Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário - Acontece
Rede Passionista de Educação
passionista.com.br
Outras Unidades
São Paulo da Cruz Nossa Senhora Menina Santa Gema Nossa Senhora do Rosário João XXIII São José Santa Maria Santa Luzia João Paulo II Mãe Sta Esperança
O Colégio
O Rosário Lista de Materiais Aviso de Privacidade
Cursos
Diferenciais
Acontece
Contato
Outras Unidades Agende uma Visita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
Área restrita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário

Acontece

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 6 - 6º ano à 3ª série Nossa Senhora do Rosário

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 6 - 6º ano à 3ª série

Gerais
14/04/2020

6º ANO A

PORTUGUÊS

ATIVIDADE 1 – TIPOS DE FRASES

Copiar todos os exercícios na folha de papel almaço, com nome, turma e título do trabalho: TIPOS DE FRASE

Obs.: Trabalho para entregar impreterivelmente no retorno às aulas

Entregar à caneta, sem borrões ou rasuras. Verifique a ortografia.

 

SEGUE LINK PARA ACESSO A ATIVIDADE:

https://drive.google.com/open?id=1zbjZw2q7GO1tG9wfrucz4PXDgHWlcqrJ

MATEMÁTICA

Divisão

Divisão e multiplicação: operações inversas

Leitura das páginas 48 e 49 do livro didático, verificando com calma cada um dos exemplos apresentados.

ARTE

ARTE RUPESTRE

Assistir ao filme “Os Croods” e responder as questões no caderno:

 

https://drive.google.com/file/d/1-igYZ3uUEC4W9CcCZ-WfAPsWDMiiHrJ3/view?usp=sharing

 

01) Quais formas de arte são encontradas no filme “Os Croods”?

 

02) Em que época histórica acontece o filme?

 

03) Por que os Croods se escondiam em cavernas?

 

04) Complete o texto com as palavras abaixo:

 

CONTINENTES - AVENTURA  -  TERREMOTOS  - CAVERNA  -  MONTANHA

 

Com os _______________________________ e a separação dos _____________________, o abrigo da família é destruído e assim eles têm que sair em uma aventura a procura de uma nova _____________________ para morar. Guy, que sabe sobre “o fim do mundo”, tem a intenção de chegar a uma _________________________ alta e distante, assim ele entra na ____________________________ da família, sempre ajudando e levando-os para a montanha.

 

05) Qual o motivo que Grug, o Pai, pintava na parede das cavernas?

 

06) Que tipo de tintas eles ( os Homens pré históricos) utilizavam?

 

07) O que eles representavam?

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Orientação e Localização no espaço geográfico – LEITURA – Ler as páginas 46, 47 e 48. Nessas páginas o tema abordado é o desenvolvimento de formas de orientação no espaço geográfico desde a antiguidade até os dias atuais utilizando os astros, ferramentas simples e até mesmo satélites para auxiliar neste objetivo.

TAREFA – Página 50 ex. 1 ao 5. Responder no caderno com enunciados.

 

6º ANO B

PORTUGUÊS

ATIVIDADE 1 – TIPOS DE FRASES

Copiar todos os exercícios na folha de papel almaço, com nome, turma e título do trabalho: TIPOS DE FRASE

Obs.: Trabalho para entregar impreterivelmente no retorno às aulas

Entregar à caneta, sem borrões ou rasuras. Verifique a ortografia.

 

SEGUE LINK PARA ACESSO A ATIVIDADE:

https://drive.google.com/open?id=1zbjZw2q7GO1tG9wfrucz4PXDgHWlcqrJ

MATEMÁTICA

Divisão

Divisão e multiplicação: operações inversas

Leitura das páginas 48 e 49 do livro didático, verificando com calma cada um dos exemplos apresentados.

ARTE

ARTE RUPESTRE : Desenhar em uma folha separada uma composição utilizando tintas alternativas conforme os temas da Arte Rupestre (ver slides e vídeos para produzir a tinta)

 LINK PARA ACESSAR OS SLIDES

https://drive.google.com/open?id=1TRciVYKlzEAnP0P73YHNOAzT_M9PO0Ja

 

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Orientação e Localização no espaço geográfico – LEITURA – Ler as páginas 46, 47 e 48. Nessas páginas o tema abordado é o desenvolvimento de formas de orientação no espaço geográfico desde a antiguidade até os dias atuais utilizando os astros, ferramentas simples e até mesmo satélites para auxiliar neste objetivo.

TAREFA – Página 50 ex. 1 ao 5. Responder no caderno com enunciados.

 

6º ANO C

PORTUGUÊS

ATIVIDADE 1 – TIPOS DE FRASES

Copiar todos os exercícios na folha de papel almaço, com nome, turma e título do trabalho: TIPOS DE FRASE

Obs.: Trabalho para entregar impreterivelmente no retorno às aulas

Entregar à caneta, sem borrões ou rasuras. Verifique a ortografia.

 

SEGUE LINK PARA ACESSO A ATIVIDADE:

https://drive.google.com/open?id=1zbjZw2q7GO1tG9wfrucz4PXDgHWlcqrJ

MATEMÁTICA

Divisão

Divisão e multiplicação: operações inversas

Leitura das páginas 48 e 49 do livro didático, verificando com calma cada um dos exemplos apresentados.

ARTE

ARTE RUPESTRE

Assistir ao filme “Os Croods” e responder as questões no caderno:

 

https://drive.google.com/file/d/1-igYZ3uUEC4W9CcCZ-WfAPsWDMiiHrJ3/view?usp=sharing

 

01) Quais formas de arte são encontradas no filme “Os Croods”?

 

02) Em que época histórica acontece o filme?

 

03) Por que os Croods se escondiam em cavernas?

 

04) Complete o texto com as palavras abaixo:

 

CONTINENTES - AVENTURA  -  TERREMOTOS  - CAVERNA  -  MONTANHA

 

Com os _______________________________ e a separação dos _____________________, o abrigo da família é destruído e assim eles têm que sair em uma aventura a procura de uma nova _____________________ para morar. Guy, que sabe sobre “o fim do mundo”, tem a intenção de chegar a uma _________________________ alta e distante, assim ele entra na ____________________________ da família, sempre ajudando e levando-os para a montanha.

 

05) Qual o motivo que Grug, o Pai, pintava na parede das cavernas?

 

06) Que tipo de tintas eles ( os Homens pré históricos) utilizavam?

 

07) O que eles representavam?

 

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Orientação e Localização no espaço geográfico – LEITURA – Ler as páginas 46, 47 e 48. Nessas páginas o tema abordado é o desenvolvimento de formas de orientação no espaço geográfico desde a antiguidade até os dias atuais utilizando os astros, ferramentas simples e até mesmo satélites para auxiliar neste objetivo.

TAREFA – Página 50 ex. 1 ao 5. Responder no caderno com enunciados.

 

7º ANO A

PORTUGUÊS

Ler o texto das págs. 50 a 53. Responder os exercícios das págs. 54 e 55.

Título no caderno: Interpretação do texto “A metamorfose” (págs. 50 a 55).

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1fg0ZuURzp30padrfXZRgdSiZXZbrbOOv

ARTE

ARTE NO RENASCIMENTO

Assistir ao vídeo Clemente e a história da Arte: https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0

 

ATIVIDADE:  inspirado na obra de Arte “Monalisa” você irá completar a imagem conforme sua criatividade.

(Deixar a atividade no caderno pois será verificada quando retornarmos)

 

INPIRAÇÕES E IMAGEM INCOMPLETA NO LINK:

https://drive.google.com/open?id=16pf6O9-73rH9BbVEZhGzf3levBRNkFGM

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 32 a.35

4º passo:  assistir o filme “A Missão”: https://www.youtube.com/watch?v=52CBf-3dvNA

5º passo: Elaborar uma redação descrevendo a atuação dos Padres Jesuítas e dos Bandeirantes no território brasileiro. (mínimo 15 linhas) elabore também um desenho (folha sulfite) representando o conflito existente entre padres e bandeirantes.

Obs: fazer a redação em folha de papel almaço.

 

7º ANO B

PORTUGUÊS

Ler o capítulo 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo”.

Fazer um resumo dos capítulos 1 e 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo” em uma folha de bloco, escrito a caneta e entregar quando as aulas presenciais voltarem.

