar o que torna aquela alternativa específica certa e as demais erradas no caderno (é uma atividade que exigirá uma pesquisa complementar para sua realização).

BIOLOGIA

AULA 4 – 2C  - Leitura e exercícios.

Desenhar os 3 tipos de esponjas: ascon, leucon e sycon.

SOCIOLOGIA

Revisão e correção individual dos exercícios de vestibular propostos na aula anterior: (GABARITO: 1-D, 2-C, 3-B, 4-D, 5-A, 6-D, 7-B, 8-D )

Analisar as questões, principalmente as erradas.

LITERATURA

Ler a AULA 4 – 2C e realizar os exercícios que seguem (estará no grupo do face da turma também)

A PROSA BRASILEIRA NA VIRADA DO SÉCULO 19 PARA 20

Leia a aula em sua apostila e complete o que pede.

CONTEXTO HISTÓRICO NA EUROPA

Tivemos 4 características básicas no realismo da Europa:

  1. O Positivismo de ___________________ só admitia ____________________________ baseadas no ________________________, na __________________________ e na _________________________________________. O lema do pensamento positivista da época era ____________________________________________________________
  2. O Determinismo de _______________________ estabelecia que o comportamento humano era determinado por três fatores: a _________ , o ______________________ e pelo ______________________________
  3. O Darwinismo de Darwin defendia a teoria da ______________________________ e  da ______________________________________ que estabelecia que sobreviviam somente as espécies ___________________________________
  4. O Socialismo do Marx e Engels que defendiam a _______________________________ para se ter uma sociedade mais justa e igualitária.

NO BRASIL

Em nosso país a independência não trouxe o progresso _______________, _______________ e ______________________ esperado. Também tivemos o conflito da ___________________ que ajudou a fortalecer o _____________________________________________ e as ____________________________________________

No Brasil o marco inicial do Realismo é a obra ______________________________________

E o marco inicial do Naturalismo brasileiro é a obra ___________________________________

As características do realismo brasileiro são:

  1. ________________________________
  2. __________________________________
  3. __________________________________
  4. __________________________________
  5. ___________________________________

O Naturalismo é um Realismo acrescido do cientificismo e suas características são:

  1. ____________________________________________________________
  2. ____________________________________________________________
  3. ______________________________________________________________
  4. _____________________________________________________________

O Realismo observa e o Naturalismo experimenta.

Realismo – análise ____________________________

Naturalismo – análise _______________________________

MATEMÁTICA

Assimilação apostila 2.

FÍSICA

AULA 4 –APOSTILA 2A - Ler e responder os exercícios.

REDAÇÃO

Orientações sobre o trabalho trimestral, disponível em:

https://drive.google.com/drive/folders/1jwWrju3EibuGLLL4coRP-32SXef87RBz

 

 


O Mingau Doce - Infantil 2


Semana das Cores - Infantil 1


Trote 2025 - 3º série EM


Reforço escolar - Comunidade do Cercadinho


Veja a lista completa


Brasil
• Centro Educ. Passionista Mãe da Sta. Esperança
• Colégio Passionista João XXIII
• Colégio Passionista Santa Gema
• Colégio Passionista Santa Luzia
• Colégio Passionista Santa Maria
• Centro de Educ. Inf. Passionista João Paulo II
• Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
• Colégio Passionista Nossa Senhora Menina
• Colégio Passionista São José
• Colégio Passionista São Paulo da Cruz
passiorosario
passiorosario
passiorosario
(41) 3656-3835
(41) 3656-3835
Copyright Rede Passionista de Educação 2025 ® Proibida a reprodução.
Aviso de Privacidade Delta Tech Tecnologia - Delta Educacional

   Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
     online

Olá! Selecione o setor que deseja mais informações:
 
 
Você aceita receber informações nossas e está de acordo com a nossa política de privacidade?
Clique aqui para ler nosso termo de privacidade.
O Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário utiliza cookies para permitir o início de sessão segura, memorizar suas preferências, gerir a sessão, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, otimizar as funcionalidades e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses.
Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

  

  

Personalizar
Clique aqui e consulte nosso aviso de privacidade para obter mais informações.

