BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 6 - Infantil ao 5º ano
BLOCO 6 DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS -
INFANTIL 1
Dia do CIRCO.
HOJE VAMOS COLORIR UM LINDO PALHAÇO COM LÁPIS DE COR.
INFANTIL 2A
Utilizando os lápis de cor de seus pequenos e uma folha em branco montar um pequeno semáforo. O retângulo pode ser feito utilizando um pote como forma e os círculos utilizando o fundo dos copos.
Incentivar seus pequenos (as) a pegar as 3 cores do semáforo! A medida que irão pintando e colorindo falar sobre as 3 cores! O vermelho? PARAR. O amarelo? ATENÇÃO. E o verde? PODE PASSAR.
Fazer com eles também uma simulação do semáforo fora de casa .
INFANTIL 2B
Utilizando os lápis de cor de seus pequenos e uma folha em branco montar um pequeno semáforo. O retângulo pode ser feito utilizando um pote como forma e os círculos utilizando o fundo dos copos.
Incentivar seus pequenos (as) a pegar as 3 cores do semáforo! A medida que irão pintando e colorindo falar sobre as 3 cores! O vermelho? PARAR. O amarelo? ATENÇÃO. E o verde? PODE PASSAR.
Fazer com eles também uma simulação do semáforo fora de casa .
INFANTIL 3A
Livro História em Cena, pág. 13
Vamos desenhar a Cachinhos Dourados na cama que ela adormeceu? Foi na PEQUENA do Bebê Urso, na MÉDIA da Mamãe Urso OU na GRANDE do Papai Urso?
E como ela ficou ao ver a família quando acordou? Por que ela ficou assim? Vamos circular a expressão em que ela está assustada.
Livro Brincadeira das Artes, pág. 15 + Folha anexada Material de Apoio
Perguntar o que cada carinha está expressando e com qual situação a criança se sente assim. Destacar as peças que apresentam metade das carinhas. Vamos combinar as pecinhas? Enquanto fazem as combinações, questionar como é boca de alguém que tem medo? E de quem está feliz? E com dor? Após esse momento, colar as carinhas que preferirem. Na página ao lado, há o contorno de círculo verde, pedir para que desenhem como estão se sentindo nesse dia.
Obaaa! Agora que terminamos as atividades, vamos comer um Mingau igual ao que a Mamãe Urso faz pro Bebê e pra Cachinhos Dourados?
Ingredientes:
1 l de leite
9 colheres (sopa) de maizena
1 concha de açúcar
Modo de Preparo:
1. Coloque em uma caneca o leite, a maizena e misture bem
2. Coloque o restante do leite, o açúcar e a mistura de maizena com o leite, em uma panela ou leiteira
3. Ligue o fogo alto e misture bem até engrossar
Ahhh, não esqueçam de registrar esse momento, nós adoraremos ver isso.
INFANTIL 3B
Livro História em Cena, pág. 13
Vamos desenhar a Cachinhos Dourados na cama que ela adormeceu? Foi na PEQUENA do Bebê Urso, na MÉDIA da Mamãe Urso OU na GRANDE do Papai Urso?
E como ela ficou ao ver a família quando acordou? Por que ela ficou assim? Vamos circular a expressão em que ela está assustada.
Livro Brincadeira das Artes, pág. 15 + Folha anexada Material de Apoio
Perguntar o que cada carinha está expressando e com qual situação a criança se sente assim. Destacar as peças que apresentam metade das carinhas. Vamos combinar as pecinhas? Enquanto fazem as combinações, questionar como é boca de alguém que tem medo? E de quem está feliz? E com dor? Após esse momento, colar as carinhas que preferirem. Na página ao lado, há o contorno de círculo verde, pedir para que desenhem como estão se sentindo nesse dia.
Obaaa! Agora que terminamos as atividades, vamos comer um Mingau igual ao que a Mamãe Urso faz pro Bebê e pra Cachinhos Dourados?