Caderno de atividades: págs. 74 a 77.

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1fg0ZuURzp30padrfXZRgdSiZXZbrbOOv

ARTE

ARTE NO RENASCIMENTO

Assistir ao vídeo Clemente e a história da Arte: https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0

 

ATIVIDADE:  inspirado na obra de Arte “Monalisa” você irá completar a imagem conforme sua criatividade.

(Deixar a atividade no caderno pois será verificada quando retornarmos)

 

INPIRAÇÕES E IMAGEM INCOMPLETA NO LINK:

https://drive.google.com/open?id=16pf6O9-73rH9BbVEZhGzf3levBRNkFGM

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 32 a.35

4º passo:  assistir o filme “A Missão”: https://www.youtube.com/watch?v=52CBf-3dvNA

5º passo: Elaborar uma redação descrevendo a atuação dos Padres Jesuítas e dos Bandeirantes no território brasileiro. (mínimo 15 linhas) elabore também um desenho (folha sulfite) representando o conflito existente entre padres e bandeirantes.

Obs: fazer a redação em folha de papel almaço.

 

7º ANO C

PORTUGUÊS

Ler o capítulo 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo”.

Fazer um resumo dos capítulos 1 e 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo” em uma folha de bloco, escrito a caneta e entregar quando as aulas presenciais voltarem.

Caderno de atividades: págs. 74 a 77.

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS

Exercícios: 35 ao FIM.

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1ahG3g_WX4cHlJ0y1yj9UVZUdtnFuWVQX

ARTE

ARTE NO RENASCIMENTO

Assistir ao vídeo Clemente e a história da Arte: https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0

 

ATIVIDADE:  inspirado na obra de Arte “Monalisa” você irá completar a imagem conforme sua criatividade.

(Deixar a atividade no caderno pois será verificada quando retornarmos)

 

INPIRAÇÕES E IMAGEM INCOMPLETA NO LINK:

https://drive.google.com/open?id=16pf6O9-73rH9BbVEZhGzf3levBRNkFGM

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 32 a.35

4º passo:  assistir o filme “A Missão”: https://www.youtube.com/watch?v=52CBf-3dvNA

5º passo: Elaborar uma redação descrevendo a atuação dos Padres Jesuítas e dos Bandeirantes no território brasileiro. (mínimo 15 linhas) elabore também um desenho (folha sulfite) representando o conflito existente entre padres e bandeirantes.

Obs: fazer a redação em folha de papel almaço.

 

8º ANO A

PORTUGUÊS

Gramática: Aposto e Vocativo

Ler a página 183, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: páginas 184 e 185 (1 a 6); páginas 186 e 187 (1 a 5).

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 59 exercício 01 e 03

Página 61 exercícios 05 e 06

ARTE

Pesquisar a Vida e obra de Vicent Van Gogh (anotar no caderno, a lápis) 

Assistir o filme: Loving Vincent (disponível na Netflix)

Produzir uma releitura da obra em Perspectiva “ O quarto em Arles” (conforme os exemplos disponível no Slide)

LINK PARA ACESSAR OS SLIDES:

https://drive.google.com/open?id=1sVXBpaqA86aiZxbUiHG79jX0YciDJywQ

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Da guerra fira ao século XXI – LEITURA – Páginas 46, 47 e 48 Conteúdos relacionados ao fenômeno histórico conhecido como Guerra Fria, um conflito ideológico que dividiu o mundo entre Socialistas e Capitalistas e que teve início logo após a segunda guerra mundial e se estendendo até o início dos anos 90.

RECOMENDAÇÃO DE FILME –  Ponte de Espiões – 2015

 

 

8º ANO B

PORTUGUÊS

Gramática: Aposto e Vocativo

Ler a página 183, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: páginas 184 e 185 (1 a 6); páginas 186 e 187 (1 a 5).

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 59 exercício 01 e 03

Página 61 exercícios 05 e 06

ARTE

Pesquisar a Vida e obra de Vicent Van Gogh (anotar no caderno, a lápis) 

Assistir o filme: Loving Vincent (disponível na Netflix)

Produzir uma releitura da obra em Perspectiva “ O quarto em Arles” (conforme os exemplos disponível no Slide)

LINK PARA ACESSAR OS SLIDES:

https://drive.google.com/open?id=1sVXBpaqA86aiZxbUiHG79jX0YciDJywQ

GEOGRAFIA

TEMA 2 – LEITURA – páginas 49, 50 e 51. As consequências da guerra fria se estendem desde divisões territoriais nas colônias europeias na África, construção do Muro de Berlin que causou divisão política e física da Alemanha e até mesmo o surgimento de regimes autoritários nos países da América Latina. Além disso, o fim da Guerra Fria desestabilizou a economia mundial formando uma Nova ordem Mundial.

TAREFA – página 52 ex. 1 ao 9 – NO CADERNO COM ENUNCIADOS.

 

8º ANO C

PORTUGUÊS

Gramática: Aposto e Vocativo

Ler a página 183, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: páginas 184 e 185 (1 a 6); páginas 186 e 187 (1 a 5).

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 59 exercício 01 e 03

Página 61 exercícios 05 e 06

ARTE

Pesquisar a Vida e obra de Vicent Van Gogh (anotar no caderno, a lápis) 

Assistir o filme: Loving Vincent (disponível na Netflix)

Produzir uma releitura da obra em Perspectiva “ O quarto em Arles” (conforme os exemplos disponível no Slide)

LINK PARA ACESSAR OS SLIDES:

https://drive.google.com/open?id=1sVXBpaqA86aiZxbUiHG79jX0YciDJywQ

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Da guerra fira ao século XXI – LEITURA – Páginas 46, 47 e 48 Conteúdos relacionados ao fenômeno histórico conhecido como Guerra Fria, um conflito ideológico que dividiu o mundo entre Socialistas e Capitalistas e que teve início logo após a segunda guerra mundial e se estendendo até o início dos anos 90.

RECOMENDAÇÃO DE FILME –  Ponte de Espiões – 2015

 

9º ANO A

PORTUGUÊS

Passando a limpo (pág 82 a 85). Marcar a alternativa correta a lápis no livro e passar as respostas para o caderno com data, pág e título do exercício: "Passando a limpo".

No caderno, copiar o boxe: Metáfora e paradoxo da pág. 94. Faça uma breve pesquisa na internet, com exemplos sobre essas duas figuras de linguagem. 

A professora fará a correção dos exercícios no retorno às aulas.

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios de 11 a 14 da página 37 do seu livro didático.

Conferir as respostas e revisar os exercícios em que aparecem erros. Sinalizar as dúvidas a serem sanadas pelo professor.

ARTE

MOVIMENTO NEOCLÁSSICO, ROMÂNTICA E REALISTA

Assista aos vídeos: 

https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4  - Arte Neoclássica

https://www.youtube.com/watch?v=1zyW7zAdEoI&t=33s - Romantismo

https://www.youtube.com/watch?v=BWwElnflIfU - Realismo

 

Ler o texto sobre movimento Neoclássico, Romantismo e Realismo e responda às seguintes questões no caderno:

LINK PARA ACESSAR O TEXTO:

https://drive.google.com/file/d/1akuQnhBuWmXDqcfzfpI7T4pgunWRtsFH/view?usp=sharing

 

01- Descreva as principais características do movimento Neoclássico.

02- Quais foram as principais fontes de inspiração para iniciar o movimento Neoclássico.

03- Segundo o Vídeo sobre o romantismo, em quê esse movimento se diferencia do movimento neoclássico?

04- O que Beethoven tem a ver com o movimento Romântico?

05- Quais são as principais características do movimento romântico?

06- Quais as principais características do movimento realista?

07) Quais os Principais artistas e suas obras do movimento Realista?

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data 27/03/2020

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: DIPLOMACIA E ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 A 37.

4º passo:  Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:

  1. O papel da diplomacia
  2. A função da ONU
  3. Órgãos da ONU
  4. Críticas existentes a ONU
  5. Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
  6. O resumo deve ser feito no caderno.

 

9º ANO B

PORTUGUÊS

Passando a limpo (pág 82 a 85). Marcar a alternativa correta a lápis no livro e passar as respostas para o caderno com data, pág e título do exercício: "Passando a limpo".