Quero Personalizar a Minha Configuração

Selecione suas personalizações de cookies abaixo:

Cookies são pequenos arquivos instalados no seu dispositivo que permitem a coleta de algumas informações,


Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

Aviso de Cookies

Cookies são pequenos arquivos instalados no navegador ou dispositivo de um usuário que acessa uma aplicação de internet, esses arquivos coletam algumas informações e ficam instalados nos nossos celulares, tablets e computadores. Eles têm várias finalidades: memorizar dados de autenticação do usuário, avaliar métricas de performance, identificar problemas de uso, permitir o funcionamento correto do site e coletar informações sobre o comportamento do usuário, dentre outras.

Existem tipos distintos de cookies. Em nosso site, nós poderemos utilizar os seguintes:

• Cookies estritamente necessários. São essenciais para o funcionamento de nosso site, para garantir a sua segurança e performance adequada, sem os quais ele não funcionaria corretamente.
• Cookies de análise. Coletam informações sobre o seu comportamento durante a navegação em nosso site, como as páginas que são acessadas, o tempo de visita, as páginas pouco acessadas, de modo a nos permitir melhorar a qualidade do site.
• Cookies de propaganda. Coletam dados do usuário para a criação do seu perfil de consumo. Isso permite que o Colégio e outras empresas direcionem ao usuário um tipo publicidade de compatível com as preferências entendidas pelos cookies.

Quer saber quais cookies estão ativos no site do Colégio? Aqui temos uma relação com o nome do cookie, o domínio (site) a que ele está vinculado (se é ao próprio site do Colégio, os chamados cookies primários, ou de terceiros, como Google, Facebook, YouTube, etc) a descrição do seu funcionamento, a duração do armazenamento dos dados e o tipo.

Privacidade e Proteção de Dados
Caso você se oponha à sua utilização você pode recusar a instalação desses cookies ou removê-los do seu navegador ou dispositivo, com exceção dos cookies estritamente necessários, que são fundamentais para o funcionamento correto do site.

Para mais informações sobre como remover cookies do seu dispositivo, você pode acessar os seguintes sites, de acordo com o navegador que você utiliza. Ao acessar os respectivos sites, você estará sujeito às políticas de privacidade de outras empresas, que podem não ser condizentes ou similares aos termos desta Política:

• Como remover cookies no Google Chrome
• Como remover cookies no Mozilla Firefox
• Como remover cookies no Internet Explorer
• Como remover cookies no Safari

Aviso de Privacidade

Titular, aqui você se informa sobre o que acontece com os seus dados

O Colégio Passionista Rosário respeita a sua privacidade e os seus dados pessoais e aqui a gente te conta como e porquê coletamos informações sobre você. É um direito seu.

Se quiser falar com a gente sobre esse assunto clique aqui  e você já será direcionado para o nosso e-mail. Criamos um canal exclusivo para atender você.

No final do texto também te explicamos como colocar seus direitos sobre esse assunto na prática, quer ir direto pra lá? Clique aqui.

Então vamos lá. Primeiro a gente quer te contar com quem estamos falando aqui.

Quem são os titulares de dados com quem o Colégio Passionista Rosário interage?

O Colégio Passionista Rosário tem por propósito:
  • Formar o educando como elemento de autorrealização;
  • Educar cristãos conscientes, por opções pessoais, que verdadeiramente praticam valores éticos em suas vidas;
  • Preparar pessoas com senso de solidariedade, fraternidade e conscientes das necessidades da sociedade contemporânea;
  • Formar pessoas críticas para que se tornem agentes de transformação.
Para o desenvolvimento e andamento de nossas atividades, utilizamos dados pessoais de todo o público com quem nos relacionamos, que são:  crianças e adolescentes, pais e responsáveis e, pontualmente, grupo familiar.

Também temos os candidatos às nossas vagas, que nos enviam currículos, os nossos colaboradores, nossos educadores, as pessoas que estão por trás das empresas com quem negociamos e/ou temos parcerias (seus sócios ou representantes).

É com vocês que estamos falando aqui.

Quais dados pessoais de vocês usamos? E porquê?

Cookies
Independente de quem você seja (educando, responsável legal ou financeiro, fornecedor, parceiro, candidato, colaborador ou representante de uma empresa), quando você entra no nosso site, a gente coleta algumas informações sobre a sua navegação. Para saber quais, é só checar o nosso Aviso de Cookies.
 
