BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 5 - 6º Ano ao Ens. Médio
6º ANO A
GEOGRAFIA
ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.
- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.
- Use lápis colorido e canetinhas.
- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.
- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.
FILOSOFIA
Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).
Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).
MATEMÁTICA
Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.
CIÊNCIAS
Ler tema 5 – Os Biomas Terrestres – páginas 32, 33, 34, 35.
- No caderno copiar e responder apenas o exercício 9 da pág. 36 (livro didático).
- Caderno de Atividade: pág. 11
6º ANO B
GEOGRAFIA
UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA
TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA - O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.
ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.
- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.
- Use lápis colorido e canetinhas.
- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.
- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.
FILOSOFIA
Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).
Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).
MATEMÁTICA
Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.
CIÊNCIAS
Em seu caderno, realizar uma pequena pesquisa (7 a 10 linhas) sobre a diferença entre VULCÃO, TSUNAMI e TERREMOTO. Em seguida representar através de um desenho cada um deles.
6º ANO C
GEOGRAFIA
UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA
TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA - O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.
ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.
- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.
- Use lápis colorido e canetinhas.
- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.
- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.
FILOSOFIA
Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).
Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).
MATEMÁTICA
Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.
CIÊNCIAS
Ler o texto: Os Sons do Ecossistema (páginas 40 e 41) e em seu caderno copiar e responder as questões 1, 2, 3 e 4 da página 41.
7º ANO A
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.
4º passo: Copie e responda as questões em seu caderno:
- Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
- Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
- Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
- Quantos e quais são os fusos brasileiros?
- Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
- Como o país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
- O que é desenvolvimento sustentável?
- Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
- Pontos extremos
- Extensão N-S e L-O
- Fronteira marítima e fronteira terrestre
- Paralelos que cortam o país
FILOSOFIA
Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.
Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:
- Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
- Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
- Como a verdade é construída, segundo Epicuro?
MATEMÁTICA
Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.
Segue LINK para acesso a lista: https://drive.google.com/open?id=1tOJ1L7YBxCIgUNzkBg0HnFRkDDfIYLxP
CIÊNCIAS
Assistir o vídeo: “ORIGEM DA VIDA/QUER QUE EU DESENHE/MAPA MENTAL/ DESCOMPLICA (5 min 5 s)
Se quiser pode baixar o mapa mental disponível no canal DESCOMPLICA, imprimir e colar no seu caderno.
CADERNO DE ATIVIDADES: páginas 8 e 9.
7º ANO B
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.
4º passo: Copie e responda as questões em seu caderno:
- Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
- Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
- Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
- Quantos e quais são os fusos brasileiros?
- Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
- Como o país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
- O que é desenvolvimento sustentável?
- Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
- Pontos extremos
- Extensão N-S e L-O
- Fronteira marítima e fronteira terrestre
- Paralelos que cortam o país
FILOSOFIA
Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.
Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:
- Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
- Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
- Como a verdade é construída, segundo Epicuro?
MATEMÁTICA
Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.
Segue LINK para acesso a lista: https://drive.google.com/open?id=1tOJ1L7YBxCIgUNzkBg0HnFRkDDfIYLxP
CIÊNCIAS
Assistir o vídeo: “ORIGEM DA VIDA/QUER QUE EU DESENHE/MAPA MENTAL/ DESCOMPLICA (5 min 5 s)
Se quiser pode baixar o mapa mental disponível no canal DESCOMPLICA, imprimir e colar no seu caderno.
CADERNO DE ATIVIDADES: páginas 8 e 9.
7º ANO C
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.
4º passo: Copie e responda as questões em seu caderno:
- Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
- Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
- Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
- Quantos e quais são os fusos brasileiros?
- Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
- Como o país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
- O que é desenvolvimento sustentável?
- Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
- Pontos extremos
- Extensão N-S e L-O
- Fronteira marítima e fronteira terrestre
- Paralelos que cortam o país
FILOSOFIA
Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.
Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:
- Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
- Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
- Como a verdade é construída, segundo Epicuro?
MATEMÁTICA
Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS
Exercícios: 25 ao 35
Segue LINK para acesso a lista:
https://drive.google.com/open?id=1ahG3g_WX4cHlJ0y1yj9UVZUdtnFuWVQX
8º ANO A
GEOGRAFIA
UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE
TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.
CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6
FILOSOFIA
Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.
Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:
- Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
- Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
- Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
- Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
- Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.
MATEMÁTICA
ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO
1º PASSO
Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf
Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).
Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)
Entrega: Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.
Página 55 - Exercícios 27 e 28
Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34
CIÊNCIAS
Tema 1 – Sistema Cardiovascular (antigamente chamado de sistema circulatório).
