BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 4
INFANTIL 1
Hoje vamos cantar a cantiga “Eu conheço um Jacaré”, reforçando que animalzinho morde. Vamos começar a reconhecer alguns membros do nosso corpo. Durante a canção, os educandos deverão esconder alguma parte para o Jacaré não comer.
LINK CANTIGA:
https://drive.google.com/file/d/1bj3_4lRXrqJ0L1g3ho_X35Qq6ybjuOP0/view?usp=sharing
INFANTIL 2A
Mais uma atividade sobre sinalização e coordenação motora fina.
Montar uma pequena pista utilizando brinquedos como legos, potinhos criando um cenário para que seu pequeno possa se divertir.
Estimular a coordenação de forma lúdica desde a criação do cenário até o momento da atividade.
INFANTIL 2B
Mais uma atividade sobre sinalização e coordenação motora fina.
Montar uma pequena pista utilizando brinquedos como legos, potinhos criando um cenário para que seu pequeno possa se divertir.
Estimular a coordenação de forma lúdica desde a criação do cenário até o momento da atividade.
INFANTIL 3A
Atividade em Folha ESPIRAL.
O adulto deverá passar a cola na espiral de dentro para fora e pedir para que a criança coloque a lã preenchendo todo o pontilhado.
INFANTIL 3B
Atividade em Folha ESPIRAL.
O adulto deverá passar a cola na espiral de dentro para fora e pedir para que a criança coloque a lã preenchendo todo o pontilhado.
INFANTIL 4A
Apostila na UNIDADE LETRAR, página 7, 8 e 9.
Página 7, nessa atividade realizaremos uma leitura da história com os educandos e ressaltando o título da mesma, após a leitura será copiado o título pelo aluno do minilivro nas linhas onde tem o desenho de capa do mesmo.
Página 8, será realizada conforme o enunciado, colorir o soldadinho e após termino da pintura, os educandos podem indicar onde acreditam estar a palavra, para ajudá-los, leia o nome em voz alta e apontando as partes que vão sendo pronunciadas, em seguida cole o alfabeto móvel conforme eles foram ajustando no nome. Material de destaque na página 65, livro MATERIAL DE APOIO, lembrando destacar apenas as letras em vermelho.
Página 9, nessa página será realizada a atividade de reconhecer a letra S e após o reconhecimento, fazer decalque com o molde, para isso devem posicionar o molde sobre a página e colorir os espaços vazados usando giz ou lápis de cor da sua preferência. Fazer o decalque quantas vezes o educando desejar. O molde está na página 71, do livro MATERIAL DE APOIO, lembrando só destacar a letra S.
INFANTIL 4B
Livro de Experiências, página 11, 12, 13 e 14.
Página 11 - faremos o que se pede no enunciado, seguindo com pintura adequada em relação a altura de cada personagem. Em seguida, medir a criança com barbante. Guardar o barbante e anotar a medida em uma folha.
Página 12 - registrar os tamanhos de peças de uso de cada educando.
Página 13 - identificar cada personagem em idades diferentes e após a identificação realizar um desenho de seu personagem favorito imaginando ele mais velho.
Página 14 - incentivara criança a compartilhar o que já sabe sobre o personagem, depois propor uma leitura quadrinho a quadrinho, apoiando-se nas questões apontadas nesta página.
INFANTIL 5A
LIVRO NUMERAR
- Página 14: Relacionar os números ordinais, à ordem dos andares do prédio;
- Página 15: Contar os pássaros em cada andar e escrever o número ordinal para indicar o andar do prédio onde eles estão;
- Xerox de matemática – Complete a teia da aranha, ligando os numerais em sequencia – escreva os numerais de 0 a 10;
SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS: Caixa sensorial, em uma caixa colocar farinha de trigo e/ou areia e escrever com o dedo os números de 0 a 10.
INFANTIL 5B
LIVRO NUMERAR
- Página 14: Relacionar os números ordinais, à ordem dos andares do prédio;
- Página 15: Contar os pássaros em cada andar e escrever o número ordinal para indicar o andar do prédio onde eles estão;
- Xerox de matemática – Complete a teia da aranha, ligando os numerais em sequencia – escreva os numerais de 0 a 10;
SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS: Caixa sensorial, em uma caixa colocar farinha de trigo e/ou areia e escrever com o dedo os números de 0 a 10.
