Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário - Acontece
Rede Passionista de Educação
passionista.com.br
Outras Unidades
São Paulo da Cruz Nossa Senhora Menina Santa Gema Nossa Senhora do Rosário João XXIII São José Santa Maria Santa Luzia João Paulo II Mãe Sta Esperança
O Colégio
O Rosário Lista de Materiais Aviso de Privacidade
Cursos
Diferenciais
Acontece
Contato
Outras Unidades Agende uma Visita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
Área restrita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário

Acontece

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 7 - Infantil 1 ao 5º ano Nossa Senhora do Rosário

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 7 - Infantil 1 ao 5º ano

Gerais
17/04/2020

Infantil 1 ao 5º ano

INFANTIL 1

Hoje iremos fazer uma massinha de modelar

Ingredientes

  • 4 xicaras de (chá) de farinha de trigo
  • 1 xicara (chá) de sal
  • 1 1\2 xicara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)
  • Corante comestível, gelatina em pó ou suco em pó. (A gelatina ou suco, além de dar cor, deixam a massinha com cheirinho maravilhoso.
  • E só misturar tudo e brincar

 

INFANTIL 2A

Vamos fazer mais um dia da leitura, muito importante trabalhar esses cuidados e carinhos que devemos ter! Mordida não. Arranhar não! Explicar que devemos apenas fazer carinho.

Dia da leitura e conversa! “Mordida não Napoleão”

Falar e observar o Projetinho quem morde é cachorrinho eu só faço carinho. Conversar com seu pequeno sobre o livrinho.

O link do livrinho foi encaminhado na semana passada. Utilizar um boneco ou boneca e explorar os cuidados que devemos ter com nossos coleguinhas e amigos.

Fazer um cachorrinho com massinha caseira e simular os cuidados.

Segue receita da massinha caseira:

Que criança que não gosta de usar suas mãozinhas para fazer um pouco de bagunça? E se essa bagunça divertida gerar um novo brinquedo, eles vão gostar mais ainda! Massas de modelar caseiras são divertidas de fazer, custam muito pouco e serão um daqueles brinquedos que o seu filho se sentirá muito realizado ao brincar, afinal, foi ele mesmo que fez! 

Para fazer a sua massinha você vai precisar de:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício

Como preparar a massa para modelar

A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.

O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.

Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes a receita que farão uma massinha toda especial. Você pode colocar glitter na mistura, essências para dar um novo cheirinho, e até mesmo cremes corporais que são cheirosos e darão uma nova textura para a mistura.

 

INFANTIL 2B

Vamos fazer mais um dia da leitura, muito importante trabalhar esses cuidados e carinhos que devemos ter! Mordida não. Arranhar não! Explicar que devemos apenas fazer carinho.

Dia da leitura e conversa! “Mordida não Napoleão”

Falar e observar o Projetinho quem morde é cachorrinho eu só faço carinho. Conversar com seu pequeno sobre o livrinho.

O link do livrinho foi encaminhado na semana passada. Utilizar um boneco ou boneca e explorar os cuidados que devemos ter com nossos coleguinhas e amigos.

Fazer um cachorrinho com massinha caseira e simular os cuidados.

Segue receita da massinha caseira:

Que criança que não gosta de usar suas mãozinhas para fazer um pouco de bagunça? E se essa bagunça divertida gerar um novo brinquedo, eles vão gostar mais ainda! Massas de modelar caseiras são divertidas de fazer, custam muito pouco e serão um daqueles brinquedos que o seu filho se sentirá muito realizado ao brincar, afinal, foi ele mesmo que fez! 

Para fazer a sua massinha você vai precisar de:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício

Como preparar a massa para modelar

A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.

O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.

Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes a receita que farão uma massinha toda especial. Você pode colocar glitter na mistura, essências para dar um novo cheirinho, e até mesmo cremes corporais que são cheirosos e darão uma nova textura para a mistura.

INFANTIL 3A

Livro Ensino Religioso, pág 11

O que você já sabe fazer? Sabe brincar? Dançar? E rezar?

Vocês sabiam que tudo isso que sabemos fazer foi Deus que nos deu essas habilidades. Por isso precisamos sempre agradecer à Ele.

Agora, já que sabemos fazer tantas coisas, vamos desenhar uma delas?

Atividade em Folha – DIA DO CIRCO        

Hoje é o DIA DO CIRCO, vamos pintar o palhaço bem caprichado?! Após esse momento, o adulto irá recortar as peças e dar para a criança montar e se divertir. Após esse momento, vamos colar na ordem correta e formar o palhaço?