Ler páginas 44 e 45 grifando as principais informações.
Em seu caderno, construa uma tabela diferenciando: ARTÉRIAS - VEIAS – CAPIARES SANGUÍNEOS
Modelo da tabela:
https://drive.google.com/file/d/1fDO5768dqh55olhs5qK65aT_PeeePG_L/view?usp=sharing
Caderno de Atividade: páginas 12 e 13 (apenas o exercício 2).
8º ANO B
GEOGRAFIA
TEMA 2 – Da guerra fira ao século XXI – LEITURA – Páginas 46, 47 e 48 Conteúdos relacionados ao fenômeno histórico conhecido como Guerra Fria, um conflito ideológico que dividiu o mundo entre Socialistas e Capitalistas e que teve início logo após a segunda guerra mundial e se estendendo até o início dos anos 90.
- RECOMENDAÇÃO DE FILME – Ponte de Espiões – 2015
FILOSOFIA
Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.
Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:
- Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
- Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
- Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
- Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
- Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.
MATEMÁTICA
ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO
1º PASSO
Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf
Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).
Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)
Entrega: Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.
Página 55 - Exercícios 27 e 28
Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34
CIÊNCIAS
Tema 1 – Sistema Cardiovascular (antigamente chamado de sistema circulatório).
Ler páginas 44 e 45 grifando as principais informações.
Em seu caderno, construa uma tabela diferenciando: ARTÉRIAS - VEIAS – CAPIARES SANGUÍNEOS
Modelo da tabela:
https://drive.google.com/file/d/1fDO5768dqh55olhs5qK65aT_PeeePG_L/view?usp=sharing
Caderno de Atividade: páginas 12 e 13 (apenas o exercício 2).
8º ANO C
GEOGRAFIA
UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE
TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.
CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6
FILOSOFIA
Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.
Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:
- Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
- Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
- Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
- Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
- Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.
MATEMÁTICA
ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO
1º PASSO
Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf
Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).
Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)
Entrega: Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.
Página 55 - Exercícios 27 e 28
Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34
CIÊNCIAS
Tema 2 – O sangue e seus componentes. Após a leitura das páginas 46 e 47 do seu livro didático, copiar em seu caderno, com o mesmo título do tema, e responder as questões abaixo:
- Escreva 3 informações gerais sobre o sangue.
- Qual é a constituição do plasma sanguíneo?
- Aonde são produzidas as células sanguíneas? (Depois de responder, faça o desenho da página 47 “origem das células sanguíneas e das plaquetas).
- Quais outros nomes podemos das aos glóbulos vermelhos e brancos, respectivamente?
- Escreva a função das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.
9º ANO A
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: A GEOPOLÍTICA
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 16 e 25.
4º passo: Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:
- Conceito da geopolítica
- Causas de conflitos geopolíticos
- Principais áreas geopolíticas estratégicas
- Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
- O resumo deve ser feito no caderno.
FILOSOFIA
Fazer a leitura das págs. 24 a 28 do livro didático (a página 28 somente o item “Platão e o ‘mundo perfeito’”.
Elaborar um roteiro de estudos (ou um resumo da leitura) sobre o tema estudado.
Ao elaborar o roteiro de estudos, tenha atenção à proposta de Nietzsche sobre os valores e sua crítica ao racionalismo, simbolizada pela crítica a Sócrates.
Fazer os exercícios da pág. 30.
MATEMÁTICA
Leitura e verificação de exemplos do capítulo 3 do livro didático, com o objetivo de revisar conteúdos de fatoração (páginas 34 a 36).
Verifique ferramenta digital de seu livro didático na página 34. Faça seu cadastro na página da SM seguindo as instruções da primeira página de seu livro.
9º ANO B
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: A GEOPOLÍTICA
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 16 e 25.
4º passo: Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:
- Conceito da geopolítica
- Causas de conflitos geopolíticos
- Principais áreas geopolíticas estratégicas
- Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
- O resumo deve ser feito no caderno.
FILOSOFIA
Fazer a leitura das págs. 24 a 28 do livro didático (a página 28 somente o item “Platão e o ‘mundo perfeito’”.
Elaborar um roteiro de estudos (ou um resumo da leitura) sobre o tema estudado.
Ao elaborar o roteiro de estudos, tenha atenção à proposta de Nietzsche sobre os valores e sua crítica ao racionalismo, simbolizada pela crítica a Sócrates.
Fazer os exercícios da pág. 30.
MATEMÁTICA
Leitura e verificação de exemplos do capítulo 3 do livro didático, com o objetivo de revisar conteúdos de fatoração (páginas 34 a 36).
