BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 5 - Infantil ao 5º ano
INFANTIL 1
Hoje vamos colorir e montar um quebra-cabeça, mas antes, teremos que fazer nossa tinta. É fácil. Vamos precisar de Iogurte de coco e corante alimentício. Nessa atividade precisaremos da cor verde, mas vocês podem fazer com qualquer cor que dará certo.
Com auxílio do adulto, em uma tigela colocar o pouco de iogurte e acrescentar o corante. Agora é hora do (a) pequeno(a) misturar com uma colher.
Agora é só colorir. Ahh, se eles acabarem colocando na boca, não se preocupe.
INFANTIL 2A
Dia da leitura e conversa! “Mordida não Napoleão”
Falar e observar o Projetinho quem morde é cachorrinho eu só faço carinho. Conversar com seu pequeno sobre o livrinho.
Utilizar um boneco ou boneca e explorar os cuidados que devemos ter para com nossos coleguinhas e amigos.
LINK DO LIVRINHO: http://blog.cropart.com.br/wp-content/uploads/2017/05/ok-Livro-Mordida-N%C3%A3o-Napole%C3%A3o.pdf
INFANTIL 2B
Dia da leitura e conversa! “Mordida não Napoleão”
Falar e observar o Projetinho quem morde é cachorrinho eu só faço carinho. Conversar com seu pequeno sobre o livrinho.
Utilizar um boneco ou boneca e explorar os cuidados que devemos ter para com nossos coleguinhas e amigos.
LINK DO LIVRINHO: http://blog.cropart.com.br/wp-content/uploads/2017/05/ok-Livro-Mordida-N%C3%A3o-Napole%C3%A3o.pdf
INFANTIL 3A
Livro Brincadeira das Artes, pág. 13
Observar as imagens e perguntar o que será que cada criança está sentindo? O que será que pode ter acontecido para ela estar se sentindo assim? Você consegue imitar alguma dessas expressões?
Vamos brincar de “Estátua”?
Colocamos uma música e quando pausar, todos devem ficar “congelados” fazendo uma das expressões que acabamos de ver.
Livro História em Cena, pág. 11
Observar e perguntar o que aconteceu com a cadeira que a Cachinhos Dourados experimentou ao sentar-se em cada cadeira? Podemos relembrar a história com o nosso livrinho. Agora que lembramos, vamos ligar cada cadeira ao seu dono? A GRANDE no Papai Urso, a MÉDIA na Mamãe Urso e a PEQUENA no Bebê Urso.
INFANTIL 3B
Livro Brincadeira das Artes, pág. 13
Observar as imagens e perguntar o que será que cada criança está sentindo? O que será que pode ter acontecido para ela estar se sentindo assim? Você consegue imitar alguma dessas expressões?
Vamos brincar de “Estátua”?
Colocamos uma música e quando pausar, todos devem ficar “congelados” fazendo uma das expressões que acabamos de ver.
Livro História em Cena, pág. 11
Observar e perguntar o que aconteceu com a cadeira que a Cachinhos Dourados experimentou ao sentar-se em cada cadeira? Podemos relembrar a história com o nosso livrinho. Agora que lembramos, vamos ligar cada cadeira ao seu dono? A GRANDE no Papai Urso, a MÉDIA na Mamãe Urso e a PEQUENA no Bebê Urso.
INFANTIL 4A
Atividade de xerox para relembrar da vogal E. Devemos praticar a vogal E e colorir com muito amor.
Atividade de xerox para relembrar o nosso número 1 com muita prática e o que se pede nós enunciados.
INGLÊS
Página- 9
Conversar com as crianças o que as crianças estão fazendo e depois retirar os adesivos no final do livro e colar nos contornos correspondentes;
Página – 10
Assistir o video Kids vocabulary - Color - color mixing - rainbow
youtube.com/watch?v=ybt2jhCQ3La
Relacionar os objetos escolares com as imagens ligando os pontos e colorir.
INFANTIL 4B
Atividade de xerox para relembrar da vogal E. Devemos praticar a vogal E e colorir com muito amor.
Atividade de xerox para relembrar o nosso número 1 com muita prática e o que se pede nos enunciados.
INGLÊS
Página- 9
Conversar com as crianças o que as crianças estão fazendo e depois retirar os adesivos no final do livro e colar nos contornos correspondentes;
Página – 10
Assistir o video Kids vocabulary - Color - color mixing - rainbow
youtube.com/watch?v=ybt2jhCQ3La
Relacionar os objetos escolares com as imagens ligando os pontos e colorir.
