Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário - Acontece
Rede Passionista de Educação
passionista.com.br
Outras Unidades
São Paulo da Cruz Nossa Senhora Menina Santa Gema Nossa Senhora do Rosário João XXIII São José Santa Maria Santa Luzia João Paulo II Mãe Sta Esperança
O Colégio
O Rosário Lista de Materiais Aviso de Privacidade
Cursos
Diferenciais
Acontece
Contato
Outras Unidades Agende uma Visita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
Área restrita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário

Acontece

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 1 - Ed. Infantil e Fund 1  Nossa Senhora do Rosário

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 1 - Ed. Infantil e Fund 1

Gerais
23/03/2020

INFANTIL 1

Hoje inicia o OUTONO. Vamos no jardim procurar algumas folhas caídas no chão? Vamos senti-las na nossa pele? É macia ou áspera?

Que tal passarmos tinta nelas e carimbarmos na nossa atividade?

INFANTIL 2A

Trabalhar de diversas formas o livro “Mordida não, Napoleão”, explicando sempre que não devemos morder e sim fazer carinho!

Disponível no link:

http://blog.cropart.com.br/wp-content/uploads/2017/05/ok-Livro-Mordida-N%C3%A3o-Napole%C3%A3o.pdf.

 

Pedir para que seu filho escolha um brinquedo que mais gosta e incentivar ele a emprestar, trabalhar junto para que consiga dividir.

INFANTIL 2B

Trabalhar de diversas formas o livro “Mordida não, Napoleão”, explicando sempre que não devemos morder e sim fazer carinho!

Disponível no link:

http://blog.cropart.com.br/wp-content/uploads/2017/05/ok-Livro-Mordida-N%C3%A3o-Napole%C3%A3o.pdf.

 

Pedir para que seu filho escolha um brinquedo que mais gosta e incentivar ele a emprestar, trabalhar junto para que consiga dividir.

 

INFANTIL 3A

Atividade em Folha “O OUTONO CHEGOU”.

O educando deverá procurar no jardim de casa folhas que caíram das árvores, para colar na árvore e no chão da ilustração.

Atividade em Folha Letrinha do Nome.

Vamos decorar sua letrinha com bolinhas de papel crepom.

 

INFANTIL 3B

Atividade em Folha “O OUTONO CHEGOU”.

O educando deverá procurar no jardim de casa folhas que caíram das árvores, para colar na árvore e no chão da ilustração.

Atividade em Folha Letrinha do Nome.

Vamos decorar sua letrinha com bolinhas de papel crepom.

 

INFANTIL 4A

Atividade de Xerox sobre a estação OUTONO que tem início dia 20 de março. Na atividade devemos colorir nosso desenho simbolizado por um garoto varrendo folhas secas, colar folhas secas nas folhas.

Atividade da nossa vogal E ajudando a praticar com o pontilhado.

Projeto de Casa: Nesse projeto precisamos de total apoio da família em poder proporcionar momentos lúdicos e de aprendizagem.

Sugestões de dinâmicas como:

  • Praticar nossos amigos 0 e 1 em um recipiente com farinha.
  • Desenvolver as decorações das atividades com tinta guache, giz de cera, diversas colagem e etc.
  • Brinque de rosquear tampas, simples assim! Entregue garrafinhas de plástico ou potes vazios e peça para o educando rosquear as tampas. Se forem de tamanhos diferentes é melhor ainda.
  • Aproveite aquela caixa de papelão bem grande mostre para o educando que ela pode entrar dentro da caixa para pintar! Entregue giz de cera e pinceis e deixe que ela crie o que quiser.
  • Brinque de tirar fotos, isso mesmo, tire fotos e deixe o educando participar também. Depois, escolha algumas fotos e revele e brinque com a criança mostrando as fotos que ela fez, as caretas e poses das fotos.
  • Pegue um vasinho, um pouquinho de terra plante algumas plantinhas com o educando. Deixe que ela toque na terra, cave o buraquinho para colocar a semente e regue a plantinha.
  • Separe papel de sede ou crepom de várias cores e peça para a criança cortar em pedaços, de preferência pequenos. Coloque tudo em um balde e faça chuva colorida despejando os papeis sobre o educando.
  • Coloque uma corda no chão, fazendo um caminho reto ou curvas, e peça para a criança caminhas pisando apenas na corda. Muito boa para treinar o equilíbrio!
  • Simples assim: ensine a pular corda! É divertido, cheio de movimento e ação e pode garantir boas risadas.
  • Que tal treinarmos as vogais em copinhos de plástico ou garrafas pet e pedir para o educando: chute o A, ou chute o E, assim todos se divertem e aprendem também.

 

Mandar registros das atividades realizadas: fotos, relatos familiares, embalagens de produtos consumidos pelo educando, etc...

OBS: os xeros seguem em ordem para ser realizados conforme o planejamento.

 

  • AGRADECEMOS PELO APOIO E AGUARDAMOS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS COM CAPRICHO E MUITO AMOR.
  • DEVOLUÇÃO NA DATA DESTINATA AO RETORNO AS AULAS.

 

INFANTIL 4B

Atividade de Xerox sobre a estação OUTONO que tem início dia 20 de março. Na atividade devemos colorir nosso desenho simbolizado por um garoto varrendo folhas secas, colar folhas secas nas folhas.

Atividade da nossa vogal E ajudando a praticar com o pontilhado.

Projeto de Casa: Nesse projeto precisamos de total apoio da família em poder proporcionar momentos lúdicos e de aprendizagem.

Sugestões de dinâmicas como:

  • Praticar nossos amigos 0 e 1 em um recipiente com farinha.
  • Desenvolver as decorações das atividades com tinta guache, giz de cera, diversas colagem e etc.
  • Brinque de rosquear tampas, simples assim! Entregue garrafinhas de plástico ou potes vazios e peça para o educando rosquear as tampas. Se forem de tamanhos diferentes é melhor ainda.
  • Aproveite aquela caixa de papelão bem grande mostre para o educando que ela pode entrar dentro da caixa para pintar! Entregue giz de cera e pinceis e deixe que ela crie o que quiser.
  • Brinque de tirar fotos, isso mesmo, tire fotos e deixe o educando participar também. Depois, escolha algumas fotos e revele e brinque com a criança mostrando as fotos que ela fez, as caretas e poses das fotos.
  • Pegue um vasinho, um pouquinho de terra plante algumas plantinhas com o educando. Deixe que ela toque na terra, cave o buraquinho para colocar a semente e regue a plantinha.
  • Separe papel de sede ou crepom de várias cores e peça para a criança cortar em pedaços, de preferência pequenos. Coloque tudo em um balde e faça chuva colorida despejando os papeis sobre o educando.
  • Coloque uma corda no chão, fazendo um caminho reto ou curvas, e peça para a criança caminhas pisando apenas na corda. Muito boa para treinar o equilíbrio!
  • Simples assim: ensine a pular corda! É divertido, cheio de movimento e ação e pode garantir boas risadas.
  • Que tal treinarmos as vogais em copinhos de plástico ou garrafas pet e pedir para o educando: chute o A, ou chute o E, assim todos se divertem e aprendem também.

 

Mandar registros das atividades realizadas: fotos, relatos familiares, embalagens de produtos consumidos pelo educando, etc...

OBS: os xeros seguem em ordem para ser realizados conforme o planejamento.

 

  • AGRADECEMOS PELO APOIO E AGUARDAMOS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS COM CAPRICHO E MUITO AMOR.
  • DEVOLUÇÃO NA DATA DESTINATA AO RETORNO AS AULAS.

 

INFANTIL 5A

LIVRO LETRAR:

-Página 12: Escrever a letra inicial das palavras;

-Página 13: Ligar as palavras às imagens correspondentes;

SUGESTÃO DE BRINCADEIRA:

Prepare um boliche caseiro das vogais com garrafas plásticas. Pegue garrafas pets vazias e cole em cada uma as vogais, coloque um pouco distante da criança. Depois, é só pedir que ela jogue a bola e acerte as garrafas, e fale as vogais derrubadas.

 

INFANTIL 5B

LIVRO LETRAR:

-Página 12: Escrever a letra inicial das palavras;

-Página 13: Ligar as palavras às imagens correspondentes;

SUGESTÃO DE BRINCADEIRA:

Prepare um boliche caseiro das vogais com garrafas plásticas. Pegue garrafas pets vazias e cole em cada uma as vogais, coloque um pouco distante da criança. Depois, é só pedir que ela jogue a bola e acerte as garrafas, e fale as vogais derrubadas.

 

1º ANO A

Atividade no caderno de matemática: escreva os números que faltam.    

