BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 2
Colombo, 26 de março de 2020.
Caríssimos Pais e Educandos!
Bom dia.
Mais uma vez queremos chegar até vocês – pais e educandos, esperando encontrá-los bem.
Estamos enviando mais um bloco de estudos, revisões e pesquisa – o Bloco 2 para ser feito pelos educandos.
Queremos reforçar:
- É obrigatório fazer as atividades? Não é obrigatório, mas é importante que seu filho/a tente fazer o que foi solicitado pelo seu/sua professor/a. Se não conseguir, o professor vai explicar e retomar todos os conteúdos novamente.
- Porque é importante fazer as atividades? Para manter o seu cérebro ativo, exercitando a sua criatividade, o pensamento crítico, a coordenação motora e tantas outras habilidades, que são muito importantes no processo ensino-aprendizagem.
E mais!
- Se for possível, utilizem os recursos tecnológicos para partilhar/conferir respostas, trocar ideias, aproximar-se ainda mais dos seus colegas de turma e/ou de suas famílias.
- Se Deus quiser em breve estaremos juntos novamente! Mantenhamos a fé, a serenidade e a esperança. Certamente elas nos ajudarão neste momento, como em outros também.
Bom trabalho a todos!
Educadores, Equipes de Apoio e Direção.
Bloco de estudos, revisões e pesquisa - 2
INFANTIL 1
DIA DA ÁGUA
Vamos enfeitar a gotinha? Para isso, vale colar, pintar, fazer decalques com materiais de casa, enfim, usar a criatividade!!Lembrem de conversar com seus filhos sobre a importância da água na nossa vida.
INFANTIL 2A
Falar sobre a importância de não desperdiçar a água, pois dia 22 é o dia mundial da água!
Incentivar os pequenos (as) a tomar banho de forma consciente sem precisar ficar brincando no chuveiro. No momento da escovação torneira fechada abrir apenas para enxaguar e lavar as mãos da mesma forma.
Precisamos lavar as mãos com frequência para mandarmos embora os bichinhos que querem ficar nas mãos.
Para esta atividade você vai precisar de 2 pratos sobre a mesa: um com água e orégano (representando o coronavirus, bichinhos da gripe) e outro com água e sabão (representando a importância de higienizar as mãos). Primeiro, peça para que seu filho molhe o dedinho no prato com orégano, ele vai observar que o orégano grudará no seu dedinho como os bichinhos, logo colocar o mesmo dedinho no prato seguinte com água e sabão. Durante a experiência a criança fica surpresa ao descobrir que assim como o vírus, o orégano sai de suas mãos ao entrar em contato o sabão. Lembrete: se não tiver orégano, use outro tempero!!
INFANTIL 2B
Falar sobre a importância de não desperdiçar a água, pois dia 22 é o dia mundial da água!
Incentivar os pequenos (as) a tomar banho de forma consciente sem precisar ficar brincando no chuveiro. No momento da escovação torneira fechada abrir apenas para enxaguar e lavar as mãos da mesma forma.
Precisamos lavar as mãos com frequência para mandarmos embora os bichinhos que querem ficar nas mãos.
Para esta atividade você vai precisar de 2 pratos sobre a mesa: um com água e orégano (representando o coronavirus, bichinhos da gripe) e outro com água e sabão (representando a importância de higienizar as mãos). Primeiro, peça para que seu filho molhe o dedinho no prato com orégano, ele vai observar que o orégano grudará no seu dedinho como os bichinhos, logo colocar o mesmo dedinho no prato seguinte com água e sabão. Durante a experiência a criança fica surpresa ao descobrir que assim como o vírus, o orégano sai de suas mãos ao entrar em contato o sabão. Lembrete: se não tiver orégano, use outro tempero!!
INFANTIL 3A
Vamos nos olhar no espelho e identificar as partes do corpo, observar nossas diferenças físicas. Explicar que mesmo sendo diferentes, Deus nos deu um coração igual ao Dele, nos permitindo amar e ser amado. Atividade na página 10 do Livro de Ensino Religioso, a criança irá desenhar a si mesma com lápis de cor.
Atividade Folha – ÁGUA
Ontem foi o dia da Água. Para que nós usamos a água? Será que ela é importante?
Vamos pintar nossa gotinha de azul ou enfeitá-la usando a criatividade?
E para finalizar, já que a água é tão importante para tantas coisas, vamos observar a natureza e identificar quais são os seres que necessitam de água.
INFANTIL 3B
Vamos nos olhar no espelho e identificar as partes do corpo, observar nossas diferenças físicas. Explicar que mesmo sendo diferentes, Deus nos deu um coração igual ao Dele, nos permitindo amar e ser amado. Atividade na página 10 do Livro de Ensino Religioso, a criança irá desenhar si mesma com lápis de cor.