1º ANO A
Livro de matemática, páginas: 38, 39 e 40 (reconhecer quantidades, identificar e comparar quantidades, sequências).
Livro interdisciplinar – ciências, história e geografia, páginas: 18 e 19 (somente o exercício 9). Adesivos na página: 170 (história de cada um e linha do tempo).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)
1º ANO B
Livro de matemática, páginas: 38, 39 e 40 (reconhecer quantidades, identificar e comparar quantidades, sequências).
Livro interdisciplinar – ciências, história e geografia, páginas: 18 e 19 (somente o exercício 9). Adesivos na página: 170 (história de cada um e linha do tempo).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)
2º ANO A
Ciências: capitulo 3 – os seres humanos são seres vivos – exercícios fixação do tema do 1 ao 4. Páginas 28 e 29.
Ensino religioso: unidade 2 – alegria – ler a história de Abraão nas páginas 22 a 25 e realizar a atividade da página 107. (Escolher um dos instrumentos musicais para confeccionar.
2º ANO B
Ciências: capitulo 3 – os seres humanos são seres vivos – exercícios fixação do tema do 1 ao 4. Páginas 28 e 29.
Ensino religioso: unidade 2 – alegria – ler a história de Abraão nas páginas 22 a 25 e realizar a atividade da página 107. (Escolher um dos instrumentos musicais para confeccionar.
2º ANO C
Ciências: capitulo 3 – os seres humanos são seres vivos – exercícios fixação do tema do 1 ao 4. Páginas 28 e 29.
Ensino religioso: unidade 2 – alegria – ler a história de Abraão nas páginas 22 a 25 e realizar a atividade da página 107. (Escolher um dos instrumentos musicais para confeccionar.
3º ANO A
GEOGRAFIA:
O mundo que queremos: Onde está o rio?
-Fazer a leitura do texto página 22 e resolver a interpretação proposta na página 23. Resolver apenas os exercícios 1, 2, e 3. O “vamos fazer” não precisa.
3º ANO B
GEOGRAFIA:
O mundo que queremos: Onde está o rio?
-Fazer a leitura do texto página 22 e resolver a interpretação proposta na página 23. Resolver apenas os exercícios 1, 2, e 3. O “vamos fazer” não precisa.
3º ANO C
GEOGRAFIA:
O mundo que queremos: Onde está o rio?
-Fazer a leitura do texto página 22 e resolver a interpretação proposta na página 23. Resolver apenas os exercícios 1, 2, e 3. O “vamos fazer” não precisa.
4º ANO A
Ensino Religioso:
Realizar a leitura da história bíblica” Dois reis e a sabedoria” nas páginas 22 a 26.Refletir sobre a leitura e responder os exercícios da página 27.
Matemática:
Livro caderno de atividades de matemática páginas 18 e 19. Resolva as operações de adição e subtração e as situações problemas.
4º ANO B
Ensino Religioso:
Realizar a leitura da história bíblica” Dois reis e a sabedoria” nas páginas 22 a 26.Refletir sobre a leitura e responder os exercícios da página 27.
Matemática:
Livro caderno de atividades de matemática páginas 18 e 19. Resolva as operações de adição e subtração e as situações problemas.
4º ANO C
Ensino Religioso:
Realizar a leitura da história bíblica” Dois reis e a sabedoria” nas páginas 22 a 26.Refletir sobre a leitura e responder os exercícios da página 27.
Matemática:
Livro caderno de atividades de matemática páginas 18 e 19. Resolva as operações de adição e subtração e as situações problemas.
5º ANO A
GEOGRAFIA
Fazer novamente a leitura do texto da pág.25 sobre as migrações internas no Brasil e assistir ao vídeo sobre a diáspora nordestina: https://www.youtube.com/watch?v=IdGd9vDEltA
Responder a pág. 26
Ler as págs. 27 e 28 e responder as perguntas da pág.29.
5º ANO B
GEOGRAFIA
Fazer novamente a leitura do texto da pág.25 sobre as migrações internas no Brasil e assistir ao vídeo sobre a diáspora nordestina: https://www.youtube.com/watch?v=IdGd9vDEltA
Responder a pág. 26
Ler as págs. 27 e 28 e responder as perguntas da pág.29.
5º ANO C
GEOGRAFIA
Fazer novamente a leitura do texto da pág.25 sobre as migrações internas no Brasil e assistir ao vídeo sobre a diáspora nordestina: https://www.youtube.com/watch?v=IdGd9vDEltA
Responder a pág. 26
Ler as págs. 27 e 28 e responder as perguntas da pág.29.
6º ANO A
PORTUGUÊS
Leitura e interpretação de texto - pág. 92 a 98 - Exercícios 1 à 10. Copiar todos os enunciados no caderno à caneta e fazer as respostas a lápis.
Revise o conteúdo sobre tipos de frase - pág. 16.
CIÊNCIAS
Caderno de Atividades: páginas 7 (ex. 10), 8, 9, 10.
6º ANO B
PORTUGUÊS
Leitura e interpretação de texto - pág. 92 a 98 - Exercícios 1 à 10. Copiar todos os enunciados no caderno à caneta e fazer as respostas a lápis.
Revise o conteúdo sobre tipos de frase - pág. 16.
CIÊNCIAS
Tema 1: A Terra nosso Planeta - Ler e grifar as informações mais importantes das páginas 44 e 45.
Caderno de Atividades: páginas 12 e 13.
6º ANO C
PORTUGUÊS
Leitura e interpretação de texto - pág. 92 a 98 - Exercícios 1 à 10. Copiar todos os enunciados no caderno à caneta e fazer as respostas a lápis.
Revise o conteúdo sobre tipos de frase - pág. 16.
CIÊNCIAS
Ler tema 5 – Os Biomas Terrestres – páginas 32, 33, 34, 35.
No caderno copiar e responder apenas o exercício 9 da pág. 36 (livro didático).
Caderno de Atividade: página 11.
7º ANO A
PORTUGUÊS
Ler o capítulo 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo”.
Caderno de atividades: páginas 74 a 77.
CIÊNCIAS
Tema 4: Teorias sobre a origem da Vida - Ler e grifar as principais informações das páginas 29 – 30 – 31 – 32.
No caderno, copiar e responder exercícios 1, 2 e 3 da página 42 do livro didático.
7º ANO B
PORTUGUÊS
Ler o texto “O pulso” (pág. 71). Responder os exercícios 1, 2 e 3 (pág. 72) no caderno (sem enunciado).
Título no caderno: Prefixos e sufixos na formação de palavras (págs. 71 e 72).
CIÊNCIAS
Tema 4: Teorias sobre a origem da Vida - Ler e grifar as principais informações das páginas 29 – 30 – 31 – 32.
No caderno, copiar e responder exercícios 1, 2 e 3 da página 42 do livro didático.
7º ANO C
PORTUGUÊS
Responder os exercícios 1, 2, 3, 4 e 5 (págs. 73, 74 e 75) no caderno (sem enunciado).
Título no caderno: Exercícios (págs. 73, 74 e 75).
CIÊNCIAS
Leitura das páginas 53, 54 e 55;
Leitura das páginas 58, 59;
RESPONDER:
Diferença da seleção natural para a artificial.
Resolver exercícios do CADERNO DE ATIVIDADES página 11 até 16 - exercícios 1 ao 12.
8º ANO A
PORTUGUÊS
Produção de Texto 2
Gênero Textual: HAICAI
Produzir cinco haicais, com os seguintes temas (escrever um haicai sobre cada tema): AMIZADE, AMOR, FAMÍLIA, ADOLESCÊNCIA E EMPATIA.
Fazer o rascunho (a lápis), no caderno, e a versão definitiva (a caneta), na folha de bloco (para entregar).
CIÊNCIAS
Assistir a vídeo aula no Youtube: Sistema Circulatório Prof. Paulo Jubilut.
