BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 8 - Infantil 1 ao 5º ano
INFANTIL 1
Dia do Índio.
Vamos fazer uma atividade bem legal, cantar a música dos indiozinhos do Bob Zoom, vídeo infantil musical.
Segue o link a frente. https://youtu.be/vOQvZKGo8m0
Depois iremos fazer um indiozinho com as mãozinhas.
Vamos utilizar tinta só nos dedinhos, a palma da mão não será pintada. Vamos carimbar em uma folha sulfite e fazer o desenho do rostinho dele. Vai ficar o máximo.
Contação de histórias.
Fazer uma contação de histórias interativa dentro de uma cabana feita pelos responsáveis. Dentro da nossa cabana, vamos contar a história do João pé de feijão, iremos trabalhar a fantasia, a imaginação e a criatividade. Como iremos criar a cabana:
· Um lençol sobre sua mesa, cobrindo as laterais
· Os travesseiros para afofar o lugar para nossos pequenos
· Se ficar muito escuro, poderão utilizar uma lanterna como auxílio.
INFANTIL 2
Explorar a página 23 da prancheta de invenção:
· Está chovendo ou está calor?
· Quais cores você vê?
· O que a criança está fazendo?
· O que ele vai fazer com o barquinho?
Apresentar a música “barquinho de papel” disponível para acesso com o QRcode da página.
Em uma folha, desenhar, imprimir ou criar um barquinho com recortes de papel. Disponibilizar lápis ou tinta para a pintura dos barcos.
Afunda ou flutua?
Para esta experiência, selecione alguns objetos de casa (tampas, pedras, potes, folhas, brinquedinhos, etc) e uma bacia com água.
Em cada objeto que a criança mostrar, coloque na água, pergunte: afunda ou flutua?
Para finalizar, com todos os ítens na bacia, disponibilize para a criança uma colher, concha, ou outro item para que pegue os objetos da bacia sem usar diretamente a mãozinha.
INFANTIL 3A
Livro Desenhar, pág. 11 + materiais anexados
Vamos fazer uma colagem com fios, linhas e tiras de papel?! Capriche!!
Vamos brincar?
O adulto irá preparar uma “Amarelinha” como preferir, com fita colada no chão, desenhando com giz na calçada, desenhando na areia ou na terra com um graveto, ah, não esqueçam dos números.
1 - Os dois pezinhos no mesmo quadradinho (pezinhos juntos)
2 e 3 - Um pezinho em cada quadradinho (pezinhos separados)
4 - Os dois pezinhos no mesmo quadradinho (pezinhos juntos)
E assim por diante até o 10.
INFANTIL 3B
Livro Desenhar, pág. 11 + materiais anexados
Vamos fazer uma colagem com fios, linhas e tiras de papel?! Capriche!!
Vamos brincar?
O adulto irá preparar uma “Amarelinha” como preferir, com fita colada no chão, desenhando com giz na calçada, desenhando na areia ou na terra com um graveto, ah, não esqueçam dos números.
1 - Os dois pezinhos no mesmo quadradinho (pezinhos juntos)
2 e 3 - Um pezinho em cada quadradinho (pezinhos separados)
4 - Os dois pezinhos no mesmo quadradinho (pezinhos juntos)
E assim por diante até o 10.
INFANTIL 4
Será acrescentado em breve.
INFANTIL 5A
Projeto Cuidar da Natureza:
Plantar em um copinho descartável sementinhas de flores e/ou plantinhas medicinais, temperos, suculentas, entre outros...
Promover o cuidado diário, dando água e protegendo para que ao voltarmos as aulas possamos colocá-las em nossa horta.
INFANTIL 5B
Projeto Cuidar da Natureza:
Plantar em um copinho descartável sementinhas de flores e/ou plantinhas medicinais, temperos, suculentas, entre outros...
Promover o cuidado diário, dando água e protegendo para que ao voltarmos as aulas possamos colocá-las em nossa horta.
1º ANO A
Atividade no caderno de língua portuguesa (escreva nos balões os encontros vocálicos).