Monitoramento de segurança
Aqui, novamente, não importa quem você é, podemos captar a sua imagem por meio do circuito fechado de câmeras para o monitoramento de segurança do Colégio. Essa é uma medida essencial voltada para a proteção das pessoas e do patrimônio do Colégio Passionista Rosário. Essas informações são armazenadas por um breve período de tempo e não são compartilhadas com outras pessoas ou empresas que não a nossa empresa de segurança contratada.
 
Criança ou Adolescente
Se você é uma criança ou adolescente, a gente vai precisar de alguns dados de cadastro (nome, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, série, número da matrícula, endereço, telefone e carteira de vacinação) para fazer a sua matrícula em nosso Colégio e, também, para atender a obrigações legais, como prestar informações aos órgãos públicos, por exemplo. Também pediremos outros dados seus, considerados sensíveis como a ficha de saúde, que é um documento de acesso restrito que fica muito bem guardado na enfermaria do Colégio e atestado para a prática de educação física, essencial para proteger a sua saúde e integridade física.

Além disso, podemos usar a sua imagem nas nossas mídias on-line e impressas, mas fique tranquilo(a), só faremos isso caso você e seu responsável consintam, de forma expressa.
 
Pais ou responsáveis legais e financeiros
Ainda para realizar a matrícula, precisaremos de alguns dados de cadastro dos pais ou responsáveis legais e financeiros (nome, CPF, telefone, e-mail). Usamos esses dados também para realizar a cobrança da prestação dos serviços educacionais, futuramente.
 
Grupo familiar
Caso a criança ou adolescente seja candidata a uma bolsa de estudos precisaremos de informações do seu grupo familiar para verificarmos se há, de fato, uma carência de recursos financeiros que possibilite o pagamento do valor integral da mensalidade. Nesse caso, precisaremos atender a alguns requisitos do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) também.
 
Candidatos a vagas
Se você quer trabalhar no Colégio Passionista Rosário e é candidato a uma das nossas vagas, a gente vai receber o seu currículo e seremos guardiões dos dados que estão nele pelo prazo máximo de um ano. Se você evoluir nas nossas etapas de seleção, vamos obter novos dados sobre você, como, por exemplo, a avaliação do seu perfil comportamental, que é realizado por meio de um formulário, mas você vai ser informado de tudo isso quando se candidatar a uma de nossas vagas.
 
Colaborador ou educador
Agora, se você é um colaborador ou educador, vamos precisar usar seus dados para cumprir o contrato de experiência ou de trabalho ou prestação de serviços que firmamos com você. Um exemplo disso são os seus dados bancários, essenciais para que você receba o seu pagamento. Além disso, precisaremos dos seus dados para cumprir uma série de obrigações legais, a começar pelo exame admissional, que é uma providência obrigatória para nós e que contém importantes dados de saúde seus. Estes são só exemplos, ao longo da nossa relação pode surgir outras necessidades. Por exemplo, caso você sofra um acidente de trabalho há uma série de informações sobre você que precisarão ser compartilhadas com órgãos de fiscalização e a empresa seguradora do Colégio. Você encontra as informações sobre quais dados seus usamos e os motivos do uso destacadas no seu contrato de trabalho. É só conferir lá e falar com a gente se tiver alguma dúvida. 

Se você é Colaborador, o Colégio Passionista Rosário pode usar seus dados por outros motivos também, de forma menos frequente. Se você tiver filhos menores, por exemplo, e optar por aderir ao plano odontológico, precisaremos informar à empresa que presta este serviço os dados dessa criança ou adolescente para que ela se torne sua dependente no plano.

Além disso, pode ser que o Colégio Passionista Rosário precise usar seus dados em um processo judicial ou administrativo, por isso algumas informações sobre você precisarão ser armazenadas mesmo depois de você deixar o Colégio.
 
O Colégio Passionista Rosário exclui seus dados depois de algum tempo?
Com certeza! Nós mantemos os seus dados enquanto temos uma justificativa para isso.

Agora, o tempo de cada tipo de dado varia muito caso a caso.