Livro de Língua Portuguesa, páginas: 32 e 33 (abertura da unidade 2), 34 (localizar palavras em uma lista, considerando as letras índicios para a leitura).

Livro Interdisciplinar – ciências, história e geografia (vídeo com a música: gente tem sobrenome), acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=y92y9_hkiqe

No livro páginas: 14 e 15 (compreender que todas as coisas têm nome).

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Segue algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho(a) durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

  1. Dobraduras com papel: no Youtube tem vários vídeos que ensinam a fazer origamis, técnica japonesa que cria formas com papel sem cortes nem cola, mas se quiser simplificar, faça uma corrida de barquinhos de papel.

Uma boa opção é confeccionar o barquinho de papel assistindo a história “A menina e o barquinho – no canal Varal de Histórias”

Atividade musical: Depois da corrida com barquinho de papel cante e dance com a Cantiga De Roda - Sai Ó Piaba

  1.  Pic-nic: a brincadeira já começa na preparação dos lanchinhos explicando a importância de cada alimento, que podem ser bem saudáveis, suco, lavar as frutas, preparar a cesta.

Atividade musical: Na preparação a família pode escutar a música Pomar do grupo musical Palavra Cantada descobrindo o nome das frutas e das árvores que às produzem.

  1. Detetive: crie uma lista com objetos que os pequenos precisam encontrar pela casa ou quintal, vale formiguinhas, formas na natureza, cores.

Atividade musical: cante, dance e faça um passeio em casa com a música “Passeio no jardim – canal start musical.”

 

1º ANO B

Atividade no caderno de matemática: escreva os números que faltam.    

Livro de Língua Portuguesa, páginas: 32 e 33 (abertura da unidade 2), 34 (localizar palavras em uma lista, considerando as letras índicios para a leitura).

Livro Interdisciplinar – ciências, história e geografia (vídeo com a música: gente tem sobrenome), acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=y92y9_hkiqe

No livro páginas: 14 e 15 (compreender que todas as coisas têm nome).

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Segue algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho(a) durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

  1. Dobraduras com papel: no Youtube tem vários vídeos que ensinam a fazer origamis, técnica japonesa que cria formas com papel sem cortes nem cola, mas se quiser simplificar, faça uma corrida de barquinhos de papel.

Uma boa opção é confeccionar o barquinho de papel assistindo a história “A menina e o barquinho – no canal Varal de Histórias”

Atividade musical: Depois da corrida com barquinho de papel cante e dance com a Cantiga De Roda - Sai Ó Piaba

  1.  Pic-nic: a brincadeira já começa na preparação dos lanchinhos explicando a importância de cada alimento, que podem ser bem saudáveis, suco, lavar as frutas, preparar a cesta.

Atividade musical: Na preparação a família pode escutar a música Pomar do grupo musical Palavra Cantada descobrindo o nome das frutas e das árvores que às produzem.

  1. Detetive: crie uma lista com objetos que os pequenos precisam encontrar pela casa ou quintal, vale formiguinhas, formas na natureza, cores.

Atividade musical: cante, dance e faça um passeio em casa com a música “Passeio no jardim – canal start musical.”

 

2º ANO A

  • LIVRO DE PORTUGUÊS: O ALFABETO, AS VOGAIS E AS CONSOANTES, TIPOS DE LETRAS, FORMAÇÃO DE PALAVRAS E INTERPRETAÇÃO. PÁGINAS 50 A 53.

LIVRO DE MATEMATICA: ADIÇÃO. PÁGINAS 64 A 65.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Pintar: giz de cera, tinta, canetinha, lápis, já experimentou fazer carimbos com batatas? A brincadeira começa na confecção do carimbo. Pintar o chão com giz de quadro também costuma fazer sucesso.

Atividade musical: Escutar a música – Primavera e outono de Antônio Vivaldi e desenhar as características dessas estações.

 

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

2º ANO B

  • LIVRO DE PORTUGUÊS: O ALFABETO, AS VOGAIS E AS CONSOANTES, TIPOS DE LETRAS, FORMAÇÃO DE PALAVRAS E INTERPRETAÇÃO. PÁGINAS 50 A 53.

LIVRO DE MATEMATICA: ADIÇÃO. PÁGINAS 64 A 65.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Pintar: giz de cera, tinta, canetinha, lápis, já experimentou fazer carimbos com batatas? A brincadeira começa na confecção do carimbo. Pintar o chão com giz de quadro também costuma fazer sucesso.

Atividade musical: Escutar a música – Primavera e outono de Antônio Vivaldi e desenhar as características dessas estações.

 

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

2º ANO C

  • LIVRO DE PORTUGUÊS: O ALFABETO, AS VOGAIS E AS CONSOANTES, TIPOS DE LETRAS, FORMAÇÃO DE PALAVRAS E INTERPRETAÇÃO. PÁGINAS 50 A 53.

LIVRO DE MATEMATICA: ADIÇÃO. PÁGINAS 64 A 65.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Pintar: giz de cera, tinta, canetinha, lápis, já experimentou fazer carimbos com batatas? A brincadeira começa na confecção do carimbo. Pintar o chão com giz de quadro também costuma fazer sucesso.

Atividade musical: Escutar a música – Primavera e outono de Antônio Vivaldi e desenhar as características dessas estações.

 

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

3º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

PANDEIRO – POMBA – AMBULÂNCIA – TAMANCO – LENÇOL

GANSOS – COMPUTADOR – VENTO – TEMPORAL – QUENTE

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

  • Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Analisar as imagens de abertura da unidade e responder as questões oralmente. Páginas 8 e 9.

  • Assistir no Youtube o vídeo:  https://youtu.be/_9Vmse-pACM
  • A Bíblia conta assim... O nascimento de Moisés.

Fazer a leitura do texto proposto nas páginas 10 à 13.

  • Resolver as atividades referentes ao texto páginas 14 e 15.

CIÊNCIAS:

  • Dar continuidade as atividades iniciadas no livro sobre “Os animais crescem e se reproduzem”, nas páginas 22 e 23.
  • Assistir ao vídeo sobre o ciclo de vida das tartarugas:

https://www.youtube.com/watch?v=Ne5L1-IV858

  • Ler o texto informativo sobre “Animais da Amazônia”, páginas 24 e 25.

 

ARTE:

  • Confeccionar juntamente com a família um tubarão no pregador de roupas. Essa atividade deverá ser trazida no retorno.

INGLÊS

  • Atividade no caderno de inglês para treinar a escrita dos números (atividade 1 - escrever por extenso em inglês e atividade 2 - desenhar a quantidade de objetos pedidos).
  • Copiar no caderno de inglês o quadro abaixo:

March 20th, 2020

  1. Write in english:

a) 21:

b) 27:

c) 30:

d) 15:

e) 12:

 

  1. Draw:
  1. Twenty hearts:
  2. Seventeen balls:
  3. Twenty – two apples:
  4. Twenty – seven flowers:

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Caça ao tesouro: esconda um “tesouro”, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela marcando esses lugares para analisar com sua família.

Acampamento na sala: não tem barraca? vale montar uma barraca com lençol, levar a cadeira de praia para dentro da sala e preparar lanches iguais em um acampamento, um belo livro com histórias pode completar a brincadeira. Pedaços de papelão fora da barraca podem virar um caminho, um circuito com obstáculos, onde só vale pisar no papelão! Dá até para aproveitar a barraca improvisada, para fazer um teatro de sombras, as crianças podem inventar a história.

 

 

3º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

PANDEIRO – POMBA – AMBULÂNCIA – TAMANCO – LENÇOL

GANSOS – COMPUTADOR – VENTO – TEMPORAL – QUENTE

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

  • Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Analisar as imagens de abertura da unidade e responder as questões oralmente. Páginas 8 e 9.

  • Assistir no Youtube o vídeo:  https://youtu.be/_9Vmse-pACM
  • A Bíblia conta assim... O nascimento de Moisés.

Fazer a leitura do texto proposto nas páginas 10 à 13.

  • Resolver as atividades referentes ao texto páginas 14 e 15.

CIÊNCIAS:

  • Dar continuidade as atividades iniciadas no livro sobre “Os animais crescem e se reproduzem”, nas páginas 22 e 23.
  • Assistir ao vídeo sobre o ciclo de vida das tartarugas:

https://www.youtube.com/watch?v=Ne5L1-IV858

  • Ler o texto informativo sobre “Animais da Amazônia”, páginas 24 e 25.

 

ARTE:

Confeccionar juntamente com a família um tubarão no pregador de roupas. Essa atividade deverá ser trazida no retorno.