Caderno da biblioteca – fazer a ficha de leitura – utilizar um livro que tenha em casa ou acessar o link: o menino que aprendeu a ver.
https://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/03/o-menino-que-aprendeu-a-ver.pdf
Caderno de atividades de matemática, páginas: 08, 09 e 10 (localização, comparar quantidades e símbolos e códigos).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos).
1º ANO B
Atividade no caderno de língua portuguesa (escreva nos balões os encontros vocálicos).
Caderno da biblioteca – fazer a ficha de leitura – utilizar um livro que tenha em casa ou acessar o link: o menino que aprendeu a ver.
https://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/03/o-menino-que-aprendeu-a-ver.pdf
Caderno de atividades de matemática, páginas: 08, 09 e 10 (localização, comparar quantidades e símbolos e códigos).
Estudar as fichas – (dos numerais, alfabeto e encontros vocálicos).
2º ANO A
CADERNO DE PORTUGUÊS:
Recorte e cole uma imagem no caderno.
Observe a imagem e escreva 5 frases.
Escolha 5 palavras da frase e separe as sílabas.
Escreva no caderno de português em letra cursiva 10 palavras com as famílias silábicas que trabalhamos no caderno de caligrafia B, C e D.
CADERNO DE MATEMÁTICA:
Escrita de números do 20 ao 50 (use a ficha como auxílio)
2º ANO B
CADERNO DE PORTUGUÊS:
Recorte e cole uma imagem no caderno.
Observe a imagem e escreva 5 frases.
Escolha 5 palavras da frase e separe as sílabas.
Escreva no caderno de português em letra cursiva 10 palavras com as famílias silábicas que trabalhamos no caderno de caligrafia B, C e D.
CADERNO DE MATEMÁTICA:
Escrita de números do 20 ao 50 (use a ficha como auxílio)
2º ANO C
CADERNO DE PORTUGUÊS:
Recorte e cole uma imagem no caderno.
Observe a imagem e escreva 5 frases.
Escolha 5 palavras da frase e separe as sílabas.
Escreva no caderno de português em letra cursiva 10 palavras com as famílias silábicas que trabalhamos no caderno de caligrafia B, C e D.
CADERNO DE MATEMÁTICA:
Escrita de números do 20 ao 50 (use a ficha como auxílio)
3º ANO A
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
JABUTI – GORRO – TARTARUGA – MANJERICÃO – JOGADA
PEGADA – RAJADA – CANJICA – AJUDA - JAMANTA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
De olho na leitura e na escrita: Emprego das letras G e J.
Realizar as atividades propostas do livro didático nas páginas 50 à 53;
MATEMÁTICA:
Unidade 2: Adição e subtração.
Resolver as páginas 34 à 39 do livro de Matemática;
INGLÊS
Página 42 – responder os exercícios 15 e 16 (exercício 15: ler as frases A e B depois, seguindo o modelo da frase B, adivinhar qual animal está em cada imagem e formar a frase em Inglês, por exemplo, “it’s a pig”. Exercício 16: desenhar alguns animais da fazenda que aprendemos e depois pintar a atividade – tente descrever sua fazenda para um membro de sua família em inglês, depois faremos a mesma atividade em sala).
3º ANO B
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
JABUTI – GORRO – TARTARUGA – MANJERICÃO – JOGADA
PEGADA – RAJADA – CANJICA – AJUDA - JAMANTA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
De olho na leitura e na escrita: Emprego das letras G e J.
Realizar as atividades propostas do livro didático nas páginas 50 à 53;
MATEMÁTICA:
Unidade 2: Adição e subtração.
Resolver as páginas 34 à 39 do livro de Matemática;
INGLÊS
Página 42 – responder os exercícios 15 e 16 (exercício 15: ler as frases A e B depois, seguindo o modelo da frase B, adivinhar qual animal está em cada imagem e formar a frase em Inglês, por exemplo, “it’s a pig”. Exercício 16: desenhar alguns animais da fazenda que aprendemos e depois pintar a atividade – tente descrever sua fazenda para um membro de sua família em inglês, depois faremos a mesma atividade em sala).