Ingredientes:
1 l de leite
9 colheres (sopa) de maizena
1 concha de açúcar
Modo de Preparo:
1. Coloque em uma caneca o leite, a maizena e misture bem
2. Coloque o restante do leite, o açúcar e a mistura de maizena com o leite, em uma panela ou leiteira
3. Ligue o fogo alto e misture bem até engrossar
Ahhh, não esqueçam de registrar esse momento, nós adoraremos ver isso.
INFANTIL 4A
Atividade de xerox para colorir o desenho e depois recortar os triângulos para ser colado no chapéu de aniversário das crianças.
Atividade de xerox sobre o Dia do Circo, só será necessário colorir com muito amor e capricho, enfeitar como quiser.
INFANTIL 4B
Atividade de xerox para colorir o desenho e depois recortar os triângulos para ser colado no chapéu de aniversário das crianças.
Atividade de xerox sobre o Dia do Circo, só será necessário colorir com muito amor e capricho, enfeitar como quiser.
INFANTIL 5A
LIVRO BRINCADEIRA DAS ARTES
Página 09: Através do QRCODE ou do link: https://www.youtube.com/watch?v=qGy-ZxCuICo, conhecer curiosidades sobre a infância do artista Paul Klee. Imaginar figuras na textura marmorizada e contorná-las.
Caderno de matemática: copiar os números 8, 9 e 10 e ligá-los a sua quantidade;
INFANTIL 5B
LIVRO BRINCADEIRA DAS ARTES
Página 09: Através do QRCODE ou do link: https://www.youtube.com/watch?v=qGy-ZxCuICo, conhecer curiosidades sobre a infância do artista Paul Klee. Imaginar figuras na textura marmorizada e contorná-las.
Caderno de matemática: copiar os números 8, 9 e 10 e ligá-los a sua quantidade;
1º ANO A
Atividade no caderno de matemática, orientação para a elaboração da tarefa (caso necessite utilizar a ficha dos números):
- Escrever na primeira linha da página: - Colombo, 26 de março de 2.020.
- Escreva o enunciado: - Escrever os números até 20.
- Coloque um número em cada quadradinho.
Exemplo:
1 |
- |
2 |
- |
3 |
- |
4 |
- |
5 |
- |
6 |
7 |
- |
8 |
- |
9 |
- |
1 |
0 |
- |
1 |
1 |
Atividade de língua portuguesa com a parlenda: um, dois, feijão com arroz.
Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=hsktgus3zzy
Livro de língua portuguesa, páginas: 43 e 44 (parlenda, relacionar linguagem verbal a algarismos e ilustrações).
Livro interdisciplinar – ciências, história e geografia, página: 22. Acessar o link
https://www.youtube.com/watch?v=oueafq_xjrg - e leitura da página: 23 (as pessoas são diferentes).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos).
1º ANO B
Atividade no caderno de matemática, orientação para a elaboração da tarefa (caso necessite utilizar a ficha dos números):
- Escrever na primeira linha da página: - Colombo, 26 de março de 2.020.
- Escreva o enunciado: - Escrever os números até 20.
- Coloque um número em cada quadradinho.
Exemplo:
1 |
- |
2 |
- |
3 |
- |
4 |
- |
5 |
- |
6 |
7 |
- |
8 |
- |
9 |
- |
1 |
0 |
- |
1 |
1 |
Atividade de língua portuguesa com a parlenda: um, dois, feijão com arroz.
Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=hsktgus3zzy
Livro de língua portuguesa, páginas: 43 e 44 (parlenda, relacionar linguagem verbal a algarismos e ilustrações).
Livro interdisciplinar – ciências, história e geografia, página: 22. Acessar o link
https://www.youtube.com/watch?v=oueafq_xjrg - e leitura da página: 23 (as pessoas são diferentes).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos).
2º ANO A
CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Página 31
CADERNO DE CALIGRAFIA
Traçado da letra C e família silábica no caderno de caligrafia.
Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
https://www.verefazer.org/2018/06/atividade-de-caligrafia-letras-do-alfabeto-ilustrado.html
http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html
2º ANO B
CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Página 31
CADERNO DE CALIGRAFIA
Traçado da letra C e família silábica no caderno de caligrafia.
Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
https://www.verefazer.org/2018/06/atividade-de-caligrafia-letras-do-alfabeto-ilustrado.html
http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html
2º ANO C
CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Página 31
CADERNO DE CALIGRAFIA
Traçado da letra C e família silábica no caderno de caligrafia.
Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
https://www.verefazer.org/2018/06/atividade-de-caligrafia-letras-do-alfabeto-ilustrado.html
http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html
3º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
REPRESA – TESOURO – PRESENTE – ESCURO – BESOURO
LARANJA – MENSAGEM – BRANCO – INVERNO - ENROLADA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
Produção de texto: Agora é sua vez.
Criar um poeminha de acordo com a atividade proposta no livro página 38, exercício 1 no caderno. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
Resolver o exercício 2 e 3. O exercício 4 não precisa fazer.
MATEMÁTICA:
Arme e efetue as seguintes operações no caderno de Matemática.
Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
- 123 + 19 =
- 130 + 19 =
- 134 + 18 =
- 134 + 24 =
- 138 + 17 =
- 149 + 33 =
- 139 – 16 =
- 130 – 17 =
- 144 – 29 =
- 158 – 29 =
3º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
REPRESA – TESOURO – PRESENTE – ESCURO – BESOURO
LARANJA – MENSAGEM – BRANCO – INVERNO - ENROLADA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
Produção de texto: Agora é sua vez.
Criar um poeminha de acordo com a atividade proposta no livro página 38, exercício 1 no caderno. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
Resolver o exercício 2 e 3. O exercício 4 não precisa fazer.
MATEMÁTICA:
Arme e efetue as seguintes operações no caderno de Matemática.
Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
a) 123 + 19=
b) 130 + 187=
c) 134 +18=
d) 134 + 24=
e) 138 + 17=
f) 149 + 33=
g) 139 – 33 =
h) 137 – 16 =
i) 144 - 23 =
j) 158 – 25 =
3º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
REPRESA – TESOURO – PRESENTE – ESCURO – BESOURO
LARANJA – MENSAGEM – BRANCO – INVERNO - ENROLADA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
Produção de texto: Agora é sua vez.
Criar um poeminha de acordo com a atividade proposta no livro página 38, exercício 1 no caderno. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
Resolver o exercício 2 e 3. O exercício 4 não precisa fazer.
MATEMÁTICA:
Arme e efetue as seguintes operações no caderno de Matemática.
Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
a) 123 + 19=
b) 130 + 187=
c) 134 +18=
d) 134 + 24=
e) 138 + 17=
f) 149 + 33=
g) 139 – 33 =
h) 137 – 16 =
i) 144 - 23 =
j) 158 – 25 =
4º ANO A
Matemática:
No livro caderno de atividades de matemática página 43. Resolva as situações problemas. (divisão simples)
Filosofia:
Leitura do texto “A Razão” nas páginas 18 a 19 do livro e responder os exercícios de fixação nas páginas 20 e 21.
Ciências:
Realizar a leitura do texto “calendário de vacinação” e responder as perguntas na página 47. Somente os exercícios 1, 2 e 3.
4º ANO B
Matemática:
No livro caderno de atividades de matemática página 43. Resolva as situações problemas. (divisão simples)
Filosofia:
Leitura do texto “A Razão” nas páginas 18 a 19 do livro e responder os exercícios de fixação nas páginas 20 e 21.
Ciências:
Realizar a leitura do texto “calendário de vacinação” e responder as perguntas na página 47. Somente os exercícios 1, 2 e 3.
4º ANO C
Matemática:
No livro caderno de atividades de matemática página 43. Resolva as situações problemas. (divisão simples)
Filosofia:
Leitura do texto “A Razão” nas páginas 18 a 19 do livro e responder os exercícios de fixação nas páginas 20 e 21.
Ciências:
Realizar a leitura do texto “calendário de vacinação” e responder as perguntas na página 47. Somente os exercícios 1, 2 e 3.