No caderno, copiar o boxe: Metáfora e paradoxo da pág. 94. Faça uma breve pesquisa na internet, com exemplos sobre essas duas figuras de linguagem. 

A professora fará a correção dos exercícios no retorno às aulas.

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios de 11 a 14 da página 37 do seu livro didático.

Conferir as respostas e revisar os exercícios em que aparecem erros. Sinalizar as dúvidas a serem sanadas pelo professor.

ARTE

MOVIMENTO NEOCLÁSSICO, ROMÂNTICA E REALISTA

Assista aos vídeos: 

https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4  - Arte Neoclássica

https://www.youtube.com/watch?v=1zyW7zAdEoI&t=33s - Romantismo

https://www.youtube.com/watch?v=BWwElnflIfU - Realismo

 

Ler o texto sobre movimento Neoclássico, Romantismo e Realismo e responda às seguintes questões no caderno:

LINK PARA ACESSAR O TEXTO:

https://drive.google.com/file/d/1akuQnhBuWmXDqcfzfpI7T4pgunWRtsFH/view?usp=sharing

 

01- Descreva as principais características do movimento Neoclássico.

02- Quais foram as principais fontes de inspiração para iniciar o movimento Neoclássico.

03- Segundo o Vídeo sobre o romantismo, em quê esse movimento se diferencia do movimento neoclássico?

04- O que Beethoven tem a ver com o movimento Romântico?

05- Quais são as principais características do movimento romântico?

06- Quais as principais características do movimento realista?

07) Quais os Principais artistas e suas obras do movimento Realista?

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data 27/03/2020

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: DIPLOMACIA E ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 A 37.

4º passo:  Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:

  1. O papel da diplomacia
  2. A função da ONU
  3. Órgãos da ONU
  4. Críticas existentes a ONU
  5. Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
  6. O resumo deve ser feito no caderno.

 

1ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

OPERAÇÕES COM INTERVALOS

1º PASSO

Leia o capítulo na página 29 e 30

2º PASSO

Assistam o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/fy7myo_vhcg

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Exercícios:

Página 30 exercícios 58 ao 62

FILOSOFIA

Finalizar a leitura do capítulo “Natureza e cultura”, págs. 46 a 51. Após a leitura, elaborar uma síntese considerando os “Objetivos” da pág. 46 como se fossem questões a serem respondidas.

Na mesma página, há uma relação de palavras-chave. Anotá-las no caderno e, partindo da leitura e pesquisa feita, escrever seu significado.

Fazer a leitura do texto da pág. 52 e responder às perguntas propostas.

Fazer as atividades da pág. 53.

LITERATURA

Copiar os slides sobre Trovadorismo que estão no facebook da turma.

DISPONÍVEL NO LINK:

https://drive.google.com/file/d/1VFmiKYXbxFo-2bOLIZLEQgnBV8FyjbSC/view?usp=sharing

INGLÊS

O LINK ABAIXO mostra os prints screen com orientações oferecidas aos alunos da Universidade de Harvard no que diz respeito à dicas de saúde e bem estar.

Acesse e realize o que se pede:

https://drive.google.com/open?id=1m7VupDso8bIsZcC3cRH81RTA0IgNdKhm

 

1ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

OPERAÇÕES COM INTERVALOS

1º PASSO

Leia o capítulo na página 29 e 30

2º PASSO

Assistam o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/fy7myo_vhcg

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Exercícios:

Página 30 exercícios 58 ao 62

FILOSOFIA

Finalizar a leitura do capítulo “Natureza e cultura”, págs. 46 a 51. Após a leitura, elaborar uma síntese considerando os “Objetivos” da pág. 46 como se fossem questões a serem respondidas.

Na mesma página, há uma relação de palavras-chave. Anotá-las no caderno e, partindo da leitura e pesquisa feita, escrever seu significado.

Fazer a leitura do texto da pág. 52 e responder às perguntas propostas.

Fazer as atividades da pág. 53.

LITERATURA

Copiar os slides sobre Trovadorismo que estão no facebook da turma.

DISPONÍVEL NO LINK:

https://drive.google.com/file/d/1VFmiKYXbxFo-2bOLIZLEQgnBV8FyjbSC/view?usp=sharing

INGLÊS

O LINK ABAIXO mostra os prints screen com orientações oferecidas aos alunos da Universidade de Harvard no que diz respeito à dicas de saúde e bem estar.

Acesse e realize o que se pede:

https://drive.google.com/open?id=1m7VupDso8bIsZcC3cRH81RTA0IgNdKhm

 

2ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

POIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES – MATEMÁTICA B

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 427 e 429

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/v_PQnBk-8Mc

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYIfHXtIy6oI_CM9yONamods

Agora que você assistiu os vídeos. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 427 e 429

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Página 427 exercício 01

Página 428 exercício 02

Página 430 exercícios 03, 04, 05 e 07

 

ESPANHOL

TABELA PRETÉRITO IMPERFECTO

https://drive.google.com/open?id=1kSav0yU1Rhaqr9CxxwNmuNUQPu3ZAAT1

Ler e fazer p. 88

Ler e fazer p. 206 (exer 1 e 2)

 

2ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

POIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES – MATEMÁTICA B

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 427 e 429

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/v_PQnBk-8Mc

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYIfHXtIy6oI_CM9yONamods

Agora que você assistiu os vídeos. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 427 e 429

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Página 427 exercício 01

Página 428 exercício 02

Página 430 exercícios 03, 04, 05 e 07

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 270 a 275 do livro didático.

Elaborar uma síntese partindo das seguintes questões norteadoras:

  1. Analisar a crítica de Nietzsche aos valores eternos e imutáveis.
  2. Identificar os conceitos de Heidegger para identificar a vida autêntica.
  3. Contrapor semelhanças e diferenças entre a teoria de Kant e de Habermas.

Na página 260 há uma relação de palavras-chave. Anotá-las no caderno e, partindo da leitura e pesquisa feita, escrever seu significado.

Fazer a leitura do texto da pág. 276 e responder às perguntas propostas.

Fazer as atividades da pág. 277.

Fazer a leitura do texto das págs. 278 e 279 e responder às questões propostas.

 

ESPANHOL

TABELA PRETÉRITO IMPERFECTO

https://drive.google.com/open?id=1kSav0yU1Rhaqr9CxxwNmuNUQPu3ZAAT1

Ler e fazer p. 88

Ler e fazer p. 206 (exer 1 e 2)

 

3ª SÉRIE A

LITERATURA

Pesquise sobre o autor Machado de Assis e anote:

  1. Quais são os romances da fase romântica ou primeira fase do autor?
  2. Quais são os romances da fase realista ou segunda fase do autor?
  3. Além de Casa de pensão, Aluisio Azevedo publicou outras duas obras bem conhecidas. Quais são elas?
  4. A que período pertence e do que trata a obra “O ateneu” de Raul Pompeia?

 

Use as sugestões de sites a seguir para realizar seu trabalho

https://pt.wikipedia.org/wiki/Obra_de_Machado_de_Assis

https://www.passeiweb.com/estudos/livros/o_ateneu

FILOSOFIA

Pesquisar sobre as seguintes escolas filosóficas do helenismo: Cinismo e Estoicismo.

Elaborar uma síntese sobre as referidas escolas.

Resolver ao menos três exercícios (questões de vestibular) sobre cada escola (pesquisar na internet) justificando, no caderno, a alternativa certa e mostrando o porquê as demais alternativas estão erradas.

Ler o contexto de origem da filosofia medieval (cristã), na pág. 12, e complementar com pesquisa na internet. Enfatizar, na pesquisa, o como se dá a relação entre a fé e a razão nos períodos da Idade Média e na divisão da filosofia cristã (Patrística e Escolástica), no mesmo período.

Fazer uma síntese no caderno da pesquisa realizada.

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: Colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO

3º  passo: Fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.

4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno

QUESTÕES:

https://drive.google.com/open?id=1NN9nHVLPzYzj-y3MW9zqfFz7F9G1lGRM

 

 

3ª SÉRIE B

LITERATURA

Pesquise sobre o autor Machado de Assis e anote:

  1. Quais são os romances da fase romântica ou primeira fase do autor?
  2. Quais são os romances da fase realista ou segunda fase do autor?
  3. Além de Casa de pensão, Aluisio Azevedo publicou outras duas obras bem conhecidas. Quais são elas?
  4. A que período pertence e do que trata a obra “O ateneu” de Raul Pompeia?