Verifique ferramenta digital de seu livro didático na página 34. Faça seu cadastro na página da SM seguindo as instruções da primeira página de seu livro.
1ª SÉRIE A
MATEMÁTICA
INTERVALOS
1º PASSO
Leia o capítulo na página 29.
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO
Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 29.
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
https://www.youtube.com/watch?v=fy7myo_vhcg&feature=youtu.be
4º PASSO
Exercícios:
Página 29 exercícios 55 E 56
Página 30 exercício 57
QUÍMICA
Lista de exercício de revisão dos capítulos 2 e 3 do livro didático.
LINK LISTA DE EXERCÍCIOS:
https://drive.google.com/open?id=1BEG-YTSX3ud3U6Ro3ngHh4rje7lI1Xxx
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.
4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno.
QUESTÕES:
https://drive.google.com/file/d/1_Zvea_9A-G-fxHNQ5Z417TDQnM0RG7il/view?usp=sharing
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=45kUHLsn_sk (projeções cartográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=Lk7MycpRP5c (escalas cartográficas)
BIOLOGIA
Pág. 172 e 173 leitura e explicar:
- Transporte passivo
- Difusão
- Osmose
- transporte ativo
- Bomba de sódio e potássio
Exercícios do livro página 190 e 191 - exercícios 1 ao 24.
INGLÊS
A página 34 traz um texto contendo dicas de saúde para estudantes universitários. Responda as questões da página 34 e em seguida visite a página da Universidade de Harvard dedicada ao assunto. A página mostra o programa de atividades e cursos oferecidos.
https://wellness.huhs.harvard.edu/
1ª SÉRIE B
MATEMÁTICA
INTERVALOS
1º PASSO
Leia o capítulo na página 29.
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO
Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 29.
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
https://www.youtube.com/watch?v=fy7myo_vhcg&feature=youtu.be
4º PASSO
Exercícios:
Página 29 exercícios 55 E 56
Página 30 exercício 57
QUÍMICA
Lista de exercício de revisão dos capítulos 2 e 3 do livro didático.
LINK LISTA DE EXERCÍCIOS:
https://drive.google.com/open?id=1BEG-YTSX3ud3U6Ro3ngHh4rje7lI1Xxx
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: colocar o título no seu caderno.
REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO
3º passo: fazer leitura atenta e grifar no livro os principais conceitos geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.
4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno.
QUESTÕES:
https://drive.google.com/file/d/1_Zvea_9A-G-fxHNQ5Z417TDQnM0RG7il/view?usp=sharing
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=45kUHLsn_sk (projeções cartográficas)
https://www.youtube.com/watch?v=Lk7MycpRP5c (escalas cartográficas)
BIOLOGIA
Pág. 172 e 173 leitura e explicar:
- Transporte passivo
- Difusão
- Osmose
- transporte ativo
- Bomba de sódio e potássio
Exercícios do livro página 190 e 191 - exercícios 1 ao 24.
INGLÊS
A página 34 traz um texto contendo dicas de saúde para estudantes universitários. Responda as questões da página 34 e em seguida visite a página da Universidade de Harvard dedicada ao assunto. A página mostra o programa de atividades e cursos oferecidos.
https://wellness.huhs.harvard.edu/
2ª SÉRIE A
MATEMÁTICA
SISTEMAS LINEARES – MATEMÁTICA A
1º PASSO
Leia o capítulo na Página 327 e 328
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO
Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista o vídeosmais de uma vez e retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 327 e 328
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
4º PASSO
Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:
Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.
Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:
Exercícios:
Página 328 exercício 07 e 08
OBS.: O exercício número dois pede para fazer representações gráficas de cada sistema, Já aprendemos a fazer essas representações no 9 ano. Contudo, caso alguém não lembre-se, no vídeo com o link em anexo, a professora explica cada um dos modelos que você vai precisar.
QUÍMICA
Leitura do artigo sobre contaminação com dietilenoglicol (LINK) + resumo das páginas 562 e 563 (Éteres e Ésteres) resolução dos exercícios: 38, 39, 40, 41, 42 e 43.
https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: Assistir o filme “ O preço do amanhã”
3º passo: Imprimir e responder as questões em folha de bloco.
QUESTÕES:
https://drive.google.com/open?id=1keN5dvphiXfMajAUJ0EgUirAj_-MCmUh
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=euQrskSt1eY (filme completo e dublado)
BIOLOGIA
Exercícios do livro página 560 e 561 – exercícios 1 ao 18.