SEGUE LINK:
https://www.youtube.com/watch?v=0fPazt-B994
Baseando-se no vídeo, em seu caderno, escreva as informações citadas pelo professor Jubilut sobre ATEROSCLEROSE.
8º ANO B
PORTUGUÊS
Produção de Texto 2
Gênero Textual: HAICAI
Produzir cinco haicais, com os seguintes temas (escrever um haicai sobre cada tema): AMIZADE, AMOR, FAMÍLIA, ADOLESCÊNCIA E EMPATIA.
Fazer o rascunho (a lápis), no caderno, e a versão definitiva (a caneta), na folha de bloco (para entregar).
CIÊNCIAS
Assistir a vídeo aula no Youtube: Sistema Circulatório Prof. Paulo Jubilut.
SEGUE LINK:
https://www.youtube.com/watch?v=0fPazt-B994
Baseando-se no vídeo, em seu caderno, escreva as informações citadas pelo professor Jubilut sobre ATEROSCLEROSE.
8º ANO C
PORTUGUÊS
Produção de Texto 2
Gênero Textual: HAICAI
Produzir cinco haicais, com os seguintes temas (escrever um haicai sobre cada tema): AMIZADE, AMOR, FAMÍLIA, ADOLESCÊNCIA E EMPATIA.
Fazer o rascunho (a lápis), no caderno, e a versão definitiva (a caneta), na folha de bloco (para entregar).
CIÊNCIAS
Tema 1 – Sistema Cardiovascular (antigamente chamado de sistema circulatório).
Ler páginas 44 e 45 grifando as principais informações.
Em seu caderno, construa uma tabela diferenciando: ARTÉRIAS - VEIAS – CAPIARES SANGUÍNEOS
Modelo da tabela:
https://drive.google.com/file/d/1fDO5768dqh55olhs5qK65aT_PeeePG_L/view?usp=sharing
Caderno de Atividade: páginas 12 e 13 (apenas o exercício 2).
9º ANO A
PORTUGUÊS
Leitura e análise linguística (pág 138): relembrando: discurso direto (caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador), discurso indireto (uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens) e o discurso indireto livre ou semi-indireto (pág 138 e 139).
Exercícios 1 e 2 (pág 139) - A e B (pág. 140). Copiar todos os enunciados no caderno à caneta e fazer as respostas a lápis. Copiar também o conceito de discurso indireto livre ou semi-indireto no caderno.
CIÊNCIAS
Resolver exercícios do CADERNO DE ATIVIDADES páginas 16 até 20 - exercícios 1 ao 8.
Leituras das páginas 64 até 70 e:
Definir: ácidos, bases, sais e óxidos
Montar uma tabela com ácidos, bases, sais e óxidos e suas principais características;
Explicar o que é uma reação de oxirredução e de combustão.
9º ANO B
PORTUGUÊS
Leitura e análise linguística (pág 138): relembrando: discurso direto (caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador), discurso indireto (uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens) e o discurso indireto livre ou semi-indireto (pág 138 e 139).
Exercícios 1 e 2 (pág 139) - A e B (pág. 140). Copiar todos os enunciados no caderno à caneta e fazer as respostas a lápis. Copiar também o conceito de discurso indireto livre ou semi-indireto no caderno.
CIÊNCIAS
Resolver exercícios do CADERNO DE ATIVIDADES páginas 16 até 20 - exercícios 1 ao 8.
Leituras das páginas 64 até 70 e:
Definir: ácidos, bases, sais e óxidos
Montar uma tabela com ácidos, bases, sais e óxidos e suas principais características;
Explicar o que é uma reação de oxirredução e de combustão.
1ª SÉRIE A
ENSINO RELIGIOSO
Pesquisar sobre o tema “O Rito” no universo religioso, mostrando o que é o rito religioso, sua importância para as diferentes religiões e como ele se relaciona com a prática religiosa.
Anotar o resultado da pesquisa no caderno.
REDAÇÃO
Produção de Texto
Gênero Textual: DESCRIÇÃO*
Ler as páginas 93 e 94, do livro didático.