INGLÊS

  • Atividade no caderno de inglês para treinar a escrita dos números (atividade 1 - escrever por extenso em inglês e atividade 2 - desenhar a quantidade de objetos pedidos).
  • Copiar no caderno de inglês o quadro abaixo:

March 20th, 2020

  1. Write in english:

a) 21:

b) 27:

c) 30:

d) 15:

e) 12:

 

  1. Draw:
  1. Twenty hearts:
  2. Seventeen balls:
  3. Twenty – two apples:
  4. Twenty – seven flowers:

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Caça ao tesouro: esconda um “tesouro”, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela marcando esses lugares para analisar com sua família.

Acampamento na sala: não tem barraca? Vale montar uma barraca com lençol, levar a cadeira de praia para dentro da sala e preparar lanches iguais em um acampamento, um belo livro com histórias pode completar a brincadeira. Pedaços de papelão fora da barraca podem virar um caminho, um circuito com obstáculos, onde só vale pisar no papelão! Dá até para aproveitar a barraca improvisada, para fazer um teatro de sombras, as crianças podem inventar a história.

 

3º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

PANDEIRO – POMBA – AMBULÂNCIA – TAMANCO – LENÇOL

GANSOS – COMPUTADOR – VENTO – TEMPORAL – QUENTE

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

  • Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Analisar as imagens de abertura da unidade e responder as questões oralmente. Páginas 8 e 9.

  • Assistir no Youtube o vídeo:  https://youtu.be/_9Vmse-pACM
  • A Bíblia conta assim... O nascimento de Moisés.

Fazer a leitura do texto proposto nas páginas 10 à 13.

  • Resolver as atividades referentes ao texto páginas 14 e 15.

CIÊNCIAS:

  • Dar continuidade as atividades iniciadas no livro sobre “Os animais crescem e se reproduzem”, nas páginas 22 e 23.
  • Assistir ao vídeo sobre o ciclo de vida das tartarugas:

https://www.youtube.com/watch?v=Ne5L1-IV858

  • Ler o texto informativo sobre “Animais da Amazônia”, páginas 24 e 25.

 

ARTE:

  • Confeccionar juntamente com a família um tubarão no pregador de roupas. Essa atividade deverá ser trazida no retorno.

INGLÊS

  • Atividade no caderno de inglês para treinar a escrita dos números (atividade 1 - escrever por extenso em inglês e atividade 2 - desenhar a quantidade de objetos pedidos).
  • Copiar no caderno de inglês o quadro abaixo:

March 20th, 2020

  1. Write in english:

a) 21:

b) 27:

c) 30:

d) 15:

e) 12:

 

  1. Draw:
  1. Twenty hearts:
  2. Seventeen balls:
  1. Twenty – two apples:
  2. Twenty – seven flowers:

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Caça ao tesouro: esconda um “tesouro”, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela marcando esses lugares para analisar com sua família.

Acampamento na sala: não tem barraca? Vale montar uma barraca com lençol, levar a cadeira de praia para dentro da sala e preparar lanches iguais em um acampamento, um belo livro com histórias pode completar a brincadeira. Pedaços de papelão fora da barraca podem virar um caminho, um circuito com obstáculos, onde só vale pisar no papelão! Dá até para aproveitar a barraca improvisada, para fazer um teatro de sombras, as crianças podem inventar a história.

 

4º ANO A

CIÊNCIAS

Livro de ciências, fazer o experimento da página: 150. Obs: diminuir a quantidade de material de 6 para 2.

Realizar as perguntas da página 151.

 

GEOGRAFIA

Livro de geografia, página 20, responder o exercício 14.

MATEMÁTICA

Treinar a tabuada do 2 ao 9.

INGLÊS

ATIVIDADE COM ÁUDIOS, FUNCIONA SOMENTE NO COMPUTADOR, CASO NÃO CONSIGA REPRODUZIR OS ÁUDIOS, A ATIVIDADE SERÁ RETOMADA EM SALA DE AULA.

Atividade disponível em: https://drive.google.com/u/0/uc?id=1cLdixuwUu_cI0NICzgWxXtBHpTOCIOry&export=download

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Esconde-esconde: para agitar a rotina em casa, divertido para todas as idades.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela para analisar com sua família.

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

4º ANO B

GEOGRAFIA

Realizar a leitura do texto Crianças vida América do Sul, na página 22 do livro. Copiar e responder no caderno as perguntas abaixo.

1-Quantos anos você tem?

2- Descreva como e sua família.

3- O que você mais gosta de fazer?

4- Qual é o seu prato preferido?

5- O que você quer ser quando crescer?

6-Qual é o seu maior sonho?

CIÊNCIAS

Livro de ciências, fazer o experimento da página: 150.

Observação...diminuir o material de 6 para a quantidade de 2.

Observar o experimento e responder as perguntas da página 151.

MATEMÁTICA

Treinar a tabuada do 2 ao 9.

 

INGLÊS

Atividade disponível em: https://drive.google.com/u/0/uc?id=1cLdixuwUu_cI0NICzgWxXtBHpTOCIOry&export=download

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Esconde-esconde: para agitar a rotina em casa, divertido para todas as idades.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela para analisar com sua família.

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

4º ANO C

CIÊNCIAS

Livro de ciências, fazer o experimento da página: 150. Obs: diminuir a quantidade de material de 6 para 2.

Realizar as perguntas da página 151.

GEOGRAFIA

Livro de geografia, página 20, responder o exercício 14.

MATEMÁTICA

Treinar a tabuada do 2 ao 9.

INGLÊS

Atividade disponível em: https://drive.google.com/u/0/uc?id=1cLdixuwUu_cI0NICzgWxXtBHpTOCIOry&export=download

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Esconde-esconde: para agitar a rotina em casa, divertido para todas as idades.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela para analisar com sua família.

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

5º ANO A

FILOSOFIA

-Livro págs.8 a 17.

-Fazer a leitura do texto das págs.8 a 11.

-Responder as perguntas das págs. 14 a 17

 

ENSINO RELIGIOSO

-Livro págs. 18 a 19.

-Fazer a leitura dos textos sobre a religiões afrodescendentes e responder as perguntas das págs.18 e 19

 

INGLÊS

AULA 3

 

  • Ler o texto da página 39 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
  • Resolver o exercício 11, marcando apenas o que for verdadeiro referente ao texto.
  • Ler o “tongue twister” do exercício 12 e pintar the “big black bag”. 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Descubra o erro: troque alguns objetos de algum ambiente da casa e pergunto o que está errado, exemplo: colocar uma panela no quarto.

Stop: para os grandinhos, essa brincadeira clássica diverte a família toda.

Jogos de tabuleiros: tem muitas opções tais como xadrez, dama entre outras.

 

Atividade musical

Jogo da velha musical: Desenha-se no papel uma grade para jogo da velha convencional. Em cada espaço da grade colocar um nome de música ou palavra que identifique uma canção conhecida. Para marcar é preciso escolher a casa na grade e cantar a música que corresponda a palavra. Se errar a música, o outro jogador deverá cantar corretamente para marcar.

 

Atividade musical:  Jogo da Memória Sonoro

- Garrafinhas de yogurt pequenas

- Bexigas (número 10) pra não rasgar

- Arroz, feijão, pedras é tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.

montando: Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.  "Vista" a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.

 

5º ANO B

FILOSOFIA

-Livro págs.8 a 17.

-Fazer a leitura do texto das págs.8 a 11.

-Responder as perguntas das págs. 14 a 17

 

ENSINO RELIGIOSO

-Livro págs. 18 a 19.

-Fazer a leitura dos textos sobre a religiões afrodescendentes e responder as perguntas das págs.18 e 19

 

INGLÊS

AULA 3

 

  • Ler o texto da página 39 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
  • Resolver o exercício 11, marcando apenas o que for verdadeiro referente ao texto.

Ler o “tongue twister” do exercício 12 e pintar the “big black bag”.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Descubra o erro: troque alguns objetos de algum ambiente da casa e pergunto o que está errado, exemplo: colocar uma panela no quarto.

Stop: para os grandinhos, essa brincadeira clássica diverte a família toda.

Jogos de tabuleiros: tem muitas opções tais como xadrez, dama entre outras.

 

Atividade musical

Jogo da velha musical: Desenha-se no papel uma grade para jogo da velha convencional. Em cada espaço da grade colocar um nome de música ou palavra que identifique uma canção conhecida. Para marcar é preciso escolher a casa na grade e cantar a música que corresponda a palavra. Se errar a música, o outro jogador deverá cantar corretamente para marcar.

 

Atividade musical:  Jogo da Memória Sonoro

- Garrafinhas de yogurt pequenas

- Bexigas (número 10) pra não rasgar

- Arroz, feijão, pedras é tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.

montando: Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.  "Vista" a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.