3º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Ditado de palavras (no caderno de língua portuguesa)
JABUTI – GORRO – TARTARUGA – MANJERICÃO – JOGADA
PEGADA – RAJADA – CANJICA – AJUDA - JAMANTA
2. Separar em sílabas as palavras do ditado.
3. Organizar as palavras na ordem do alfabeto.
4. Escrever uma frase bem criativa com cada palavra do ditado.
De olho na leitura e na escrita: Emprego das letras G e J.
Realizar as atividades propostas do livro didático nas páginas 50 à 53;
MATEMÁTICA:
Unidade 2: Adição e subtração.
Resolver as páginas 34 à 39 do livro de Matemática;
INGLÊS
Página 42 – responder os exercícios 15 e 16 (exercício 15: ler as frases A e B depois, seguindo o modelo da frase B, adivinhar qual animal está em cada imagem e formar a frase em Inglês, por exemplo, “it’s a pig”. Exercício 16: desenhar alguns animais da fazenda que aprendemos e depois pintar a atividade – tente descrever sua fazenda para um membro de sua família em inglês, depois faremos a mesma atividade em sala).
4º ANO A
INGLÊS
Página 42 – responder os exercícios 17 e 18 (exercício 17: ler os quadros STUDENT A e STUDENT B, depois disso você deve escrever em inglês como está o tempo de cada cidade de acordo com as imagens que estão nos quadros (por exemplo: no quadro STUDENT B no Mexico City há uma imagem que representa que está frio, então você deve escrever no quadro STUDENT A a palavra COLD embaixo de Mexico City). - Essa atividade será desenvolvida em sala oralmente.
Exercício 18: fazer uma previsão do tempo para a sua cidade, depois fazer um desenho, dentro do quadro, que represente essa previsão.
4º ANO B
INGLÊS
Página 42 – responder os exercícios 17 e 18 (exercício 17: ler os quadros STUDENT A e STUDENT B, depois disso você deve escrever em inglês como está o tempo de cada cidade de acordo com as imagens que estão nos quadros (por exemplo: no quadro STUDENT B no Mexico City há uma imagem que representa que está frio, então você deve escrever no quadro STUDENT A a palavra COLD embaixo de Mexico City). - Essa atividade será desenvolvida em sala oralmente.
Exercício 18: fazer uma previsão do tempo para a sua cidade, depois fazer um desenho, dentro do quadro, que represente essa previsão.
4º ANO C
INGLÊS
Página 42 – responder os exercícios 17 e 18 (exercício 17: ler os quadros STUDENT A e STUDENT B, depois disso você deve escrever em inglês como está o tempo de cada cidade de acordo com as imagens que estão nos quadros (por exemplo: no quadro STUDENT B no Mexico City há uma imagem que representa que está frio, então você deve escrever no quadro STUDENT A a palavra COLD embaixo de Mexico City). - Essa atividade será desenvolvida em sala oralmente.
Exercício 18: fazer uma previsão do tempo para a sua cidade, depois fazer um desenho, dentro do quadro, que represente essa previsão.
5º ANO A
MATEMÁTICA
Realizar as atividades das págs.48 e 49 do livro.
Copiar e responder os problemas abaixo no caderno
- O preço de um aparelho eletrodoméstico é de R$ 435,00. Se conseguir um desconto de R$ 63,75 quanto pagarei por esse aparelho?
- Maria foi a feira e gastou R$ 32,74. Sabe-se que ela tinha R$ 50,00. Com quantos reais ela ficou?
- Salomão tem R$ 32,78 e João tem R$ 4,34 a menos que Salomão. Quanto dinheiro João tem?
- Certo dia uma empresa estava com 538,64 pontos. Após refazer os cálculos de pontos, o contador notou que o cálculo havia ultrapassado em 123,76 pontos. Qual era a pontuação real da empresa?
-
O preço de um computador era de R$ 856,39. João comprou o computador à vista e recebeu um desconto de R$ 84,73. Qual foi o preço total que João gastou no aparelho?