Atividade Folha – ÁGUA
Ontem foi o dia da Água. Para que nós usamos a água? Será que ela é importante?
Vamos pintar nossa gotinha de azul ou enfeitá-la usando a criatividade?
E para finalizar, já que a água é tão importante para tantas coisas, vamos observar a natureza e identificar quais são os seres que necessitam de água.
INFANTIL 4A
Atividade de xerox sobre o dia mundial da Água que foi comemorado no dia 22/03, na atividade devemos colorir uma gota de água com crianças cuidando com muito amor.
Atividade no caderno meia pauta, com revisão do número 1 e a vogal E. tendo que realizar os pontilhados e pintura como pede no enunciado.
INGLÊS
LIVRO Página- 7
Observar e colorir os objetos de acordo com os números e as cores;
Assistir o video Count and Move Super Simple Songs
Página- 8
Observar os personagens, desenhar o rosto do Dino e colorir.
INFANTIL 4B
Atividade de xerox sobre o dia mundial da Água que foi comemorado no dia 22/03, na atividade devemos colorir uma gota de água com crianças cuidando com muito amor.
Atividade no caderno meia pauta, com revisão do número 1 e a vogal E. tendo que realizar os pontilhados e pintura como pede no enunciado
INGLÊS
LIVRO Página- 7
Observar e colorir os objetos de acordo com os números e as cores;
Assistir o video Count and Move Super Simple Songs
Página- 8
Observar os personagens, desenhar o rosto do Dino e colorir.
INFANTIL 5A
LIVRO LETRAR
-Páginas 14: Reler o conto Urashima Taro, acessando o link : https://www.youtube.com/watch?v=hx10vH3J1Qg, completar a versão do bilhete escrevendo algo que convencesse a Taro a não abrir a caixa. Deverá ser feita com auxílio da família
-Páginas 15: escrever o que aconteceria caso o personagem mantivesse a caixa fechada e fazer um desenho;
-Páginas 16: Identificar os objetos e ligá-los ao nome correspondente;
INGLÊS
LIVRO, Página -8
Observar as coisas favoritas do Dino, colorir e completar as imagens;
Página- 9
Assistir o video Days of the Week Super Simple Songs
Observar as imagens e colar os adesivos (que se encontram no final do livro ) e solicitar que as crianças identifiquem os dias da semana.
INFANTIL 5B
LIVRO LETRAR
-Páginas 14: Reler o conto Urashima Taro, acessando o link : https://www.youtube.com/watch?v=hx10vH3J1Qg, completar a versão do bilhete escrevendo algo que convencesse a Taro a não abrir a caixa. Deverá ser feita com auxílio da família
-Páginas 15: escrever o que aconteceria caso o personagem mantivesse a caixa fechada e fazer um desenho;
-Páginas 16: Identificar os objetos e ligá-los ao nome correspondente;
INGLÊS
LIVRO, Página -8
Observar as coisas favoritas do Dino, colorir e completar as imagens;
Página- 9
Assistir o video Days of the Week Super Simple Songs
Observar as imagens e colar os adesivos (que se encontram no final do livro ) e solicitar que as crianças identifiquem os dias da semana.
1º ANO A
-Atividade no caderno do leitor, páginas: 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 (história da chapeuzinho vermelho). Atividades nas páginas: 11, 12 e 13.
-Caderno da biblioteca – fazer a ficha de leitura – utilizar o caderno do leitor, história chapeuzinho vermelho.
-Atividade no caderno de matemática: Quem vem entre.
-Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos).
INGLÊS
Página- 30/ Exercícios 1 e 2;
Exercício 1- Colar os adesivos da página 137 ( starting point- page 30 ).
Exercício 2- Relacionar as fotos com os desenhos.
Página - 34 e 35 ( Unidade 2 ).
Assistir o video -Count and Move Super Simple Songs
Pintar as bolinhas 1- blue / 2- Green / 3- Orange / 4- pink / 5- purple / 6- red / 7- yellow
( não pintar as bolinhas sem números )
1º ANO B
-Atividade no caderno do leitor, páginas: 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 (história da chapeuzinho vermelho). Atividades nas páginas: 11, 12 e 13.
-Caderno da biblioteca – fazer a ficha de leitura – utilizar o caderno do leitor, história chapeuzinho vermelho.
-Atividade no caderno de matemática: Quem vem entre.
-Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos).
INGLÊS
Página- 30/ Exercícios 1 e 2;
Exercício 1- Colar os adesivos da página 137 ( starting point- page 30 ).
Exercício 2- Relacionar as fotos com os desenhos.
Página - 34 e 35 ( Unidade 2 ).