INFANTIL 5A
Caderno de artes: atividade de coordenação: Cobrir o pontilhado;
LIVRO BRINCADEIRA DAS ARTES:
Página: 07 e 08: Conhecer as obras do artista Leonardo da Vinci através do link: https://www.youtube.com/watch?v=bwJDA-nRkMY, com auxílio do visor do material de apoio o observar uma paisagem e reproduzi-la através de um desenho em uma folha sulfite e colar na página 8.
INGLÊS
Página – 10
Assistir o video Kids vocabulary - Color - color mixing - rainbow
youtube.com/watch?v=ybt2jhCQ3La
Solicitar que observem as imagens e que relacionem a cor da escrita dos dias da semana e pintem no retângulo acima com a mesma cor ( Ex: MONDAY –Monday- amarelo ).
Página – 16
Relembrar os dias da semana e colorir o Dino (conversar sobre as atividades que ele gosta de fazer ).
INFANTIL 5B
Caderno de artes: atividade de coordenação: Cobrir o pontilhado;
LIVRO BRINCADEIRA DAS ARTES:
Página: 07 e 08: Conhecer as obras do artista Leonardo da Vinci através do link: https://www.youtube.com/watch?v=bwJDA-nRkMY, com auxílio do visor do material de apoio o observar uma paisagem e reproduzi-la através de um desenho em uma folha sulfite e colar na página 8.
INGLÊS
Página – 10
Assistir o video Kids vocabulary - Color - color mixing - rainbow
youtube.com/watch?v=ybt2jhCQ3La
Solicitar que observem as imagens e que relacionem a cor da escrita dos dias da semana e pintem no retângulo acima com a mesma cor ( Ex: MONDAY –Monday- amarelo ).
Página – 16
Relembrar os dias da semana e colorir o Dino (conversar sobre as atividades que ele gosta de fazer ).
1º ANO A
Livro de Língua Portuguesa, página: 40 (realizar dobradura com base na explicação – somente atividade números 1).
Livro de Matemática, páginas: 42 e 43 (números até 20, reconhecer e registrar quantidade até 20).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)
INGLÊS
Página 38 e 42;
Assistir o video Kids vocabulary - Color - color mixing - rainbow
youtube.com/watch?v=ybt2jhCQ3La
Exercício 7- Escrever em inglês os nomes das cores em cima das estrelas coloridas, depois colorir o parque.
Exercício 13- Assinalar sua cor favorita.
OBS: As atividades que não foram citadas serão realizadas quando voltarem às aulas presenciais.
1º ANO B
Livro de Língua Portuguesa, página: 40 (realizar dobradura com base na explicação – somente atividade números 1).
Livro de Matemática, páginas: 42 e 43 (números até 20, reconhecer e registrar quantidade até 20).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)
INGLÊS
Página 38 e 42;
Assistir o video Kids vocabulary - Color - color mixing - rainbow
youtube.com/watch?v=ybt2jhCQ3La
Exercício 7- Escrever em inglês os nomes das cores em cima das estrelas coloridas, depois colorir o parque.
Exercício 13- Assinalar sua cor favorita.
OBS: As atividades que não foram citadas serão realizadas quando voltarem às aulas presenciais.
2º ANO A
Livro de Português – capÍtulo 3 - Gente Brasileira – leitura do texto 1 e interpretação de texto. Página 54 e 55 - Exercício do 1 ao 6.
Livro de Geografia: Ponto de Referência – ajudam a localizar os lugares. Páginas 26 e 27.
INGLÊS
Página 41 e 42;
Assistir o video Colors Super Simple Songs
Exercício 13- Completar os espaços com os números por extenso em inglês seguindo a seqüência.
Exercício 14- Circule as diferenças entre as duas imagens.
2º ANO B
Livro de Português – capÍtulo 3 - Gente Brasileira – leitura do texto 1 e interpretação de texto. Página 54 e 55 - Exercício do 1 ao 6.
Livro de Geografia: Ponto de Referência – ajudam a localizar os lugares. Páginas 26 e 27.
INGLÊS
Página 41 e 42;
Assistir o video Colors Super Simple Songs
Exercício 13- Completar os espaços com os números por extenso em inglês seguindo a seqüência.
Exercício 14- Circule as diferenças entre as duas imagens.
2º ANO C
Livro de Português – capÍtulo 3 - Gente Brasileira – leitura do texto 1 e interpretação de texto. Página 54 e 55 - Exercício do 1 ao 6.