 

Use as sugestões de sites a seguir para realizar seu trabalho

https://pt.wikipedia.org/wiki/Obra_de_Machado_de_Assis

https://www.passeiweb.com/estudos/livros/o_ateneu

FILOSOFIA

Pesquisar sobre as seguintes escolas filosóficas do helenismo: Cinismo e Estoicismo.

Elaborar uma síntese sobre as referidas escolas.

Resolver ao menos três exercícios (questões de vestibular) sobre cada escola (pesquisar na internet) justificando, no caderno, a alternativa certa e mostrando o porquê as demais alternativas estão erradas.

Ler o contexto de origem da filosofia medieval (cristã), na pág. 12, e complementar com pesquisa na internet. Enfatizar, na pesquisa, o como se dá a relação entre a fé e a razão nos períodos da Idade Média e na divisão da filosofia cristã (Patrística e Escolástica), no mesmo período.

Fazer uma síntese no caderno da pesquisa realizada.

 

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: Colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO

3º  passo: Fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.

4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno

QUESTÕES:

https://drive.google.com/open?id=1NN9nHVLPzYzj-y3MW9zqfFz7F9G1lGRM

 

 

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 6 - 6º ano à 3ª série

Gerais
14/04/2020

6º ANO A

PORTUGUÊS

ATIVIDADE 1 – TIPOS DE FRASES

Copiar todos os exercícios na folha de papel almaço, com nome, turma e título do trabalho: TIPOS DE FRASE

Obs.: Trabalho para entregar impreterivelmente no retorno às aulas

Entregar à caneta, sem borrões ou rasuras. Verifique a ortografia.

 

SEGUE LINK PARA ACESSO A ATIVIDADE:

https://drive.google.com/open?id=1zbjZw2q7GO1tG9wfrucz4PXDgHWlcqrJ

MATEMÁTICA

Divisão

Divisão e multiplicação: operações inversas

Leitura das páginas 48 e 49 do livro didático, verificando com calma cada um dos exemplos apresentados.

ARTE

ARTE RUPESTRE

Assistir ao filme “Os Croods” e responder as questões no caderno:

 

https://drive.google.com/file/d/1-igYZ3uUEC4W9CcCZ-WfAPsWDMiiHrJ3/view?usp=sharing

 

01) Quais formas de arte são encontradas no filme “Os Croods”?

 

02) Em que época histórica acontece o filme?

 

03) Por que os Croods se escondiam em cavernas?

 

04) Complete o texto com as palavras abaixo:

 

CONTINENTES - AVENTURA  -  TERREMOTOS  - CAVERNA  -  MONTANHA

 

Com os _______________________________ e a separação dos _____________________, o abrigo da família é destruído e assim eles têm que sair em uma aventura a procura de uma nova _____________________ para morar. Guy, que sabe sobre “o fim do mundo”, tem a intenção de chegar a uma _________________________ alta e distante, assim ele entra na ____________________________ da família, sempre ajudando e levando-os para a montanha.

 

05) Qual o motivo que Grug, o Pai, pintava na parede das cavernas?

 

06) Que tipo de tintas eles ( os Homens pré históricos) utilizavam?

 

07) O que eles representavam?

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Orientação e Localização no espaço geográfico – LEITURA – Ler as páginas 46, 47 e 48. Nessas páginas o tema abordado é o desenvolvimento de formas de orientação no espaço geográfico desde a antiguidade até os dias atuais utilizando os astros, ferramentas simples e até mesmo satélites para auxiliar neste objetivo.

TAREFA – Página 50 ex. 1 ao 5. Responder no caderno com enunciados.

 

6º ANO B

PORTUGUÊS

ATIVIDADE 1 – TIPOS DE FRASES

Copiar todos os exercícios na folha de papel almaço, com nome, turma e título do trabalho: TIPOS DE FRASE

Obs.: Trabalho para entregar impreterivelmente no retorno às aulas

Entregar à caneta, sem borrões ou rasuras. Verifique a ortografia.

 

SEGUE LINK PARA ACESSO A ATIVIDADE:

https://drive.google.com/open?id=1zbjZw2q7GO1tG9wfrucz4PXDgHWlcqrJ

MATEMÁTICA

Divisão

Divisão e multiplicação: operações inversas

Leitura das páginas 48 e 49 do livro didático, verificando com calma cada um dos exemplos apresentados.

ARTE

ARTE RUPESTRE : Desenhar em uma folha separada uma composição utilizando tintas alternativas conforme os temas da Arte Rupestre (ver slides e vídeos para produzir a tinta)

 LINK PARA ACESSAR OS SLIDES

https://drive.google.com/open?id=1TRciVYKlzEAnP0P73YHNOAzT_M9PO0Ja

 

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Orientação e Localização no espaço geográfico – LEITURA – Ler as páginas 46, 47 e 48. Nessas páginas o tema abordado é o desenvolvimento de formas de orientação no espaço geográfico desde a antiguidade até os dias atuais utilizando os astros, ferramentas simples e até mesmo satélites para auxiliar neste objetivo.

TAREFA – Página 50 ex. 1 ao 5. Responder no caderno com enunciados.

 

6º ANO C

PORTUGUÊS

ATIVIDADE 1 – TIPOS DE FRASES

Copiar todos os exercícios na folha de papel almaço, com nome, turma e título do trabalho: TIPOS DE FRASE

Obs.: Trabalho para entregar impreterivelmente no retorno às aulas

Entregar à caneta, sem borrões ou rasuras. Verifique a ortografia.

 

SEGUE LINK PARA ACESSO A ATIVIDADE:

https://drive.google.com/open?id=1zbjZw2q7GO1tG9wfrucz4PXDgHWlcqrJ

MATEMÁTICA

Divisão

Divisão e multiplicação: operações inversas

Leitura das páginas 48 e 49 do livro didático, verificando com calma cada um dos exemplos apresentados.

ARTE

ARTE RUPESTRE

Assistir ao filme “Os Croods” e responder as questões no caderno:

 

https://drive.google.com/file/d/1-igYZ3uUEC4W9CcCZ-WfAPsWDMiiHrJ3/view?usp=sharing

 

01) Quais formas de arte são encontradas no filme “Os Croods”?

 

02) Em que época histórica acontece o filme?

 

03) Por que os Croods se escondiam em cavernas?

 

04) Complete o texto com as palavras abaixo:

 

CONTINENTES - AVENTURA  -  TERREMOTOS  - CAVERNA  -  MONTANHA

 

Com os _______________________________ e a separação dos _____________________, o abrigo da família é destruído e assim eles têm que sair em uma aventura a procura de uma nova _____________________ para morar. Guy, que sabe sobre “o fim do mundo”, tem a intenção de chegar a uma _________________________ alta e distante, assim ele entra na ____________________________ da família, sempre ajudando e levando-os para a montanha.

 

05) Qual o motivo que Grug, o Pai, pintava na parede das cavernas?

 

06) Que tipo de tintas eles ( os Homens pré históricos) utilizavam?

 

07) O que eles representavam?

 

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Orientação e Localização no espaço geográfico – LEITURA – Ler as páginas 46, 47 e 48. Nessas páginas o tema abordado é o desenvolvimento de formas de orientação no espaço geográfico desde a antiguidade até os dias atuais utilizando os astros, ferramentas simples e até mesmo satélites para auxiliar neste objetivo.

TAREFA – Página 50 ex. 1 ao 5. Responder no caderno com enunciados.

 

7º ANO A

PORTUGUÊS

Ler o texto das págs. 50 a 53. Responder os exercícios das págs. 54 e 55.

Título no caderno: Interpretação do texto “A metamorfose” (págs. 50 a 55).

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1fg0ZuURzp30padrfXZRgdSiZXZbrbOOv

ARTE

ARTE NO RENASCIMENTO

Assistir ao vídeo Clemente e a história da Arte: https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0

 

ATIVIDADE:  inspirado na obra de Arte “Monalisa” você irá completar a imagem conforme sua criatividade.