Responder aos seguintes exercícios, sem enunciado, no caderno: página 95 (1 a 6); página 96 (1 a 3)**.
*Colar no caderno o conteúdo “Características do texto descritivo”. Segue link com o texto.
https://drive.google.com/file/d/1exkCdYstDpo_UCDa7VLS9ehAZFDKxuvz/view?usp=sharing
**Os exercícios da página 96 (1 a 3), devem ter de 4 a 7 linhas, cada um.
SOCIOLOGIA
Redação sobre o tema proposto na seção “Exercitando a imaginação sociológica: tema de redação do vestibular da UERJ (2012)” (p. 39 do livro didático). Ler o trecho da entrevista e escrever a redação de acordo com as instruções. Obs: a redação deverá ser feita em folha de bloco – entregar no retorno às aulas).
FÍSICA
Leitura página 70.
ARTE
Leitura do slide sobre ARTE RUPESTRE;
https://drive.google.com/file/d/11e5r-3hz_W0RJoDE1VhTat9nG-mF5BTI/view?usp=sharing
Leitura dos textos sobre o SURGIMENTO DO TEATRO, DA DANÇA E DA MÚSICA.
https://drive.google.com/open?id=1KWVfxINY9zXjg9YUZwgcAdIyNp36qRLY
Elaborar um mapa mental sobre as principais ideias em relação a cada uma das linguagens;
Encaminhar via email: prof.silvialemes@gmail.com e no assunto colocar nome e turma.
1ª SÉRIE B
ENSINO RELIGIOSO
Pesquisar sobre o tema “O Rito” no universo religioso, mostrando o que é o rito religioso, sua importância para as diferentes religiões e como ele se relaciona com a prática religiosa.
Anotar o resultado da pesquisa no caderno.
REDAÇÃO
Produção de Texto
Gênero Textual: DESCRIÇÃO*
Ler as páginas 93 e 94, do livro didático.
Responder aos seguintes exercícios, sem enunciado, no caderno: página 95 (1 a 6); página 96 (1 a 3)**.
*Colar no caderno o conteúdo “Características do texto descritivo”. Segue link com o texto.
https://drive.google.com/file/d/1exkCdYstDpo_UCDa7VLS9ehAZFDKxuvz/view?usp=sharing
**Os exercícios da página 96 (1 a 3), devem ter de 4 a 7 linhas, cada um.
SOCIOLOGIA
Redação sobre o tema proposto na seção “Exercitando a imaginação sociológica: tema de redação do vestibular da UERJ (2012)” (p. 39 do livro didático). Ler o trecho da entrevista e escrever a redação de acordo com as instruções. Obs: a redação deverá ser feita em folha de bloco e – entregar no retorno às aulas).
FÍSICA
Leitura página 70.
ARTE
Leitura do slide sobre ARTE RUPESTRE;
https://drive.google.com/file/d/11e5r-3hz_W0RJoDE1VhTat9nG-mF5BTI/view?usp=sharing
Leitura dos textos sobre o SURGIMENTO DO TEATRO, DA DANÇA E DA MÚSICA.
https://drive.google.com/open?id=1KWVfxINY9zXjg9YUZwgcAdIyNp36qRLY
Elaborar um mapa mental sobre as principais ideias em relação a cada uma das linguagens;
Encaminhar via email: prof.silvialemes@gmail.com e no assunto colocar nome e turma.
2ª SÉRIE A
BIOLOGIA
Livro páginas 546 até 549.
Explicar o funcionamento do:
PALADAR – OLFATO - AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
ENSINO RELIGIOSO
Elaborar uma pesquisa sobre o início da vida humana a partir da ciência (há mais que uma concepção) e das seguintes religiões: cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo.
Anotas o resultado da pesquisa no caderno.
REDAÇÃO
Gramática: Preposições e Conjunções
Ler as páginas 422 a 428, do livro didático.
Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: páginas 423 e 424 (1 a 3); página 425 (1 a 3); páginas 426 e 427 (1 a 3); página 428 (1 e 2).