Livro de Geografia: Ponto de Referência – ajudam a localizar os lugares. Páginas 26 e 27.
INGLÊS
Página 41 e 42;
Assistir o video Colors Super Simple Songs
Exercício 13- Completar os espaços com os números por extenso em inglês seguindo a seqüência.
Exercício 14- Circule as diferenças entre as duas imagens.
3º ANO A
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
SAPO – EMBOSCADA – ENROLA – DESENROLA – CHOCALHO
CRICRILA – GRILO – BEM-TE-VI – QUARTETO - COBRA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
MATEMÁTICA:
Cálculo Mental e o que você aprendeu.
Resolver as páginas 31 à 33 do livro de Matemática.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Produção de texto.
Ler o poema “Quarteto”, proposto na página 34 e resolver os exercícios de interpretação do texto páginas 35 à 37.
Sugestão de Leitura: Ler o livro “Maria vai com as outras”.
https://pt.slideshare.net/NuteJPA1/histria-mariavaicomasoutras
INGLÊS
Página 39 e 40 – Ler o texto da pág. 39 sobre “Loch Ness Moster” (Monstro do Lago Ness) e responder os exercícios 10, 11 e 12 da pág. 40 (exercício 10: escrever por extenso quantos patos aparecem na história da pág.39; exercício 11: marcar (T) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o texto da pág. 39), exercício 12: pinte o lago e quando estivermos juntos novamente faremos a leitura do trava línguas.
Áudios disponíveis no link:
https://drive.google.com/open?id=1FmHaWbdepg0fgB_XnJqbTsieW8IbJBlY
OBS: Os exercícios com áudio serão retomados em sala de aula, caso alguém não consiga acessá-los.
3º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
SAPO – EMBOSCADA – ENROLA – DESENROLA – CHOCALHO
CRICRILA – GRILO – BEM-TE-VI – QUARTETO - COBRA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
MATEMÁTICA:
Cálculo Mental e o que você aprendeu.
Resolver as páginas 31 à 33 do livro de Matemática.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Produção de texto.
Ler o poema “Quarteto”, proposto na página 34 e resolver os exercícios de interpretação do texto páginas 35 à 37.
Sugestão de Leitura: Ler o livro “Maria vai com as outras”.
https://pt.slideshare.net/NuteJPA1/histria-mariavaicomasoutras
INGLÊS
Página 39 e 40 – Ler o texto da pág. 39 sobre “Loch Ness Moster” (Monstro do Lago Ness) e responder os exercícios 10, 11 e 12 da pág. 40 (exercício 10: escrever por extenso quantos patos aparecem na história da pág.39; exercício 11: marcar (T) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o texto da pág. 39), exercício 12: pinte o lago e quando estivermos juntos novamente faremos a leitura do trava línguas.
Áudios disponíveis no link:
https://drive.google.com/open?id=1FmHaWbdepg0fgB_XnJqbTsieW8IbJBlY
OBS: Os exercícios com áudio serão retomados em sala de aula, caso alguém não consiga acessá-los.
3º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
SAPO – EMBOSCADA – ENROLA – DESENROLA – CHOCALHO
CRICRILA – GRILO – BEM-TE-VI – QUARTETO - COBRA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
MATEMÁTICA:
Cálculo Mental e o que você aprendeu.
Resolver as páginas 31 à 33 do livro de Matemática.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Produção de texto.
Ler o poema “Quarteto”, proposto na página 34 e resolver os exercícios de interpretação do texto páginas 35 à 37.
Sugestão de Leitura: Ler o livro “Maria vai com as outras”.
https://pt.slideshare.net/NuteJPA1/histria-mariavaicomasoutras
INGLÊS
Página 39 e 40 – Ler o texto da pág. 39 sobre “Loch Ness Moster” (Monstro do Lago Ness) e responder os exercícios 10, 11 e 12 da pág. 40 (exercício 10: escrever por extenso quantos patos aparecem na história da pág.39; exercício 11: marcar (T) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o texto da pág. 39), exercício 12: pinte o lago e quando estivermos juntos novamente faremos a leitura do trava línguas.
Áudios disponíveis no link:
https://drive.google.com/open?id=1FmHaWbdepg0fgB_XnJqbTsieW8IbJBlY
OBS: Os exercícios com áudio serão retomados em sala de aula, caso alguém não consiga acessá-los.
4º ANO A
PORTUGUÊS:
Assistir ao filme: Mogli O menino lobo, de Jon Favreau “Estúdios Disney”. Sugerido no livro didático na página 86.
No caderno escreva um pequeno resumo (de 15 a 20 linhas) contando a história que o filme transmite e faça uma ilustração da parte que você mais gostou do filme “O Mogli”.
GEOGRAFIA:
Realizar a leitura dos temas presentes nas páginas 12 á 21 e fazer um resumo de 20 linhas no caderno.
INGLÊS
Página 38 – exercício 8 – copiar as palavras que descrevem o tempo ( quadro amarelo, palavras em azul) no caderno, depois fazer um desenho ao lado das palavras para representá-las. Exercício 9 – escutar o áudio e marcas as imagens corretas. (ÁUDIO NO LINK)
Página 39 e 40 – Ler o texto da pág. 39 sobre “Winter Festival” (Festival de Inverno) e responder os exercícios 12, 13 e 14 da pág. 40 sobre a história (exercício 12: marcar os meses em que é inverno na China, de acordo com a história da pág.39; exercício 13: marcar (T) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o texto da pág. 39; exercício 14 (ÁUDIO NO LINK)
Áudios disponíveis no link:
https://drive.google.com/open?id=1U4PCipe_1-M3NK43AP_P66NljLSvheC0
Assistir o vídeo sobre a cidade em que ocorre o festival: http://mod.lk/i3hgp
OBS: Os exercícios com áudio serão retomados em sala de aula, caso alguém não consiga acessá-los.
4º ANO B
PORTUGUÊS:
Assistir ao filme: Mogli O menino lobo, de Jon Favreau “Estúdios Disney”. Sugerido no livro didático na página 86.
No caderno escreva um pequeno resumo (de 15 a 20 linhas) contando a história que o filme transmite e faça uma ilustração da parte que você mais gostou do filme “O Mogli”.
GEOGRAFIA:
Realizar a leitura dos temas presentes nas páginas 12 á 21 e fazer um resumo de 20 linhas no caderno.
INGLÊS
Página 38 – exercício 8 – copiar as palavras que descrevem o tempo ( quadro amarelo, palavras em azul) no caderno, depois fazer um desenho ao lado das palavras para representá-las. Exercício 9 – escutar o áudio e marcas as imagens corretas. (ÁUDIO NO LINK)
Página 39 e 40 – Ler o texto da pág. 39 sobre “Winter Festival” (Festival de Inverno) e responder os exercícios 12, 13 e 14 da pág. 40 sobre a história (exercício 12: marcar os meses em que é inverno na China, de acordo com a história da pág.39; exercício 13: marcar (T) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o texto da pág. 39; exercício 14 (ÁUDIO NO LINK)
Áudios disponíveis no link:
https://drive.google.com/open?id=1U4PCipe_1-M3NK43AP_P66NljLSvheC0
Assistir o vídeo sobre a cidade em que ocorre o festival: http://mod.lk/i3hgp
OBS: Os exercícios com áudio serão retomados em sala de aula, caso alguém não consiga acessá-los.
4º ANO C
PORTUGUÊS:
Assistir ao filme: Mogli O menino lobo, de Jon Favreau “Estúdios Disney”. Sugerido no livro didático na página 86.
No caderno escreva um pequeno resumo (de 15 a 20 linhas) contando a história que o filme transmite e faça uma ilustração da parte que você mais gostou do filme “O Mogli”.
GEOGRAFIA:
Realizar a leitura dos temas presentes nas páginas 12 á 21 e fazer um resumo de 20 linhas no caderno.
INGLÊS
Página 38 – exercício 8 – copiar as palavras que descrevem o tempo ( quadro amarelo, palavras em azul) no caderno, depois fazer um desenho ao lado das palavras para representá-las. Exercício 9 – escutar o áudio e marcas as imagens corretas. (ÁUDIO NO LINK)
Página 39 e 40 – Ler o texto da pág. 39 sobre “Winter Festival” (Festival de Inverno) e responder os exercícios 12, 13 e 14 da pág. 40 sobre a história (exercício 12: marcar os meses em que é inverno na China, de acordo com a história da pág.39; exercício 13: marcar (T) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o texto da pág. 39; exercício 14 (ÁUDIO NO LINK)
Áudios disponíveis no link:
https://drive.google.com/open?id=1U4PCipe_1-M3NK43AP_P66NljLSvheC0
Assistir o vídeo sobre a cidade em que ocorre o festival: http://mod.lk/i3hgp
OBS: Os exercícios com áudio serão retomados em sala de aula, caso alguém não consiga acessá-los.