 

5º ANO C

FILOSOFIA

-Livro págs.8 a 17.

-Fazer a leitura do texto das págs.8 a 11.

-Responder as perguntas das págs. 14 a 17

 

ENSINO RELIGIOSO

-Livro págs. 18 a 19.

-Fazer a leitura dos textos sobre a religiões afrodescendentes e responder as perguntas das págs.18 e 19

 

INGLÊS

AULA 3

 

  • Ler o texto da página 39 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
  • Resolver o exercício 11, marcando apenas o que for verdadeiro referente ao texto.

Ler o “tongue twister” do exercício 12 e pintar the “big black bag”.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Descubra o erro: troque alguns objetos de algum ambiente da casa e pergunto o que está errado, exemplo: colocar uma panela no quarto.

Stop: para os grandinhos, essa brincadeira clássica diverte a família toda.

Jogos de tabuleiros: tem muitas opções tais como xadrez, dama entre outras.

 

Atividade musical

Jogo da velha musical: Desenha-se no papel uma grade para jogo da velha convencional. Em cada espaço da grade colocar um nome de música ou palavra que identifique uma canção conhecida. Para marcar é preciso escolher a casa na grade e cantar a música que corresponda a palavra. Se errar a música, o outro jogador deverá cantar corretamente para marcar.

 

Atividade musical:  Jogo da Memória Sonoro

- Garrafinhas de yogurt pequenas

- Bexigas (número 10) pra não rasgar

- Arroz, feijão, pedras é tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.

montando: Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.  "Vista" a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.

 

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 1 - Ed. Infantil e Fund 1

Gerais
23/03/2020

INFANTIL 1

Hoje inicia o OUTONO. Vamos no jardim procurar algumas folhas caídas no chão? Vamos senti-las na nossa pele? É macia ou áspera?

Que tal passarmos tinta nelas e carimbarmos na nossa atividade?

INFANTIL 2A

Trabalhar de diversas formas o livro “Mordida não, Napoleão”, explicando sempre que não devemos morder e sim fazer carinho!

Disponível no link:

http://blog.cropart.com.br/wp-content/uploads/2017/05/ok-Livro-Mordida-N%C3%A3o-Napole%C3%A3o.pdf.

 

Pedir para que seu filho escolha um brinquedo que mais gosta e incentivar ele a emprestar, trabalhar junto para que consiga dividir.

INFANTIL 2B

Trabalhar de diversas formas o livro “Mordida não, Napoleão”, explicando sempre que não devemos morder e sim fazer carinho!

Disponível no link:

http://blog.cropart.com.br/wp-content/uploads/2017/05/ok-Livro-Mordida-N%C3%A3o-Napole%C3%A3o.pdf.

 

Pedir para que seu filho escolha um brinquedo que mais gosta e incentivar ele a emprestar, trabalhar junto para que consiga dividir.

 

INFANTIL 3A

Atividade em Folha “O OUTONO CHEGOU”.

O educando deverá procurar no jardim de casa folhas que caíram das árvores, para colar na árvore e no chão da ilustração.

Atividade em Folha Letrinha do Nome.

Vamos decorar sua letrinha com bolinhas de papel crepom.

 

INFANTIL 3B

Atividade em Folha “O OUTONO CHEGOU”.

O educando deverá procurar no jardim de casa folhas que caíram das árvores, para colar na árvore e no chão da ilustração.

Atividade em Folha Letrinha do Nome.

Vamos decorar sua letrinha com bolinhas de papel crepom.

 

INFANTIL 4A

Atividade de Xerox sobre a estação OUTONO que tem início dia 20 de março. Na atividade devemos colorir nosso desenho simbolizado por um garoto varrendo folhas secas, colar folhas secas nas folhas.

Atividade da nossa vogal E ajudando a praticar com o pontilhado.

Projeto de Casa: Nesse projeto precisamos de total apoio da família em poder proporcionar momentos lúdicos e de aprendizagem.

Sugestões de dinâmicas como:

  • Praticar nossos amigos 0 e 1 em um recipiente com farinha.
  • Desenvolver as decorações das atividades com tinta guache, giz de cera, diversas colagem e etc.
  • Brinque de rosquear tampas, simples assim! Entregue garrafinhas de plástico ou potes vazios e peça para o educando rosquear as tampas. Se forem de tamanhos diferentes é melhor ainda.
  • Aproveite aquela caixa de papelão bem grande mostre para o educando que ela pode entrar dentro da caixa para pintar! Entregue giz de cera e pinceis e deixe que ela crie o que quiser.
  • Brinque de tirar fotos, isso mesmo, tire fotos e deixe o educando participar também. Depois, escolha algumas fotos e revele e brinque com a criança mostrando as fotos que ela fez, as caretas e poses das fotos.
  • Pegue um vasinho, um pouquinho de terra plante algumas plantinhas com o educando. Deixe que ela toque na terra, cave o buraquinho para colocar a semente e regue a plantinha.
  • Separe papel de sede ou crepom de várias cores e peça para a criança cortar em pedaços, de preferência pequenos. Coloque tudo em um balde e faça chuva colorida despejando os papeis sobre o educando.
  • Coloque uma corda no chão, fazendo um caminho reto ou curvas, e peça para a criança caminhas pisando apenas na corda. Muito boa para treinar o equilíbrio!
  • Simples assim: ensine a pular corda! É divertido, cheio de movimento e ação e pode garantir boas risadas.
  • Que tal treinarmos as vogais em copinhos de plástico ou garrafas pet e pedir para o educando: chute o A, ou chute o E, assim todos se divertem e aprendem também.

 

Mandar registros das atividades realizadas: fotos, relatos familiares, embalagens de produtos consumidos pelo educando, etc...

OBS: os xeros seguem em ordem para ser realizados conforme o planejamento.

 

  • AGRADECEMOS PELO APOIO E AGUARDAMOS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS COM CAPRICHO E MUITO AMOR.
  • DEVOLUÇÃO NA DATA DESTINATA AO RETORNO AS AULAS.

 

INFANTIL 4B

Atividade de Xerox sobre a estação OUTONO que tem início dia 20 de março. Na atividade devemos colorir nosso desenho simbolizado por um garoto varrendo folhas secas, colar folhas secas nas folhas.

Atividade da nossa vogal E ajudando a praticar com o pontilhado.

Projeto de Casa: Nesse projeto precisamos de total apoio da família em poder proporcionar momentos lúdicos e de aprendizagem.

Sugestões de dinâmicas como:

  • Praticar nossos amigos 0 e 1 em um recipiente com farinha.
  • Desenvolver as decorações das atividades com tinta guache, giz de cera, diversas colagem e etc.
  • Brinque de rosquear tampas, simples assim! Entregue garrafinhas de plástico ou potes vazios e peça para o educando rosquear as tampas. Se forem de tamanhos diferentes é melhor ainda.
  • Aproveite aquela caixa de papelão bem grande mostre para o educando que ela pode entrar dentro da caixa para pintar! Entregue giz de cera e pinceis e deixe que ela crie o que quiser.
  • Brinque de tirar fotos, isso mesmo, tire fotos e deixe o educando participar também. Depois, escolha algumas fotos e revele e brinque com a criança mostrando as fotos que ela fez, as caretas e poses das fotos.
  • Pegue um vasinho, um pouquinho de terra plante algumas plantinhas com o educando. Deixe que ela toque na terra, cave o buraquinho para colocar a semente e regue a plantinha.
  • Separe papel de sede ou crepom de várias cores e peça para a criança cortar em pedaços, de preferência pequenos. Coloque tudo em um balde e faça chuva colorida despejando os papeis sobre o educando.
  • Coloque uma corda no chão, fazendo um caminho reto ou curvas, e peça para a criança caminhas pisando apenas na corda. Muito boa para treinar o equilíbrio!
  • Simples assim: ensine a pular corda! É divertido, cheio de movimento e ação e pode garantir boas risadas.
  • Que tal treinarmos as vogais em copinhos de plástico ou garrafas pet e pedir para o educando: chute o A, ou chute o E, assim todos se divertem e aprendem também.

 

Mandar registros das atividades realizadas: fotos, relatos familiares, embalagens de produtos consumidos pelo educando, etc...

OBS: os xeros seguem em ordem para ser realizados conforme o planejamento.

 

  • AGRADECEMOS PELO APOIO E AGUARDAMOS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS COM CAPRICHO E MUITO AMOR.
  • DEVOLUÇÃO NA DATA DESTINATA AO RETORNO AS AULAS.