HISTÓRIA
Capítulo 19 (Volume II) – fazer a leitura do Capítulo sobre a expansão/ocupação do território brasileiro entre os séculos XVII e XVIII e elaborar no Caderno um esquema de ideias/resumo. Escrever no caderno as seguintes questões norteadoras e responder: a) Quem são os atores do processo de ocupação territorial? b) Como a economia colonial (as atividades econômicas do período) influenciam o desenvolvimento da colônia brasileira?
Concluir os encaminhamentos da AULA 01. Iniciar a leitura do Capítulo 20 (Volume II) da página 413 a 420, sobre a REVOLUÇÃO INGLESA. No caderno, elaborar um esquema de ideias/resumo sobre o tema. Escrever no caderno a seguinte questão norteadora e responder: a) qual é o grupo social que mais tem interesse/participa mais ativamente do processo revolucionário inglês? Justifique.
(* dica: vimos este grupo com muita atenção nas últimas semanas, ganhando notoriedade e poder desde o fim da Idade Média... *).
ARTE
Ler o texto sobre teatro na idade média, e fazer mapa mental.
LINK PARA O TEXTO:
https://drive.google.com/file/d/1r7Z2cKltlyGb1IUJlv6QPwXnMpZU-JlR/view
https://drive.google.com/file/d/1n4j8CijTYv98exuRLjVQJq5yoyL4S6JB/view
Pesquisar autos e paixões mais importantes escritos nesse período. Para entregar no Retorno.
2ª SÉRIE B
BIOLOGIA
Livro páginas 546 até 549.
Explicar o funcionamento do :
PALADAR – OLFATO - AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
ENSINO RELIGIOSO
Elaborar uma pesquisa sobre o início da vida humana a partir da ciência (há mais que uma concepção) e das seguintes religiões: cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo.
Anotas o resultado da pesquisa no caderno.
REDAÇÃO
Gramática: Preposições e Conjunções
Ler as páginas 422 a 428, do livro didático.
Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: páginas 423 e 424 (1 a 3); página 425 (1 a 3); páginas 426 e 427 (1 a 3); página 428 (1 e 2).
HISTÓRIA
Concluir os encaminhamentos da AULA 02 de 23/03. Iniciar a leitura do Capítulo 20 (Volume II) da página 413 a 420, sobre a REVOLUÇÃO INGLESA. No caderno, elaborar um esquema de ideias/resumo sobre o tema. Escrever no caderno a seguinte questão norteadora e responder: a) qual é o grupo social que mais tem interesse/participa mais ativamente do processo revolucionário inglês? Justifique.
(* dica: vimos este grupo com muita atenção nas últimas semanas, ganhando notoriedade e poder desde o fim da Idade Média... *).
ARTE
Ler o texto sobre teatro na idade média, e fazer mapa mental.
LINK PARA O TEXTO:
https://drive.google.com/file/d/1r7Z2cKltlyGb1IUJlv6QPwXnMpZU-JlR/view
https://drive.google.com/file/d/1n4j8CijTYv98exuRLjVQJq5yoyL4S6JB/view
Pesquisar autos e paixões mais importantes escritos nesse período. Para entregar no Retorno.
3ª SÉRIE A
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data,
2º passo: colocar o título no seu caderno.
NOÇÕES DE CARTOGRAFIA
3º passo: fazer leitura atenta e grifar na apostila conceitos geográficos presentes na aula 04 (apostila 2/ Geografia A).
4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno sobre a temática: Noções de Cartografia
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=45kUHLsn_sk (projeções cartográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=Lk7MycpRP5c (escalas cartográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)
REDAÇÃO
Gramática: Léxico
Apostila 2B (aula 3): ler as páginas 1 a 8; resolver os exercícios das páginas 9 a 13 (1 a 20).
HISTÓRIA
Estudar a apostila 2B-Aula 03 – elaborar um esquema com as realizações do período do Consulado. Responder com um resumo: Quais são as características do Império Napoleônico? Qual é a orientação política do Congresso de Viena – justificando. Elaborar uma tabela com os eventos franceses da Revolução de 1830 ao Segundo Império.