2ª SÉRIE B
MATEMÁTICA
SISTEMAS LINEARES – MATEMÁTICA A
1º PASSO
Leia o capítulo na Página 327 e 328
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO
Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista o vídeosmais de uma vez e retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 327 e 328
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
4º PASSO
Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:
Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.
Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:
Exercícios:
Página 328 exercício 07 e 08
OBS.: O exercício número dois pede para fazer representações gráficas de cada sistema, Já aprendemos a fazer essas representações no 9 ano. Contudo, caso alguém não lembre-se, no vídeo com o link em anexo, a professora explica cada um dos modelos que você vai precisar.
QUÍMICA
Leitura do artigo sobre contaminação com dietilenoglicol (LINK) + resumo das páginas 562 e 563 (Éteres e Ésteres) resolução dos exercícios: 38, 39, 40, 41, 42 e 43.
https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt
GEOGRAFIA
1º passo: Colocar no seu caderno a data.
2º passo: Assistir o filme “ O preço do amanhã”
3º passo: Imprimir e responder as questões em folha de bloco.
QUESTÕES:
https://drive.google.com/open?id=1keN5dvphiXfMajAUJ0EgUirAj_-MCmUh
Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://www.youtube.com/watch?v=euQrskSt1eY (filme completo e dublado)
BIOLOGIA
Exercícios do livro página 560 e 561 – exercícios 1 ao 18.
3ª SÉRIE A
QUÍMICA
Leitura e resumo da aula 4 química 2D, " Conceito de pressão de vapor de um líquido, temperatura de ebulição e efeitos coligativos";
Relacionar essa aula com o artigo sobre contaminação com dietilenoglicol.
https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt
Resolver os exercícios: 04.01, 04.02, 04.03, 04.05, 04.06, 04.08, 04.09, 04.13, 04.14.
SOCIOLOGIA
Atividade sobre a matéria online: Conceito de Fato Social na obra de Émile Durkheim e suas implicações nas teorias sociológicas contemporâneas
(Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-90/conceito-de-fato-social-na-obra-de-emile-durkheim-e-suas-implicacoes-nas-teorias-sociologicas-contemporaneas/).
Escrever um texto apresentando as principais características dos fatos sociais e as suas diferenças em relação aos pensamentos e sentimentos coletivos e a simples condutas repetidas pelos membros de determinada sociedade (folha de bloco; mínimo 20 linhas; entregar no retorno às aulas).
LITERATURA
Pesquisar sobre a obra da UFPR “Casa de pensão” de Aluisio Azevedo (tem material de apoio do face da turma) e numa folha do bloco copiar e responder as questões que seguem.
- Ano de publicação e período literário a que pertence?
- Em que fato real foi baseada a narrativa? Explique o que foi o fato.
- Qual o tipo de narrador?
- Quais são as personagens da obra?
- Qual é a personagem principal?
- Na obra temos doenças morais e físicas. Quais as doenças morais?
- E quais as doenças físicas?
- Quais os temas principais da obra?
Assista aos vídeos que seguem e faça um resumo de no máximo 8 linhas sobre a história do livro.
https://www.youtube.com/watch?v=efp-p1oowy8
https://www.youtube.com/watch?v=07TXSjUJQIc
MATEMÁTICA
Leitura da Aula 4 2C (Vídeo Aula)
Exercícios de Assimilação Aula 4 2C
3ª SÉRIE B
QUÍMICA
Leitura e resumo da aula 4 química 2D, " Conceito de pressão de vapor de um líquido, temperatura de ebulição e efeitos coligativos";
Relacionar essa aula com o artigo sobre contaminação com dietilenoglicol.
https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt
SOCIOLOGIA
Atividade sobre a matéria online: Conceito de Fato Social na obra de Émile Durkheim e suas implicações nas teorias sociológicas contemporâneas
(Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-90/conceito-de-fato-social-na-obra-de-emile-durkheim-e-suas-implicacoes-nas-teorias-sociologicas-contemporaneas/).
Escrever um texto apresentando as principais características dos fatos sociais e as suas diferenças em relação aos pensamentos e sentimentos coletivos e a simples condutas repetidas pelos membros de determinada sociedade (folha de bloco; mínimo 20 linhas; entregar no retorno às aulas).
LITERATURA
Assista aos vídeos que seguem e faça um resumo de no máximo 8 linhas sobre a história do livro A casa de pensão e coloque junto com as respostas da aula anterior.
https://www.youtube.com/watch?v=efp-p1oowy8
https://www.youtube.com/watch?v=07TXSjUJQIc
MATEMÁTICA
Leitura da Aula 4 2C (Vídeo Aula)
Exercícios de Assimilação Aula 4 2C