BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 7 - Infantil 1 ao 5º ano
Infantil 1 ao 5º ano
INFANTIL 1
Hoje iremos fazer uma massinha de modelar
Ingredientes
- 4 xicaras de (chá) de farinha de trigo
- 1 xicara (chá) de sal
- 1 1\2 xicara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol, ou outro comestível)
- Corante comestível, gelatina em pó ou suco em pó. (A gelatina ou suco, além de dar cor, deixam a massinha com cheirinho maravilhoso.
- E só misturar tudo e brincar
INFANTIL 2A
Vamos fazer mais um dia da leitura, muito importante trabalhar esses cuidados e carinhos que devemos ter! Mordida não. Arranhar não! Explicar que devemos apenas fazer carinho.
Dia da leitura e conversa! “Mordida não Napoleão”
Falar e observar o Projetinho quem morde é cachorrinho eu só faço carinho. Conversar com seu pequeno sobre o livrinho.
O link do livrinho foi encaminhado na semana passada. Utilizar um boneco ou boneca e explorar os cuidados que devemos ter com nossos coleguinhas e amigos.
Fazer um cachorrinho com massinha caseira e simular os cuidados.
Segue receita da massinha caseira:
Que criança que não gosta de usar suas mãozinhas para fazer um pouco de bagunça? E se essa bagunça divertida gerar um novo brinquedo, eles vão gostar mais ainda! Massas de modelar caseiras são divertidas de fazer, custam muito pouco e serão um daqueles brinquedos que o seu filho se sentirá muito realizado ao brincar, afinal, foi ele mesmo que fez!
Para fazer a sua massinha você vai precisar de:
- 1 xícara de sal
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara e meia de água
- 3 colheres de sopa de óleo
- Corante alimentício
Como preparar a massa para modelar
A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.
O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.
O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.
Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes a receita que farão uma massinha toda especial. Você pode colocar glitter na mistura, essências para dar um novo cheirinho, e até mesmo cremes corporais que são cheirosos e darão uma nova textura para a mistura.
INFANTIL 2B
Vamos fazer mais um dia da leitura, muito importante trabalhar esses cuidados e carinhos que devemos ter! Mordida não. Arranhar não! Explicar que devemos apenas fazer carinho.
Dia da leitura e conversa! “Mordida não Napoleão”
Falar e observar o Projetinho quem morde é cachorrinho eu só faço carinho. Conversar com seu pequeno sobre o livrinho.
O link do livrinho foi encaminhado na semana passada. Utilizar um boneco ou boneca e explorar os cuidados que devemos ter com nossos coleguinhas e amigos.
Fazer um cachorrinho com massinha caseira e simular os cuidados.
Segue receita da massinha caseira:
Que criança que não gosta de usar suas mãozinhas para fazer um pouco de bagunça? E se essa bagunça divertida gerar um novo brinquedo, eles vão gostar mais ainda! Massas de modelar caseiras são divertidas de fazer, custam muito pouco e serão um daqueles brinquedos que o seu filho se sentirá muito realizado ao brincar, afinal, foi ele mesmo que fez!
Para fazer a sua massinha você vai precisar de:
- 1 xícara de sal
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara e meia de água
- 3 colheres de sopa de óleo
- Corante alimentício
Como preparar a massa para modelar
A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.
O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.
O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.
Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes a receita que farão uma massinha toda especial. Você pode colocar glitter na mistura, essências para dar um novo cheirinho, e até mesmo cremes corporais que são cheirosos e darão uma nova textura para a mistura.
INFANTIL 3A
Livro Ensino Religioso, pág 11
O que você já sabe fazer? Sabe brincar? Dançar? E rezar?
Vocês sabiam que tudo isso que sabemos fazer foi Deus que nos deu essas habilidades. Por isso precisamos sempre agradecer à Ele.
Agora, já que sabemos fazer tantas coisas, vamos desenhar uma delas?
Atividade em Folha – DIA DO CIRCO
Hoje é o DIA DO CIRCO, vamos pintar o palhaço bem caprichado?! Após esse momento, o adulto irá recortar as peças e dar para a criança montar e se divertir. Após esse momento, vamos colar na ordem correta e formar o palhaço?
INFANTIL 3B
Livro Ensino Religioso, pág 11
O que você já sabe fazer? Sabe brincar? Dançar? E rezar?
Vocês sabiam que tudo isso que sabemos fazer foi Deus que nos deu essas habilidades. Por isso precisamos sempre agradecer à Ele.
Agora, já que sabemos fazer tantas coisas, vamos desenhar uma delas?
Atividade em Folha – DIA DO CIRCO
Hoje é o DIA DO CIRCO, vamos pintar o palhaço bem caprichado?! Após esse momento, o adulto irá recortar as peças e dar para a criança montar e se divertir. Após esse momento, vamos colar na ordem correta e formar o palhaço?
INFANTIL 4A
Atividade de xerox para relembrar o nosso amigo número 0, nele iremos praticar com o pontilhado e colorir como preferir.
Atividade de xerox em que devemos ajudar o Cascão com o que se pede no enunciado, após concluir o que se pede devemos colorir com capricho.
Atividade no caderno meia pauta, nele iremos realizar a cópia do próprio nome e em seguida fazer um desenho do que mais gostamos de fazer na nossa casa.
INFANTIL 4B
Atividade de xerox para relembrar o nosso amigo número 0, nele iremos praticar com o pontilhado e colorir como preferir.
Atividade de xerox em que devemos ajudar o Cascão com o que se pede no enunciado, após concluir o que se pede devemos colorir com capricho.
Atividade no caderno meia pauta; nele iremos realizar a cópia do próprio nome e em seguida fazer um desenho do que mais gostamos de fazer na nossa casa.
INFANTIL 5A
LIVRO DESENHAR
Página 15: Assistir a história da boneca Abayomi no link abaixo ou através do QRCODE, após confeccionar a boneca ABAYOMI para exposição; https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8
https://www.youtube.com/watch?v=oIEYkzO0geo
LIVRO LETRAR
Página 21: Ouvir a narração do conto: O leão com sede através do link abaixo, ou no QRCODE do livro, desenhar o final da história.
http://contosefabulasdoromeo.blogspot.com/2019/04/o-leao-com-sede-niceas-romeo-zanchett.html
INFANTIL 5B
LIVRO DESENHAR
Página 15: Assistir a história da boneca Abayomi no link abaixo ou através do QRCODE, após confeccionar a boneca ABAYOMI para exposição; https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8
https://www.youtube.com/watch?v=oIEYkzO0geo
LIVRO LETRAR
Página 21: Ouvir a narração do conto: O leão com sede através do link abaixo, ou no QRCODE do livro, desenhar o final da história.
http://contosefabulasdoromeo.blogspot.com/2019/04/o-leao-com-sede-niceas-romeo-zanchett.html
1º ANO A
Livro de língua portuguesa, páginas: 48 (parlenda para acompanhar uma brincadeira, trabalhando o alfabeto).
Atividade no caderno de língua portuguesa, ligar as cenas às falas.
Livro de matemática, páginas: 44 e 45 (comparar números, compor e decompor números por meio de diferentes adições – utilizar p material de apoio).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)
1º ANO B
Livro de língua portuguesa, páginas: 48 (parlenda para acompanhar uma brincadeira, trabalhando o alfabeto).
Atividade no caderno de língua portuguesa, ligar as cenas às falas.
Livro de matemática, páginas: 44 e 45 (comparar números, compor e decompor números por meio de diferentes adições – utilizar p material de apoio).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos)
2º ANO A
CADERNO DE MATEMÁTICA
Problemas no caderno:
- Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
- Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
- Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
- Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?
CADERNO DE CALIGRAFIA
Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.
Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/
INGLÊS
Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.
2º ANO B
CADERNO DE MATEMÁTICA
Problemas no caderno:
- Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
- Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
- Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
- Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?
CADERNO DE CALIGRAFIA
Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.
Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/
INGLÊS
Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.
2º ANO C
CADERNO DE MATEMÁTICA
Problemas no caderno:
- Ana tem 7 gibis e ganhou de seu pai 5. Juntando esses gibis, quantos ela ficou?
- Em um lago tem 5 patos e chegaram outros 6. Quantos patos.há no total?
- Em uma cesta tem 7 pães. Minha vó fez mais 5 pães. Quantos pães ficaram na cesta?
- Renata tinha 9 reais guardados na sua carteira. Ganhou do seu pai mais 10 reais. Com quantos reais renata ficou?
CADERNO DE CALIGRAFIA
Traçado da letra D e família silábica no caderno de caligrafia.
Seguem links para consulta sobre como fazer a letrinha corretamente.
http://pedagogasdapaz.blogspot.com/2018/01/apostila-de-caligrafia-para-imprimir.html
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2014/05/alfabeto-completo-pontilhado-com-setas.html
https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-com-letra-cursiva/
INGLÊS
Atividade impressa sobre os números. Entregar quando as aulas presenciais voltarem.
3º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO
SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado...
CIÊNCIAS:
Capítulo 2: A classificação dos animais.
Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.
Aninais Invertebrados
Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
INGLÊS
Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster dentro do lago da página 34.
Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.
Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).
3º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO
SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
ENSINO RELIGIOSO:
Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil
Dar continuidade as atividades do livro nas páginas 16 à 19.
CIÊNCIAS:
Capítulo 2: A classificação dos animais.
Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.
Aninais Invertebrados
Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
INGLÊS
Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster dentro do lago da página 34.
Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.
Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).
3º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
EMPREGADO – LINDOS – ONÇA – QUENTE – ANTIGO
SERPENTE – CAMBALEAVA – PENSAMENTO – LÂMPADA - ÂNCORA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
ENSINO RELIGIOSO:
Unidade 1: Justiça. Uma caminhada nada fácil
Dar continuidade as atividades do livro nas páginas 16 à 19.
CIÊNCIAS:
Capítulo 2: A classificação dos animais.
Ler e resolver as atividades que classificam os animais, páginas 26 e 27 do livro.
Aninais Invertebrados
Ler o texto informativo da página 28 e resolver o exercício 3 da página 29. O exercício 4 fazer no caderno de Ciências. Não esquecer de colocar a data e identificar a atividade.
INGLÊS
Página 41 – Colar os adesivos da página 153 no exercício 13 de acordo com barulho que cada animal faz. Colar o Loch Ness Monster dentro do lago da página 34.
Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo e tentar cantar junto.
Página 41 – responder o exercício 14 escrevendo o som que cada animal da fazenda faz (use as palavras dos balões do exercício 13).
4º ANO A
Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção. (uma frase para cada vacina abaixo)
Sarampo, Febre Amarela e Gripe.
MATEMÁTICA
No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.
Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada
INGLÊS
Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.
4º ANO B
Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção. (uma frase para cada vacina abaixo)
Sarampo, Febre Amarela e Gripe.
MATEMÁTICA
No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.
Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada
INGLÊS
Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.
4º ANO C
Cartaz: Em papel sulfite crie uma frase que incentive a polução a tomar as vacinas para prevenção. (uma frase para cada vacina abaixo)
Sarampo, Febre Amarela e Gripe.
MATEMÁTICA
No livro caderno de atividades de matemática página 45 resolva as divisões exercícios 1, 2 e 3.
Obs: estude todos os dias a tabuada do 2 ao 9. Se possível jogue com sua família o stop da tabuada
INGLÊS
Página 41 – exercício 15 - Ler o texto e circular a alternativa correta; exercício 16 - relacionar as frases colocando os números de acordo com o texto do exercício 15.
5º ANO A
ARTES
Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.
ENSINO RELIGIOSO
Livro págs. 22 a 27.
Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”
Responder as perguntas de reflexão da pág.27.
INGLÊS
Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.
Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.
Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).
5º ANO B
ARTES
Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.
ENSINO RELIGIOSO
Livro págs. 22 a 27.
Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”
Responder as perguntas de reflexão da pág.27.
INGLÊS
Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.
Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.
Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).
5º ANO C
ARTES
Após assistir ao vídeo e escrever o texto no caderno de Filosofia (atividade enviada no Bloco anterior), procure um prato típico que faça parte da cultura do povo que você pesquisou e realize essa receita com o auxílio de um adulto. Registre essa receita no caderno de português e também escreva um pequeno texto falando como foi essa experiência.
ENSINO RELIGIOSO
Livro págs. 22 a 27.
Fazer a leitura do texto: “Nabucodonosor, um rei mandão”
Responder as perguntas de reflexão da pág.27.
INGLÊS
Treinar a leitura em voz alta, lendo várias vezes o diálogo do exercício 15 da página 42.
Responder o exercício 16, completando com suas preferências: disciplina, dias da semana e horários favoritos.
Entrevistar 3 pessoas que moram na sua casa, completando o quadro amarelo da página 42 com as preferências de cada um (seguindo o modelo do exercício 16).