Estudar a apostila 2B-Aula 04 – elaborar um esquema/resumo definindo o que foi a Revolução Industrial e suas características. Responder com um resumo: qual é o impacto da Revolução Industrial frente aos últimos resquícios do sistema feudal/absolutista? Elaborar uma tabela com duas colunas, pontuando os movimentos sociais ou movimentos intelectuais característicos do início do período industrial de um lado, e suas realizações ou ideias, de outro. Ponto para reflexão: quais as diferenças e quais relações podemos estabelecer entre o contexto de transformações e ideias do começo da industrialização (séculos XVIII e XIX) e o mundo neoliberal do presente?
ARTE
1- Ler a apresentação: PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA UTILIZANDO O SMARTPHONE e produzir um mapa mental com as ideias principais do documento;
2- Ler o texto: A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA e produzir um mapa mental com as ideias principais do documento;
3- Ler a apresentação e pesquisar outras fontes sobre FOTOGRAFIA E PERSPECTIVA FORÇADA, e produzir um mapa mental com as ideias principais;
4- Ler a apresentação e pesquisar outras fontes sobre COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICAS e produzir um mapa mental com as ideias principais do documento.
Segue LINK dos textos para leitura:
https://drive.google.com/open?id=1xFSqLCo3SBO3I7LM9IP45FpkjIpCmWYN
https://drive.google.com/file/d/1z7nxGKbG7DSx8cWEXVH9fnxmkpn8XZPX/view?usp=sharing
https://drive.google.com/open?id=1oVDHPKNMpHoaX2BUBnsRzXMbnDSt3G9b
https://drive.google.com/open?id=1WYke9zYJk8s6VYBuc54WeLsIOj7h2_7Y
OBS.: REALIZE AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO.
3ª SÉRIE B
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data,
2º passo: colocar o título no seu caderno.
NOÇÕES DE CARTOGRAFIA
3º passo: fazer leitura atenta e grifar na apostila conceitos geográficos presentes na aula 04 (apostila 2/ Geografia A).
4º passo: Elabore um mapa mental em seu caderno sobre a temática: Noções de Cartografia
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=45kUHLsn_sk (projeções cartográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=Lk7MycpRP5c (escalas cartográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA (como fazer um mapa mental!)
REDAÇÃO
Gramática: Léxico
Apostila 2B (aula 3): ler as páginas 1 a 8; resolver os exercícios das páginas 9 a 13 (1 a 20).
HISTÓRIA
Estudar a apostila 2C-Aula 03 - a leitura do conteúdo sobre a expansão/ocupação do território brasileiro entre os séculos XVII e XVIII e elaborar no caderno: a) uma lista pontuando os atores sociais/culturas/movimentos responsáveis pelo processo de ocupação territorial; b) elaborar um resumo relacionando o modo como a economia colonial (as atividades econômicas do período) influencia o desenvolvimento da colônia brasileira; c) mapear os tratados e acordos que estabelecem as divisas/limites do território brasileiro.
ARTE
1- Ler a apresentação: PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA UTILIZANDO O SMARTPHONE e produzir um mapa mental com as ideias principais do documento;
2- Ler o texto: A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA e produzir um mapa mental com as ideias principais do documento;
3- Ler a apresentação e pesquisar outras fontes sobre FOTOGRAFIA E PERSPECTIVA FORÇADA, e produzir um mapa mental com as ideias principais;
4- Ler a apresentação e pesquisar outras fontes sobre COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICAS e produzir um mapa mental com as ideias principais do documento.
Segue LINK dos textos para leitura:
https://drive.google.com/open?id=1xFSqLCo3SBO3I7LM9IP45FpkjIpCmWYN
https://drive.google.com/file/d/1z7nxGKbG7DSx8cWEXVH9fnxmkpn8XZPX/view?usp=sharing
https://drive.google.com/open?id=1oVDHPKNMpHoaX2BUBnsRzXMbnDSt3G9b
https://drive.google.com/open?id=1WYke9zYJk8s6VYBuc54WeLsIOj7h2_7Y
OBS.: REALIZE AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO.