Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário - Acontece
Rede Passionista de Educação
passionista.com.br
Outras Unidades
São Paulo da Cruz Nossa Senhora Menina Santa Gema Nossa Senhora do Rosário João XXIII São José Santa Maria Santa Luzia João Paulo II Mãe Sta Esperança
O Colégio
O Rosário Lista de Materiais Aviso de Privacidade
Cursos
Diferenciais
Acontece
Contato
Outras Unidades Agende uma Visita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
Área restrita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário

Acontece

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 1 - Fund II e EM Nossa Senhora do Rosário

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 1 - Fund II e EM

Gerais
23/03/2020

6º ANO A

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Indícios de Religiosidade na Pré-História” no livro didático (p. 20-21) e produção de breve texto no caderno (8 a 10 linhas) respondendo à questão: que motivos fizeram os seres humanos sentirem a necessidade de criar práticas religiosas? Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube “Religiões – Introdução” (https://www.youtube.com/watch?v=ElW-wUBOijU).

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA

TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA -  O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

6º ANO B

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia: Páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20.

Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)

 

CIÊNCIAS

Ler o texto: Os Sons do Ecossistema (páginas 40 e 41) e em seu caderno copiar e responder as questões 1, 2, 3 e 4 da página 41.

 

INGLÊS

Assistir o vídeo http://mod.lk/f2rs1_u2?source=qr (copiar link e colar na barra de navegação da internet)

Responder a página 29 no livro didático (exercícios 1, 2, 3 e 4): Exercício 1 – olhar as imagens e responder as perguntas; exercício 2 – depois de assistir o vídeo e responder as questões sobre a família de Nadiya; exercício 3 -  relacionar as frases; exercício 4 – olhas as figuras da pág. 28 e dizer qual delas se parece mais com a família da Nadiya.

 

Copiar as seguintes atividades no caderno e depois respondê-las:

  1. Answer the questions about your Family:
  1. What’s your mother’s name?
  2. What’t your father’s name?
  3. Do you have brothers and sisters?
  4. How many cousins do you have?

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

6º ANO C

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. . (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

CIÊNCIAS

Caderno de Atividades: páginas 7 (ex. 10), 8, 9, 10.

 

INGLÊS

Copiar as seguintes atividades no caderno e depois respondê-las:

 

  1. Pass to English:

 

  1. Mãe:
  2. Pai:
  3. Filho:
  4. Filha:
  5. Tia:
  6. Tio:
  7. Primo:
  8. Avó:
  9.  Avô:
  10.  Esposa:
  11. Marido:
  12.  Neto:
  13.  Neta:
  14. Madrasta:
  15. Padrasto:
  16. Enteada:
  17. Enteado:
  18. Gêmeos:
  19. Pais:
  20. Parentes:
  21. Sogra:
  22. Sogro:
  23. Cunhado:
  24. Cunhada:

 

  1. Answer the questions about your Family:
  1. What’s your mother’s name?
  2. What’t your father’s name?
  3. Do you have brothers and sisters?
  4. How many cousins do you have?

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

7º ANO A

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:

 

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

FENÔMENO DOS RIOS VOADORES

3º  passo: fazer leitura atenta  do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas  páginas 42 a.43

4º passo:  assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8

5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.

 

ESPANHOL

Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Ler o texto “O pulso” (pág. 71). Responder os exercícios 1, 2 e 3 (pág. 72) no caderno (sem enunciado).

Título no caderno: Prefixos e sufixos na formação de palavras (págs. 71 e 72).

Responder os exercícios 1, 2, 3, 4 e 5 (págs. 73, 74 e 75) no caderno (sem enunciado).

Título no caderno: Exercícios (págs. 73, 74 e 75).

 

7º ANO B

 

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:

 

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

FENÔMENO DOS RIOS VOADORES

3º  passo: fazer leitura atenta  do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas  páginas 42 a.43

4º passo:  assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8

5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.

 

ESPANHOL

Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.

 

CIÊNCIAS

Leitura das páginas 46 e 47 (livro didático).

Em seu caderno com o título “Compreender um texto”, copiar e responder as questões de 1 a 5 da pág. 47.

 

7º ANO C

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:

 

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

FENÔMENO DOS RIOS VOADORES

3º  passo: fazer leitura atenta  do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas  páginas 42 a.43

4º passo:  assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8

5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.

ESPANHOL

Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.

MATEMÁTICA

Exercícios lista do 1 ao 10 – Disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1pXgZdSIHqNFTHOZjKZ2GF2nl1KkL7GNa/view?usp=sharing

LÍNGUA PORTUGUESA

Ler o texto “O pulso” (pág. 71). Responder os exercícios 1, 2 e 3 (pág. 72) no caderno (sem enunciado).

Título no caderno: Prefixos e sufixos na formação de palavras (págs. 71 e 72).

 

8º ANO A

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

ESPANHOL

Ler com atenção a página 17 e responder às questões 1 e 2.

Observar o cartaz da página 18 e responder às questões 3, 4 e 5.

 

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Zen-Budismo” no livro didático (p. 20-21) e produção de Atividade Avaliativa com valor de 50 pontos (um texto explicativo manuscrito contendo as seguintes informações: quais são as duas escolas zen-budistas? Como os budistas entendem o universo em sua espiritualidade? Como os bodisatvas praticam o ideal de compaixão?; entregar no retorno às aulas). (FOLHA DE BLOCO)

Material de consulta: livro didático.

 

CIÊNCIAS

Atividade: “Compreender um texto – Doação de Órgãos no Brasil”

Ler os textos (1 e 2) das páginas 40 e 41. Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 1, 2 (a, b, c) e 6 da pág. 41. Sua atividade deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno às aulas.

 

8º ANO B

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing (DESCONSIDERAR NO CABEÇALHO: ‘8ºA’)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE

TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.

CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6

 

CIÊNCIAS

Atividade: “Compreender um texto – Doação de Órgãos no Brasil”

Ler os textos (1 e 2) das páginas 40 e 41. Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 1, 2 (a, b, c) e 6 da pág. 41. Sua atividade deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno às aulas.

 

8º ANO C

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing (DESCONSIDERAR NO CABEÇALHO: ‘8ºA’)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

ESPANHOL

Ler com atenção a página 17 e resolver às questões 1 e 2.

Observar o cartaz da página 18 e responder às questões 3, 4 e 5.

 

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18.

 

CIÊNCIAS

Assistir a vídeo aula no youtube: Sistema Circulatório Prof. Paulo Jubilut (39 min 18 s).

Baseando-se no vídeo, em seu caderno, escreva as informações citadas pelo professor Jubilut sobre ATEROSCLEROSE.

 

9º ANO A

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:

1º passo:  colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

ONU: UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PAZ

3º  passo: fazer leitura atenta  no livro do texto: “Uma nova abordagem para a paz”, a qual está presentes nas páginas 42 e 43.

4º passo:   assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SomD6r_a5ac

5º passo: copiar e responder, no caderno as questões presentes na página 43.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura dos capítulos 7 à 9 do livro paradidático: Os miseráveis.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca falando um pouco sobre as personagens: Jean Valjean, Fantine, Os Thérnadier e o inspetor Javert (até 10 linhas para cada personagem).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

9º ANO B

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:

1º passo:  Colocar no seu caderno a data 20/03/2020

2º passo: colocar o título no seu caderno.

ONU: UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PAZ

3º  passo: fazer leitura atenta  no livro do texto: “Uma nova abordagem para a paz”, a qual está presentes nas páginas 42 e 43.

4º passo:   assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SomD6r_a5ac

5º passo: copiar e responder, no caderno as questões presentes na página 43.

 

MATEMÁTICA

Copiar e responder as questões de 5 a 12 no caderno. (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1Z3LZf2oMH8rYI2kVO3TZn2aNaxpiYtoQ/view?usp=sharing)

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura dos capítulos 7 à 9 do livro paradidático: Os miseráveis.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca falando um pouco sobre as personagens: Jean Valjean, Fantine, Os Thérnadier e o inspetor Javert (até 10 linhas para cada personagem).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

1ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1kMOzWC3oL3ksbYAGPbSb7MAJHVoOSmMu/view?usp=sharing)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

HISTÓRIA

Leitura e análise do texto sobre os povoadores mais antigos do Brasil (paleoíndios) (páginas 48 a 53 – livro da edição nova; páginas 47 a 50 – livro da edição antiga). Obs: são as páginas finais do Capítulo 2: A aventura humana: primeiros tempos.

 

REDAÇÃO

Gramática: Polissemia e Ambiguidade

- Ler as páginas 124 e 125, do livro didático.

- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 125 (1 a 4).

- Ler as páginas 127 a 129 (polissemia e ambiguidade), do livro didático.

- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 128 (1 a 3); páginas 129 e 130 (1 a 3 e 1 a 4).

 

 

1ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK- https://drive.google.com/file/d/1K3Zg4haM6JpgItuuk5ggp8uTq9_66iPO/view?usp=sharing)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

HISTÓRIA

Elaboração de Atividade Avaliativa sobre os Paleoíndios com valor de 40 pontos (um texto explicativo contendo as seguintes informações: quem foram os Paleoíndios? Quais as principais características do povo de Lagoa Santa? Quais as principais características dos povos Umbu e Humaitá? Quais as principais características dos povos dos sambaquis?). Pode ser digitado ou manuscrito; entregar no retorno às aulas. Material de consulta: livro didático (páginas 48 a 53 – livro da edição nova; páginas 47 a 50 – livro da edição antiga). Obs: são as páginas finais do Capítulo 2: A aventura humana: primeiros tempos;

Vídeos do Youtube: Os povos de Lagoa Santa (https://www.youtube.com/results?search_query=povo+de+lagoa+santa);

Tradição Umbu, fase Ibicuí em Manoel Viana – RS (https://www.youtube.com/watch?v=PlMWHoSU-Q0);

História SC: Pré-História 1 (Paleoíndios/Sambaquis) (https://www.youtube.com/watch?v=tNhAapcOlwQ);

Outros vídeos e materiais de fontes confiáveis que o educando possa encontrar por conta própria.

 

FÍSICA

Leitura das páginas 66 e 67.

 

LITERATURA

Em FOLHA DO BLOCO, fazer o exercício 1 da p. 56 (guardar para entregar no retorno).

 

REDAÇÃO

Gramática: Polissemia e Ambiguidade

- Ler as páginas 124 e 125, do livro didático.

- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 125 (1 a 4).

- Ler as páginas 127 a 129 (polissemia e ambiguidade), do livro didático.

- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 128 (1 a 3); páginas 129 e 130 (1 a 3 e 1 a 4).

 

 

2ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1-szevWLtS_Owz2ttc7uLj9M6P2-EPH1X/view?usp=sharing)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

FÍSICA

Leitura das páginas 420 e 421.

 

ESPANHOL

Em uma folha do bloco coloque as respostas das atividades 1 a 4 p. 86 e exer 1 a 5 p. 87 para entregar no retorno.

REDAÇÃO

Produção de Texto 2 (valor: 30 pontos)

Gênero Textual: GÊNEROS HUMORÍSTICOS (CARTUM, CHARGE E HISTÓRIA EM QUADRINHOS)

- Produzir 1 cartum, 1 charge e 1 história em quadrinhos (10 pontos, cada um).

- Temas: cartum (saúde pública); charge (eleições municipais); história em quadrinhos (amizade).

- Fazer o rascunho das ideias/projeto no caderno.

- Fazer a versão definitiva em folha de papel sulfite A4 (uma folha para cada texto).

*Os textos devem: ser coloridos; visualmente bonitos; com conteúdo adequado aos temas e às características de cada gênero; conter linguagem verbal e/ou não verbal.

 

 

2ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1hwa5HNUUWYHjLnCMaWSToghlv8C8laSj/view?usp=sharing)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

ESPANHOL

Em uma folha do bloco coloque as respostas das atividades 1 a 4 p. 86 e exer 1 a 5 p. 87 para entregar no retorno.

 

REDAÇÃO

Produção de Texto 2 (valor: 30 pontos)

Gênero Textual: GÊNEROS HUMORÍSTICOS (CARTUM, CHARGE E HISTÓRIA EM QUADRINHOS)

- Produzir 1 cartum, 1 charge e 1 história em quadrinhos (10 pontos, cada um).

- Temas: cartum (saúde pública); charge (eleições municipais); história em quadrinhos (amizade).

- Fazer o rascunho das ideias/projeto no caderno.

- Fazer a versão definitiva em folha de papel sulfite A4 (uma folha para cada texto).

*Os textos devem: ser coloridos; visualmente bonitos; com conteúdo adequado aos temas e às características de cada gênero; conter linguagem verbal e/ou não verbal.

 

3ª SERIE A

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: GEO-HUMANA I – EFETIVO POPULACIONAL

3º  passo: fazer leitura atenta  da apostila Geografia 1B e grifar os principais conceitos  geográficos .

4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno para cada temática destacada abaixo:

Obs. Utilize uma folha (A4) para cada mapa mental.

  1. Pirâmide etária
  2. Teorias Demográficas (Malthusiana, Neomalthusiana, Reformistas, Ecomalthusiana, transição demográfica)

 

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=J8igJxYmeGk (pirâmide etária e teorias demográficas)

https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)

 

LITERATURA

Fazer os testes da aula 4 – 2C e todos os demais que estejam sem fazer.

REDAÇÃO

Produção de Texto

Gênero Textual: TEXTO DE OPINIÃO

- Apostila 2D (aula 3): escrever a proposta de texto das páginas 11 a 13  (“Você é realmente Charlie?”).

 

3ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

Leitura da Aula 3 2C (esperar vídeo Aula).

Resolver os exercícios de Assimilação Aula 3 - 2C.

 

LITERATURA

Fazer os testes da aula 4 – 2C e todos os demais que estejam sem fazer.

 

REDAÇÃO

Produção de Texto

Gênero Textual: TEXTO DE OPINIÃO

- Apostila 2D (aula 3): escrever a proposta de texto das páginas 11 a 13  (“Você é realmente Charlie?”).

 

 

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 1 - Fund II e EM

Gerais
23/03/2020

6º ANO A

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Indícios de Religiosidade na Pré-História” no livro didático (p. 20-21) e produção de breve texto no caderno (8 a 10 linhas) respondendo à questão: que motivos fizeram os seres humanos sentirem a necessidade de criar práticas religiosas? Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube “Religiões – Introdução” (https://www.youtube.com/watch?v=ElW-wUBOijU).

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA

TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA -  O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

6º ANO B

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia: Páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20.

Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)

 

CIÊNCIAS

Ler o texto: Os Sons do Ecossistema (páginas 40 e 41) e em seu caderno copiar e responder as questões 1, 2, 3 e 4 da página 41.

 

INGLÊS

Assistir o vídeo http://mod.lk/f2rs1_u2?source=qr (copiar link e colar na barra de navegação da internet)

Responder a página 29 no livro didático (exercícios 1, 2, 3 e 4): Exercício 1 – olhar as imagens e responder as perguntas; exercício 2 – depois de assistir o vídeo e responder as questões sobre a família de Nadiya; exercício 3 -  relacionar as frases; exercício 4 – olhas as figuras da pág. 28 e dizer qual delas se parece mais com a família da Nadiya.

 

Copiar as seguintes atividades no caderno e depois respondê-las:

  1. Answer the questions about your Family:
  1. What’s your mother’s name?
  2. What’t your father’s name?
  3. Do you have brothers and sisters?
  4. How many cousins do you have?

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

6º ANO C

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. . (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing

Conferir respostas contidas no final da lista;

Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;

Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)

 

CIÊNCIAS

Caderno de Atividades: páginas 7 (ex. 10), 8, 9, 10.

 

INGLÊS

Copiar as seguintes atividades no caderno e depois respondê-las:

 

  1. Pass to English:

 

  1. Mãe:
  2. Pai:
  3. Filho:
  4. Filha:
  5. Tia:
  6. Tio:
  7. Primo:
  8. Avó:
  9.  Avô:
  10.  Esposa:
  11. Marido:
  12.  Neto:
  13.  Neta:
  14. Madrasta:
  15. Padrasto:
  16. Enteada:
  17. Enteado:
  18. Gêmeos:
  19. Pais:
  20. Parentes:
  21. Sogra:
  22. Sogro:
  23. Cunhado:
  24. Cunhada:

 

  1. Answer the questions about your Family:
  1. What’s your mother’s name?
  2. What’t your father’s name?
  3. Do you have brothers and sisters?
  4. How many cousins do you have?

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

7º ANO A

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:

 

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

FENÔMENO DOS RIOS VOADORES

3º  passo: fazer leitura atenta  do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas  páginas 42 a.43

4º passo:  assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8

5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.

 

ESPANHOL

Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Ler o texto “O pulso” (pág. 71). Responder os exercícios 1, 2 e 3 (pág. 72) no caderno (sem enunciado).

Título no caderno: Prefixos e sufixos na formação de palavras (págs. 71 e 72).

Responder os exercícios 1, 2, 3, 4 e 5 (págs. 73, 74 e 75) no caderno (sem enunciado).

Título no caderno: Exercícios (págs. 73, 74 e 75).

 

7º ANO B

 

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:

 

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

FENÔMENO DOS RIOS VOADORES

3º  passo: fazer leitura atenta  do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas  páginas 42 a.43

4º passo:  assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8

5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.

 

ESPANHOL

Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.

 

CIÊNCIAS

Leitura das páginas 46 e 47 (livro didático).

Em seu caderno com o título “Compreender um texto”, copiar e responder as questões de 1 a 5 da pág. 47.

 

7º ANO C

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:

 

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

FENÔMENO DOS RIOS VOADORES

3º  passo: fazer leitura atenta  do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas  páginas 42 a.43

4º passo:  assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8

5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.

ESPANHOL

Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.

MATEMÁTICA

Exercícios lista do 1 ao 10 – Disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1pXgZdSIHqNFTHOZjKZ2GF2nl1KkL7GNa/view?usp=sharing

LÍNGUA PORTUGUESA

Ler o texto “O pulso” (pág. 71). Responder os exercícios 1, 2 e 3 (pág. 72) no caderno (sem enunciado).

Título no caderno: Prefixos e sufixos na formação de palavras (págs. 71 e 72).

 

8º ANO A

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

ESPANHOL

Ler com atenção a página 17 e responder às questões 1 e 2.

Observar o cartaz da página 18 e responder às questões 3, 4 e 5.

 

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Zen-Budismo” no livro didático (p. 20-21) e produção de Atividade Avaliativa com valor de 50 pontos (um texto explicativo manuscrito contendo as seguintes informações: quais são as duas escolas zen-budistas? Como os budistas entendem o universo em sua espiritualidade? Como os bodisatvas praticam o ideal de compaixão?; entregar no retorno às aulas). (FOLHA DE BLOCO)

Material de consulta: livro didático.

 

CIÊNCIAS

Atividade: “Compreender um texto – Doação de Órgãos no Brasil”

Ler os textos (1 e 2) das páginas 40 e 41. Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 1, 2 (a, b, c) e 6 da pág. 41. Sua atividade deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno às aulas.

 

8º ANO B

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing (DESCONSIDERAR NO CABEÇALHO: ‘8ºA’)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE

TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.

CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6

 

CIÊNCIAS

Atividade: “Compreender um texto – Doação de Órgãos no Brasil”

Ler os textos (1 e 2) das páginas 40 e 41. Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 1, 2 (a, b, c) e 6 da pág. 41. Sua atividade deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno às aulas.

 

8º ANO C

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing (DESCONSIDERAR NO CABEÇALHO: ‘8ºA’)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

ESPANHOL

Ler com atenção a página 17 e resolver às questões 1 e 2.

Observar o cartaz da página 18 e responder às questões 3, 4 e 5.

 

GEOGRAFIA

Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18.

 

CIÊNCIAS

Assistir a vídeo aula no youtube: Sistema Circulatório Prof. Paulo Jubilut (39 min 18 s).

Baseando-se no vídeo, em seu caderno, escreva as informações citadas pelo professor Jubilut sobre ATEROSCLEROSE.

 

9º ANO A

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:

1º passo:  colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

ONU: UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PAZ

3º  passo: fazer leitura atenta  no livro do texto: “Uma nova abordagem para a paz”, a qual está presentes nas páginas 42 e 43.

4º passo:   assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SomD6r_a5ac

5º passo: copiar e responder, no caderno as questões presentes na página 43.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura dos capítulos 7 à 9 do livro paradidático: Os miseráveis.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca falando um pouco sobre as personagens: Jean Valjean, Fantine, Os Thérnadier e o inspetor Javert (até 10 linhas para cada personagem).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

9º ANO B

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:

1º passo:  Colocar no seu caderno a data 20/03/2020

2º passo: colocar o título no seu caderno.

ONU: UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PAZ

3º  passo: fazer leitura atenta  no livro do texto: “Uma nova abordagem para a paz”, a qual está presentes nas páginas 42 e 43.

4º passo:   assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SomD6r_a5ac

5º passo: copiar e responder, no caderno as questões presentes na página 43.

 

MATEMÁTICA

Copiar e responder as questões de 5 a 12 no caderno. (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1Z3LZf2oMH8rYI2kVO3TZn2aNaxpiYtoQ/view?usp=sharing)

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Biblioteca: leitura dos capítulos 7 à 9 do livro paradidático: Os miseráveis.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca falando um pouco sobre as personagens: Jean Valjean, Fantine, Os Thérnadier e o inspetor Javert (até 10 linhas para cada personagem).

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!

 

1ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1kMOzWC3oL3ksbYAGPbSb7MAJHVoOSmMu/view?usp=sharing)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

HISTÓRIA

Leitura e análise do texto sobre os povoadores mais antigos do Brasil (paleoíndios) (páginas 48 a 53 – livro da edição nova; páginas 47 a 50 – livro da edição antiga). Obs: são as páginas finais do Capítulo 2: A aventura humana: primeiros tempos.

 

REDAÇÃO

Gramática: Polissemia e Ambiguidade

- Ler as páginas 124 e 125, do livro didático.

- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 125 (1 a 4).

- Ler as páginas 127 a 129 (polissemia e ambiguidade), do livro didático.

- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 128 (1 a 3); páginas 129 e 130 (1 a 3 e 1 a 4).

 

 

1ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK- https://drive.google.com/file/d/1K3Zg4haM6JpgItuuk5ggp8uTq9_66iPO/view?usp=sharing)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

HISTÓRIA

Elaboração de Atividade Avaliativa sobre os Paleoíndios com valor de 40 pontos (um texto explicativo contendo as seguintes informações: quem foram os Paleoíndios? Quais as principais características do povo de Lagoa Santa? Quais as principais características dos povos Umbu e Humaitá? Quais as principais características dos povos dos sambaquis?). Pode ser digitado ou manuscrito; entregar no retorno às aulas. Material de consulta: livro didático (páginas 48 a 53 – livro da edição nova; páginas 47 a 50 – livro da edição antiga). Obs: são as páginas finais do Capítulo 2: A aventura humana: primeiros tempos;

Vídeos do Youtube: Os povos de Lagoa Santa (https://www.youtube.com/results?search_query=povo+de+lagoa+santa);

Tradição Umbu, fase Ibicuí em Manoel Viana – RS (https://www.youtube.com/watch?v=PlMWHoSU-Q0);

História SC: Pré-História 1 (Paleoíndios/Sambaquis) (https://www.youtube.com/watch?v=tNhAapcOlwQ);

Outros vídeos e materiais de fontes confiáveis que o educando possa encontrar por conta própria.

 

FÍSICA

Leitura das páginas 66 e 67.

 

LITERATURA

Em FOLHA DO BLOCO, fazer o exercício 1 da p. 56 (guardar para entregar no retorno).

 

REDAÇÃO

Gramática: Polissemia e Ambiguidade

- Ler as páginas 124 e 125, do livro didático.

- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 125 (1 a 4).

- Ler as páginas 127 a 129 (polissemia e ambiguidade), do livro didático.

- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 128 (1 a 3); páginas 129 e 130 (1 a 3 e 1 a 4).

 

 

2ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1-szevWLtS_Owz2ttc7uLj9M6P2-EPH1X/view?usp=sharing)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

FÍSICA

Leitura das páginas 420 e 421.

 

ESPANHOL

Em uma folha do bloco coloque as respostas das atividades 1 a 4 p. 86 e exer 1 a 5 p. 87 para entregar no retorno.

REDAÇÃO

Produção de Texto 2 (valor: 30 pontos)

Gênero Textual: GÊNEROS HUMORÍSTICOS (CARTUM, CHARGE E HISTÓRIA EM QUADRINHOS)

- Produzir 1 cartum, 1 charge e 1 história em quadrinhos (10 pontos, cada um).

- Temas: cartum (saúde pública); charge (eleições municipais); história em quadrinhos (amizade).

- Fazer o rascunho das ideias/projeto no caderno.

- Fazer a versão definitiva em folha de papel sulfite A4 (uma folha para cada texto).

*Os textos devem: ser coloridos; visualmente bonitos; com conteúdo adequado aos temas e às características de cada gênero; conter linguagem verbal e/ou não verbal.

 

 

2ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1hwa5HNUUWYHjLnCMaWSToghlv8C8laSj/view?usp=sharing)

Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:

Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).

 

ESPANHOL

Em uma folha do bloco coloque as respostas das atividades 1 a 4 p. 86 e exer 1 a 5 p. 87 para entregar no retorno.

 

REDAÇÃO

Produção de Texto 2 (valor: 30 pontos)

Gênero Textual: GÊNEROS HUMORÍSTICOS (CARTUM, CHARGE E HISTÓRIA EM QUADRINHOS)

- Produzir 1 cartum, 1 charge e 1 história em quadrinhos (10 pontos, cada um).

- Temas: cartum (saúde pública); charge (eleições municipais); história em quadrinhos (amizade).

- Fazer o rascunho das ideias/projeto no caderno.

- Fazer a versão definitiva em folha de papel sulfite A4 (uma folha para cada texto).

*Os textos devem: ser coloridos; visualmente bonitos; com conteúdo adequado aos temas e às características de cada gênero; conter linguagem verbal e/ou não verbal.

 

3ª SERIE A

GEOGRAFIA

Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: GEO-HUMANA I – EFETIVO POPULACIONAL

3º  passo: fazer leitura atenta  da apostila Geografia 1B e grifar os principais conceitos  geográficos .

4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno para cada temática destacada abaixo:

Obs. Utilize uma folha (A4) para cada mapa mental.

  1. Pirâmide etária
  2. Teorias Demográficas (Malthusiana, Neomalthusiana, Reformistas, Ecomalthusiana, transição demográfica)

 

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=J8igJxYmeGk (pirâmide etária e teorias demográficas)

https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)

 

LITERATURA

Fazer os testes da aula 4 – 2C e todos os demais que estejam sem fazer.

REDAÇÃO

Produção de Texto

Gênero Textual: TEXTO DE OPINIÃO

- Apostila 2D (aula 3): escrever a proposta de texto das páginas 11 a 13  (“Você é realmente Charlie?”).

 

3ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

Leitura da Aula 3 2C (esperar vídeo Aula).

Resolver os exercícios de Assimilação Aula 3 - 2C.

 

LITERATURA

Fazer os testes da aula 4 – 2C e todos os demais que estejam sem fazer.

 

REDAÇÃO

Produção de Texto

Gênero Textual: TEXTO DE OPINIÃO

- Apostila 2D (aula 3): escrever a proposta de texto das páginas 11 a 13  (“Você é realmente Charlie?”).

 

 


O Mingau Doce - Infantil 2


Semana das Cores - Infantil 1


Trote 2025 - 3º série EM


Reforço escolar - Comunidade do Cercadinho


Veja a lista completa


Brasil
• Centro Educ. Passionista Mãe da Sta. Esperança
• Colégio Passionista João XXIII
• Colégio Passionista Santa Gema
• Colégio Passionista Santa Luzia
• Colégio Passionista Santa Maria
• Centro de Educ. Inf. Passionista João Paulo II
• Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
• Colégio Passionista Nossa Senhora Menina
• Colégio Passionista São José
• Colégio Passionista São Paulo da Cruz
passiorosario
passiorosario
passiorosario
(41) 3656-3835
(41) 3656-3835
Copyright Rede Passionista de Educação 2025 ® Proibida a reprodução.
Aviso de Privacidade Delta Tech Tecnologia - Delta Educacional

   Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
     online

Olá! Selecione o setor que deseja mais informações:
 
 
Você aceita receber informações nossas e está de acordo com a nossa política de privacidade?
Clique aqui para ler nosso termo de privacidade.
O Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário utiliza cookies para permitir o início de sessão segura, memorizar suas preferências, gerir a sessão, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, otimizar as funcionalidades e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses.
Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

  

  

Personalizar
Clique aqui e consulte nosso aviso de privacidade para obter mais informações.

Quero Personalizar a Minha Configuração

Selecione suas personalizações de cookies abaixo:

Cookies são pequenos arquivos instalados no seu dispositivo que permitem a coleta de algumas informações,


Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

Aviso de Cookies

Cookies são pequenos arquivos instalados no navegador ou dispositivo de um usuário que acessa uma aplicação de internet, esses arquivos coletam algumas informações e ficam instalados nos nossos celulares, tablets e computadores. Eles têm várias finalidades: memorizar dados de autenticação do usuário, avaliar métricas de performance, identificar problemas de uso, permitir o funcionamento correto do site e coletar informações sobre o comportamento do usuário, dentre outras.

Existem tipos distintos de cookies. Em nosso site, nós poderemos utilizar os seguintes:

• Cookies estritamente necessários. São essenciais para o funcionamento de nosso site, para garantir a sua segurança e performance adequada, sem os quais ele não funcionaria corretamente.
• Cookies de análise. Coletam informações sobre o seu comportamento durante a navegação em nosso site, como as páginas que são acessadas, o tempo de visita, as páginas pouco acessadas, de modo a nos permitir melhorar a qualidade do site.
• Cookies de propaganda. Coletam dados do usuário para a criação do seu perfil de consumo. Isso permite que o Colégio e outras empresas direcionem ao usuário um tipo publicidade de compatível com as preferências entendidas pelos cookies.

Quer saber quais cookies estão ativos no site do Colégio? Aqui temos uma relação com o nome do cookie, o domínio (site) a que ele está vinculado (se é ao próprio site do Colégio, os chamados cookies primários, ou de terceiros, como Google, Facebook, YouTube, etc) a descrição do seu funcionamento, a duração do armazenamento dos dados e o tipo.

Privacidade e Proteção de Dados
Caso você se oponha à sua utilização você pode recusar a instalação desses cookies ou removê-los do seu navegador ou dispositivo, com exceção dos cookies estritamente necessários, que são fundamentais para o funcionamento correto do site.

Para mais informações sobre como remover cookies do seu dispositivo, você pode acessar os seguintes sites, de acordo com o navegador que você utiliza. Ao acessar os respectivos sites, você estará sujeito às políticas de privacidade de outras empresas, que podem não ser condizentes ou similares aos termos desta Política:

• Como remover cookies no Google Chrome
• Como remover cookies no Mozilla Firefox
• Como remover cookies no Internet Explorer
• Como remover cookies no Safari

Aviso de Privacidade

Titular, aqui você se informa sobre o que acontece com os seus dados

O Colégio Passionista Rosário respeita a sua privacidade e os seus dados pessoais e aqui a gente te conta como e porquê coletamos informações sobre você. É um direito seu.

Se quiser falar com a gente sobre esse assunto clique aqui  e você já será direcionado para o nosso e-mail. Criamos um canal exclusivo para atender você.

No final do texto também te explicamos como colocar seus direitos sobre esse assunto na prática, quer ir direto pra lá? Clique aqui.

Então vamos lá. Primeiro a gente quer te contar com quem estamos falando aqui.

Quem são os titulares de dados com quem o Colégio Passionista Rosário interage?

O Colégio Passionista Rosário tem por propósito:
  • Formar o educando como elemento de autorrealização;
  • Educar cristãos conscientes, por opções pessoais, que verdadeiramente praticam valores éticos em suas vidas;
  • Preparar pessoas com senso de solidariedade, fraternidade e conscientes das necessidades da sociedade contemporânea;
  • Formar pessoas críticas para que se tornem agentes de transformação.
Para o desenvolvimento e andamento de nossas atividades, utilizamos dados pessoais de todo o público com quem nos relacionamos, que são:  crianças e adolescentes, pais e responsáveis e, pontualmente, grupo familiar.

Também temos os candidatos às nossas vagas, que nos enviam currículos, os nossos colaboradores, nossos educadores, as pessoas que estão por trás das empresas com quem negociamos e/ou temos parcerias (seus sócios ou representantes).

É com vocês que estamos falando aqui.

Quais dados pessoais de vocês usamos? E porquê?

Cookies
Independente de quem você seja (educando, responsável legal ou financeiro, fornecedor, parceiro, candidato, colaborador ou representante de uma empresa), quando você entra no nosso site, a gente coleta algumas informações sobre a sua navegação. Para saber quais, é só checar o nosso Aviso de Cookies.
 
Monitoramento de segurança
Aqui, novamente, não importa quem você é, podemos captar a sua imagem por meio do circuito fechado de câmeras para o monitoramento de segurança do Colégio. Essa é uma medida essencial voltada para a proteção das pessoas e do patrimônio do Colégio Passionista Rosário. Essas informações são armazenadas por um breve período de tempo e não são compartilhadas com outras pessoas ou empresas que não a nossa empresa de segurança contratada.
 
Criança ou Adolescente
Se você é uma criança ou adolescente, a gente vai precisar de alguns dados de cadastro (nome, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, série, número da matrícula, endereço, telefone e carteira de vacinação) para fazer a sua matrícula em nosso Colégio e, também, para atender a obrigações legais, como prestar informações aos órgãos públicos, por exemplo. Também pediremos outros dados seus, considerados sensíveis como a ficha de saúde, que é um documento de acesso restrito que fica muito bem guardado na enfermaria do Colégio e atestado para a prática de educação física, essencial para proteger a sua saúde e integridade física.

Além disso, podemos usar a sua imagem nas nossas mídias on-line e impressas, mas fique tranquilo(a), só faremos isso caso você e seu responsável consintam, de forma expressa.
 
Pais ou responsáveis legais e financeiros
Ainda para realizar a matrícula, precisaremos de alguns dados de cadastro dos pais ou responsáveis legais e financeiros (nome, CPF, telefone, e-mail). Usamos esses dados também para realizar a cobrança da prestação dos serviços educacionais, futuramente.
 
Grupo familiar
Caso a criança ou adolescente seja candidata a uma bolsa de estudos precisaremos de informações do seu grupo familiar para verificarmos se há, de fato, uma carência de recursos financeiros que possibilite o pagamento do valor integral da mensalidade. Nesse caso, precisaremos atender a alguns requisitos do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) também.
 
Candidatos a vagas
Se você quer trabalhar no Colégio Passionista Rosário e é candidato a uma das nossas vagas, a gente vai receber o seu currículo e seremos guardiões dos dados que estão nele pelo prazo máximo de um ano. Se você evoluir nas nossas etapas de seleção, vamos obter novos dados sobre você, como, por exemplo, a avaliação do seu perfil comportamental, que é realizado por meio de um formulário, mas você vai ser informado de tudo isso quando se candidatar a uma de nossas vagas.
 
Colaborador ou educador
Agora, se você é um colaborador ou educador, vamos precisar usar seus dados para cumprir o contrato de experiência ou de trabalho ou prestação de serviços que firmamos com você. Um exemplo disso são os seus dados bancários, essenciais para que você receba o seu pagamento. Além disso, precisaremos dos seus dados para cumprir uma série de obrigações legais, a começar pelo exame admissional, que é uma providência obrigatória para nós e que contém importantes dados de saúde seus. Estes são só exemplos, ao longo da nossa relação pode surgir outras necessidades. Por exemplo, caso você sofra um acidente de trabalho há uma série de informações sobre você que precisarão ser compartilhadas com órgãos de fiscalização e a empresa seguradora do Colégio. Você encontra as informações sobre quais dados seus usamos e os motivos do uso destacadas no seu contrato de trabalho. É só conferir lá e falar com a gente se tiver alguma dúvida. 

Se você é Colaborador, o Colégio Passionista Rosário pode usar seus dados por outros motivos também, de forma menos frequente. Se você tiver filhos menores, por exemplo, e optar por aderir ao plano odontológico, precisaremos informar à empresa que presta este serviço os dados dessa criança ou adolescente para que ela se torne sua dependente no plano.

Além disso, pode ser que o Colégio Passionista Rosário precise usar seus dados em um processo judicial ou administrativo, por isso algumas informações sobre você precisarão ser armazenadas mesmo depois de você deixar o Colégio.
 
O Colégio Passionista Rosário exclui seus dados depois de algum tempo?
Com certeza! Nós mantemos os seus dados enquanto temos uma justificativa para isso.

Agora, o tempo de cada tipo de dado varia muito caso a caso.

Quer saber por quanto tempo armazenaremos o seu dado? É só chamar a gente aqui. Vamos confirmar a sua identidade (isso é importante, para que a gente não passe informações suas para uma pessoa que esteja se passando por você), verificar quais dados seus armazenamos e te daremos uma resposta.
O Colégio Passionista Rosário compartilha meus dados com alguém?
Sim, para exercer nossas atividades, temos parceiros com quem, eventualmente, precisamos compartilhar seus dados. Se você é um colaborador, por exemplo, vamos compartilhar seus dados com empresas que são responsáveis pelos seus benefícios: alimentação, transporte, saúde, com a clínica em que você realizará os seus exames de admissão e demissão, com o banco através do qual você receberá o seu salário e também as informações prestadas aos órgãos públicos, como INSS e Receita Federal. No seu contrato te damos todos os detalhes.

Se você é um educando, a gente vai compartilhar seus dados com órgãos públicos, como o MEC, e também com empresas que nos ajudam a proporcionar um ensino de qualidade pra você, como, por exemplo, o nosso software de gestão educacional, ferramentas on-line de prática pedagógica e a nossa seguradora. 

E o mais importante, o Colégio Passionista Rosário não comercializa seus dados pessoais com ninguém.
Os dados são seus e você tem direitos, sabia?
A gente vai trazer todos os seus direitos aqui. É importante que você saiba que eles existem.

Mas se você tem um pedido e está sem saber se você tem direito ao que pretende, fale com a gente. Se o seu pedido for pertinente, a gente vai atendê-lo e, se não for, vamos te explicar porque não podemos fazer isso.

Vamos aos seus direitos:
  1. 1. Se a gente te pediu, em algum momento, para nos autorizar a fazer algo com seus dados e você nos autorizou, você pode voltar atrás e desautorizar a qualquer momento.
  2. 2. Se você entender que a gente está usando seus dados de uma forma inadequada ou ilegal, você pode pedir que a gente pare de usá-los. E se a gente não tiver argumentos para justificar o que estamos fazendo e porque estamos fazendo, nós vamos parar.
  3. 3. Você pode saber quais dados seus o Colégio Passionista Rosário tem.
  4. 4. Você pode pedir para o Colégio Passionista Rosário corrigir ou atualizar um dado seu, sempre que necessário.
  5. 5. Você pode pedir para que o Colégio Passionista Rosário elimine os seus dados dos seus sistemas e arquivos. Se não tivermos nenhuma justificativa para mantê-los, atenderemos. Agora, se tivermos as nossas razões para isso, te explicaremos quais são e manteremos os dados.
  6. 6. Você pode pedir que o Colégio Passionista Rosário transfira os seus dados para outra empresa.
  7. 7. Você pode fazer uma reclamação sobre o Colégio Passionista Rosário na Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que é o órgão responsável por fiscalizar se estamos cumprindo nossas obrigações e protegendo seus dados pessoais e sua privacidade.
  8. 8. Você tem que ser informado quando o Colégio Passionista Rosário compartilhar as suas informações com alguma outra empresa ou instituição.
Quer ter um direito seu atendido? É só pedir pra gente.
 
A gente protege os seus dados

Aqui no Colégio Passionista Rosário só acessa os seus dados quem realmente precisa deles, para praticar atividades que você já vai ter sido informado que acontecem, seja por meio do seu contrato ou dos nossos avisos pontuais.

Nossa equipe de segurança da informação protege a nossa rede privada com antivírus e  firewall adequados, temos uma cópia de segurança dos nossos dados (backup), fazemos testes de penetração (para entender se os nossos sistemas tem brechas e repará-las), e varredura nos sistemas (para identificar a tentativa de invasores).

Você pode falar com a gente quando quiser.

Temos uma equipe especificamente designada para atendê-lo bem quando o assunto for a sua privacidade e a proteção dos seus dados.

São eles também que vão esclarecer as dúvidas de parceiros e fornecedores, que precisarem fazer ou gerir um acordo de proteção de dados com a gente.

Você pode acessá-los no e-mail privacidade.rosario@passionista.com.br e ter as suas solicitações atendidas com agilidade e sem qualquer custo.

Este é um documento vivo

Não se surpreenda caso você identifique mudanças neste aviso. Ele está em constante aprimoramento e atualização, fruto da melhoria contínua dos nossos processos e das soluções para que a sua privacidade e proteção de dados estejam cada vez mais cuidadas.

Esta é a segunda versão deste aviso e foi disponibilizada para você no dia 03/08/2023.

A nossa primeira versão data de 16 de novembro de 2020.