BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 7 - 6º ano à 3ª série
6º ANO A
PORTUGUÊS
Trabalho em folha de bloco, exemplificando os tipos de linguagens - pág. 21
Escrever o conceito de cada tipo de linguagem: verbal, não verbal, multimodal e digital e ao lado de cada uma fazer desenhos, colar imagens, figuras e/ou fotos que possam representá-las.
Exemplo: na linguagem verbal colar um texto que só use palavras, na linguagem não verbal colar a figura de uma placa de trânsito só com símbolo etc.
Entregar o trabalho impreterivelmente no retorno às aulas.
HISTÓRIA
Reproduzir a linha do tempo Evolução Humana (p. 32-33 do livro didático) com todas as etapas e informações dos estágios evolutivos do processo de hominização (homo habilis, homo erectus, homo heidelbergensis, homo sapiens e homo sapiens sapiens) (fazer numa folha de papel sulfite na horizontal para entregar no retorno às aulas).
INGLÊS
Responder a página 30 no livro didático (exercícios 1, 3, 4 e 5): Exercício 1 – completar usando as palavras da caixa; exercício 3 – completar o texto com palavras parecidas com as que estão em negrito; exercício 4 ler o texto do exercício 3 e escrever a relação do Toby com os diferentes membros da família; exercício 5 – escrever um pequeno texto descrevendo sobre sua família (em inglês).
MATEMÁTICA
Copiar e resolver os exercícios da página 49 do livro didático.
Conferir as respostas no final do livro, sinalizando as dúvidas a serem sanadas pelo professor no retorno das atividades.
6º ANO B
PORTUGUÊS
Trabalho em folha de bloco, exemplificando os tipos de linguagens - pág. 21
Escrever o conceito de cada tipo de linguagem: verbal, não verbal, multimodal e digital e ao lado de cada uma fazer desenhos, colar imagens, figuras e/ou fotos que possam representá-las.
Exemplo: na linguagem verbal colar um texto que só use palavras, na linguagem não verbal colar a figura de uma placa de trânsito só com símbolo etc.
Entregar o trabalho impreterivelmente no retorno às aulas.
ENSINO RELIGIOSO
Leitura do texto “Jeitos de ser: Indícios de Religiosidade na Pré-História” no livro didático (p. 20-21) e produção de breve texto no caderno (8 a 10 linhas) respondendo à questão: que motivos fizeram os seres humanos sentirem a necessidade de criar práticas religiosas?
Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube:
“Religiões – Introdução” (https://www.youtube.com/watch?v=ElW-wUBOijU).
MATEMÁTICA
Copiar e resolver os exercícios da página 49 do livro didático.
Conferir as respostas no final do livro, sinalizando as dúvidas a serem sanadas pelo professor no retorno das atividades.
6º ANO C
PORTUGUÊS
Trabalho em folha de bloco, exemplificando os tipos de linguagens - pág. 21
Escrever o conceito de cada tipo de linguagem: verbal, não verbal, multimodal e digital e ao lado de cada uma fazer desenhos, colar imagens, figuras e/ou fotos que possam representá-las.
Exemplo: na linguagem verbal colar um texto que só use palavras, na linguagem não verbal colar a figura de uma placa de trânsito só com símbolo etc.
Entregar o trabalho impreterivelmente no retorno às aulas.
ENSINO RELIGIOSO
Leitura do texto “Jeitos de ser: Indícios de Religiosidade na Pré-História” no livro didático (p. 20-21) e produção de breve texto no caderno (8 a 10 linhas) respondendo à questão: que motivos fizeram os seres humanos sentirem a necessidade de criar práticas religiosas?
Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube:
“Religiões – Introdução” (https://www.youtube.com/watch?v=ElW-wUBOijU).
MATEMÁTICA
Copiar e resolver os exercícios da página 49 do livro didático.
Conferir as respostas no final do livro, sinalizando as dúvidas a serem sanadas pelo professor no retorno das atividades.
7º ANO A
MATEMÁTICA
Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.
Segue LINK para acesso a lista:
https://drive.google.com/open?id=1tCHEenWb9mrZLYBtDwOpqeLF3puxal8o
PORTUGUÊS
Ler o texto das págs. 79 e 80. Responder os exercícios da pág. 81.
Título no caderno: Interpretação do texto “O naufrágio” (págs. 79 a 81).
Fazer um resumo dos capítulos 1 e 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo” em uma folha de bloco, escrito a caneta e entregar quando as aulas presenciais voltarem.
ENSINO RELIGIOSO
Leitura do texto “Jeitos de ser: Xamanismo” no livro didático (p. 20-21) e produção de atividades, (um texto explicativo manuscrito contendo as seguintes informações: o que é o Xamanismo? Qual é a importância dos xamãs para sua comunidade? Na atualidade existem práticas xamânicas?; entregar no retorno às aulas).
Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube:
“Xamanismo” (https://www.youtube.com/watch?v=nmN_SAl_3Ks).
INGLÊS
Acessar o site: https://ideasforus.org/is-fashion-killing-the-planet-and-its-people/ e resumir os principais aspectos apresentados no texto e no vídeo. Qual o impacto ambiental da indústria da moda? (What’s the impacto f fashion to the environment?) Como podemos reduzir o consumo? (How can we reduce consumerism?)
7º ANO B
MATEMÁTICA
Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.
Segue LINK para acesso a lista:
https://drive.google.com/open?id=1tCHEenWb9mrZLYBtDwOpqeLF3puxal8o
PORTUGUÊS
Responder os exercícios 1, 2, 3, 4 e 5 (págs. 73, 74 e 75) no caderno (sem enunciado).
Título no caderno: Exercícios (págs. 73, 74 e 75).
INGLÊS
Acessar o site: https://ideasforus.org/is-fashion-killing-the-planet-and-its-people/ e resumir os principais aspectos apresentados no texto e no vídeo. Qual o impacto ambiental da indústria da moda? (What’s the impacto f fashion to the environment?) Como podemos reduzir o consumo? (How can we reduce consumerism?)
7º ANO C
PORTUGUÊS
Ler o texto das págs. 50 a 53. Responder os exercícios das págs. 54 e 55.
Título no caderno: Interpretação do texto “A metamorfose” (págs. 50 a 55).
ENSINO RELIGIOSO
Leitura do texto “Jeitos de ser: Xamanismo” no livro didático (p. 20-21) e produção de atividades, (um texto explicativo manuscrito contendo as seguintes informações: o que é o Xamanismo? Qual é a importância dos xamãs para sua comunidade? Na atualidade existem práticas xamânicas?; entregar no retorno às aulas).
Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube:
“Xamanismo” (https://www.youtube.com/watch?v=nmN_SAl_3Ks).
INGLÊS
Acessar o site: https://ideasforus.org/is-fashion-killing-the-planet-and-its-people/ e resumir os principais aspectos apresentados no texto e no vídeo. Qual o impacto ambiental da indústria da moda? (What’s the impacto f fashion to the environment?) Como podemos reduzir o consumo? (How can we reduce consumerism?)
8º ANO A
MATEMÁTICA
TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS
1º PASSO
Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO – ASSISTA NOVAMENTE
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf
Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
4º PASSO
Exercícios:
Página 63 exercício 09 e 10
Página 65 exercícios 12 e 13
PORTUGUÊS
Leitura e Interpretação de Texto
Ler o texto “O menino”, páginas 36 e 37, do livro didático.
Responder aos seguintes exercícios, sem enunciado, no caderno: páginas 38 a 41 (todos).
CIÊNCIAS
Tema 2 – O sangue e seus componentes. Após a leitura das páginas 46 e 47 do seu livro didático, copiar em seu caderno, com o mesmo título do tema, e responder as questões abaixo:
- Escreva 3 informações gerais sobre o sangue.
- Qual é a constituição do plasma sanguíneo?
- Aonde são produzidas as células sanguíneas? (depois de responder, faça o desenho das página 47 “origem das células sanguíneas e das plaquetas).
- Quais outros nomes podemos das aos glóbulos vermelhos e brancos, respectivamente?
- Escreva a função das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.
INGLÊS
Entrevistar 5 familiares e perguntar se já fizeram alguma “Crazy diet” (dieta maluca). Transcrever as respostas em inglês. (A entrevista pode ser realizada com os familiares via ligação ou troca de mensagens.)
GEOGRAFIA
TEMA 2 – LEITURA – páginas 49, 50 e 51. As consequências da guerra fria se estendem desde divisões territoriais nas colônias europeias na África, construção do Muro de Berlin que causou divisão política e física da Alemanha e até mesmo o surgimento de regimes autoritários nos países da América Latina. Além disso, o fim da Guerra Fria desestabilizou a economia mundial formando uma Nova ordem Mundial.
TAREFA – página 52 ex. 1 ao 9 – NO CADERNO COM ENUNCIADOS.
8º ANO B
MATEMÁTICA
TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS
1º PASSO
Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO – ASSISTA NOVAMENTE
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf
Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
4º PASSO
Exercícios:
Página 63 exercício 09 e 10
Página 65 exercícios 12 e 13
PORTUGUÊS
Leitura e Interpretação de Texto
Ler o texto “O menino”, páginas 36 e 37, do livro didático.
Responder aos seguintes exercícios, sem enunciado, no caderno: páginas 38 a 41 (todos).
CIÊNCIAS
Tema 2 – O sangue e seus componentes. Após a leitura das páginas 46 e 47 do seu livro didático, copiar em seu caderno, com o mesmo título do tema, e responder as questões abaixo:
- Escreva 3 informações gerais sobre o sangue.
- Qual é a constituição do plasma sanguíneo?
- Aonde são produzidas as células sanguíneas? (depois de responder, faça o desenho das página 47 “origem das células sanguíneas e das plaquetas).
- Quais outros nomes podemos das aos glóbulos vermelhos e brancos, respectivamente?
- Escreva a função das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.
INGLÊS
Entrevistar 5 familiares e perguntar se já fizeram alguma “Crazy diet” (dieta maluca). Transcrever as respostas em inglês. (A entrevista pode ser realizada com os familiares via ligação ou troca de mensagens.)
8º ANO C
MATEMÁTICA
TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS
1º PASSO
Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO – ASSISTA NOVAMENTE
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf
Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
4º PASSO
Exercícios:
Página 63 exercício 09 e 10
Página 65 exercícios 12 e 13
PORTUGUÊS
Leitura e Interpretação de Texto
Ler o texto “O menino”, páginas 36 e 37, do livro didático.
Responder aos seguintes exercícios, sem enunciado, no caderno: páginas 38 a 41 (todos).
CIÊNCIAS
Caderno de Atividades págs. 13 (exercícios 3 e 4), 14 (exercícios 5 e 6)
INGLÊS
Entrevistar 5 familiares e perguntar se já fizeram alguma “Crazy diet” (dieta maluca). Transcrever as respostas em inglês. (A entrevista pode ser realizada com os familiares via ligação ou troca de mensagens.)
GEOGRAFIA
TEMA 2 – LEITURA – páginas 49, 50 e 51. As consequências da guerra fria se estendem desde divisões territoriais nas colônias europeias na África, construção do Muro de Berlin que causou divisão política e física da Alemanha e até mesmo o surgimento de regimes autoritários nos países da América Latina. Além disso, o fim da Guerra Fria desestabilizou a economia mundial formando uma Nova ordem Mundial.
TAREFA – página 52 ex. 1 ao 9 – NO CADERNO COM ENUNCIADOS.
9º ANO A
PORTUGUÊS
Leitura e compreensão textual - o artigo de opinião: Confrontando diferentes pontos de vista sobre o mesmo fato (pág 78 à 80). Exercícios 1 à 4.
Biblioteca: leitura dos capítulos 10 e 11 do livro paradidático: Os miseráveis.
Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca sobre os dois capítulos lidos. (15 linhas)
Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório.
MATEMÁTICA
Copiar e resolver no caderno os exercícios de 15 a 18 da página 37 do seu livro didático.
Conferir as respostas e revisar os exercícios em que aparecem erros.
ENSINO RELIGIOSO
Fazer a leitura da pág. 20 e pesquisar:
- Qual é a origem do islamismo?
- Quem foi Maomé?
- Qual é o livro sagrado do islamismo? Como, segundo a tradição islâmica, ele foi revelado?
- Quais são os cinco pilares do islamismo?
Fazer, individualmente, a atividade proposta na pág. 21.
INGLÊS
Pesquisar as biografias de Malala e Greta Thunberg. What causes do they fight for? What is the main criticism against Greta? Do you think their causes are relevant?
9º ANO B
PORTUGUÊS
Leitura e compreensão textual - o artigo de opinião: Confrontando diferentes pontos de vista sobre o mesmo fato (pág 78 à 80). Exercícios 1 à 4.
Biblioteca: leitura dos capítulos 10 e 11 do livro paradidático: Os miseráveis.
Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca sobre os dois capítulos lidos. (15 linhas)
Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório.
MATEMÁTICA
Copiar e resolver no caderno os exercícios de 15 a 18 da página 37 do seu livro didático.
Conferir as respostas e revisar os exercícios em que aparecem erros.
ENSINO RELIGIOSO
Fazer a leitura da pág. 20 e pesquisar:
- Qual é a origem do islamismo?
- Quem foi Maomé?
- Qual é o livro sagrado do islamismo? Como, segundo a tradição islâmica, ele foi revelado?
- Quais são os cinco pilares do islamismo?
Fazer, individualmente, a atividade proposta na pág. 21.
INGLÊS
Pesquisar as biografias de Malala e Greta Thunberg. What causes do they fight for? What is the main criticism against Greta? Do you think their causes are relevant?
1º SÉRIE A
MATEMÁTICA
COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO
1º PASSO
Leia o capítulo na página 22 a 23
2º PASSO
Assistam o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
Esse vídeo servirá também com revisão de alguns conceitos que já aprendemos e inclui o novo conteúdo “Complementar de um conjunto”.
Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.
3º PASSO
Exercícios:
Página 23 exercícios 35 ao 37
GEOGRAFIA
1º passo: Por favor, fazer a pesquisa manuscrita e em folha de papel almaço.
2º passo: Esta pesquisa dever ter Capa, Contra capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências.
3º passo: A sua pesquisa deve responder minimamente as seguintes questões.
- Qual é a finalidade do geoprocessamento?
- O que é dados de geoprocessamento?
- Qual é a importância da cartografia no geoprocessamento?
- O que é Sensoriamento Remoto?
- Qual a diferença entre Fotografia e Imagem?
4º passo: Acesse os links abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/100/2/Unidade_2.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=RJ0IfqcJCQk
HISTÓRIA
Leitura da matéria online O tamanho do cérebro dos bichos é proporcional à sua inteligência? (Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-tamanho-do-cerebro-dos-bichos-e-proporcional-a-sua-inteligencia/).
Elaborar resumo (síntese) sobre o tema em folha de bloco (mínimo 20 linhas; além da matéria indicada, poderão ser utilizados como material de consulta: os arquivos de Power Point “História: A Aventura Humana: primeiros tempos 1 e 2; o trabalho em PDF “A Evolução da Inteligência Humana” – Denis Andre Bez Bueno e Douglas Ribeiro Mendes, os quais já foram disponibilizados aos educandos).
1º SÉRIE B
MATEMÁTICA
COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO
1º PASSO
Leia o capítulo na página 22 a 23
2º PASSO
Assistam o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
Esse vídeo servirá também com revisão de alguns conceitos que já aprendemos e inclui o novo conteúdo “Complementar de um conjunto”.
Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.
3º PASSO
Exercícios:
Página 23 exercícios 35 ao 37
GEOGRAFIA
1º passo: Por favor, fazer a pesquisa manuscrita e em folha de papel almaço.
2º passo: Esta pesquisa dever ter Capa, Contra capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências.
3º passo: A sua pesquisa deve responder minimamente as seguintes questões.
- Qual é a finalidade do geoprocessamento?
- O que é dados de geoprocessamento?
- Qual é a importância da cartografia no geoprocessamento?
- O que é Sensoriamento Remoto?
- Qual a diferença entre Fotografia e Imagem?
4º passo: Acesse os links abaixo com forma de subsídio de aprendizagem
https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/100/2/Unidade_2.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=RJ0IfqcJCQk
FÍSICA
Exercícios 1 ao 4 – página 71.
HISTÓRIA
Leitura da matéria online O tamanho do cérebro dos bichos é proporcional à sua inteligência? (Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-tamanho-do-cerebro-dos-bichos-e-proporcional-a-sua-inteligencia/).
Elaborar resumo (síntese) sobre o tema em folha de bloco (mínimo 20 linhas; além da matéria indicada, poderão ser utilizados como material de consulta: os arquivos de Power Point “História: A Aventura Humana: primeiros tempos 1 e 2; o trabalho em PDF “A Evolução da Inteligência Humana” – Denis Andre Bez Bueno e Douglas Ribeiro Mendes, os quais já foram disponibilizados aos educandos).
2º SÉRIE A
MATEMÁTICA
POLIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES – MATEMÁTICA B
1º PASSO
Leia o capítulo na Página 432 A 434
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO
Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
Agora que você assistiu os vídeos. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 427 e 429
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
4º PASSO
Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:
Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.
Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:
Exercícios:
Não teremos exercícios nessa aula.
Mas assistam o vídeo mais de uma vez e leiam as páginas indicadas e façam o resumo no caderno.
LITERATURA
Ler p. 358 à 360 e copiar as perguntas numa folha do bloco e responder.
- O que foi a batalha do Parnaso? Onde ocorreu?
- Qual foi o resultado dessa polêmica?
- Que obra é considerada o marco inicial do Parnasianismo no Brasil?
- Que obras de Olavo Bilac são a representação máxima de seu nacionalismo?
- Ler e fazer exercícios p. 361
HISTÓRIA
Concluir a leitura do Capítulo 20 (Volume II), da página 421 a 426, sobre a Revolução Industrial.
Elaborar no caderno um esquema de ideias/resumo sobre o tema.
Responder as questões objetivas das páginas 427 e 428.
!!! - Ler com atenção os Capítulos 20 e 21 – em breve será solicitada a PRODUÇÃO TEXTUAL 02, evolvendo eles e a Revolução Francesa (conteúdo a ser estudado logo na sequência, presente no Capítulo 22).
2º SÉRIE B
MATEMÁTICA
POLIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES – MATEMÁTICA B
1º PASSO
Leia o capítulo na Página 432 A 434
Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).
2º PASSO
Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.
Agora que você assistiu os vídeos. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.
3º PASSO
Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 427 e 429
Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.
O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.
4º PASSO
Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:
Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.
Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:
Exercícios:
Não teremos exercícios nessa aula.
Mas assistam o vídeo mais de uma vez e leiam as páginas indicadas e façam o resumo no caderno.
LITERATURA
Ler p. 358 à 360 e copiar as perguntas numa folha do bloco e responder.
- O que foi a batalha do Parnaso? Onde ocorreu?
- Qual foi o resultado dessa polêmica?
- Que obra é considerada o marco inicial do Parnasianismo no Brasil?
- Que obras de Olavo Bilac são a representação máxima de seu nacionalismo?
HISTÓRIA
Concluir a leitura do Capítulo 20 (Volume II), da página 421 a 426, sobre a Revolução Industrial.
Elaborar no caderno um esquema de ideias/resumo sobre o tema.
Responder as questões objetivas das páginas 427 e 428.
Iniciar a leitura do Capítulo 21 (Volume II), da página 434 a 441 sobre o Iluminismo e suas ideias.
Elaborar no caderno um esquema de ideias/resumo sobre o tema.
Responder as questões objetivas 1 a 5 das páginas 449 a 450.
!!! - Ler com atenção os Capítulos 20 e 21 – em breve será solicitada a PRODUÇÃO TEXTUAL 02, evolvendo eles e a Revolução Francesa (conteúdo a ser estudado logo na sequência, presente no Capítulo 22).
3º SÉRIE A
MATEMÁTICA
Leitura da Aula 3 2D (Vídeo Aula)
Exercícios de aperfeiçoamento Aula 3 2D
HISTÓRIA
Estudar a apostila 2C-Aula 03 - a leitura do conteúdo sobre a expansão/ocupação do território brasileiro entre os séculos XVII e XVIII e elaborar no caderno:
a) uma lista pontuando os atores sociais/culturas/movimentos responsáveis pelo processo de ocupação territorial;
b) elaborar um resumo relacionando o modo como a economia colonial (as atividades econômicas do período) influencia o desenvolvimento da colônia brasileira;
c) mapear os tratados e acordos que estabelecem as divisas/limites do território brasileiro.
3º SÉRIE B
MATEMÁTICA
Leitura da Aula 3 2D (Vídeo Aula)
Exercícios de aperfeiçoamento Aula 3 2D.
LITERATURA
Assista a vídeo-aula abaixo e faça as anotações que julgar mais relevantes.
https://www.youtube.com/watch?v=OOT-cj1c__U
HISTÓRIA
Realizar a leitura da apostila 2C-Aula 04. Definir o contexto colonial brasileiro entre os séculos XVII e XVIII por meio de tópicos e, realizando uma revisão dos conteúdos previamente estudados sobre Brasil, observar quais foram as causas que fomentaram os movimentos nativistas e revoltas pré-independência. Com uma tabela de duas colunas, definir os movimentos e revoltas de um lado, e suas características de outro.
Apostila 2C-Aula 04 - retomar os conteúdos trabalhados a respeito das Revoluções Burguesas (Rev. Inglesa, Iluminismo e Ver. Francesa) e estabelecer uma relação entre este contexto global, com o contexto colonial brasileiro, respondendo: de que modo os movimentos burgueses afetam a colônia brasileira? Quais ideias estão sendo assimiladas pelos colonos e vinculadas em seus movimentos?