(Deixar a atividade no caderno pois será verificada quando retornarmos)

 

INPIRAÇÕES E IMAGEM INCOMPLETA NO LINK:

https://drive.google.com/open?id=16pf6O9-73rH9BbVEZhGzf3levBRNkFGM

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 32 a.35

4º passo:  assistir o filme “A Missão”: https://www.youtube.com/watch?v=52CBf-3dvNA

5º passo: Elaborar uma redação descrevendo a atuação dos Padres Jesuítas e dos Bandeirantes no território brasileiro. (mínimo 15 linhas) elabore também um desenho (folha sulfite) representando o conflito existente entre padres e bandeirantes.

Obs: fazer a redação em folha de papel almaço.

 

7º ANO B

PORTUGUÊS

Ler o capítulo 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo”.

Fazer um resumo dos capítulos 1 e 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo” em uma folha de bloco, escrito a caneta e entregar quando as aulas presenciais voltarem.

Caderno de atividades: págs. 74 a 77.

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1fg0ZuURzp30padrfXZRgdSiZXZbrbOOv

ARTE

ARTE NO RENASCIMENTO

Assistir ao vídeo Clemente e a história da Arte: https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0

 

ATIVIDADE:  inspirado na obra de Arte “Monalisa” você irá completar a imagem conforme sua criatividade.

(Deixar a atividade no caderno pois será verificada quando retornarmos)

 

INPIRAÇÕES E IMAGEM INCOMPLETA NO LINK:

https://drive.google.com/open?id=16pf6O9-73rH9BbVEZhGzf3levBRNkFGM

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 32 a.35

4º passo:  assistir o filme “A Missão”: https://www.youtube.com/watch?v=52CBf-3dvNA

5º passo: Elaborar uma redação descrevendo a atuação dos Padres Jesuítas e dos Bandeirantes no território brasileiro. (mínimo 15 linhas) elabore também um desenho (folha sulfite) representando o conflito existente entre padres e bandeirantes.

Obs: fazer a redação em folha de papel almaço.

 

7º ANO C

PORTUGUÊS

Ler o capítulo 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo”.

Fazer um resumo dos capítulos 1 e 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo” em uma folha de bloco, escrito a caneta e entregar quando as aulas presenciais voltarem.

Caderno de atividades: págs. 74 a 77.

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS

Exercícios: 35 ao FIM.

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1ahG3g_WX4cHlJ0y1yj9UVZUdtnFuWVQX

ARTE

ARTE NO RENASCIMENTO

Assistir ao vídeo Clemente e a história da Arte: https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0

 

ATIVIDADE:  inspirado na obra de Arte “Monalisa” você irá completar a imagem conforme sua criatividade.

(Deixar a atividade no caderno pois será verificada quando retornarmos)

 

INPIRAÇÕES E IMAGEM INCOMPLETA NO LINK:

https://drive.google.com/open?id=16pf6O9-73rH9BbVEZhGzf3levBRNkFGM

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 32 a.35

4º passo:  assistir o filme “A Missão”: https://www.youtube.com/watch?v=52CBf-3dvNA

5º passo: Elaborar uma redação descrevendo a atuação dos Padres Jesuítas e dos Bandeirantes no território brasileiro. (mínimo 15 linhas) elabore também um desenho (folha sulfite) representando o conflito existente entre padres e bandeirantes.

Obs: fazer a redação em folha de papel almaço.

 

8º ANO A

PORTUGUÊS

Gramática: Aposto e Vocativo

Ler a página 183, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: páginas 184 e 185 (1 a 6); páginas 186 e 187 (1 a 5).

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 59 exercício 01 e 03

Página 61 exercícios 05 e 06

ARTE

Pesquisar a Vida e obra de Vicent Van Gogh (anotar no caderno, a lápis) 

Assistir o filme: Loving Vincent (disponível na Netflix)

Produzir uma releitura da obra em Perspectiva “ O quarto em Arles” (conforme os exemplos disponível no Slide)

LINK PARA ACESSAR OS SLIDES:

https://drive.google.com/open?id=1sVXBpaqA86aiZxbUiHG79jX0YciDJywQ

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Da guerra fira ao século XXI – LEITURA – Páginas 46, 47 e 48 Conteúdos relacionados ao fenômeno histórico conhecido como Guerra Fria, um conflito ideológico que dividiu o mundo entre Socialistas e Capitalistas e que teve início logo após a segunda guerra mundial e se estendendo até o início dos anos 90.

RECOMENDAÇÃO DE FILME –  Ponte de Espiões – 2015

 

 

8º ANO B

PORTUGUÊS

Gramática: Aposto e Vocativo

Ler a página 183, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: páginas 184 e 185 (1 a 6); páginas 186 e 187 (1 a 5).

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 59 exercício 01 e 03

Página 61 exercícios 05 e 06

ARTE

Pesquisar a Vida e obra de Vicent Van Gogh (anotar no caderno, a lápis) 

Assistir o filme: Loving Vincent (disponível na Netflix)

Produzir uma releitura da obra em Perspectiva “ O quarto em Arles” (conforme os exemplos disponível no Slide)

LINK PARA ACESSAR OS SLIDES:

https://drive.google.com/open?id=1sVXBpaqA86aiZxbUiHG79jX0YciDJywQ

GEOGRAFIA

TEMA 2 – LEITURA – páginas 49, 50 e 51. As consequências da guerra fria se estendem desde divisões territoriais nas colônias europeias na África, construção do Muro de Berlin que causou divisão política e física da Alemanha e até mesmo o surgimento de regimes autoritários nos países da América Latina. Além disso, o fim da Guerra Fria desestabilizou a economia mundial formando uma Nova ordem Mundial.

TAREFA – página 52 ex. 1 ao 9 – NO CADERNO COM ENUNCIADOS.

 

8º ANO C

PORTUGUÊS

Gramática: Aposto e Vocativo

Ler a página 183, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, com enunciado, no caderno: páginas 184 e 185 (1 a 6); páginas 186 e 187 (1 a 5).

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 58 até 61.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 59 exercício 01 e 03

Página 61 exercícios 05 e 06

ARTE

Pesquisar a Vida e obra de Vicent Van Gogh (anotar no caderno, a lápis) 

Assistir o filme: Loving Vincent (disponível na Netflix)

Produzir uma releitura da obra em Perspectiva “ O quarto em Arles” (conforme os exemplos disponível no Slide)

LINK PARA ACESSAR OS SLIDES:

https://drive.google.com/open?id=1sVXBpaqA86aiZxbUiHG79jX0YciDJywQ

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Da guerra fira ao século XXI – LEITURA – Páginas 46, 47 e 48 Conteúdos relacionados ao fenômeno histórico conhecido como Guerra Fria, um conflito ideológico que dividiu o mundo entre Socialistas e Capitalistas e que teve início logo após a segunda guerra mundial e se estendendo até o início dos anos 90.

RECOMENDAÇÃO DE FILME –  Ponte de Espiões – 2015

 

9º ANO A

PORTUGUÊS

Passando a limpo (pág 82 a 85). Marcar a alternativa correta a lápis no livro e passar as respostas para o caderno com data, pág e título do exercício: "Passando a limpo".

No caderno, copiar o boxe: Metáfora e paradoxo da pág. 94. Faça uma breve pesquisa na internet, com exemplos sobre essas duas figuras de linguagem. 

A professora fará a correção dos exercícios no retorno às aulas.

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios de 11 a 14 da página 37 do seu livro didático.

Conferir as respostas e revisar os exercícios em que aparecem erros. Sinalizar as dúvidas a serem sanadas pelo professor.

ARTE

MOVIMENTO NEOCLÁSSICO, ROMÂNTICA E REALISTA

Assista aos vídeos: 

https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4  - Arte Neoclássica

https://www.youtube.com/watch?v=1zyW7zAdEoI&t=33s - Romantismo

https://www.youtube.com/watch?v=BWwElnflIfU - Realismo

 

Ler o texto sobre movimento Neoclássico, Romantismo e Realismo e responda às seguintes questões no caderno:

LINK PARA ACESSAR O TEXTO:

https://drive.google.com/file/d/1akuQnhBuWmXDqcfzfpI7T4pgunWRtsFH/view?usp=sharing

 

01- Descreva as principais características do movimento Neoclássico.

02- Quais foram as principais fontes de inspiração para iniciar o movimento Neoclássico.

03- Segundo o Vídeo sobre o romantismo, em quê esse movimento se diferencia do movimento neoclássico?

04- O que Beethoven tem a ver com o movimento Romântico?

05- Quais são as principais características do movimento romântico?

06- Quais as principais características do movimento realista?

07) Quais os Principais artistas e suas obras do movimento Realista?

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data 27/03/2020

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: DIPLOMACIA E ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 A 37.

4º passo:  Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:

  1. O papel da diplomacia
  2. A função da ONU
  3. Órgãos da ONU
  4. Críticas existentes a ONU
  5. Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
  6. O resumo deve ser feito no caderno.

 

9º ANO B

PORTUGUÊS

Passando a limpo (pág 82 a 85). Marcar a alternativa correta a lápis no livro e passar as respostas para o caderno com data, pág e título do exercício: "Passando a limpo".

No caderno, copiar o boxe: Metáfora e paradoxo da pág. 94. Faça uma breve pesquisa na internet, com exemplos sobre essas duas figuras de linguagem. 

A professora fará a correção dos exercícios no retorno às aulas.

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios de 11 a 14 da página 37 do seu livro didático.

Conferir as respostas e revisar os exercícios em que aparecem erros. Sinalizar as dúvidas a serem sanadas pelo professor.

ARTE

MOVIMENTO NEOCLÁSSICO, ROMÂNTICA E REALISTA

Assista aos vídeos: 

https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4  - Arte Neoclássica

https://www.youtube.com/watch?v=1zyW7zAdEoI&t=33s - Romantismo

https://www.youtube.com/watch?v=BWwElnflIfU - Realismo

 

Ler o texto sobre movimento Neoclássico, Romantismo e Realismo e responda às seguintes questões no caderno:

LINK PARA ACESSAR O TEXTO:

https://drive.google.com/file/d/1akuQnhBuWmXDqcfzfpI7T4pgunWRtsFH/view?usp=sharing

 

01- Descreva as principais características do movimento Neoclássico.

02- Quais foram as principais fontes de inspiração para iniciar o movimento Neoclássico.

03- Segundo o Vídeo sobre o romantismo, em quê esse movimento se diferencia do movimento neoclássico?

04- O que Beethoven tem a ver com o movimento Romântico?

05- Quais são as principais características do movimento romântico?

06- Quais as principais características do movimento realista?

07) Quais os Principais artistas e suas obras do movimento Realista?

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data 27/03/2020

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: DIPLOMACIA E ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 A 37.

4º passo:  Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:

  1. O papel da diplomacia
  2. A função da ONU
  3. Órgãos da ONU
  4. Críticas existentes a ONU
  5. Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
  6. O resumo deve ser feito no caderno.

 

1ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

OPERAÇÕES COM INTERVALOS

1º PASSO

Leia o capítulo na página 29 e 30

2º PASSO

Assistam o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/fy7myo_vhcg

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Exercícios:

Página 30 exercícios 58 ao 62

FILOSOFIA

Finalizar a leitura do capítulo “Natureza e cultura”, págs. 46 a 51. Após a leitura, elaborar uma síntese considerando os “Objetivos” da pág. 46 como se fossem questões a serem respondidas.

Na mesma página, há uma relação de palavras-chave. Anotá-las no caderno e, partindo da leitura e pesquisa feita, escrever seu significado.

Fazer a leitura do texto da pág. 52 e responder às perguntas propostas.

Fazer as atividades da pág. 53.

LITERATURA

Copiar os slides sobre Trovadorismo que estão no facebook da turma.

DISPONÍVEL NO LINK:

https://drive.google.com/file/d/1VFmiKYXbxFo-2bOLIZLEQgnBV8FyjbSC/view?usp=sharing

INGLÊS

O LINK ABAIXO mostra os prints screen com orientações oferecidas aos alunos da Universidade de Harvard no que diz respeito à dicas de saúde e bem estar.

Acesse e realize o que se pede:

https://drive.google.com/open?id=1m7VupDso8bIsZcC3cRH81RTA0IgNdKhm

 

1ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

OPERAÇÕES COM INTERVALOS

1º PASSO

Leia o capítulo na página 29 e 30

2º PASSO

Assistam o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/fy7myo_vhcg

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Exercícios:

Página 30 exercícios 58 ao 62

FILOSOFIA

Finalizar a leitura do capítulo “Natureza e cultura”, págs. 46 a 51. Após a leitura, elaborar uma síntese considerando os “Objetivos” da pág. 46 como se fossem questões a serem respondidas.

Na mesma página, há uma relação de palavras-chave. Anotá-las no caderno e, partindo da leitura e pesquisa feita, escrever seu significado.

Fazer a leitura do texto da pág. 52 e responder às perguntas propostas.

Fazer as atividades da pág. 53.

LITERATURA

Copiar os slides sobre Trovadorismo que estão no facebook da turma.

DISPONÍVEL NO LINK:

https://drive.google.com/file/d/1VFmiKYXbxFo-2bOLIZLEQgnBV8FyjbSC/view?usp=sharing

INGLÊS

O LINK ABAIXO mostra os prints screen com orientações oferecidas aos alunos da Universidade de Harvard no que diz respeito à dicas de saúde e bem estar.

Acesse e realize o que se pede:

https://drive.google.com/open?id=1m7VupDso8bIsZcC3cRH81RTA0IgNdKhm

 

2ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

POIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES – MATEMÁTICA B

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 427 e 429

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/v_PQnBk-8Mc

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYIfHXtIy6oI_CM9yONamods

Agora que você assistiu os vídeos. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 427 e 429

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Página 427 exercício 01

Página 428 exercício 02

Página 430 exercícios 03, 04, 05 e 07

 

ESPANHOL

TABELA PRETÉRITO IMPERFECTO

https://drive.google.com/open?id=1kSav0yU1Rhaqr9CxxwNmuNUQPu3ZAAT1

Ler e fazer p. 88

Ler e fazer p. 206 (exer 1 e 2)

 

2ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

POIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES – MATEMÁTICA B

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 427 e 429

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/v_PQnBk-8Mc

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYIfHXtIy6oI_CM9yONamods

Agora que você assistiu os vídeos. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 427 e 429

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Página 427 exercício 01

Página 428 exercício 02

Página 430 exercícios 03, 04, 05 e 07

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 270 a 275 do livro didático.

Elaborar uma síntese partindo das seguintes questões norteadoras:

  1. Analisar a crítica de Nietzsche aos valores eternos e imutáveis.
  2. Identificar os conceitos de Heidegger para identificar a vida autêntica.
  3. Contrapor semelhanças e diferenças entre a teoria de Kant e de Habermas.

Na página 260 há uma relação de palavras-chave. Anotá-las no caderno e, partindo da leitura e pesquisa feita, escrever seu significado.

Fazer a leitura do texto da pág. 276 e responder às perguntas propostas.

Fazer as atividades da pág. 277.

Fazer a leitura do texto das págs. 278 e 279 e responder às questões propostas.

 

ESPANHOL

TABELA PRETÉRITO IMPERFECTO

https://drive.google.com/open?id=1kSav0yU1Rhaqr9CxxwNmuNUQPu3ZAAT1

Ler e fazer p. 88

Ler e fazer p. 206 (exer 1 e 2)

 

3ª SÉRIE A

LITERATURA

Pesquise sobre o autor Machado de Assis e anote:

  1. Quais são os romances da fase romântica ou primeira fase do autor?
  2. Quais são os romances da fase realista ou segunda fase do autor?
  3. Além de Casa de pensão, Aluisio Azevedo publicou outras duas obras bem conhecidas. Quais são elas?
  4. A que período pertence e do que trata a obra “O ateneu” de Raul Pompeia?

 

Use as sugestões de sites a seguir para realizar seu trabalho

https://pt.wikipedia.org/wiki/Obra_de_Machado_de_Assis

https://www.passeiweb.com/estudos/livros/o_ateneu

FILOSOFIA

Pesquisar sobre as seguintes escolas filosóficas do helenismo: Cinismo e Estoicismo.

Elaborar uma síntese sobre as referidas escolas.

Resolver ao menos três exercícios (questões de vestibular) sobre cada escola (pesquisar na internet) justificando, no caderno, a alternativa certa e mostrando o porquê as demais alternativas estão erradas.

Ler o contexto de origem da filosofia medieval (cristã), na pág. 12, e complementar com pesquisa na internet. Enfatizar, na pesquisa, o como se dá a relação entre a fé e a razão nos períodos da Idade Média e na divisão da filosofia cristã (Patrística e Escolástica), no mesmo período.

Fazer uma síntese no caderno da pesquisa realizada.

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: Colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO

3º  passo: Fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.

4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno

QUESTÕES:

https://drive.google.com/open?id=1NN9nHVLPzYzj-y3MW9zqfFz7F9G1lGRM

 

 

3ª SÉRIE B

LITERATURA

Pesquise sobre o autor Machado de Assis e anote:

  1. Quais são os romances da fase romântica ou primeira fase do autor?
  2. Quais são os romances da fase realista ou segunda fase do autor?
  3. Além de Casa de pensão, Aluisio Azevedo publicou outras duas obras bem conhecidas. Quais são elas?
  4. A que período pertence e do que trata a obra “O ateneu” de Raul Pompeia?

 

Use as sugestões de sites a seguir para realizar seu trabalho

https://pt.wikipedia.org/wiki/Obra_de_Machado_de_Assis

https://www.passeiweb.com/estudos/livros/o_ateneu

FILOSOFIA

Pesquisar sobre as seguintes escolas filosóficas do helenismo: Cinismo e Estoicismo.

Elaborar uma síntese sobre as referidas escolas.

Resolver ao menos três exercícios (questões de vestibular) sobre cada escola (pesquisar na internet) justificando, no caderno, a alternativa certa e mostrando o porquê as demais alternativas estão erradas.

Ler o contexto de origem da filosofia medieval (cristã), na pág. 12, e complementar com pesquisa na internet. Enfatizar, na pesquisa, o como se dá a relação entre a fé e a razão nos períodos da Idade Média e na divisão da filosofia cristã (Patrística e Escolástica), no mesmo período.

Fazer uma síntese no caderno da pesquisa realizada.

 

GEOGRAFIA

1º passo: Colocar no seu caderno a data.

2º passo: Colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO

3º  passo: Fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.

4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno

QUESTÕES:

https://drive.google.com/open?id=1NN9nHVLPzYzj-y3MW9zqfFz7F9G1lGRM

 

 


O Mingau Doce - Infantil 2


Semana das Cores - Infantil 1


Trote 2025 - 3º série EM


Reforço escolar - Comunidade do Cercadinho


Veja a lista completa


Brasil
• Centro Educ. Passionista Mãe da Sta. Esperança
• Colégio Passionista João XXIII
• Colégio Passionista Santa Gema
• Colégio Passionista Santa Luzia
• Colégio Passionista Santa Maria
• Centro de Educ. Inf. Passionista João Paulo II
• Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
• Colégio Passionista Nossa Senhora Menina
• Colégio Passionista São José
• Colégio Passionista São Paulo da Cruz
passiorosario
passiorosario
passiorosario
(41) 3656-3835
(41) 3656-3835
Copyright Rede Passionista de Educação 2025 ® Proibida a reprodução.
Aviso de Privacidade Delta Tech Tecnologia - Delta Educacional

   Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
     online

Olá! Selecione o setor que deseja mais informações:
 
 
Você aceita receber informações nossas e está de acordo com a nossa política de privacidade?
Clique aqui para ler nosso termo de privacidade.
O Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário utiliza cookies para permitir o início de sessão segura, memorizar suas preferências, gerir a sessão, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, otimizar as funcionalidades e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses.
Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

  

  

Personalizar
Clique aqui e consulte nosso aviso de privacidade para obter mais informações.

Quero Personalizar a Minha Configuração

Selecione suas personalizações de cookies abaixo:

Cookies são pequenos arquivos instalados no seu dispositivo que permitem a coleta de algumas informações,


Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

Aviso de Cookies

Cookies são pequenos arquivos instalados no navegador ou dispositivo de um usuário que acessa uma aplicação de internet, esses arquivos coletam algumas informações e ficam instalados nos nossos celulares, tablets e computadores. Eles têm várias finalidades: memorizar dados de autenticação do usuário, avaliar métricas de performance, identificar problemas de uso, permitir o funcionamento correto do site e coletar informações sobre o comportamento do usuário, dentre outras.

Existem tipos distintos de cookies. Em nosso site, nós poderemos utilizar os seguintes:

• Cookies estritamente necessários. São essenciais para o funcionamento de nosso site, para garantir a sua segurança e performance adequada, sem os quais ele não funcionaria corretamente.
• Cookies de análise. Coletam informações sobre o seu comportamento durante a navegação em nosso site, como as páginas que são acessadas, o tempo de visita, as páginas pouco acessadas, de modo a nos permitir melhorar a qualidade do site.
• Cookies de propaganda. Coletam dados do usuário para a criação do seu perfil de consumo. Isso permite que o Colégio e outras empresas direcionem ao usuário um tipo publicidade de compatível com as preferências entendidas pelos cookies.

Quer saber quais cookies estão ativos no site do Colégio? Aqui temos uma relação com o nome do cookie, o domínio (site) a que ele está vinculado (se é ao próprio site do Colégio, os chamados cookies primários, ou de terceiros, como Google, Facebook, YouTube, etc) a descrição do seu funcionamento, a duração do armazenamento dos dados e o tipo.

Privacidade e Proteção de Dados
Caso você se oponha à sua utilização você pode recusar a instalação desses cookies ou removê-los do seu navegador ou dispositivo, com exceção dos cookies estritamente necessários, que são fundamentais para o funcionamento correto do site.

Para mais informações sobre como remover cookies do seu dispositivo, você pode acessar os seguintes sites, de acordo com o navegador que você utiliza. Ao acessar os respectivos sites, você estará sujeito às políticas de privacidade de outras empresas, que podem não ser condizentes ou similares aos termos desta Política:

• Como remover cookies no Google Chrome
• Como remover cookies no Mozilla Firefox
• Como remover cookies no Internet Explorer
• Como remover cookies no Safari

Aviso de Privacidade

Titular, aqui você se informa sobre o que acontece com os seus dados

O Colégio Passionista Rosário respeita a sua privacidade e os seus dados pessoais e aqui a gente te conta como e porquê coletamos informações sobre você. É um direito seu.

Se quiser falar com a gente sobre esse assunto clique aqui  e você já será direcionado para o nosso e-mail. Criamos um canal exclusivo para atender você.

No final do texto também te explicamos como colocar seus direitos sobre esse assunto na prática, quer ir direto pra lá? Clique aqui.

Então vamos lá. Primeiro a gente quer te contar com quem estamos falando aqui.

Quem são os titulares de dados com quem o Colégio Passionista Rosário interage?

O Colégio Passionista Rosário tem por propósito:
  • Formar o educando como elemento de autorrealização;
  • Educar cristãos conscientes, por opções pessoais, que verdadeiramente praticam valores éticos em suas vidas;
  • Preparar pessoas com senso de solidariedade, fraternidade e conscientes das necessidades da sociedade contemporânea;
  • Formar pessoas críticas para que se tornem agentes de transformação.
Para o desenvolvimento e andamento de nossas atividades, utilizamos dados pessoais de todo o público com quem nos relacionamos, que são:  crianças e adolescentes, pais e responsáveis e, pontualmente, grupo familiar.

Também temos os candidatos às nossas vagas, que nos enviam currículos, os nossos colaboradores, nossos educadores, as pessoas que estão por trás das empresas com quem negociamos e/ou temos parcerias (seus sócios ou representantes).

É com vocês que estamos falando aqui.

Quais dados pessoais de vocês usamos? E porquê?

Cookies
Independente de quem você seja (educando, responsável legal ou financeiro, fornecedor, parceiro, candidato, colaborador ou representante de uma empresa), quando você entra no nosso site, a gente coleta algumas informações sobre a sua navegação. Para saber quais, é só checar o nosso Aviso de Cookies.
 
Monitoramento de segurança
Aqui, novamente, não importa quem você é, podemos captar a sua imagem por meio do circuito fechado de câmeras para o monitoramento de segurança do Colégio. Essa é uma medida essencial voltada para a proteção das pessoas e do patrimônio do Colégio Passionista Rosário. Essas informações são armazenadas por um breve período de tempo e não são compartilhadas com outras pessoas ou empresas que não a nossa empresa de segurança contratada.
 
Criança ou Adolescente
Se você é uma criança ou adolescente, a gente vai precisar de alguns dados de cadastro (nome, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, série, número da matrícula, endereço, telefone e carteira de vacinação) para fazer a sua matrícula em nosso Colégio e, também, para atender a obrigações legais, como prestar informações aos órgãos públicos, por exemplo. Também pediremos outros dados seus, considerados sensíveis como a ficha de saúde, que é um documento de acesso restrito que fica muito bem guardado na enfermaria do Colégio e atestado para a prática de educação física, essencial para proteger a sua saúde e integridade física.

Além disso, podemos usar a sua imagem nas nossas mídias on-line e impressas, mas fique tranquilo(a), só faremos isso caso você e seu responsável consintam, de forma expressa.
 
Pais ou responsáveis legais e financeiros
Ainda para realizar a matrícula, precisaremos de alguns dados de cadastro dos pais ou responsáveis legais e financeiros (nome, CPF, telefone, e-mail). Usamos esses dados também para realizar a cobrança da prestação dos serviços educacionais, futuramente.
 
Grupo familiar
Caso a criança ou adolescente seja candidata a uma bolsa de estudos precisaremos de informações do seu grupo familiar para verificarmos se há, de fato, uma carência de recursos financeiros que possibilite o pagamento do valor integral da mensalidade. Nesse caso, precisaremos atender a alguns requisitos do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) também.
 
Candidatos a vagas
Se você quer trabalhar no Colégio Passionista Rosário e é candidato a uma das nossas vagas, a gente vai receber o seu currículo e seremos guardiões dos dados que estão nele pelo prazo máximo de um ano. Se você evoluir nas nossas etapas de seleção, vamos obter novos dados sobre você, como, por exemplo, a avaliação do seu perfil comportamental, que é realizado por meio de um formulário, mas você vai ser informado de tudo isso quando se candidatar a uma de nossas vagas.
 
Colaborador ou educador
Agora, se você é um colaborador ou educador, vamos precisar usar seus dados para cumprir o contrato de experiência ou de trabalho ou prestação de serviços que firmamos com você. Um exemplo disso são os seus dados bancários, essenciais para que você receba o seu pagamento. Além disso, precisaremos dos seus dados para cumprir uma série de obrigações legais, a começar pelo exame admissional, que é uma providência obrigatória para nós e que contém importantes dados de saúde seus. Estes são só exemplos, ao longo da nossa relação pode surgir outras necessidades. Por exemplo, caso você sofra um acidente de trabalho há uma série de informações sobre você que precisarão ser compartilhadas com órgãos de fiscalização e a empresa seguradora do Colégio. Você encontra as informações sobre quais dados seus usamos e os motivos do uso destacadas no seu contrato de trabalho. É só conferir lá e falar com a gente se tiver alguma dúvida. 

Se você é Colaborador, o Colégio Passionista Rosário pode usar seus dados por outros motivos também, de forma menos frequente. Se você tiver filhos menores, por exemplo, e optar por aderir ao plano odontológico, precisaremos informar à empresa que presta este serviço os dados dessa criança ou adolescente para que ela se torne sua dependente no plano.

Além disso, pode ser que o Colégio Passionista Rosário precise usar seus dados em um processo judicial ou administrativo, por isso algumas informações sobre você precisarão ser armazenadas mesmo depois de você deixar o Colégio.
 
O Colégio Passionista Rosário exclui seus dados depois de algum tempo?
Com certeza! Nós mantemos os seus dados enquanto temos uma justificativa para isso.

Agora, o tempo de cada tipo de dado varia muito caso a caso.

Quer saber por quanto tempo armazenaremos o seu dado? É só chamar a gente aqui. Vamos confirmar a sua identidade (isso é importante, para que a gente não passe informações suas para uma pessoa que esteja se passando por você), verificar quais dados seus armazenamos e te daremos uma resposta.
O Colégio Passionista Rosário compartilha meus dados com alguém?
Sim, para exercer nossas atividades, temos parceiros com quem, eventualmente, precisamos compartilhar seus dados. Se você é um colaborador, por exemplo, vamos compartilhar seus dados com empresas que são responsáveis pelos seus benefícios: alimentação, transporte, saúde, com a clínica em que você realizará os seus exames de admissão e demissão, com o banco através do qual você receberá o seu salário e também as informações prestadas aos órgãos públicos, como INSS e Receita Federal. No seu contrato te damos todos os detalhes.

Se você é um educando, a gente vai compartilhar seus dados com órgãos públicos, como o MEC, e também com empresas que nos ajudam a proporcionar um ensino de qualidade pra você, como, por exemplo, o nosso software de gestão educacional, ferramentas on-line de prática pedagógica e a nossa seguradora. 

E o mais importante, o Colégio Passionista Rosário não comercializa seus dados pessoais com ninguém.
Os dados são seus e você tem direitos, sabia?
A gente vai trazer todos os seus direitos aqui. É importante que você saiba que eles existem.

Mas se você tem um pedido e está sem saber se você tem direito ao que pretende, fale com a gente. Se o seu pedido for pertinente, a gente vai atendê-lo e, se não for, vamos te explicar porque não podemos fazer isso.

Vamos aos seus direitos:
  1. 1. Se a gente te pediu, em algum momento, para nos autorizar a fazer algo com seus dados e você nos autorizou, você pode voltar atrás e desautorizar a qualquer momento.
  2. 2. Se você entender que a gente está usando seus dados de uma forma inadequada ou ilegal, você pode pedir que a gente pare de usá-los. E se a gente não tiver argumentos para justificar o que estamos fazendo e porque estamos fazendo, nós vamos parar.
  3. 3. Você pode saber quais dados seus o Colégio Passionista Rosário tem.
  4. 4. Você pode pedir para o Colégio Passionista Rosário corrigir ou atualizar um dado seu, sempre que necessário.
  5. 5. Você pode pedir para que o Colégio Passionista Rosário elimine os seus dados dos seus sistemas e arquivos. Se não tivermos nenhuma justificativa para mantê-los, atenderemos. Agora, se tivermos as nossas razões para isso, te explicaremos quais são e manteremos os dados.
  6. 6. Você pode pedir que o Colégio Passionista Rosário transfira os seus dados para outra empresa.
  7. 7. Você pode fazer uma reclamação sobre o Colégio Passionista Rosário na Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que é o órgão responsável por fiscalizar se estamos cumprindo nossas obrigações e protegendo seus dados pessoais e sua privacidade.
  8. 8. Você tem que ser informado quando o Colégio Passionista Rosário compartilhar as suas informações com alguma outra empresa ou instituição.
Quer ter um direito seu atendido? É só pedir pra gente.
 
A gente protege os seus dados

Aqui no Colégio Passionista Rosário só acessa os seus dados quem realmente precisa deles, para praticar atividades que você já vai ter sido informado que acontecem, seja por meio do seu contrato ou dos nossos avisos pontuais.

Nossa equipe de segurança da informação protege a nossa rede privada com antivírus e  firewall adequados, temos uma cópia de segurança dos nossos dados (backup), fazemos testes de penetração (para entender se os nossos sistemas tem brechas e repará-las), e varredura nos sistemas (para identificar a tentativa de invasores).

Você pode falar com a gente quando quiser.

Temos uma equipe especificamente designada para atendê-lo bem quando o assunto for a sua privacidade e a proteção dos seus dados.

São eles também que vão esclarecer as dúvidas de parceiros e fornecedores, que precisarem fazer ou gerir um acordo de proteção de dados com a gente.

Você pode acessá-los no e-mail privacidade.rosario@passionista.com.br e ter as suas solicitações atendidas com agilidade e sem qualquer custo.

Este é um documento vivo

Não se surpreenda caso você identifique mudanças neste aviso. Ele está em constante aprimoramento e atualização, fruto da melhoria contínua dos nossos processos e das soluções para que a sua privacidade e proteção de dados estejam cada vez mais cuidadas.

Esta é a segunda versão deste aviso e foi disponibilizada para você no dia 03/08/2023.

A nossa primeira versão data de 16 de novembro de 2020.