5º ANO A
HISTÓRIA
Copiar e responder as perguntas de revisão no caderno:
- Os períodos pré-históricos são divididos utilizando quais critérios?
- Explique o período PALEOLÍTICO e porque esse período ficou conhecido como IDADE DA PEDRA LASCADA.
- Cite as características da IDADE DA PEDRA POLÍDA ou NEOLÍTICO.
- Quais foram os avanços alcançados com o domínio pleno do fogo e o desenvolvimento do trabalho em metal?
- Qual foi o período datado por volta de 5.000 anos atrás?
- Quem foram os povos sambaquis?
- De quais materiais que eram formados os sambaquis?
- Explique a função da mulher no período NEOLÍTICO
- Cite os avanços que os primeiros grupos humanos conquistaram com a REVOLUÇÃO AGRÍCOLA.
- Como aconteceram as ocupações humanas na África e no oriente? Explique.
FILOSOFIA
Assistir o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=v46R9cgLkgg
Escolher um dos povos citados no vídeo e pesquisar sobre como seus costumes e tradições contribuíram para formação de nossa cultura. Escreva um texto (15 linhas) citando de que maneira podemos perceber essa influência. (Caderno de filosofia )
PORTUGUÊS
Continuar respondendo os exercícios de pontuação das págs.72 e 73, exercícios 7 e 8
5º ANO B
HISTÓRIA
Copiar e responder as perguntas de revisão no caderno:
- Os períodos pré-históricos são divididos utilizando quais critérios?
- Explique o período PALEOLÍTICO e porque esse período ficou conhecido como IDADE DA PEDRA LASCADA.
- Cite as características da IDADE DA PEDRA POLÍDA ou NEOLÍTICO.
- Quais foram os avanços alcançados com o domínio pleno do fogo e o desenvolvimento do trabalho em metal?
- Qual foi o período datado por volta de 5.000 anos atrás?
- Quem foram os povos sambaquis?
- De quais materiais que eram formados os sambaquis?
- Explique a função da mulher no período NEOLÍTICO
- Cite os avanços que os primeiros grupos humanos conquistaram com a REVOLUÇÃO AGRÍCOLA.
- Como aconteceram as ocupações humanas na África e no oriente? Explique.
FILOSOFIA
Assistir o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=v46R9cgLkgg
Escolher um dos povos citados no vídeo e pesquisar sobre como seus costumes e tradições contribuíram para formação de nossa cultura. Escreva um texto (15 linhas) citando de que maneira podemos perceber essa influência. (Caderno de filosofia )
PORTUGUÊS
Continuar respondendo os exercícios de pontuação das págs.72 e 73, exercícios 7 e 8
5º ANO C
HISTÓRIA
Copiar e responder as perguntas de revisão no caderno:
- Os períodos pré-históricos são divididos utilizando quais critérios?
- Explique o período PALEOLÍTICO e porque esse período ficou conhecido como IDADE DA PEDRA LASCADA.
- Cite as características da IDADE DA PEDRA POLÍDA ou NEOLÍTICO.
- Quais foram os avanços alcançados com o domínio pleno do fogo e o desenvolvimento do trabalho em metal?
- Qual foi o período datado por volta de 5.000 anos atrás?
- Quem foram os povos sambaquis?
- De quais materiais que eram formados os sambaquis?
- Explique a função da mulher no período NEOLÍTICO
- Cite os avanços que os primeiros grupos humanos conquistaram com a REVOLUÇÃO AGRÍCOLA.
- Como aconteceram as ocupações humanas na África e no oriente? Explique.
FILOSOFIA
Assistir o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=v46R9cgLkgg
Escolher um dos povos citados no vídeo e pesquisar sobre como seus costumes e tradições contribuíram para formação de nossa cultura. Escreva um texto (15 linhas) citando de que maneira podemos perceber essa influência. (Caderno de filosofia )
PORTUGUÊS
Continuar respondendo os exercícios de pontuação das págs.72 e 73, exercícios 7 e 8