PORTUGUÊS
Realizar a reescrita da pág.74 do livro fazendo a pontuação correta e responder as perguntas b, c e d da pág.75.
CIÊNCIAS
Assistir ao vídeo abaixo, que retrata o ciclo da água.
https://www.youtube.com/watch?v=ViAQZt6Pwew
Observar as etapas do ciclo na pág.28 e responder as perguntas da pág. 29.
INGLÊS
Atividade em folha à parte – sulfite ou pautada (copiar à caneta e resolver à lápis):
(Desenhe o que você faz no seu dia da semana favorito e descreva-o abaixo).
March 30th, 2020.
1. Draw what you do on your favorite day of the week and then decribe it below:
5º ANO B
MATEMÁTICA
Realizar as atividades das págs.48 e 49 do livro.
Copiar e responder os problemas abaixo no caderno
- O preço de um aparelho eletrodoméstico é de R$ 435,00. Se conseguir um desconto de R$ 63,75 quanto pagarei por esse aparelho?
- Maria foi a feira e gastou R$ 32,74. Sabe-se que ela tinha R$ 50,00. Com quantos reais ela ficou?
- Salomão tem R$ 32,78 e João tem R$ 4,34 a menos que Salomão. Quanto dinheiro João tem?
- Certo dia uma empresa estava com 538,64 pontos. Após refazer os cálculos de pontos, o contador notou que o cálculo havia ultrapassado em 123,76 pontos. Qual era a pontuação real da empresa?
-
O preço de um computador era de R$ 856,39. João comprou o computador à vista e recebeu um desconto de R$ 84,73. Qual foi o preço total que João gastou no aparelho?
PORTUGUÊS
Realizar a reescrita da pág.74 do livro fazendo a pontuação correta e responder as perguntas b, c e d da pág.75.
CIÊNCIAS
Assistir ao vídeo abaixo, que retrata o ciclo da água.
https://www.youtube.com/watch?v=ViAQZt6Pwew
Observar as etapas do ciclo na pág.28 e responder as perguntas da pág. 29.
INGLÊS
Atividade em folha à parte – sulfite ou pautada (copiar à caneta e resolver à lápis):
(Desenhe o que você faz no seu dia da semana favorito e descreva-o abaixo).
March 30th, 2020.
1. Draw what you do on your favorite day of the week and then decribe it below:
5º ANO C
MATEMÁTICA
Realizar as atividades das págs.48 e 49 do livro.
Copiar e responder os problemas abaixo no caderno
- O preço de um aparelho eletrodoméstico é de R$ 435,00. Se conseguir um desconto de R$ 63,75 quanto pagarei por esse aparelho?
- Maria foi a feira e gastou R$ 32,74. Sabe-se que ela tinha R$ 50,00. Com quantos reais ela ficou?
- Salomão tem R$ 32,78 e João tem R$ 4,34 a menos que Salomão. Quanto dinheiro João tem?
- Certo dia uma empresa estava com 538,64 pontos. Após refazer os cálculos de pontos, o contador notou que o cálculo havia ultrapassado em 123,76 pontos. Qual era a pontuação real da empresa?
-
O preço de um computador era de R$ 856,39. João comprou o computador à vista e recebeu um desconto de R$ 84,73. Qual foi o preço total que João gastou no aparelho?
PORTUGUÊS
Realizar a reescrita da pág.74 do livro fazendo a pontuação correta e responder as perguntas b, c e d da pág.75.
CIÊNCIAS
Assistir ao vídeo abaixo, que retrata o ciclo da água.
https://www.youtube.com/watch?v=ViAQZt6Pwew
Observar as etapas do ciclo na pág.28 e responder as perguntas da pág. 29.
INGLÊS
Atividade em folha à parte – sulfite ou pautada (copiar à caneta e resolver à lápis):
(Desenhe o que você faz no seu dia da semana favorito e descreva-o abaixo).
March 30th, 2020.
1. Draw what you do on your favorite day of the week and then decribe it below: