BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 1 - Fund II e EM
6º ANO A
ENSINO RELIGIOSO
Leitura do texto “Jeitos de ser: Indícios de Religiosidade na Pré-História” no livro didático (p. 20-21) e produção de breve texto no caderno (8 a 10 linhas) respondendo à questão: que motivos fizeram os seres humanos sentirem a necessidade de criar práticas religiosas? Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube “Religiões – Introdução” (https://www.youtube.com/watch?v=ElW-wUBOijU).
MATEMÁTICA
Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing
Conferir respostas contidas no final da lista;
Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;
Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)
GEOGRAFIA
UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA
TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA - O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.
LÍNGUA PORTUGUESA
Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.
Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).
Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!
6º ANO B
MATEMÁTICA
Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing
Conferir respostas contidas no final da lista;
Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;
Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)
GEOGRAFIA
Exercícios do Caderno de Atividades de Geografia: Páginas 10 a 14, ex. 9 ao 20.
Os educandos que receberam o Caderno de Atividades com atraso devem fazer os exercícios 1 ao 8 (pag. 5 até pag. 10)
CIÊNCIAS
Ler o texto: Os Sons do Ecossistema (páginas 40 e 41) e em seu caderno copiar e responder as questões 1, 2, 3 e 4 da página 41.
INGLÊS
Assistir o vídeo http://mod.lk/f2rs1_u2?source=qr (copiar link e colar na barra de navegação da internet)
Responder a página 29 no livro didático (exercícios 1, 2, 3 e 4): Exercício 1 – olhar as imagens e responder as perguntas; exercício 2 – depois de assistir o vídeo e responder as questões sobre a família de Nadiya; exercício 3 - relacionar as frases; exercício 4 – olhas as figuras da pág. 28 e dizer qual delas se parece mais com a família da Nadiya.
Copiar as seguintes atividades no caderno e depois respondê-las:
- Answer the questions about your Family:
- What’s your mother’s name?
- What’t your father’s name?
- Do you have brothers and sisters?
- How many cousins do you have?
LÍNGUA PORTUGUESA
Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.
Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).
Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!
6º ANO C
MATEMÁTICA
Copiar e resolver no caderno as expressões dos iténs: g até k. . (LISTA DE EXERCICIOS DISPONÍVEL NO LINK) - https://drive.google.com/file/d/1kMr40TvJDiX_UJnFQb9Er6GseNKtXSp-/view?usp=sharing
Conferir respostas contidas no final da lista;
Se houver erros: verificar com atenção se a ordem das operações foi seguida;
Conferir cálculos (pode utilizar a calculadora para conferir)
CIÊNCIAS
Caderno de Atividades: páginas 7 (ex. 10), 8, 9, 10.
INGLÊS
Copiar as seguintes atividades no caderno e depois respondê-las:
- Pass to English:
- Mãe:
- Pai:
- Filho:
- Filha:
- Tia:
- Tio:
- Primo:
- Avó:
- Avô:
- Esposa:
- Marido:
- Neto:
- Neta:
- Madrasta:
- Padrasto:
- Enteada:
- Enteado:
- Gêmeos:
- Pais:
- Parentes:
- Sogra:
- Sogro:
- Cunhado:
- Cunhada:
- Answer the questions about your Family:
- What’s your mother’s name?
- What’t your father’s name?
- Do you have brothers and sisters?
- How many cousins do you have?
LÍNGUA PORTUGUESA
Biblioteca: leitura até o capítulo 5 do livro paradidático: Sete desafios para ser rei.
Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca dos capítulos lidos até agora (entre 15 e 20 linhas).
Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!
7º ANO A
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
FENÔMENO DOS RIOS VOADORES
3º passo: fazer leitura atenta do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas páginas 42 a.43
4º passo: assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8
5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.
ESPANHOL
Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.
LÍNGUA PORTUGUESA
Ler o texto “O pulso” (pág. 71). Responder os exercícios 1, 2 e 3 (pág. 72) no caderno (sem enunciado).
Título no caderno: Prefixos e sufixos na formação de palavras (págs. 71 e 72).