INFANTIL 3B

Livro Ensino Religioso, pág 11

O que você já sabe fazer? Sabe brincar? Dançar? E rezar?

Vocês sabiam que tudo isso que sabemos fazer foi Deus que nos deu essas habilidades. Por isso precisamos sempre agradecer à Ele.

Agora, já que sabemos fazer tantas coisas, vamos desenhar uma delas?

Atividade em Folha – DIA DO CIRCO        

Hoje é o DIA DO CIRCO, vamos pintar o palhaço bem caprichado?! Após esse momento, o adulto irá recortar as peças e dar para a criança montar e se divertir. Após esse momento, vamos colar na ordem correta e formar o palhaço?

INFANTIL 4A

Atividade de xerox para relembrar o nosso amigo número 0, nele iremos praticar com o pontilhado e colorir como preferir.

Atividade de xerox em que devemos ajudar o Cascão com o que se pede no enunciado, após concluir o que se pede devemos colorir com capricho.

Atividade no caderno meia pauta, nele iremos realizar a cópia do próprio nome e em seguida fazer um desenho do que mais gostamos de fazer na nossa casa.

INFANTIL 4B

Atividade de xerox para relembrar o nosso amigo número 0, nele iremos praticar com o pontilhado e colorir como preferir.

Atividade de xerox em que devemos ajudar o Cascão com o que se pede no enunciado, após concluir o que se pede devemos colorir com capricho.

Atividade no caderno meia pauta;  nele iremos realizar a cópia do próprio nome e em seguida fazer um desenho do que mais gostamos de fazer na nossa casa.

INFANTIL 5A

LIVRO DESENHAR

Página 15: Assistir a história da boneca Abayomi no link abaixo ou através do QRCODE, após confeccionar a boneca ABAYOMI para exposição; https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8

https://www.youtube.com/watch?v=oIEYkzO0geo

LIVRO LETRAR

Página 21: Ouvir a narração do conto: O leão com sede através do link abaixo, ou no  QRCODE do livro, desenhar o final da história.

http://contosefabulasdoromeo.blogspot.com/2019/04/o-leao-com-sede-niceas-romeo-zanchett.html

INFANTIL 5B

LIVRO DESENHAR

Página 15: Assistir a história da boneca Abayomi no link abaixo ou através do QRCODE, após confeccionar a boneca ABAYOMI para exposição; https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8

https://www.youtube.com/watch?v=oIEYkzO0geo

LIVRO LETRAR

Página 21: Ouvir a narração do conto: O leão com sede através do link abaixo, ou no  QRCODE do livro, desenhar o final da história.

http://contosefabulasdoromeo.blogspot.com/2019/04/o-leao-com-sede-niceas-romeo-zanchett.html

1º ANO A

Livro de língua portuguesa, páginas: 48 (parlenda para acompanhar uma brincadeira, trabalhando o alfabeto). 

Atividade no caderno de língua portuguesa, ligar as cenas às falas.

Livro de matemática, páginas: 44 e 45 (comparar números, compor e decompor números por meio de diferentes adições – utilizar p material de apoio).

 

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

 

1º ANO B

Livro de língua portuguesa, páginas: 48 (parlenda para acompanhar uma brincadeira, trabalhando o alfabeto). 

Atividade no caderno de língua portuguesa, ligar as cenas às falas.

Livro de matemática, páginas: 44 e 45 (comparar números, compor e decompor números por meio de diferentes adições – utilizar p material de apoio).

 

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

 

2º ANO A

CADERNO DE MATEMÁTICA

Problemas no caderno:

  • Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
  • Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
  • Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
  • Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?

 

CADERNO DE CALIGRAFIA

Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.

Seguem links para  consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.

http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html

https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/

INGLÊS

Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.

2º ANO B

CADERNO DE MATEMÁTICA

Problemas no caderno:

  • Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
  • Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
  • Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
  • Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?

 

CADERNO DE CALIGRAFIA

Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.

Seguem links para  consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.

http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html

https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/

INGLÊS

Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.

 

2º ANO C

CADERNO DE MATEMÁTICA

Problemas no caderno:

  • Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
  • Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
  • Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
  • Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?

 

CADERNO DE CALIGRAFIA

Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.

Seguem links para  consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.

http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html

https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/

INGLÊS

Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.

 

3º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO

SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado...

CIÊNCIAS:

Capítulo 2: A classificação dos animais.

Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.

Aninais Invertebrados

Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.

INGLÊS

Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster  dentro do lago da página 34.

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.

Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).

 

3º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO

SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Dar continuidade as atividades do livro nas páginas 16 à 19.

CIÊNCIAS:

Capítulo 2: A classificação dos animais.

Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.

Aninais Invertebrados

Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.

INGLÊS

Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster  dentro do lago da página 34.

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.

Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).

 

3º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO

SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Dar continuidade as atividades do livro nas páginas 16 à 19.

CIÊNCIAS:

Capítulo 2: A classificação dos animais.

Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.

Aninais Invertebrados

Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.

INGLÊS

Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster  dentro do lago da página 34.

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.

Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).

 

4º ANO A

Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção.  (uma frase para cada vacina abaixo)

Sarampo, Febre Amarela e Gripe.

MATEMÁTICA

No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.

Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada

INGLÊS

Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.

 

4º ANO B

Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção.  (uma frase para cada vacina abaixo)

Sarampo, Febre Amarela e Gripe.

MATEMÁTICA

No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.

Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada

INGLÊS

Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.

 

4º ANO C

Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção.  (uma frase para cada vacina abaixo)

Sarampo, Febre Amarela e Gripe.

MATEMÁTICA

No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.

Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada

INGLÊS

Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.

 

5º ANO A

ARTES

Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.

ENSINO RELIGIOSO

Livro págs. 22 a 27.

Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”

Responder as perguntas de reflexão da pág.27.

INGLÊS

Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.

Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.

Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).

 

5º ANO B

ARTES

Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.

ENSINO RELIGIOSO

Livro págs. 22 a 27.

Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”

Responder as perguntas de reflexão da pág.27.

INGLÊS

Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.

Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.

Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).

 

5º ANO C

ARTES

Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.

ENSINO RELIGIOSO

Livro págs. 22 a 27.

Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”

Responder as perguntas de reflexão da pág.27.

INGLÊS

Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.

Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.

Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).

 

 

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 7 - Infantil 1 ao 5º ano

Gerais
17/04/2020

Infantil 1 ao 5º ano

INFANTIL 1

Hoje iremos fazer uma massinha de modelar

Ingredientes

  • 4 xicaras de (chá) de farinha de trigo
  • 1 xicara (chá) de sal
  • 1 1\2 xicara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)
  • Corante comestível, gelatina em pó ou suco em pó. (A gelatina ou suco, além de dar cor, deixam a massinha com cheirinho maravilhoso.
  • E só misturar tudo e brincar

 

INFANTIL 2A

Vamos fazer mais um dia da leitura, muito importante trabalhar esses cuidados e carinhos que devemos ter! Mordida não. Arranhar não! Explicar que devemos apenas fazer carinho.

Dia da leitura e conversa! “Mordida não Napoleão”

Falar e observar o Projetinho quem morde é cachorrinho eu só faço carinho. Conversar com seu pequeno sobre o livrinho.

O link do livrinho foi encaminhado na semana passada. Utilizar um boneco ou boneca e explorar os cuidados que devemos ter com nossos coleguinhas e amigos.

Fazer um cachorrinho com massinha caseira e simular os cuidados.

Segue receita da massinha caseira:

Que criança que não gosta de usar suas mãozinhas para fazer um pouco de bagunça? E se essa bagunça divertida gerar um novo brinquedo, eles vão gostar mais ainda! Massas de modelar caseiras são divertidas de fazer, custam muito pouco e serão um daqueles brinquedos que o seu filho se sentirá muito realizado ao brincar, afinal, foi ele mesmo que fez! 

Para fazer a sua massinha você vai precisar de:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício

Como preparar a massa para modelar

A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.

O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.

Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes a receita que farão uma massinha toda especial. Você pode colocar glitter na mistura, essências para dar um novo cheirinho, e até mesmo cremes corporais que são cheirosos e darão uma nova textura para a mistura.

 

INFANTIL 2B

Vamos fazer mais um dia da leitura, muito importante trabalhar esses cuidados e carinhos que devemos ter! Mordida não. Arranhar não! Explicar que devemos apenas fazer carinho.

Dia da leitura e conversa! “Mordida não Napoleão”

Falar e observar o Projetinho quem morde é cachorrinho eu só faço carinho. Conversar com seu pequeno sobre o livrinho.

O link do livrinho foi encaminhado na semana passada. Utilizar um boneco ou boneca e explorar os cuidados que devemos ter com nossos coleguinhas e amigos.

Fazer um cachorrinho com massinha caseira e simular os cuidados.

Segue receita da massinha caseira:

Que criança que não gosta de usar suas mãozinhas para fazer um pouco de bagunça? E se essa bagunça divertida gerar um novo brinquedo, eles vão gostar mais ainda! Massas de modelar caseiras são divertidas de fazer, custam muito pouco e serão um daqueles brinquedos que o seu filho se sentirá muito realizado ao brincar, afinal, foi ele mesmo que fez! 

Para fazer a sua massinha você vai precisar de:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício

Como preparar a massa para modelar

A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.

O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.

Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes a receita que farão uma massinha toda especial. Você pode colocar glitter na mistura, essências para dar um novo cheirinho, e até mesmo cremes corporais que são cheirosos e darão uma nova textura para a mistura.

INFANTIL 3A

Livro Ensino Religioso, pág 11

O que você já sabe fazer? Sabe brincar? Dançar? E rezar?

Vocês sabiam que tudo isso que sabemos fazer foi Deus que nos deu essas habilidades. Por isso precisamos sempre agradecer à Ele.

Agora, já que sabemos fazer tantas coisas, vamos desenhar uma delas?

Atividade em Folha – DIA DO CIRCO        

Hoje é o DIA DO CIRCO, vamos pintar o palhaço bem caprichado?! Após esse momento, o adulto irá recortar as peças e dar para a criança montar e se divertir. Após esse momento, vamos colar na ordem correta e formar o palhaço?

INFANTIL 3B

Livro Ensino Religioso, pág 11

O que você já sabe fazer? Sabe brincar? Dançar? E rezar?

Vocês sabiam que tudo isso que sabemos fazer foi Deus que nos deu essas habilidades. Por isso precisamos sempre agradecer à Ele.

Agora, já que sabemos fazer tantas coisas, vamos desenhar uma delas?

Atividade em Folha – DIA DO CIRCO        

Hoje é o DIA DO CIRCO, vamos pintar o palhaço bem caprichado?! Após esse momento, o adulto irá recortar as peças e dar para a criança montar e se divertir. Após esse momento, vamos colar na ordem correta e formar o palhaço?

INFANTIL 4A

Atividade de xerox para relembrar o nosso amigo número 0, nele iremos praticar com o pontilhado e colorir como preferir.

Atividade de xerox em que devemos ajudar o Cascão com o que se pede no enunciado, após concluir o que se pede devemos colorir com capricho.

Atividade no caderno meia pauta, nele iremos realizar a cópia do próprio nome e em seguida fazer um desenho do que mais gostamos de fazer na nossa casa.

INFANTIL 4B

Atividade de xerox para relembrar o nosso amigo número 0, nele iremos praticar com o pontilhado e colorir como preferir.

Atividade de xerox em que devemos ajudar o Cascão com o que se pede no enunciado, após concluir o que se pede devemos colorir com capricho.

Atividade no caderno meia pauta;  nele iremos realizar a cópia do próprio nome e em seguida fazer um desenho do que mais gostamos de fazer na nossa casa.

INFANTIL 5A

LIVRO DESENHAR

Página 15: Assistir a história da boneca Abayomi no link abaixo ou através do QRCODE, após confeccionar a boneca ABAYOMI para exposição; https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8

https://www.youtube.com/watch?v=oIEYkzO0geo

LIVRO LETRAR

Página 21: Ouvir a narração do conto: O leão com sede através do link abaixo, ou no  QRCODE do livro, desenhar o final da história.

http://contosefabulasdoromeo.blogspot.com/2019/04/o-leao-com-sede-niceas-romeo-zanchett.html

INFANTIL 5B

LIVRO DESENHAR

Página 15: Assistir a história da boneca Abayomi no link abaixo ou através do QRCODE, após confeccionar a boneca ABAYOMI para exposição; https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8

https://www.youtube.com/watch?v=oIEYkzO0geo

LIVRO LETRAR

Página 21: Ouvir a narração do conto: O leão com sede através do link abaixo, ou no  QRCODE do livro, desenhar o final da história.

http://contosefabulasdoromeo.blogspot.com/2019/04/o-leao-com-sede-niceas-romeo-zanchett.html

1º ANO A

Livro de língua portuguesa, páginas: 48 (parlenda para acompanhar uma brincadeira, trabalhando o alfabeto). 

Atividade no caderno de língua portuguesa, ligar as cenas às falas.

Livro de matemática, páginas: 44 e 45 (comparar números, compor e decompor números por meio de diferentes adições – utilizar p material de apoio).

 

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

 

1º ANO B

Livro de língua portuguesa, páginas: 48 (parlenda para acompanhar uma brincadeira, trabalhando o alfabeto). 

Atividade no caderno de língua portuguesa, ligar as cenas às falas.

Livro de matemática, páginas: 44 e 45 (comparar números, compor e decompor números por meio de diferentes adições – utilizar p material de apoio).

 

Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)

 

2º ANO A

CADERNO DE MATEMÁTICA

Problemas no caderno:

  • Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
  • Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
  • Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
  • Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?

 

CADERNO DE CALIGRAFIA

Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.

Seguem links para  consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.

http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html

https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/

INGLÊS

Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.

2º ANO B

CADERNO DE MATEMÁTICA

Problemas no caderno:

  • Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
  • Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
  • Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
  • Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?

 

CADERNO DE CALIGRAFIA

Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.

Seguem links para  consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.

http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html

https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/

INGLÊS

Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.

 

2º ANO C

CADERNO DE MATEMÁTICA

Problemas no caderno:

  • Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
  • Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
  • Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
  • Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?

 

CADERNO DE CALIGRAFIA

Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.

Seguem links para  consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.

http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html

https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/

INGLÊS

Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.

 

3º ANO A

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO

SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado...

CIÊNCIAS:

Capítulo 2: A classificação dos animais.

Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.

Aninais Invertebrados

Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.

INGLÊS

Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster  dentro do lago da página 34.

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.

Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).

 

3º ANO B

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO

SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Dar continuidade as atividades do livro nas páginas 16 à 19.

CIÊNCIAS:

Capítulo 2: A classificação dos animais.

Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.

Aninais Invertebrados

Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.

INGLÊS

Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster  dentro do lago da página 34.

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.

Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).

 

3º ANO C

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)

EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO

SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA

2. Separar em sílabas as palavras do ditado.

3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.

4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.

ENSINO RELIGIOSO:

Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil

Dar continuidade as atividades do livro nas páginas 16 à 19.

CIÊNCIAS:

Capítulo 2: A classificação dos animais.

Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.

Aninais Invertebrados

Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.

INGLÊS

Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster  dentro do lago da página 34.

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.

Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).

 

4º ANO A

Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção.  (uma frase para cada vacina abaixo)

Sarampo, Febre Amarela e Gripe.

MATEMÁTICA

No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.

Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada

INGLÊS

Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.

 

4º ANO B

Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção.  (uma frase para cada vacina abaixo)

Sarampo, Febre Amarela e Gripe.

MATEMÁTICA

No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.

Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada

INGLÊS

Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.

 

4º ANO C

Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção.  (uma frase para cada vacina abaixo)

Sarampo, Febre Amarela e Gripe.

MATEMÁTICA

No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.

Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada

INGLÊS

Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.

 

5º ANO A

ARTES

Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.

ENSINO RELIGIOSO

Livro págs. 22 a 27.

Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”

Responder as perguntas de reflexão da pág.27.

INGLÊS

Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.

Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.

Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).

 

5º ANO B

ARTES

Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.

ENSINO RELIGIOSO

Livro págs. 22 a 27.

Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”

Responder as perguntas de reflexão da pág.27.

INGLÊS

Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.

Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.

Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).

 

5º ANO C

ARTES

Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.

ENSINO RELIGIOSO

Livro págs. 22 a 27.

Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”

Responder as perguntas de reflexão da pág.27.

INGLÊS

Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.

Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.

Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).

 

 


O Mingau Doce - Infantil 2


Semana das Cores - Infantil 1


Trote 2025 - 3º série EM


Reforço escolar - Comunidade do Cercadinho


Veja a lista completa


Brasil
• Centro Educ. Passionista Mãe da Sta. Esperança
• Colégio Passionista João XXIII
• Colégio Passionista Santa Gema
• Colégio Passionista Santa Luzia
• Colégio Passionista Santa Maria
• Centro de Educ. Inf. Passionista João Paulo II
• Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
• Colégio Passionista Nossa Senhora Menina
• Colégio Passionista São José
• Colégio Passionista São Paulo da Cruz
passiorosario
passiorosario
passiorosario
(41) 3656-3835
(41) 3656-3835
Copyright Rede Passionista de Educação 2025 ® Proibida a reprodução.
Aviso de Privacidade Delta Tech Tecnologia - Delta Educacional

   Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
     online

Olá! Selecione o setor que deseja mais informações:
 
 
Você aceita receber informações nossas e está de acordo com a nossa política de privacidade?
Clique aqui para ler nosso termo de privacidade.
O Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário utiliza cookies para permitir o início de sessão segura, memorizar suas preferências, gerir a sessão, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, otimizar as funcionalidades e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses.
Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

  

  

Personalizar
Clique aqui e consulte nosso aviso de privacidade para obter mais informações.

Quero Personalizar a Minha Configuração

Selecione suas personalizações de cookies abaixo:

Cookies são pequenos arquivos instalados no seu dispositivo que permitem a coleta de algumas informações,


Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

Aviso de Cookies

Cookies são pequenos arquivos instalados no navegador ou dispositivo de um usuário que acessa uma aplicação de internet, esses arquivos coletam algumas informações e ficam instalados nos nossos celulares, tablets e computadores. Eles têm várias finalidades: memorizar dados de autenticação do usuário, avaliar métricas de performance, identificar problemas de uso, permitir o funcionamento correto do site e coletar informações sobre o comportamento do usuário, dentre outras.

Existem tipos distintos de cookies. Em nosso site, nós poderemos utilizar os seguintes:

• Cookies estritamente necessários. São essenciais para o funcionamento de nosso site, para garantir a sua segurança e performance adequada, sem os quais ele não funcionaria corretamente.
• Cookies de análise. Coletam informações sobre o seu comportamento durante a navegação em nosso site, como as páginas que são acessadas, o tempo de visita, as páginas pouco acessadas, de modo a nos permitir melhorar a qualidade do site.
• Cookies de propaganda. Coletam dados do usuário para a criação do seu perfil de consumo. Isso permite que o Colégio e outras empresas direcionem ao usuário um tipo publicidade de compatível com as preferências entendidas pelos cookies.

Quer saber quais cookies estão ativos no site do Colégio? Aqui temos uma relação com o nome do cookie, o domínio (site) a que ele está vinculado (se é ao próprio site do Colégio, os chamados cookies primários, ou de terceiros, como Google, Facebook, YouTube, etc) a descrição do seu funcionamento, a duração do armazenamento dos dados e o tipo.

Privacidade e Proteção de Dados
Caso você se oponha à sua utilização você pode recusar a instalação desses cookies ou removê-los do seu navegador ou dispositivo, com exceção dos cookies estritamente necessários, que são fundamentais para o funcionamento correto do site.

Para mais informações sobre como remover cookies do seu dispositivo, você pode acessar os seguintes sites, de acordo com o navegador que você utiliza. Ao acessar os respectivos sites, você estará sujeito às políticas de privacidade de outras empresas, que podem não ser condizentes ou similares aos termos desta Política:

• Como remover cookies no Google Chrome
• Como remover cookies no Mozilla Firefox
• Como remover cookies no Internet Explorer
• Como remover cookies no Safari

Aviso de Privacidade

Titular, aqui você se informa sobre o que acontece com os seus dados

O Colégio Passionista Rosário respeita a sua privacidade e os seus dados pessoais e aqui a gente te conta como e porquê coletamos informações sobre você. É um direito seu.

Se quiser falar com a gente sobre esse assunto clique aqui  e você já será direcionado para o nosso e-mail. Criamos um canal exclusivo para atender você.

No final do texto também te explicamos como colocar seus direitos sobre esse assunto na prática, quer ir direto pra lá? Clique aqui.

Então vamos lá. Primeiro a gente quer te contar com quem estamos falando aqui.

Quem são os titulares de dados com quem o Colégio Passionista Rosário interage?

O Colégio Passionista Rosário tem por propósito:
  • Formar o educando como elemento de autorrealização;
  • Educar cristãos conscientes, por opções pessoais, que verdadeiramente praticam valores éticos em suas vidas;
  • Preparar pessoas com senso de solidariedade, fraternidade e conscientes das necessidades da sociedade contemporânea;
  • Formar pessoas críticas para que se tornem agentes de transformação.
Para o desenvolvimento e andamento de nossas atividades, utilizamos dados pessoais de todo o público com quem nos relacionamos, que são:  crianças e adolescentes, pais e responsáveis e, pontualmente, grupo familiar.

Também temos os candidatos às nossas vagas, que nos enviam currículos, os nossos colaboradores, nossos educadores, as pessoas que estão por trás das empresas com quem negociamos e/ou temos parcerias (seus sócios ou representantes).

É com vocês que estamos falando aqui.

Quais dados pessoais de vocês usamos? E porquê?

Cookies
Independente de quem você seja (educando, responsável legal ou financeiro, fornecedor, parceiro, candidato, colaborador ou representante de uma empresa), quando você entra no nosso site, a gente coleta algumas informações sobre a sua navegação. Para saber quais, é só checar o nosso Aviso de Cookies.
 
Monitoramento de segurança
Aqui, novamente, não importa quem você é, podemos captar a sua imagem por meio do circuito fechado de câmeras para o monitoramento de segurança do Colégio. Essa é uma medida essencial voltada para a proteção das pessoas e do patrimônio do Colégio Passionista Rosário. Essas informações são armazenadas por um breve período de tempo e não são compartilhadas com outras pessoas ou empresas que não a nossa empresa de segurança contratada.
 
Criança ou Adolescente
Se você é uma criança ou adolescente, a gente vai precisar de alguns dados de cadastro (nome, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, série, número da matrícula, endereço, telefone e carteira de vacinação) para fazer a sua matrícula em nosso Colégio e, também, para atender a obrigações legais, como prestar informações aos órgãos públicos, por exemplo. Também pediremos outros dados seus, considerados sensíveis como a ficha de saúde, que é um documento de acesso restrito que fica muito bem guardado na enfermaria do Colégio e atestado para a prática de educação física, essencial para proteger a sua saúde e integridade física.

Além disso, podemos usar a sua imagem nas nossas mídias on-line e impressas, mas fique tranquilo(a), só faremos isso caso você e seu responsável consintam, de forma expressa.
 
Pais ou responsáveis legais e financeiros
Ainda para realizar a matrícula, precisaremos de alguns dados de cadastro dos pais ou responsáveis legais e financeiros (nome, CPF, telefone, e-mail). Usamos esses dados também para realizar a cobrança da prestação dos serviços educacionais, futuramente.
 
Grupo familiar
Caso a criança ou adolescente seja candidata a uma bolsa de estudos precisaremos de informações do seu grupo familiar para verificarmos se há, de fato, uma carência de recursos financeiros que possibilite o pagamento do valor integral da mensalidade. Nesse caso, precisaremos atender a alguns requisitos do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) também.
 
Candidatos a vagas
Se você quer trabalhar no Colégio Passionista Rosário e é candidato a uma das nossas vagas, a gente vai receber o seu currículo e seremos guardiões dos dados que estão nele pelo prazo máximo de um ano. Se você evoluir nas nossas etapas de seleção, vamos obter novos dados sobre você, como, por exemplo, a avaliação do seu perfil comportamental, que é realizado por meio de um formulário, mas você vai ser informado de tudo isso quando se candidatar a uma de nossas vagas.
 
Colaborador ou educador
Agora, se você é um colaborador ou educador, vamos precisar usar seus dados para cumprir o contrato de experiência ou de trabalho ou prestação de serviços que firmamos com você. Um exemplo disso são os seus dados bancários, essenciais para que você receba o seu pagamento. Além disso, precisaremos dos seus dados para cumprir uma série de obrigações legais, a começar pelo exame admissional, que é uma providência obrigatória para nós e que contém importantes dados de saúde seus. Estes são só exemplos, ao longo da nossa relação pode surgir outras necessidades. Por exemplo, caso você sofra um acidente de trabalho há uma série de informações sobre você que precisarão ser compartilhadas com órgãos de fiscalização e a empresa seguradora do Colégio. Você encontra as informações sobre quais dados seus usamos e os motivos do uso destacadas no seu contrato de trabalho. É só conferir lá e falar com a gente se tiver alguma dúvida. 

Se você é Colaborador, o Colégio Passionista Rosário pode usar seus dados por outros motivos também, de forma menos frequente. Se você tiver filhos menores, por exemplo, e optar por aderir ao plano odontológico, precisaremos informar à empresa que presta este serviço os dados dessa criança ou adolescente para que ela se torne sua dependente no plano.

Além disso, pode ser que o Colégio Passionista Rosário precise usar seus dados em um processo judicial ou administrativo, por isso algumas informações sobre você precisarão ser armazenadas mesmo depois de você deixar o Colégio.
 
O Colégio Passionista Rosário exclui seus dados depois de algum tempo?
Com certeza! Nós mantemos os seus dados enquanto temos uma justificativa para isso.

Agora, o tempo de cada tipo de dado varia muito caso a caso.

Quer saber por quanto tempo armazenaremos o seu dado? É só chamar a gente aqui. Vamos confirmar a sua identidade (isso é importante, para que a gente não passe informações suas para uma pessoa que esteja se passando por você), verificar quais dados seus armazenamos e te daremos uma resposta.
O Colégio Passionista Rosário compartilha meus dados com alguém?
Sim, para exercer nossas atividades, temos parceiros com quem, eventualmente, precisamos compartilhar seus dados. Se você é um colaborador, por exemplo, vamos compartilhar seus dados com empresas que são responsáveis pelos seus benefícios: alimentação, transporte, saúde, com a clínica em que você realizará os seus exames de admissão e demissão, com o banco através do qual você receberá o seu salário e também as informações prestadas aos órgãos públicos, como INSS e Receita Federal. No seu contrato te damos todos os detalhes.

Se você é um educando, a gente vai compartilhar seus dados com órgãos públicos, como o MEC, e também com empresas que nos ajudam a proporcionar um ensino de qualidade pra você, como, por exemplo, o nosso software de gestão educacional, ferramentas on-line de prática pedagógica e a nossa seguradora. 

E o mais importante, o Colégio Passionista Rosário não comercializa seus dados pessoais com ninguém.
Os dados são seus e você tem direitos, sabia?
A gente vai trazer todos os seus direitos aqui. É importante que você saiba que eles existem.

Mas se você tem um pedido e está sem saber se você tem direito ao que pretende, fale com a gente. Se o seu pedido for pertinente, a gente vai atendê-lo e, se não for, vamos te explicar porque não podemos fazer isso.

Vamos aos seus direitos:
  1. 1. Se a gente te pediu, em algum momento, para nos autorizar a fazer algo com seus dados e você nos autorizou, você pode voltar atrás e desautorizar a qualquer momento.
  2. 2. Se você entender que a gente está usando seus dados de uma forma inadequada ou ilegal, você pode pedir que a gente pare de usá-los. E se a gente não tiver argumentos para justificar o que estamos fazendo e porque estamos fazendo, nós vamos parar.
  3. 3. Você pode saber quais dados seus o Colégio Passionista Rosário tem.
  4. 4. Você pode pedir para o Colégio Passionista Rosário corrigir ou atualizar um dado seu, sempre que necessário.
  5. 5. Você pode pedir para que o Colégio Passionista Rosário elimine os seus dados dos seus sistemas e arquivos. Se não tivermos nenhuma justificativa para mantê-los, atenderemos. Agora, se tivermos as nossas razões para isso, te explicaremos quais são e manteremos os dados.
  6. 6. Você pode pedir que o Colégio Passionista Rosário transfira os seus dados para outra empresa.
  7. 7. Você pode fazer uma reclamação sobre o Colégio Passionista Rosário na Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que é o órgão responsável por fiscalizar se estamos cumprindo nossas obrigações e protegendo seus dados pessoais e sua privacidade.
  8. 8. Você tem que ser informado quando o Colégio Passionista Rosário compartilhar as suas informações com alguma outra empresa ou instituição.
Quer ter um direito seu atendido? É só pedir pra gente.
 
A gente protege os seus dados

Aqui no Colégio Passionista Rosário só acessa os seus dados quem realmente precisa deles, para praticar atividades que você já vai ter sido informado que acontecem, seja por meio do seu contrato ou dos nossos avisos pontuais.

Nossa equipe de segurança da informação protege a nossa rede privada com antivírus e  firewall adequados, temos uma cópia de segurança dos nossos dados (backup), fazemos testes de penetração (para entender se os nossos sistemas tem brechas e repará-las), e varredura nos sistemas (para identificar a tentativa de invasores).

Você pode falar com a gente quando quiser.

Temos uma equipe especificamente designada para atendê-lo bem quando o assunto for a sua privacidade e a proteção dos seus dados.

São eles também que vão esclarecer as dúvidas de parceiros e fornecedores, que precisarem fazer ou gerir um acordo de proteção de dados com a gente.

Você pode acessá-los no e-mail privacidade.rosario@passionista.com.br e ter as suas solicitações atendidas com agilidade e sem qualquer custo.

Este é um documento vivo

Não se surpreenda caso você identifique mudanças neste aviso. Ele está em constante aprimoramento e atualização, fruto da melhoria contínua dos nossos processos e das soluções para que a sua privacidade e proteção de dados estejam cada vez mais cuidadas.

Esta é a segunda versão deste aviso e foi disponibilizada para você no dia 03/08/2023.

A nossa primeira versão data de 16 de novembro de 2020.