Quer saber por quanto tempo armazenaremos o seu dado? É só chamar a gente aqui. Vamos confirmar a sua identidade (isso é importante, para que a gente não passe informações suas para uma pessoa que esteja se passando por você), verificar quais dados seus armazenamos e te daremos uma resposta.
O Colégio Passionista Rosário compartilha meus dados com alguém?
Sim, para exercer nossas atividades, temos parceiros com quem, eventualmente, precisamos compartilhar seus dados. Se você é um colaborador, por exemplo, vamos compartilhar seus dados com empresas que são responsáveis pelos seus benefícios: alimentação, transporte, saúde, com a clínica em que você realizará os seus exames de admissão e demissão, com o banco através do qual você receberá o seu salário e também as informações prestadas aos órgãos públicos, como INSS e Receita Federal. No seu contrato te damos todos os detalhes.

Se você é um educando, a gente vai compartilhar seus dados com órgãos públicos, como o MEC, e também com empresas que nos ajudam a proporcionar um ensino de qualidade pra você, como, por exemplo, o nosso software de gestão educacional, ferramentas on-line de prática pedagógica e a nossa seguradora. 

E o mais importante, o Colégio Passionista Rosário não comercializa seus dados pessoais com ninguém.
Os dados são seus e você tem direitos, sabia?
A gente vai trazer todos os seus direitos aqui. É importante que você saiba que eles existem.

Mas se você tem um pedido e está sem saber se você tem direito ao que pretende, fale com a gente. Se o seu pedido for pertinente, a gente vai atendê-lo e, se não for, vamos te explicar porque não podemos fazer isso.

Vamos aos seus direitos:
  1. 1. Se a gente te pediu, em algum momento, para nos autorizar a fazer algo com seus dados e você nos autorizou, você pode voltar atrás e desautorizar a qualquer momento.
  2. 2. Se você entender que a gente está usando seus dados de uma forma inadequada ou ilegal, você pode pedir que a gente pare de usá-los. E se a gente não tiver argumentos para justificar o que estamos fazendo e porque estamos fazendo, nós vamos parar.
  3. 3. Você pode saber quais dados seus o Colégio Passionista Rosário tem.
  4. 4. Você pode pedir para o Colégio Passionista Rosário corrigir ou atualizar um dado seu, sempre que necessário.
  5. 5. Você pode pedir para que o Colégio Passionista Rosário elimine os seus dados dos seus sistemas e arquivos. Se não tivermos nenhuma justificativa para mantê-los, atenderemos. Agora, se tivermos as nossas razões para isso, te explicaremos quais são e manteremos os dados.
  6. 6. Você pode pedir que o Colégio Passionista Rosário transfira os seus dados para outra empresa.
  7. 7. Você pode fazer uma reclamação sobre o Colégio Passionista Rosário na Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que é o órgão responsável por fiscalizar se estamos cumprindo nossas obrigações e protegendo seus dados pessoais e sua privacidade.
  8. 8. Você tem que ser informado quando o Colégio Passionista Rosário compartilhar as suas informações com alguma outra empresa ou instituição.
Quer ter um direito seu atendido? É só pedir pra gente.
 
A gente protege os seus dados

Aqui no Colégio Passionista Rosário só acessa os seus dados quem realmente precisa deles, para praticar atividades que você já vai ter sido informado que acontecem, seja por meio do seu contrato ou dos nossos avisos pontuais.

Nossa equipe de segurança da informação protege a nossa rede privada com antivírus e  firewall adequados, temos uma cópia de segurança dos nossos dados (backup), fazemos testes de penetração (para entender se os nossos sistemas tem brechas e repará-las), e varredura nos sistemas (para identificar a tentativa de invasores).

Você pode falar com a gente quando quiser.

Temos uma equipe especificamente designada para atendê-lo bem quando o assunto for a sua privacidade e a proteção dos seus dados.

São eles também que vão esclarecer as dúvidas de parceiros e fornecedores, que precisarem fazer ou gerir um acordo de proteção de dados com a gente.

Você pode acessá-los no e-mail privacidade.rosario@passionista.com.br e ter as suas solicitações atendidas com agilidade e sem qualquer custo.

Este é um documento vivo

Não se surpreenda caso você identifique mudanças neste aviso. Ele está em constante aprimoramento e atualização, fruto da melhoria contínua dos nossos processos e das soluções para que a sua privacidade e proteção de dados estejam cada vez mais cuidadas.

Esta é a segunda versão deste aviso e foi disponibilizada para você no dia 03/08/2023.

A nossa primeira versão data de 16 de novembro de 2020.