5º ANO A
MATEMÁTICA
Realizar as atividades de adição das págs.46 e 47.
Copiar e responder as atividades no caderno:
1 ) Arme e efetue as seguintes adições
a) 112 + 105 =
b) 252 + 298 =
c) 154 + 629 =
d) 898 + 129 =
2) Em uma caixa há 126 laranjas e 269 peras. Quantas frutas há na caixa?
3) Para comemorar o aniversário de Paulo, sua mãe comprou 160 latinhas de refrigerante. Dias antes da festa o avô de Paulo comprou mais 145 latinhas de refrigerante sabor laranja. Quantas latinhas de refrigerante foram compradas para o aniversário de Paulo?
4) Durante o ano, Caio conseguiu juntar o valor de R$ 327,00 através das mesadas que recebe. Caio também ganhou de seu tio o valor de R$ 125,00. Quanto Caio tem em dinheiro?
PORTUGUÊS
Assistir ao vídeo explicativo:
https://www.youtube.com/watch?v=xjMC7s6yD5g&feature=youtu.be
Após assistir o vídeo sobre o uso de pontuação, observe os exemplos e realize a leitura e interpretação do texto "O que é importante?" nas páginas 68, 69 e 70.
INGLÊS
Ler o texto da página 41 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
Assinalar se o texto lido é “a leaflet” (um folheto), “a book” (um livro) ou “a blog post” (uma publicação em um blog).
Assinalar T (true) or F (false) sobre o texto no exercício 14.
5º ANO B
MATEMÁTICA
Realizar as atividades de adição das págs.46 e 47.
Copiar e responder as atividades no caderno:
1 ) Arme e efetue as seguintes adições
a) 112 + 105 =
b) 252 + 298 =
c) 154 + 629 =
d) 898 + 129 =
2) Em uma caixa há 126 laranjas e 269 peras. Quantas frutas há na caixa?
3) Para comemorar o aniversário de Paulo, sua mãe comprou 160 latinhas de refrigerante. Dias antes da festa o avô de Paulo comprou mais 145 latinhas de refrigerante sabor laranja. Quantas latinhas de refrigerante foram compradas para o aniversário de Paulo?
4) Durante o ano, Caio conseguiu juntar o valor de R$ 327,00 através das mesadas que recebe. Caio também ganhou de seu tio o valor de R$ 125,00. Quanto Caio tem em dinheiro?
PORTUGUÊS
Assistir ao vídeo explicativo:
https://www.youtube.com/watch?v=xjMC7s6yD5g&feature=youtu.be
Após assistir o vídeo sobre o uso de pontuação, observe os exemplos e realize a leitura e interpretação do texto "O que é importante?" nas páginas 68, 69 e 70.
INGLÊS
Ler o texto da página 41 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
Assinalar se o texto lido é “a leaflet” (um folheto), “a book” (um livro) ou “a blog post” (uma publicação em um blog).
Assinalar T (true) or F (false) sobre o texto no exercício 14.
5º ANO C
MATEMÁTICA
Realizar as atividades de adição das págs.46 e 47.
Copiar e responder as atividades no caderno:
1 ) Arme e efetue as seguintes adições
a) 112 + 105 =
b) 252 + 298 =
c) 154 + 629 =
d) 898 + 129 =
2) Em uma caixa há 126 laranjas e 269 peras. Quantas frutas há na caixa?
3) Para comemorar o aniversário de Paulo, sua mãe comprou 160 latinhas de refrigerante. Dias antes da festa o avô de Paulo comprou mais 145 latinhas de refrigerante sabor laranja. Quantas latinhas de refrigerante foram compradas para o aniversário de Paulo?
4) Durante o ano, Caio conseguiu juntar o valor de R$ 327,00 através das mesadas que recebe. Caio também ganhou de seu tio o valor de R$ 125,00. Quanto Caio tem em dinheiro?
PORTUGUÊS
Assistir ao vídeo explicativo:
https://www.youtube.com/watch?v=xjMC7s6yD5g&feature=youtu.be
Após assistir o vídeo sobre o uso de pontuação, observe os exemplos e realize a leitura e interpretação do texto "O que é importante?" nas páginas 68, 69 e 70.
INGLÊS
Ler o texto da página 41 seguindo o método combinado em sala (tentar compreender AS FRASES, e não traduzir cada palavra).
Assinalar se o texto lido é “a leaflet” (um folheto), “a book” (um livro) ou “a blog post” (uma publicação em um blog).
Assinalar T (true) or F (false) sobre o texto no exercício 14.