Assistir o video -Count and Move Super Simple Songs
Pintar as bolinhas 1- blue / 2- Green / 3- Orange / 4- pink / 5- purple / 6- red / 7- yellow
( não pintar as bolinhas sem números )
2º ANO A
-História: unidade 2 – a vida em comunidade – capitulo 1 – harmonia na convivência - leia as páginas 40 a 43 e responda em uma folha de papel almaço as 3 questões da página 43.
-Caderno de caligrafia - traçado da letra b e família silábica no caderno de caligrafia.
-Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
https://www.ideiacriativa.org/2014/03/alfabeto-letra-cursiva-maiuscula-e.html
https://www.jetdicas.com/silabas-com-b-ba-be-bi-bo-bu-para-alfabetizacao/
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
2º ANO B
-História: unidade 2 – a vida em comunidade – capitulo 1 – harmonia na convivência - leia as páginas 40 a 43 e responda em uma folha de papel almaço as 3 questões da página 43.
-Caderno de caligrafia - traçado da letra b e família silábica no caderno de caligrafia.
-Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
https://www.ideiacriativa.org/2014/03/alfabeto-letra-cursiva-maiuscula-e.html
https://www.jetdicas.com/silabas-com-b-ba-be-bi-bo-bu-para-alfabetizacao/
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
2º ANO C
-História: unidade 2 – a vida em comunidade – capitulo 1 – harmonia na convivência - leia as páginas 40 a 43 e responda em uma folha de papel almaço as 3 questões da página 43.
-Caderno de caligrafia - traçado da letra b e família silábica no caderno de caligrafia.
-Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
https://www.ideiacriativa.org/2014/03/alfabeto-letra-cursiva-maiuscula-e.html
https://www.jetdicas.com/silabas-com-b-ba-be-bi-bo-bu-para-alfabetizacao/
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
3º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA:
1.Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
MÉDICO – MÁSCARA – REMÉDIO – GRIPE – HOSPITAL
TELEVISÃO – FEBRE – ÁLCOOL – ESCOLA - CASA
2.Separar em sílabas as palavras do ditado.
3.Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4.Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
MATEMÁTICA:
-Folhas xerocadas coladas no caderno. (Revisando a unidade 1 do livro).
HISTÓRIA:
Capítulo 2: Uma questão de espaço.
-Ler o texto informativo da página 18 do livro novamente e resolver o exercício 2 no caderno de História. Colocar a data no caderno e identificar a atividade com o título.
-Pesquisar e/ou recortar de revistas e colar no caderno imagens de diferentes tipos de moradia, por exemplo: casa térrea de alvenaria e de pau a pique, sobrado, casa indígena, barraco, palafita e prédio de apartamento. Não esqueça de identificar cada tipo de moradia ao colar.
LÍNGUA PORTUGUESA:
-Caderno de Português, atividades xerocadas M e N.
3º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA:
1.Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
MÉDICO – MÁSCARA – REMÉDIO – GRIPE – HOSPITAL
TELEVISÃO – FEBRE – ÁLCOOL – ESCOLA - CASA
2.Separar em sílabas as palavras do ditado.
3.Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4.Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
MATEMÁTICA:
-Folhas xerocadas coladas no caderno. (Revisando a unidade 1 do livro).
HISTÓRIA:
Capítulo 2: Uma questão de espaço.
-Ler o texto informativo da página 18 do livro novamente e resolver o exercício 2 no caderno de História. Colocar a data no caderno e identificar a atividade com o título.
--Pesquisar na internet e/ou recortar de revistas e colar no caderno imagens de diferentes tipos de moradia, por exemplo: casa térrea de alvenaria e de pau a pique, sobrado, casa indígena, barraco, palafita e prédio de apartamento. Não esqueça de identificar cada tipo de moradia ao colar.
LÍNGUA PORTUGUESA:
-Caderno de Português, atividades xerocadas M e N.
3º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA:
1.Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
MÉDICO – MÁSCARA – REMÉDIO – GRIPE – HOSPITAL
TELEVISÃO – FEBRE – ÁLCOOL – ESCOLA - CASA
2.Separar em sílabas as palavras do ditado.
3.Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4.Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
MATEMÁTICA:
-Folhas xerocadas coladas no caderno. (Revisando a unidade 1 do livro).
HISTÓRIA:
Capítulo 2: Uma questão de espaço.
-Ler o texto informativo da página 18 do livro novamente e resolver o exercício 2 no caderno de História. Colocar a data no caderno e identificar a atividade com o título.
--Pesquisar na internet e/ou recortar de revistas e colar no caderno imagens de diferentes tipos de moradia, por exemplo: casa térrea de alvenaria e de pau a pique, sobrado, casa indígena, barraco, palafita e prédio de apartamento. Não esqueça de identificar cada tipo de moradia ao colar.
LÍNGUA PORTUGUESA:
-Caderno de Português, atividades xerocadas M e N.
4º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação do texto “ Bisa Bia, Bisa Bel” no livro páginas 48 a 50.Somente os exercícios do 1 ao 7.
CIÊNCIAS
Realize a leitura dos temas: “As Células, os Vírus e Bactérias” e “Os fungos e os protozoários” nas páginas 18 a 29. E escreva no caderno um resumo de 20 linhas sobre os temas lidos.
MATEMÁTICA
Realizar a leitura das explicações e fazer os exercícios das páginas 48 a 50
4º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação do texto “ Bisa Bia, Bisa Bel” no livro páginas 48 a 50.Somente os exercícios do 1 ao 7.
CIÊNCIAS
Realize a leitura dos temas: “As Células, os Vírus e Bactérias” e “Os fungos e os protozoários” nas páginas 18 á 29. E escreva no caderno um resumo de 20 linhas sobre os temas lidos.
MATEMÁTICA
Realizar a leitura das explicações e fazer os exercícios das páginas 48 a 50
4º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação do texto “ Bisa Bia, Bisa Bel” no livro páginas 48 a 50.Somente os exercícios do 1 ao 7.
CIÊNCIAS
Realize a leitura dos temas: “As Células, os Vírus e Bactérias” e “Os fungos e os protozoários” nas páginas 18 á 29. E escreva no caderno um resumo de 20 linhas sobre os temas lidos.
MATEMÁTICA
Realizar a leitura das explicações e fazer os exercícios das páginas 48 a 50
5º ANO A
MATEMÁTICA
(livro págs. 38 e 39)
-Fazer a leitura do texto da pág. 38
-Responder as perguntas 1,2,3 e 4 da pág. 39 no livro.
-Conversar com os pais e refletir sobre as respostas perguntas 1 e 2 da pág. 39 (não é necessário escrever essas respostas)
PORTUGUÊS
Assistir ao curta metragem: Fora de Vista (Short Film - Out of Sight) (5min 27seg)
https://www.youtube.com/watch?v=6hCbB67Pz7c
Copie as perguntas abaixo e responda (caderno)
- Por que a menina era acompanhada por um cachorro?
- O que acontece quando o cão abandona a menina?
- A menina realmente encontra uma varinha mágica?
- Explique como ela consegue enxergar coisas tão extraordinárias usando a “varinha”.
- O que acontece no momento em que a garotinha encontra seu cachorrinho?
- Escreva com suas palavras, sua opinião sobre o vídeo e explique o que você achou mais interessante nele.
- Pesquise e escreva como os portadores de necessidades especiais lidam com os desafios do cotidiano e quais são as medidas tomadas pelas autoridades para facilitar o acesso desses cidadãos a lugares públicos.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Com base em sua pesquisa e no curta metragem: Fora de Vista (Short Film - Out of Sight), escreva um texto (20 a 25) no caderno de Português falando sobre e importância do respeito aos portadores de necessidades especiais e as dificuldades enfrentadas por eles.
CIÊNCIAS
-Assistir ao vídeo abaixo, que retrata os passos de como ocorre o tratamento de água:
https://www.youtube.com/watch?v=wgRk9mtJb4c&feature=youtu.be
-Realizar a leitura da página 26 do livro sobre o tratamento de água e responder as questões da página 27.
5º ANO B
MATEMÁTICA
(livro págs. 38 e 39)
-Fazer a leitura do texto da pág. 38
-Responder as perguntas 1,2,3 e 4 da pág. 39 no livro.
-Conversar com os pais e refletir sobre as respostas perguntas 1 e 2 da pág. 39 (não é necessário escrever essas respostas)
PORTUGUÊS
Assistir ao curta metragem: Fora de Vista (Short Film - Out of Sight) (5min 27seg)
https://www.youtube.com/watch?v=6hCbB67Pz7c
Copie as perguntas abaixo e responda (caderno)
- Por que a menina era acompanhada por um cachorro?
- O que acontece quando o cão abandona a menina?
- A menina realmente encontra uma varinha mágica?
- Explique como ela consegue enxergar coisas tão extraordinárias usando a “varinha”.
- O que acontece no momento em que a garotinha encontra seu cachorrinho?
- Escreva com suas palavras, sua opinião sobre o vídeo e explique o que você achou mais interessante nele.
- Pesquise e escreva como os portadores de necessidades especiais lidam com os desafios do cotidiano e quais são as medidas tomadas pelas autoridades para facilitar o acesso desses cidadãos a lugares públicos.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Com base em sua pesquisa e no curta metragem: Fora de Vista (Short Film - Out of Sight), escreva um texto (20 a 25) no caderno de Português falando sobre e importância do respeito aos portadores de necessidades especiais e as dificuldades enfrentadas por eles.