 

INFANTIL 5A

LIVRO LETRAR:

-Página 12: Escrever a letra inicial das palavras;

-Página 13: Ligar as palavras às imagens correspondentes;

SUGESTÃO DE BRINCADEIRA:

Prepare um boliche caseiro das vogais com garrafas plásticas. Pegue garrafas pets vazias e cole em cada uma as vogais, coloque um pouco distante da criança. Depois, é só pedir que ela jogue a bola e acerte as garrafas, e fale as vogais derrubadas.

 

INFANTIL 5B

LIVRO LETRAR:

-Página 12: Escrever a letra inicial das palavras;

-Página 13: Ligar as palavras às imagens correspondentes;

SUGESTÃO DE BRINCADEIRA:

Prepare um boliche caseiro das vogais com garrafas plásticas. Pegue garrafas pets vazias e cole em cada uma as vogais, coloque um pouco distante da criança. Depois, é só pedir que ela jogue a bola e acerte as garrafas, e fale as vogais derrubadas.

 

1º ANO A

Atividade no caderno de matemática: escreva os números que faltam.    

Livro de Língua Portuguesa, páginas: 32 e 33 (abertura da unidade 2), 34 (localizar palavras em uma lista, considerando as letras índicios para a leitura).

Livro Interdisciplinar – ciências, história e geografia (vídeo com a música: gente tem sobrenome), acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=y92y9_hkiqe

No livro páginas: 14 e 15 (compreender que todas as coisas têm nome).

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Segue algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho(a) durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

  1. Dobraduras com papel: no Youtube tem vários vídeos que ensinam a fazer origamis, técnica japonesa que cria formas com papel sem cortes nem cola, mas se quiser simplificar, faça uma corrida de barquinhos de papel.

Uma boa opção é confeccionar o barquinho de papel assistindo a história “A menina e o barquinho – no canal Varal de Histórias”

Atividade musical: Depois da corrida com barquinho de papel cante e dance com a Cantiga De Roda - Sai Ó Piaba

  1.  Pic-nic: a brincadeira já começa na preparação dos lanchinhos explicando a importância de cada alimento, que podem ser bem saudáveis, suco, lavar as frutas, preparar a cesta.

Atividade musical: Na preparação a família pode escutar a música Pomar do grupo musical Palavra Cantada descobrindo o nome das frutas e das árvores que às produzem.

  1. Detetive: crie uma lista com objetos que os pequenos precisam encontrar pela casa ou quintal, vale formiguinhas, formas na natureza, cores.

Atividade musical: cante, dance e faça um passeio em casa com a música “Passeio no jardim – canal start musical.”

 

1º ANO B

Atividade no caderno de matemática: escreva os números que faltam.    

Livro de Língua Portuguesa, páginas: 32 e 33 (abertura da unidade 2), 34 (localizar palavras em uma lista, considerando as letras índicios para a leitura).

Livro Interdisciplinar – ciências, história e geografia (vídeo com a música: gente tem sobrenome), acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=y92y9_hkiqe

No livro páginas: 14 e 15 (compreender que todas as coisas têm nome).

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Segue algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho(a) durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

  1. Dobraduras com papel: no Youtube tem vários vídeos que ensinam a fazer origamis, técnica japonesa que cria formas com papel sem cortes nem cola, mas se quiser simplificar, faça uma corrida de barquinhos de papel.

Uma boa opção é confeccionar o barquinho de papel assistindo a história “A menina e o barquinho – no canal Varal de Histórias”

Atividade musical: Depois da corrida com barquinho de papel cante e dance com a Cantiga De Roda - Sai Ó Piaba

  1.  Pic-nic: a brincadeira já começa na preparação dos lanchinhos explicando a importância de cada alimento, que podem ser bem saudáveis, suco, lavar as frutas, preparar a cesta.

Atividade musical: Na preparação a família pode escutar a música Pomar do grupo musical Palavra Cantada descobrindo o nome das frutas e das árvores que às produzem.

  1. Detetive: crie uma lista com objetos que os pequenos precisam encontrar pela casa ou quintal, vale formiguinhas, formas na natureza, cores.

Atividade musical: cante, dance e faça um passeio em casa com a música “Passeio no jardim – canal start musical.”

 

2º ANO A

  • LIVRO DE PORTUGUÊS: O ALFABETO, AS VOGAIS E AS CONSOANTES, TIPOS DE LETRAS, FORMAÇÃO DE PALAVRAS E INTERPRETAÇÃO. PÁGINAS 50 A 53.

LIVRO DE MATEMATICA: ADIÇÃO. PÁGINAS 64 A 65.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Pintar: giz de cera, tinta, canetinha, lápis, já experimentou fazer carimbos com batatas? A brincadeira começa na confecção do carimbo. Pintar o chão com giz de quadro também costuma fazer sucesso.

Atividade musical: Escutar a música – Primavera e outono de Antônio Vivaldi e desenhar as características dessas estações.

 

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

2º ANO B

  • LIVRO DE PORTUGUÊS: O ALFABETO, AS VOGAIS E AS CONSOANTES, TIPOS DE LETRAS, FORMAÇÃO DE PALAVRAS E INTERPRETAÇÃO. PÁGINAS 50 A 53.

LIVRO DE MATEMATICA: ADIÇÃO. PÁGINAS 64 A 65.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Pintar: giz de cera, tinta, canetinha, lápis, já experimentou fazer carimbos com batatas? A brincadeira começa na confecção do carimbo. Pintar o chão com giz de quadro também costuma fazer sucesso.

Atividade musical: Escutar a música – Primavera e outono de Antônio Vivaldi e desenhar as características dessas estações.

 

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

2º ANO C

  • LIVRO DE PORTUGUÊS: O ALFABETO, AS VOGAIS E AS CONSOANTES, TIPOS DE LETRAS, FORMAÇÃO DE PALAVRAS E INTERPRETAÇÃO. PÁGINAS 50 A 53.

LIVRO DE MATEMATICA: ADIÇÃO. PÁGINAS 64 A 65.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Pintar: giz de cera, tinta, canetinha, lápis, já experimentou fazer carimbos com batatas? A brincadeira começa na confecção do carimbo. Pintar o chão com giz de quadro também costuma fazer sucesso.

Atividade musical: Escutar a música – Primavera e outono de Antônio Vivaldi e desenhar as características dessas estações.

 

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

3º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

PANDEIRO – POMBA – AMBULÂNCIA – TAMANCO – LENÇOL

GANSOS – COMPUTADOR – VENTO – TEMPORAL – QUENTE

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

  • Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Analisar as imagens de abertura da unidade e responder as questões oralmente. Páginas 8 e 9.

  • Assistir no Youtube o vídeo:  https://youtu.be/_9Vmse-pACM
  • A Bíblia conta assim... O nascimento de Moisés.

Fazer a leitura do texto proposto nas páginas 10 à 13.

  • Resolver as atividades referentes ao texto páginas 14 e 15.

CIÊNCIAS:

  • Dar continuidade as atividades iniciadas no livro sobre “Os animais crescem e se reproduzem”, nas páginas 22 e 23.
  • Assistir ao vídeo sobre o ciclo de vida das tartarugas:

https://www.youtube.com/watch?v=Ne5L1-IV858

  • Ler o texto informativo sobre “Animais da Amazônia”, páginas 24 e 25.

 

ARTE:

  • Confeccionar juntamente com a família um tubarão no pregador de roupas. Essa atividade deverá ser trazida no retorno.

INGLÊS

  • Atividade no caderno de inglês para treinar a escrita dos números (atividade 1 - escrever por extenso em inglês e atividade 2 - desenhar a quantidade de objetos pedidos).
  • Copiar no caderno de inglês o quadro abaixo:

March 20th, 2020

  1. Write in english:

a) 21:

b) 27:

c) 30:

d) 15:

e) 12:

 

  1. Draw:
  1. Twenty hearts:
  2. Seventeen balls:
  3. Twenty – two apples:
  4. Twenty – seven flowers:

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Caça ao tesouro: esconda um “tesouro”, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela marcando esses lugares para analisar com sua família.

Acampamento na sala: não tem barraca? vale montar uma barraca com lençol, levar a cadeira de praia para dentro da sala e preparar lanches iguais em um acampamento, um belo livro com histórias pode completar a brincadeira. Pedaços de papelão fora da barraca podem virar um caminho, um circuito com obstáculos, onde só vale pisar no papelão! Dá até para aproveitar a barraca improvisada, para fazer um teatro de sombras, as crianças podem inventar a história.

 

 

3º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

PANDEIRO – POMBA – AMBULÂNCIA – TAMANCO – LENÇOL

GANSOS – COMPUTADOR – VENTO – TEMPORAL – QUENTE

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

  • Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Analisar as imagens de abertura da unidade e responder as questões oralmente. Páginas 8 e 9.

  • Assistir no Youtube o vídeo:  https://youtu.be/_9Vmse-pACM
  • A Bíblia conta assim... O nascimento de Moisés.

Fazer a leitura do texto proposto nas páginas 10 à 13.

  • Resolver as atividades referentes ao texto páginas 14 e 15.

CIÊNCIAS:

  • Dar continuidade as atividades iniciadas no livro sobre “Os animais crescem e se reproduzem”, nas páginas 22 e 23.
  • Assistir ao vídeo sobre o ciclo de vida das tartarugas:

https://www.youtube.com/watch?v=Ne5L1-IV858

  • Ler o texto informativo sobre “Animais da Amazônia”, páginas 24 e 25.

 

ARTE:

Confeccionar juntamente com a família um tubarão no pregador de roupas. Essa atividade deverá ser trazida no retorno.

INGLÊS

  • Atividade no caderno de inglês para treinar a escrita dos números (atividade 1 - escrever por extenso em inglês e atividade 2 - desenhar a quantidade de objetos pedidos).
  • Copiar no caderno de inglês o quadro abaixo:

March 20th, 2020

  1. Write in english:

a) 21:

b) 27:

c) 30:

d) 15:

e) 12:

 

  1. Draw:
  1. Twenty hearts:
  2. Seventeen balls:
  3. Twenty – two apples:
  4. Twenty – seven flowers:

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Caça ao tesouro: esconda um “tesouro”, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela marcando esses lugares para analisar com sua família.

Acampamento na sala: não tem barraca? Vale montar uma barraca com lençol, levar a cadeira de praia para dentro da sala e preparar lanches iguais em um acampamento, um belo livro com histórias pode completar a brincadeira. Pedaços de papelão fora da barraca podem virar um caminho, um circuito com obstáculos, onde só vale pisar no papelão! Dá até para aproveitar a barraca improvisada, para fazer um teatro de sombras, as crianças podem inventar a história.

 

3º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

PANDEIRO – POMBA – AMBULÂNCIA – TAMANCO – LENÇOL

GANSOS – COMPUTADOR – VENTO – TEMPORAL – QUENTE

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

  • Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Analisar as imagens de abertura da unidade e responder as questões oralmente. Páginas 8 e 9.

  • Assistir no Youtube o vídeo:  https://youtu.be/_9Vmse-pACM
  • A Bíblia conta assim... O nascimento de Moisés.

Fazer a leitura do texto proposto nas páginas 10 à 13.

  • Resolver as atividades referentes ao texto páginas 14 e 15.

CIÊNCIAS:

  • Dar continuidade as atividades iniciadas no livro sobre “Os animais crescem e se reproduzem”, nas páginas 22 e 23.
  • Assistir ao vídeo sobre o ciclo de vida das tartarugas:

https://www.youtube.com/watch?v=Ne5L1-IV858

  • Ler o texto informativo sobre “Animais da Amazônia”, páginas 24 e 25.

 

ARTE:

  • Confeccionar juntamente com a família um tubarão no pregador de roupas. Essa atividade deverá ser trazida no retorno.

INGLÊS

  • Atividade no caderno de inglês para treinar a escrita dos números (atividade 1 - escrever por extenso em inglês e atividade 2 - desenhar a quantidade de objetos pedidos).
  • Copiar no caderno de inglês o quadro abaixo:

March 20th, 2020

  1. Write in english:

a) 21:

b) 27:

c) 30:

d) 15:

e) 12:

 

  1. Draw:
  1. Twenty hearts:
  2. Seventeen balls:
  1. Twenty – two apples:
  2. Twenty – seven flowers:

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Caça ao tesouro: esconda um “tesouro”, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela marcando esses lugares para analisar com sua família.

Acampamento na sala: não tem barraca? Vale montar uma barraca com lençol, levar a cadeira de praia para dentro da sala e preparar lanches iguais em um acampamento, um belo livro com histórias pode completar a brincadeira. Pedaços de papelão fora da barraca podem virar um caminho, um circuito com obstáculos, onde só vale pisar no papelão! Dá até para aproveitar a barraca improvisada, para fazer um teatro de sombras, as crianças podem inventar a história.

 

4º ANO A

CIÊNCIAS

Livro de ciências, fazer o experimento da página: 150. Obs: diminuir a quantidade de material de 6 para 2.

Realizar as perguntas da página 151.

 

GEOGRAFIA

Livro de geografia, página 20, responder o exercício 14.

MATEMÁTICA

Treinar a tabuada do 2 ao 9.

INGLÊS

ATIVIDADE COM ÁUDIOS, FUNCIONA SOMENTE NO COMPUTADOR, CASO NÃO CONSIGA REPRODUZIR OS ÁUDIOS, A ATIVIDADE SERÁ RETOMADA EM SALA DE AULA.

Atividade disponível em: https://drive.google.com/u/0/uc?id=1cLdixuwUu_cI0NICzgWxXtBHpTOCIOry&export=download

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Esconde-esconde: para agitar a rotina em casa, divertido para todas as idades.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela para analisar com sua família.

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

4º ANO B

GEOGRAFIA

Realizar a leitura do texto Crianças vida América do Sul, na página 22 do livro. Copiar e responder no caderno as perguntas abaixo.

1-Quantos anos você tem?

2- Descreva como e sua família.

3- O que você mais gosta de fazer?

4- Qual é o seu prato preferido?

5- O que você quer ser quando crescer?

6-Qual é o seu maior sonho?

CIÊNCIAS

Livro de ciências, fazer o experimento da página: 150.

Observação...diminuir o material de 6 para a quantidade de 2.

Observar o experimento e responder as perguntas da página 151.

MATEMÁTICA

Treinar a tabuada do 2 ao 9.

 

INGLÊS

Atividade disponível em: https://drive.google.com/u/0/uc?id=1cLdixuwUu_cI0NICzgWxXtBHpTOCIOry&export=download

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Esconde-esconde: para agitar a rotina em casa, divertido para todas as idades.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela para analisar com sua família.

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

4º ANO C

CIÊNCIAS

Livro de ciências, fazer o experimento da página: 150. Obs: diminuir a quantidade de material de 6 para 2.

Realizar as perguntas da página 151.

GEOGRAFIA

Livro de geografia, página 20, responder o exercício 14.

MATEMÁTICA

Treinar a tabuada do 2 ao 9.

INGLÊS

Atividade disponível em: https://drive.google.com/u/0/uc?id=1cLdixuwUu_cI0NICzgWxXtBHpTOCIOry&export=download

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

Esconde-esconde: para agitar a rotina em casa, divertido para todas as idades.

Atividade musical: Ande pela casa e procure os lugares onde tem mais som e menos som, depois faça uma tabela para analisar com sua família.

Mimica e estátua: garantem várias risadas para a família toda.

Atividade musical: Música do Sacode e Sai barata trabalhado o som e silêncio.

Música: “Estatua diferente” seguindo todos os movimentos.

 

5º ANO A

FILOSOFIA

-Livro págs.8 a 17.

-Fazer a leitura do texto das págs.8 a 11.

-Responder as perguntas das págs. 14 a 17

 

ENSINO RELIGIOSO

-Livro págs. 18 a 19.

-Fazer a leitura dos textos sobre a religiões afrodescendentes e responder as perguntas das págs.18 e 19

 

INGLÊS

AULA 3

 

  • Ler o texto da página 39 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
  • Resolver o exercício 11, marcando apenas o que for verdadeiro referente ao texto.
  • Ler o “tongue twister” do exercício 12 e pintar the “big black bag”. 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Descubra o erro: troque alguns objetos de algum ambiente da casa e pergunto o que está errado, exemplo: colocar uma panela no quarto.

Stop: para os grandinhos, essa brincadeira clássica diverte a família toda.

Jogos de tabuleiros: tem muitas opções tais como xadrez, dama entre outras.

 

Atividade musical

Jogo da velha musical: Desenha-se no papel uma grade para jogo da velha convencional. Em cada espaço da grade colocar um nome de música ou palavra que identifique uma canção conhecida. Para marcar é preciso escolher a casa na grade e cantar a música que corresponda a palavra. Se errar a música, o outro jogador deverá cantar corretamente para marcar.

 

Atividade musical:  Jogo da Memória Sonoro

- Garrafinhas de yogurt pequenas

- Bexigas (número 10) pra não rasgar

- Arroz, feijão, pedras é tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.

montando: Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.  "Vista" a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.

 

5º ANO B

FILOSOFIA

-Livro págs.8 a 17.

-Fazer a leitura do texto das págs.8 a 11.

-Responder as perguntas das págs. 14 a 17

 

ENSINO RELIGIOSO

-Livro págs. 18 a 19.