Responder os exercícios 1, 2, 3, 4 e 5 (págs. 73, 74 e 75) no caderno (sem enunciado).
Título no caderno: Exercícios (págs. 73, 74 e 75).
7º ANO B
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
FENÔMENO DOS RIOS VOADORES
3º passo: fazer leitura atenta do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas páginas 42 a.43
4º passo: assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8
5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.
ESPANHOL
Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.
CIÊNCIAS
Leitura das páginas 46 e 47 (livro didático).
Em seu caderno com o título “Compreender um texto”, copiar e responder as questões de 1 a 5 da pág. 47.
7º ANO C
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Sendo assim, siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
FENÔMENO DOS RIOS VOADORES
3º passo: fazer leitura atenta do texto “Fenômeno dos rios voadores” no livro didático que se encontra nas páginas 42 a.43
4º passo: assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=F6NYhdZwXr8
5º passo: Copiar e responder as questões de 1 à 4 presentes na página 43.
ESPANHOL
Ler o texto da página 18 e responder às questões 2, 3, 4 e 5 da página 19.
MATEMÁTICA
Exercícios lista do 1 ao 10 – Disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1pXgZdSIHqNFTHOZjKZ2GF2nl1KkL7GNa/view?usp=sharing
LÍNGUA PORTUGUESA
Ler o texto “O pulso” (pág. 71). Responder os exercícios 1, 2 e 3 (pág. 72) no caderno (sem enunciado).
Título no caderno: Prefixos e sufixos na formação de palavras (págs. 71 e 72).
8º ANO A
MATEMÁTICA
ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing
Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:
Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).
ESPANHOL
Ler com atenção a página 17 e responder às questões 1 e 2.
Observar o cartaz da página 18 e responder às questões 3, 4 e 5.
ENSINO RELIGIOSO
Leitura do texto “Jeitos de ser: Zen-Budismo” no livro didático (p. 20-21) e produção de Atividade Avaliativa com valor de 50 pontos (um texto explicativo manuscrito contendo as seguintes informações: quais são as duas escolas zen-budistas? Como os budistas entendem o universo em sua espiritualidade? Como os bodisatvas praticam o ideal de compaixão?; entregar no retorno às aulas). (FOLHA DE BLOCO)
Material de consulta: livro didático.
CIÊNCIAS
Atividade: “Compreender um texto – Doação de Órgãos no Brasil”
Ler os textos (1 e 2) das páginas 40 e 41. Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 1, 2 (a, b, c) e 6 da pág. 41. Sua atividade deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno às aulas.
8º ANO B
MATEMÁTICA
ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing (DESCONSIDERAR NO CABEÇALHO: ‘8ºA’)
Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:
Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).
GEOGRAFIA
UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE
TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.
CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6
CIÊNCIAS
Atividade: “Compreender um texto – Doação de Órgãos no Brasil”
Ler os textos (1 e 2) das páginas 40 e 41. Após a leitura, copiar e responder apenas os exercícios 1, 2 (a, b, c) e 6 da pág. 41. Sua atividade deverá ser feita numa folha de bloco e entregue ao professor no retorno às aulas.
8º ANO C
MATEMÁTICA
ATIVIDADE AVALIATIVA DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1YTC5VJj-UpTh6HmlAN07gb5idis0tcat/view?usp=sharing (DESCONSIDERAR NO CABEÇALHO: ‘8ºA’)
Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:
Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).
ESPANHOL
Ler com atenção a página 17 e resolver às questões 1 e 2.
Observar o cartaz da página 18 e responder às questões 3, 4 e 5.
GEOGRAFIA
Exercícios do Caderno de atividades de Geografia: Páginas 5 a 12, ex. 1 ao 18.
CIÊNCIAS
Assistir a vídeo aula no youtube: Sistema Circulatório Prof. Paulo Jubilut (39 min 18 s).
Baseando-se no vídeo, em seu caderno, escreva as informações citadas pelo professor Jubilut sobre ATEROSCLEROSE.
9º ANO A
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
ONU: UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PAZ
3º passo: fazer leitura atenta no livro do texto: “Uma nova abordagem para a paz”, a qual está presentes nas páginas 42 e 43.