CIÊNCIAS
-Assistir ao vídeo abaixo, que retrata os passos de como ocorre o tratamento de água:
https://www.youtube.com/watch?v=wgRk9mtJb4c&feature=youtu.be
-Realizar a leitura da página 26 do livro sobre o tratamento de água e responder as questões da página 27.
5º ANO C
MATEMÁTICA
(livro págs. 38 e 39)
-Fazer a leitura do texto da pág. 38
-Responder as perguntas 1,2,3 e 4 da pág. 39 no livro.
-Conversar com os pais e refletir sobre as respostas perguntas 1 e 2 da pág. 39 (não é necessário escrever essas respostas)
PORTUGUÊS
Assistir ao curta metragem: Fora de Vista (Short Film - Out of Sight) (5min 27seg)
https://www.youtube.com/watch?v=6hCbB67Pz7c
Copie as perguntas abaixo e responda (caderno)
- Por que a menina era acompanhada por um cachorro?
- O que acontece quando o cão abandona a menina?
- A menina realmente encontra uma varinha mágica?
- Explique como ela consegue enxergar coisas tão extraordinárias usando a “varinha”.
- O que acontece no momento em que a garotinha encontra seu cachorrinho?
- Escreva com suas palavras, sua opinião sobre o vídeo e explique o que você achou mais interessante nele.
- Pesquise e escreva como os portadores de necessidades especiais lidam com os desafios do cotidiano e quais são as medidas tomadas pelas autoridades para facilitar o acesso desses cidadãos a lugares públicos.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Com base em sua pesquisa e no curta metragem: Fora de Vista (Short Film - Out of Sight), escreva um texto (20 a 25) no caderno de Português falando sobre e importância do respeito aos portadores de necessidades especiais e as dificuldades enfrentadas por eles.
CIÊNCIAS
-Assistir ao vídeo abaixo, que retrata os passos de como ocorre o tratamento de água:
https://www.youtube.com/watch?v=wgRk9mtJb4c&feature=youtu.be
-Realizar a leitura da página 26 do livro sobre o tratamento de água e responder as questões da página 27.
6° ANO A
HISTÓRIA
Atividade “Ponto de Vista” do livro didático (p. 27). Observar as imagens e suas legendas e responder aos exercícios (1 a 5) no caderno (com enunciado).
INGLÊS
Copiar as seguintes atividades no caderno e depois respondê-las:
- Answer the questions about your Family:
- What’s your mother’s name?
- What’t your father’s name?
- Do you have brothers and sisters?
- How many cousins do you have?
6° ANO B
HISTÓRIA
Atividade de História (DISPONÍVEL NO LINK- https://drive.google.com/file/d/1EzAZdhtQJ8aQ2J9TxLVZfRdcGePn6MAV/view?usp=sharing)
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
Responder a página 30 no livro didático (exercícios 1, 3, 4 e 5): Exercício 1 – completar usando as palavras da caixa; exercício 3 – completar o texto com palavras parecidas com as que estão em negrito; exercício 4 ler o texto do exercício 3 e escrever a relação do Toby com os diferentes membros da família; exercício 5 – escrever um pequeno texto descrevendo sobre sua família (em inglês).
6° ANO C
HISTÓRIA
Atividade de História (DISPONÍVEL NO LINK- https://drive.google.com/file/d/1EzAZdhtQJ8aQ2J9TxLVZfRdcGePn6MAV/view?usp=sharing)
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
Responder a página 30 no livro didático (exercícios 1, 3, 4 e 5): Exercício 1 – completar usando as palavras da caixa; exercício 3 – completar o texto com palavras parecidas com as que estão em negrito; exercício 4 ler o texto do exercício 3 e escrever a relação do Toby com os diferentes membros da família; exercício 5 – escrever um pequeno texto descrevendo sobre sua família (em inglês).
Responder as páginas 32 e 33 no livro didático (exercícios 1, 2, 3, 4, 5 e 6): Exercício 1 – olhar as imagens e ler os textos. Depois sublinhar as opções corretas que complete as frases da caixa azul corretamente; exercício 2 – relacionar as imagens do exercício 1 com as do exercício 2; exercício 3 – assinalar as afirmativas corretas sobre o texto da pág. 32; exercício 4 – relacionar as alternativas; exercício 5 – circular as opções corretas; exercício 6 – ler o texto do exercício 2 novamente e assinalar as alternativas corretas.
7° ANO A
HISTÓRIA
Atividade de História - Texto complementar – O cotidiano na sociedade feudal (DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/16nxhlQ6ytSph43CGYJmojgHwSwW3hnFp/view?usp=sharing)
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
O educando deve pesquisar um estilo de vestuário que considere interessante (pode representar outra época ou cultura) e fazer um pôster ou apresentação de slides mostrando o estilo e descrevendo onde e em que época é (era) utilizado. O trabalho deve conter título (em inglês), imagens ilustrativas e texto (em inglês) com o mínimo de 2 parágrafos.
7° ANO B
HISTÓRIA
Atividade de História - Texto complementar – O cotidiano na sociedade feudal (DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/16nxhlQ6ytSph43CGYJmojgHwSwW3hnFp/view?usp=sharing)
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
O educando deve pesquisar um estilo de vestuário que considere interessante (pode representar outra época ou cultura) e fazer um pôster ou apresentação de slides mostrando o estilo e descrevendo onde e em que época é (era) utilizado. O trabalho deve conter título (em inglês), imagens ilustrativas e texto (em inglês) com o mínimo de 2 parágrafos.
7° ANO C
HISTÓRIA
Atividade de História - Texto complementar – O cotidiano na sociedade feudal (DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/16nxhlQ6ytSph43CGYJmojgHwSwW3hnFp/view?usp=sharing)
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
O educando deve pesquisar um estilo de vestuário que considere interessante (pode representar outra época ou cultura) e fazer um pôster ou apresentação de slides mostrando o estilo e descrevendo onde e em que época é (era) utilizado. O trabalho deve conter título (em inglês), imagens ilustrativas e texto (em inglês) com o mínimo de 2 parágrafos.
8° ANO A
HISTÓRIA
Atividade de História (DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1gMXB4CA5-89Dp9vgiDt1XJTNmHDoRgyU/view?usp=sharing)
Assistir ao filme “O PATRIÓTA” (The Patriot – EUA, 200).
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
A unidade 3 trata da alimentação, o impacto das escolhas alimentares e desperdício de alimentos. A atividade inicial propõe acessar o site https://brainworldmagazine.com/are-we-what-we-eat/ e resumir o texto em uma redação de 10 linhas (em inglês).
8° ANO B
HISTÓRIA
Atividade de História (DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1gMXB4CA5-89Dp9vgiDt1XJTNmHDoRgyU/view?usp=sharing)
Assistir ao filme “O PATRIÓTA” (The Patriot – EUA, 200).
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
A unidade 3 trata da alimentação, o impacto das escolhas alimentares e desperdício de alimentos. A atividade inicial propõe acessar o site https://brainworldmagazine.com/are-we-what-we-eat/ e resumir o texto em uma redação de 10 linhas (em inglês).
8° ANO C
HISTÓRIA
Atividade de História (DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1gMXB4CA5-89Dp9vgiDt1XJTNmHDoRgyU/view?usp=sharing)
Assistir ao filme “O PATRIÓTA” (The Patriot – EUA, 200).
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
A unidade 3 trata da alimentação, o impacto das escolhas alimentares e desperdício de alimentos. A atividade inicial propõe acessar o site https://brainworldmagazine.com/are-we-what-we-eat/ e resumir o texto em uma redação de 10 linhas (em inglês).
9° ANO A
HISTÓRIA
Atividade de História - AS MÁSCARAS DO TERROR - (DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1E9iHXIde-D51OAsye34hwHSZOTLJ7ZR9/view?usp=sharing)
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
Assistir ao discurso da Emma Watson (best known as Hermione in Harry Potter movies) nas Nações Unidas. Material disponível no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Q0Dg226G2Z8&feature=youtu.be
Com áudio em inglês e legenda em inglês e ler a transcrição no link abaixo:
https://www.unwomen.org/en/news/stories/2014/9/emma-watson-gender-equality-is-your-issue-too
9° ANO B
HISTÓRIA
Atividade de História - AS MÁSCARAS DO TERROR - (DISPONÍVEL NO LINK: https://drive.google.com/file/d/1E9iHXIde-D51OAsye34hwHSZOTLJ7ZR9/view?usp=sharing)
OBS.: Caso o educando não tenha condições de imprimir a folha, o mesmo, poderá copiar em folha de bloco (perguntas e respostas).
INGLÊS
Assistir ao discurso da Emma Watson (best known as Hermione in Harry Potter movies) nas Nações Unidas. Material disponível no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Q0Dg226G2Z8&feature=youtu.be
Com áudio em inglês e legenda em inglês e ler a transcrição no link abaixo:
https://www.unwomen.org/en/news/stories/2014/9/emma-watson-gender-equality-is-your-issue-too
1ª SÉRIE A
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: O ESPAÇO GEOGRÁFICO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 18 e 27.
4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno.
QUESTÕES:
- Explique o que é paisagem no estudo da geografia.
- Explique a principal diferença entre o entendimento de paisagens naturais e paisagens humanizadas.
- Recorte e cole (ou desenhe) em seu caderno paisagens:
- Composta de elementos naturais, mas que sejam classificadas como paisagens humanizadas.
- Paisagem natural litorânea
- Paisagem humanizada
- O que é Lugar no estudo da geografia?
- O que é Espaço Geográfico?
- O geógrafo Milton Santos, ao explicar a diferença entre os conceitos de Espaço Geográfico e Paisagem, lembrou-se de uma arma que chegou a ser imaginada por cientistas e militares: a bomba de neutros, que destruiria toda a vida na área em que fosse lançada, porém preservaria os objetos inorgânicos.
“...o que na véspera seria o espaço, após a temida explosão seria apenas paisagem.” (SANTOS, 2006)
Explique a principal diferença entre o Espaço Geográfico e a Paisagem.
- Explique a diferença entre técnica e tecnologia.
- Descreva de forma sucinta as Revoluções Industriais.
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=uWa2WLOveaQ
https://www.youtube.com/watch?v=qNeNN-BLFIk
BIOLOGIA
Página 170 e 17 leitura e:
Desenhar a estrutura da membrana celular
LITERATURA
Em SULFITE, fazer um poema concreto (ver p. 55 – o poema no espaço) com um dos 5 temas abaixo. (Seja criativo, pode ter variação de cores, etc). Este trabalho será exposto na escola quando retornarmos.
TEMAS PARA ESCOLHER
- FRATERNIDADE E VIDA
- DOM E COMPROMISSO
- COMPAIXÃO E CUIDADO
- VER E SENTIR
- SOLIDARIEDADE
FÍSICA
Leitura das páginas 66 e 67.
1ª SÉRIE B
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados me sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: O ESPAÇO GEOGRÁFICO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 18 e 27.
4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno.
QUESTÕES:
- Explique o que é paisagem no estudo da geografia.
- Explique a principal diferença entre o entendimento de paisagens naturais e paisagens humanizadas.
- Recorte e cole (ou desenhe) em seu caderno paisagens:
- Composta de elementos naturais, mas que sejam classificadas como paisagens humanizadas.
- Paisagem natural litorânea
- Paisagem humanizada
- O que é Lugar no estudo da geografia?
- O que é Espaço Geográfico?
- O geógrafo Milton Santos, ao explicar a diferença entre os conceitos de Espaço Geográfico e Paisagem, lembrou-se de uma arma que chegou a ser imaginada por cientistas e militares: a bomba de neutros, que destruiria toda a vida na área em que fosse lançada, porém preservaria os objetos inorgânicos.
“...o que na véspera seria o espaço, após a temida explosão seria apenas paisagem.” (SANTOS, 2006)
Explique a principal diferença entre o Espaço Geográfico e a Paisagem.
- Explique a diferença entre técnica e tecnologia.
- Descreva de forma sucinta as Revoluções Industriais.
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=uWa2WLOveaQ
https://www.youtube.com/watch?v=qNeNN-BLFIk
BIOLOGIA
Página 170 e 171 leitura e:
Desenhar a estrutura da membrana celular
LITERATURA
Em SULFITE, fazer um poema concreto (ver p. 55 – o poema no espaço) com um dos 5 temas abaixo. (Seja criativo, pode ter variação de cores, etc). Este trabalho será exposto na escola quando retornarmos.
TEMAS PARA ESCOLHER
- FRATERNIDADE E VIDA
- DOM E COMPROMISSO
- COMPAIXÃO E CUIDADO
- VER E SENTIR
- SOLIDARIEDADE
2ª SÉRIE A
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: POPULAÇÃO BRASILEIRA
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro conceitos geográficos presentes entre as páginas 297 e 337.
4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno para cada temática destacada abaixo:
Obs. Utilize uma folha (A4) para cada mapa mental.
- Pirâmide etária
- Teorias Demográficas (Malthusiana, Neomalthusiana, Reformistas, Ecomalthusiana, transição demográfica)
- Migração
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)
BIOLOGIA
Livro páginas 540 até 545.
Montar uma tabela com o Sistema nervoso central ( SNC) e o Sistema nervoso periférico (SNP) com as partes que cada um é formado e suas respectivas funções;
Diferença do SNP autônomo simpático e SNP autônomo parassimpático
Explicar como funciona o arco reflexo, (passo a passo)
LITERATURA
Ler p. 337 e 338 (pode pesquisar outras fontes também) e responder o que segue em folha do bloco
- Quais escritores são destaque no Realismo brasileiro?
- A obra de Machado de Assis pode ser dividida em dois grupos. Quais obras compõem o grupo das que apresentam as características mais gerais e herança romântica?
- E quais compõem o grupo realista, propriamente dito?
- Qual obra de Machado de Assis é considerada o marco inicial do Realismo no Brasil?
- Qual é a principal característica das obras realistas de Machado de Assis?
- Machado de Assis apresenta uma extensa e variada produção. Em que gêneros literários ele se destacou?
- Leia da página 338 à 341 e realize no caderno as atividades sobre a obra de Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas
HISTÓRIA
Estudar o Capítulo 16 (Volume II), retomando o processo de colonização espanhola da América. Elaborar um esquema de ideias/resumo no Caderno com os principais aspectos da Colonização Inglesa da América.
2ª SÉRIE B
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: POPULAÇÃO BRASILEIRA
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro conceitos geográficos presentes entre as páginas 297 e 337.
4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno para cada temática destacada abaixo:
Obs. Utilize uma folha (A4) para cada mapa mental.
- Pirâmide etária
- Teorias Demográficas (Malthusiana, Neomalthusiana, Reformistas, Ecomalthusiana, transição demográfica)
- Migração
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)
BIOLOGIA
Livro páginas 540 até 545.
Montar uma tabela com o Sistema nervoso central ( SNC) e o Sistema nervoso periférico (SNP) com as partes que cada um é formado e suas respectivas funções;
Diferença do SNP autônomo simpático e SNP autônomo parassimpático
Explicar como funciona o arco reflexo, (passo a passo)
HISTÓRIA
Estudar o Capítulo 16 (Volume II), retomando o processo de colonização espanhola da América. Elaborar um esquema de ideias/resumo no Caderno com os principais aspectos da Colonização Inglesa da América.
Capítulo 19 (Volume II) – fazer a leitura do Capítulo sobre a expansão/ocupação do território brasileiro entre os séculos XVII e XVIII e elaborar no Caderno um esquema de ideias/resumo. Escrever no caderno as seguintes questões norteadoras e responder: a) Quem são os atores do processo de ocupação territorial? b) Como a economia colonial (as atividades econômicas do período) influenciam o desenvolvimento da colônia brasileira?
3ª SÉRIE A
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: BRASIL LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar na apostila conceitos geográficos presentes na aula 03 (apostila 2/ Geografia A).
4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno sobre a temática: Brasil localização e regionalização
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=-AwjEGza3jA (Território Brasileiro)
https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)
BIOLOGIA
Apostila:
AULA 03 2D - Leitura, resolução de todos os exercícios e:
Desenhar uma raiz indicando suas partes e respectivas funções;
Desenhar a raiz de monocotiledônea e dicotiledônea
HISTÓRIA
Estudar a apostila 2A-Aula 04 – elaborar um esquema com as características do período Monárquico e Republicano de Roma. Para o primeiro período, elaborar uma pirâmide com a organização social; para o segundo período, uma pirâmide com a organização política. Prestar EXTREMA atenção às relações e tensões entre patrícios e plebeus.
3ª SÉRIE B
GEOGRAFIA
Educandos (as) hoje nós faremos uma revisão de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula. E para isso se faz necessário manter o foco e dedicação que vocês demostraram até aqui. Para isso siga os passos elencados aqui:
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: BRASIL LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar na apostila conceitos geográficos presentes na aula 03 (apostila 2/ Geografia A).
4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno sobre a temática: Brasil localização e regionalização
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=-AwjEGza3jA (Território Brasileiro)
https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)
BIOLOGIA
Apostila:
AULA 03 2D - Leitura, resolução de todos os exercícios e:
Desenhar uma raiz indicando suas partes e respectivas funções;
Desenhar a raiz de monocotiledônea e dicotiledônea
LITERATURA
Pesquisar sobre a obra da UFPR “Casa de pensão” de Aluisio Azevedo (tem material de apoio do face da turma) e numa folha do bloco copiar e responder as questões que seguem.
- Ano de publicação e período literário a que pertence?
- Em que fato real foi baseada a narrativa? Explique o que foi o fato.
- Qual o tipo de narrador?
- Quais são as personagens da obra?
- Qual é a personagem principal?
- Na obra temos doenças morais e físicas. Quais as doenças morais?
- E quais as doenças físicas?
- Quais os temas principais da obra?
HISTÓRIA
Estudar a apostila 2B-Aula 03 – elaborar um esquema com as realizações do período do Consulado. Responder com um resumo: Quais são as características do Império Napoleônico? Qual é a orientação política do Congresso de Viena e como tal orientação opõe a França Revolucionária aos Estados integrantes do Congresso? Elaborar uma tabela com duas colunas, pontuando os eventos franceses da Revolução de 1830 ao Segundo Império e suas características.
Estudar a apostila 2B-Aula 04 – elaborar um esquema/resumo definindo o que foi a Revolução Industrial e suas características. Responder com um resumo: qual é o impacto da Revolução Industrial frente aos últimos resquícios do sistema feudal/absolutista? Elaborar uma tabela com duas colunas, pontuando os movimentos sociais ou movimentos intelectuais característicos do início do período industrial de um lado, e suas realizações ou ideias, de outro. Ponto para reflexão: quais as diferenças e quais relações podemos estabelecer entre o contexto de transformações e ideias do começo da industrialização (séculos XVIII e XIX) e o mundo neoliberal do presente?