-Fazer a leitura dos textos sobre a religiões afrodescendentes e responder as perguntas das págs.18 e 19

 

INGLÊS

AULA 3

 

  • Ler o texto da página 39 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
  • Resolver o exercício 11, marcando apenas o que for verdadeiro referente ao texto.

Ler o “tongue twister” do exercício 12 e pintar the “big black bag”.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Descubra o erro: troque alguns objetos de algum ambiente da casa e pergunto o que está errado, exemplo: colocar uma panela no quarto.

Stop: para os grandinhos, essa brincadeira clássica diverte a família toda.

Jogos de tabuleiros: tem muitas opções tais como xadrez, dama entre outras.

 

Atividade musical

Jogo da velha musical: Desenha-se no papel uma grade para jogo da velha convencional. Em cada espaço da grade colocar um nome de música ou palavra que identifique uma canção conhecida. Para marcar é preciso escolher a casa na grade e cantar a música que corresponda a palavra. Se errar a música, o outro jogador deverá cantar corretamente para marcar.

 

Atividade musical:  Jogo da Memória Sonoro

- Garrafinhas de yogurt pequenas

- Bexigas (número 10) pra não rasgar

- Arroz, feijão, pedras é tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.

montando: Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.  "Vista" a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.

 

5º ANO C

FILOSOFIA

-Livro págs.8 a 17.

-Fazer a leitura do texto das págs.8 a 11.

-Responder as perguntas das págs. 14 a 17

 

ENSINO RELIGIOSO

-Livro págs. 18 a 19.

-Fazer a leitura dos textos sobre a religiões afrodescendentes e responder as perguntas das págs.18 e 19

 

INGLÊS

AULA 3

 

  • Ler o texto da página 39 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
  • Resolver o exercício 11, marcando apenas o que for verdadeiro referente ao texto.

Ler o “tongue twister” do exercício 12 e pintar the “big black bag”.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA

Seguem algumas sugestões de jogos, brincadeiras e músicas para realizar em casa com seu filho durante este período, escolha uma e divirtam-se. 

 

Descubra o erro: troque alguns objetos de algum ambiente da casa e pergunto o que está errado, exemplo: colocar uma panela no quarto.

Stop: para os grandinhos, essa brincadeira clássica diverte a família toda.

Jogos de tabuleiros: tem muitas opções tais como xadrez, dama entre outras.

 

Atividade musical

Jogo da velha musical: Desenha-se no papel uma grade para jogo da velha convencional. Em cada espaço da grade colocar um nome de música ou palavra que identifique uma canção conhecida. Para marcar é preciso escolher a casa na grade e cantar a música que corresponda a palavra. Se errar a música, o outro jogador deverá cantar corretamente para marcar.

 

Atividade musical:  Jogo da Memória Sonoro

- Garrafinhas de yogurt pequenas

- Bexigas (número 10) pra não rasgar

- Arroz, feijão, pedras é tudo o que você quiser colocar dentro para ter diferentes sons. Lembre-se que é um jogo da memória, por isso, faça pares de sons iguais.

montando: Coloque o que você quiser dentro das garrafinhas e faça os pares de sons iguais. Lembre-se de colocar sempre a mesma quantidade para não ter diferença no som.  "Vista" a bexiga na garrafinha e pronto, seu jogo está pronto.

 


O Mingau Doce - Infantil 2


Semana das Cores - Infantil 1


Trote 2025 - 3º série EM


Reforço escolar - Comunidade do Cercadinho


Veja a lista completa


Brasil
• Centro Educ. Passionista Mãe da Sta. Esperança
• Colégio Passionista João XXIII
• Colégio Passionista Santa Gema
• Colégio Passionista Santa Luzia
• Colégio Passionista Santa Maria
• Centro de Educ. Inf. Passionista João Paulo II
• Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
• Colégio Passionista Nossa Senhora Menina
• Colégio Passionista São José
• Colégio Passionista São Paulo da Cruz
passiorosario
passiorosario
passiorosario
(41) 3656-3835
(41) 3656-3835
Copyright Rede Passionista de Educação 2025 ® Proibida a reprodução.
Aviso de Privacidade Delta Tech Tecnologia - Delta Educacional

   Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
     online

Olá! Selecione o setor que deseja mais informações:
 
 
Você aceita receber informações nossas e está de acordo com a nossa política de privacidade?
Clique aqui para ler nosso termo de privacidade.
O Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário utiliza cookies para permitir o início de sessão segura, memorizar suas preferências, gerir a sessão, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, otimizar as funcionalidades e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses.
Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

  

  

Personalizar
Clique aqui e consulte nosso aviso de privacidade para obter mais informações.

Quero Personalizar a Minha Configuração

Selecione suas personalizações de cookies abaixo:

Cookies são pequenos arquivos instalados no seu dispositivo que permitem a coleta de algumas informações,


Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

Aviso de Cookies

Cookies são pequenos arquivos instalados no navegador ou dispositivo de um usuário que acessa uma aplicação de internet, esses arquivos coletam algumas informações e ficam instalados nos nossos celulares, tablets e computadores. Eles têm várias finalidades: memorizar dados de autenticação do usuário, avaliar métricas de performance, identificar problemas de uso, permitir o funcionamento correto do site e coletar informações sobre o comportamento do usuário, dentre outras.

Existem tipos distintos de cookies. Em nosso site, nós poderemos utilizar os seguintes:

• Cookies estritamente necessários. São essenciais para o funcionamento de nosso site, para garantir a sua segurança e performance adequada, sem os quais ele não funcionaria corretamente.
• Cookies de análise. Coletam informações sobre o seu comportamento durante a navegação em nosso site, como as páginas que são acessadas, o tempo de visita, as páginas pouco acessadas, de modo a nos permitir melhorar a qualidade do site.
• Cookies de propaganda. Coletam dados do usuário para a criação do seu perfil de consumo. Isso permite que o Colégio e outras empresas direcionem ao usuário um tipo publicidade de compatível com as preferências entendidas pelos cookies.

Quer saber quais cookies estão ativos no site do Colégio? Aqui temos uma relação com o nome do cookie, o domínio (site) a que ele está vinculado (se é ao próprio site do Colégio, os chamados cookies primários, ou de terceiros, como Google, Facebook, YouTube, etc) a descrição do seu funcionamento, a duração do armazenamento dos dados e o tipo.

Privacidade e Proteção de Dados
Caso você se oponha à sua utilização você pode recusar a instalação desses cookies ou removê-los do seu navegador ou dispositivo, com exceção dos cookies estritamente necessários, que são fundamentais para o funcionamento correto do site.

Para mais informações sobre como remover cookies do seu dispositivo, você pode acessar os seguintes sites, de acordo com o navegador que você utiliza. Ao acessar os respectivos sites, você estará sujeito às políticas de privacidade de outras empresas, que podem não ser condizentes ou similares aos termos desta Política:

• Como remover cookies no Google Chrome
• Como remover cookies no Mozilla Firefox
• Como remover cookies no Internet Explorer
• Como remover cookies no Safari

Aviso de Privacidade

Titular, aqui você se informa sobre o que acontece com os seus dados

O Colégio Passionista Rosário respeita a sua privacidade e os seus dados pessoais e aqui a gente te conta como e porquê coletamos informações sobre você. É um direito seu.

Se quiser falar com a gente sobre esse assunto clique aqui  e você já será direcionado para o nosso e-mail. Criamos um canal exclusivo para atender você.

No final do texto também te explicamos como colocar seus direitos sobre esse assunto na prática, quer ir direto pra lá? Clique aqui.

Então vamos lá. Primeiro a gente quer te contar com quem estamos falando aqui.

Quem são os titulares de dados com quem o Colégio Passionista Rosário interage?

O Colégio Passionista Rosário tem por propósito:
  • Formar o educando como elemento de autorrealização;
  • Educar cristãos conscientes, por opções pessoais, que verdadeiramente praticam valores éticos em suas vidas;
  • Preparar pessoas com senso de solidariedade, fraternidade e conscientes das necessidades da sociedade contemporânea;
  • Formar pessoas críticas para que se tornem agentes de transformação.
Para o desenvolvimento e andamento de nossas atividades, utilizamos dados pessoais de todo o público com quem nos relacionamos, que são:  crianças e adolescentes, pais e responsáveis e, pontualmente, grupo familiar.

Também temos os candidatos às nossas vagas, que nos enviam currículos, os nossos colaboradores, nossos educadores, as pessoas que estão por trás das empresas com quem negociamos e/ou temos parcerias (seus sócios ou representantes).

É com vocês que estamos falando aqui.

Quais dados pessoais de vocês usamos? E porquê?

Cookies
Independente de quem você seja (educando, responsável legal ou financeiro, fornecedor, parceiro, candidato, colaborador ou representante de uma empresa), quando você entra no nosso site, a gente coleta algumas informações sobre a sua navegação. Para saber quais, é só checar o nosso Aviso de Cookies.
 
Monitoramento de segurança
Aqui, novamente, não importa quem você é, podemos captar a sua imagem por meio do circuito fechado de câmeras para o monitoramento de segurança do Colégio. Essa é uma medida essencial voltada para a proteção das pessoas e do patrimônio do Colégio Passionista Rosário. Essas informações são armazenadas por um breve período de tempo e não são compartilhadas com outras pessoas ou empresas que não a nossa empresa de segurança contratada.
 
Criança ou Adolescente
Se você é uma criança ou adolescente, a gente vai precisar de alguns dados de cadastro (nome, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, série, número da matrícula, endereço, telefone e carteira de vacinação) para fazer a sua matrícula em nosso Colégio e, também, para atender a obrigações legais, como prestar informações aos órgãos públicos, por exemplo. Também pediremos outros dados seus, considerados sensíveis como a ficha de saúde, que é um documento de acesso restrito que fica muito bem guardado na enfermaria do Colégio e atestado para a prática de educação física, essencial para proteger a sua saúde e integridade física.

Além disso, podemos usar a sua imagem nas nossas mídias on-line e impressas, mas fique tranquilo(a), só faremos isso caso você e seu responsável consintam, de forma expressa.
 
Pais ou responsáveis legais e financeiros
Ainda para realizar a matrícula, precisaremos de alguns dados de cadastro dos pais ou responsáveis legais e financeiros (nome, CPF, telefone, e-mail). Usamos esses dados também para realizar a cobrança da prestação dos serviços educacionais, futuramente.
 
Grupo familiar
Caso a criança ou adolescente seja candidata a uma bolsa de estudos precisaremos de informações do seu grupo familiar para verificarmos se há, de fato, uma carência de recursos financeiros que possibilite o pagamento do valor integral da mensalidade. Nesse caso, precisaremos atender a alguns requisitos do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) também.
 
Candidatos a vagas
Se você quer trabalhar no Colégio Passionista Rosário e é candidato a uma das nossas vagas, a gente vai receber o seu currículo e seremos guardiões dos dados que estão nele pelo prazo máximo de um ano. Se você evoluir nas nossas etapas de seleção, vamos obter novos dados sobre você, como, por exemplo, a avaliação do seu perfil comportamental, que é realizado por meio de um formulário, mas você vai ser informado de tudo isso quando se candidatar a uma de nossas vagas.
 
Colaborador ou educador
Agora, se você é um colaborador ou educador, vamos precisar usar seus dados para cumprir o contrato de experiência ou de trabalho ou prestação de serviços que firmamos com você. Um exemplo disso são os seus dados bancários, essenciais para que você receba o seu pagamento. Além disso, precisaremos dos seus dados para cumprir uma série de obrigações legais, a começar pelo exame admissional, que é uma providência obrigatória para nós e que contém importantes dados de saúde seus. Estes são só exemplos, ao longo da nossa relação pode surgir outras necessidades. Por exemplo, caso você sofra um acidente de trabalho há uma série de informações sobre você que precisarão ser compartilhadas com órgãos de fiscalização e a empresa seguradora do Colégio. Você encontra as informações sobre quais dados seus usamos e os motivos do uso destacadas no seu contrato de trabalho. É só conferir lá e falar com a gente se tiver alguma dúvida. 

Se você é Colaborador, o Colégio Passionista Rosário pode usar seus dados por outros motivos também, de forma menos frequente. Se você tiver filhos menores, por exemplo, e optar por aderir ao plano odontológico, precisaremos informar à empresa que presta este serviço os dados dessa criança ou adolescente para que ela se torne sua dependente no plano.

Além disso, pode ser que o Colégio Passionista Rosário precise usar seus dados em um processo judicial ou administrativo, por isso algumas informações sobre você precisarão ser armazenadas mesmo depois de você deixar o Colégio.
 
O Colégio Passionista Rosário exclui seus dados depois de algum tempo?
Com certeza! Nós mantemos os seus dados enquanto temos uma justificativa para isso.

Agora, o tempo de cada tipo de dado varia muito caso a caso.

Quer saber por quanto tempo armazenaremos o seu dado? É só chamar a gente aqui. Vamos confirmar a sua identidade (isso é importante, para que a gente não passe informações suas para uma pessoa que esteja se passando por você), verificar quais dados seus armazenamos e te daremos uma resposta.
O Colégio Passionista Rosário compartilha meus dados com alguém?
Sim, para exercer nossas atividades, temos parceiros com quem, eventualmente, precisamos compartilhar seus dados. Se você é um colaborador, por exemplo, vamos compartilhar seus dados com empresas que são responsáveis pelos seus benefícios: alimentação, transporte, saúde, com a clínica em que você realizará os seus exames de admissão e demissão, com o banco através do qual você receberá o seu salário e também as informações prestadas aos órgãos públicos, como INSS e Receita Federal. No seu contrato te damos todos os detalhes.

Se você é um educando, a gente vai compartilhar seus dados com órgãos públicos, como o MEC, e também com empresas que nos ajudam a proporcionar um ensino de qualidade pra você, como, por exemplo, o nosso software de gestão educacional, ferramentas on-line de prática pedagógica e a nossa seguradora. 

E o mais importante, o Colégio Passionista Rosário não comercializa seus dados pessoais com ninguém.
Os dados são seus e você tem direitos, sabia?
A gente vai trazer todos os seus direitos aqui. É importante que você saiba que eles existem.

Mas se você tem um pedido e está sem saber se você tem direito ao que pretende, fale com a gente. Se o seu pedido for pertinente, a gente vai atendê-lo e, se não for, vamos te explicar porque não podemos fazer isso.

Vamos aos seus direitos:
  1. 1. Se a gente te pediu, em algum momento, para nos autorizar a fazer algo com seus dados e você nos autorizou, você pode voltar atrás e desautorizar a qualquer momento.
  2. 2. Se você entender que a gente está usando seus dados de uma forma inadequada ou ilegal, você pode pedir que a gente pare de usá-los. E se a gente não tiver argumentos para justificar o que estamos fazendo e porque estamos fazendo, nós vamos parar.
  3. 3. Você pode saber quais dados seus o Colégio Passionista Rosário tem.
  4. 4. Você pode pedir para o Colégio Passionista Rosário corrigir ou atualizar um dado seu, sempre que necessário.
  5. 5. Você pode pedir para que o Colégio Passionista Rosário elimine os seus dados dos seus sistemas e arquivos. Se não tivermos nenhuma justificativa para mantê-los, atenderemos. Agora, se tivermos as nossas razões para isso, te explicaremos quais são e manteremos os dados.
  6. 6. Você pode pedir que o Colégio Passionista Rosário transfira os seus dados para outra empresa.
  7. 7. Você pode fazer uma reclamação sobre o Colégio Passionista Rosário na Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que é o órgão responsável por fiscalizar se estamos cumprindo nossas obrigações e protegendo seus dados pessoais e sua privacidade.
  8. 8. Você tem que ser informado quando o Colégio Passionista Rosário compartilhar as suas informações com alguma outra empresa ou instituição.
Quer ter um direito seu atendido? É só pedir pra gente.
 
A gente protege os seus dados

Aqui no Colégio Passionista Rosário só acessa os seus dados quem realmente precisa deles, para praticar atividades que você já vai ter sido informado que acontecem, seja por meio do seu contrato ou dos nossos avisos pontuais.

Nossa equipe de segurança da informação protege a nossa rede privada com antivírus e  firewall adequados, temos uma cópia de segurança dos nossos dados (backup), fazemos testes de penetração (para entender se os nossos sistemas tem brechas e repará-las), e varredura nos sistemas (para identificar a tentativa de invasores).

Você pode falar com a gente quando quiser.

Temos uma equipe especificamente designada para atendê-lo bem quando o assunto for a sua privacidade e a proteção dos seus dados.

São eles também que vão esclarecer as dúvidas de parceiros e fornecedores, que precisarem fazer ou gerir um acordo de proteção de dados com a gente.

Você pode acessá-los no e-mail privacidade.rosario@passionista.com.br e ter as suas solicitações atendidas com agilidade e sem qualquer custo.

Este é um documento vivo

Não se surpreenda caso você identifique mudanças neste aviso. Ele está em constante aprimoramento e atualização, fruto da melhoria contínua dos nossos processos e das soluções para que a sua privacidade e proteção de dados estejam cada vez mais cuidadas.

Esta é a segunda versão deste aviso e foi disponibilizada para você no dia 03/08/2023.

A nossa primeira versão data de 16 de novembro de 2020.