4º passo: assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SomD6r_a5ac
5º passo: copiar e responder, no caderno as questões presentes na página 43.
LÍNGUA PORTUGUESA
Biblioteca: leitura dos capítulos 7 à 9 do livro paradidático: Os miseráveis.
Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca falando um pouco sobre as personagens: Jean Valjean, Fantine, Os Thérnadier e o inspetor Javert (até 10 linhas para cada personagem).
Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!
9º ANO B
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data 20/03/2020
2º passo: colocar o título no seu caderno.
ONU: UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PAZ
3º passo: fazer leitura atenta no livro do texto: “Uma nova abordagem para a paz”, a qual está presentes nas páginas 42 e 43.
4º passo: assistir o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SomD6r_a5ac
5º passo: copiar e responder, no caderno as questões presentes na página 43.
MATEMÁTICA
Copiar e responder as questões de 5 a 12 no caderno. (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1Z3LZf2oMH8rYI2kVO3TZn2aNaxpiYtoQ/view?usp=sharing)
LÍNGUA PORTUGUESA
Biblioteca: leitura dos capítulos 7 à 9 do livro paradidático: Os miseráveis.
Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca falando um pouco sobre as personagens: Jean Valjean, Fantine, Os Thérnadier e o inspetor Javert (até 10 linhas para cada personagem).
Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório. Boa leitura e bons estudos!
1ª SÉRIE A
MATEMÁTICA
ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1kMOzWC3oL3ksbYAGPbSb7MAJHVoOSmMu/view?usp=sharing)
Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:
Caso o educando não tenha condições de imprimir, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).
HISTÓRIA
Leitura e análise do texto sobre os povoadores mais antigos do Brasil (paleoíndios) (páginas 48 a 53 – livro da edição nova; páginas 47 a 50 – livro da edição antiga). Obs: são as páginas finais do Capítulo 2: A aventura humana: primeiros tempos.
REDAÇÃO
Gramática: Polissemia e Ambiguidade
- Ler as páginas 124 e 125, do livro didático.
- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 125 (1 a 4).
- Ler as páginas 127 a 129 (polissemia e ambiguidade), do livro didático.
- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 128 (1 a 3); páginas 129 e 130 (1 a 3 e 1 a 4).
1ª SÉRIE B
MATEMÁTICA
ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK- https://drive.google.com/file/d/1K3Zg4haM6JpgItuuk5ggp8uTq9_66iPO/view?usp=sharing)
Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:
Caso o educando não tenha condições de imprimir, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).
HISTÓRIA
Elaboração de Atividade Avaliativa sobre os Paleoíndios com valor de 40 pontos (um texto explicativo contendo as seguintes informações: quem foram os Paleoíndios? Quais as principais características do povo de Lagoa Santa? Quais as principais características dos povos Umbu e Humaitá? Quais as principais características dos povos dos sambaquis?). Pode ser digitado ou manuscrito; entregar no retorno às aulas. Material de consulta: livro didático (páginas 48 a 53 – livro da edição nova; páginas 47 a 50 – livro da edição antiga). Obs: são as páginas finais do Capítulo 2: A aventura humana: primeiros tempos;
Vídeos do Youtube: Os povos de Lagoa Santa (https://www.youtube.com/results?search_query=povo+de+lagoa+santa);
Tradição Umbu, fase Ibicuí em Manoel Viana – RS (https://www.youtube.com/watch?v=PlMWHoSU-Q0);
História SC: Pré-História 1 (Paleoíndios/Sambaquis) (https://www.youtube.com/watch?v=tNhAapcOlwQ);
Outros vídeos e materiais de fontes confiáveis que o educando possa encontrar por conta própria.
FÍSICA
Leitura das páginas 66 e 67.
LITERATURA
Em FOLHA DO BLOCO, fazer o exercício 1 da p. 56 (guardar para entregar no retorno).
REDAÇÃO
Gramática: Polissemia e Ambiguidade
- Ler as páginas 124 e 125, do livro didático.
- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 125 (1 a 4).
- Ler as páginas 127 a 129 (polissemia e ambiguidade), do livro didático.
- Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: página 128 (1 a 3); páginas 129 e 130 (1 a 3 e 1 a 4).
2ª SÉRIE A
MATEMÁTICA
ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1-szevWLtS_Owz2ttc7uLj9M6P2-EPH1X/view?usp=sharing)
Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:
Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).
FÍSICA
Leitura das páginas 420 e 421.
ESPANHOL
Em uma folha do bloco coloque as respostas das atividades 1 a 4 p. 86 e exer 1 a 5 p. 87 para entregar no retorno.
REDAÇÃO
Produção de Texto 2 (valor: 30 pontos)
Gênero Textual: GÊNEROS HUMORÍSTICOS (CARTUM, CHARGE E HISTÓRIA EM QUADRINHOS)
- Produzir 1 cartum, 1 charge e 1 história em quadrinhos (10 pontos, cada um).
- Temas: cartum (saúde pública); charge (eleições municipais); história em quadrinhos (amizade).
- Fazer o rascunho das ideias/projeto no caderno.
- Fazer a versão definitiva em folha de papel sulfite A4 (uma folha para cada texto).
*Os textos devem: ser coloridos; visualmente bonitos; com conteúdo adequado aos temas e às características de cada gênero; conter linguagem verbal e/ou não verbal.
2ª SÉRIE B
MATEMÁTICA
ATIVIDADE AVALIATIVA (DISPONÍVEL NO LINK - https://drive.google.com/file/d/1hwa5HNUUWYHjLnCMaWSToghlv8C8laSj/view?usp=sharing)
Faça a atividade e a guarde para poder entregar quando retornar:
Caso o educando não tenha condições de imprimir esta folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco, papel almaço ou em folha de caderno (tirar os picotes).
ESPANHOL
Em uma folha do bloco coloque as respostas das atividades 1 a 4 p. 86 e exer 1 a 5 p. 87 para entregar no retorno.
REDAÇÃO
Produção de Texto 2 (valor: 30 pontos)
Gênero Textual: GÊNEROS HUMORÍSTICOS (CARTUM, CHARGE E HISTÓRIA EM QUADRINHOS)
- Produzir 1 cartum, 1 charge e 1 história em quadrinhos (10 pontos, cada um).
- Temas: cartum (saúde pública); charge (eleições municipais); história em quadrinhos (amizade).
- Fazer o rascunho das ideias/projeto no caderno.
- Fazer a versão definitiva em folha de papel sulfite A4 (uma folha para cada texto).
*Os textos devem: ser coloridos; visualmente bonitos; com conteúdo adequado aos temas e às características de cada gênero; conter linguagem verbal e/ou não verbal.
3ª SERIE A
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: GEO-HUMANA I – EFETIVO POPULACIONAL
3º passo: fazer leitura atenta da apostila Geografia 1B e grifar os principais conceitos geográficos .
4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno para cada temática destacada abaixo:
Obs. Utilize uma folha (A4) para cada mapa mental.
- Pirâmide etária
- Teorias Demográficas (Malthusiana, Neomalthusiana, Reformistas, Ecomalthusiana, transição demográfica)
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=J8igJxYmeGk (pirâmide etária e teorias demográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)
LITERATURA
Fazer os testes da aula 4 – 2C e todos os demais que estejam sem fazer.
REDAÇÃO
Produção de Texto
Gênero Textual: TEXTO DE OPINIÃO
- Apostila 2D (aula 3): escrever a proposta de texto das páginas 11 a 13 (“Você é realmente Charlie?”).
3ª SÉRIE B
MATEMÁTICA
Leitura da Aula 3 2C (esperar vídeo Aula).
Resolver os exercícios de Assimilação Aula 3 - 2C.
LITERATURA
Fazer os testes da aula 4 – 2C e todos os demais que estejam sem fazer.
REDAÇÃO
Produção de Texto
Gênero Textual: TEXTO DE OPINIÃO
- Apostila 2D (aula 3): escrever a proposta de texto das páginas 11 a 13 (“Você é realmente Charlie?”).