Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário - Acontece
Rede Passionista de Educação
passionista.com.br
Outras Unidades
São Paulo da Cruz Nossa Senhora Menina Santa Gema Nossa Senhora do Rosário João XXIII São José Santa Maria Santa Luzia João Paulo II Mãe Sta Esperança
O Colégio
O Rosário Lista de Materiais Aviso de Privacidade
Cursos
Diferenciais
Acontece
Contato
Outras Unidades Agende uma Visita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
Área restrita
Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário

Acontece

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 5 - 6º Ano ao Ens. Médio Nossa Senhora do Rosário

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 5 - 6º Ano ao Ens. Médio

Gerais
07/04/2020

 

6º ANO A

GEOGRAFIA

ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.

- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.

- Use lápis colorido e canetinhas.

- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.

- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.

 

FILOSOFIA

Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).

Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.

CIÊNCIAS

Ler tema 5 – Os Biomas Terrestres – páginas 32, 33, 34, 35.

- No caderno copiar e responder apenas o exercício 9 da pág. 36 (livro didático). 

- Caderno de Atividade: pág. 11

 

 

6º ANO B

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA

TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA -  O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.

 

ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.

- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.

- Use lápis colorido e canetinhas.

- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.

- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.

 

FILOSOFIA

Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).

Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.

CIÊNCIAS

Em seu caderno, realizar uma pequena pesquisa (7 a 10 linhas) sobre a diferença entre VULCÃO, TSUNAMI e TERREMOTO. Em seguida representar através de um desenho cada um deles.

 

 

 

6º ANO C

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA

TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA -  O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.

 

ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.

- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.

- Use lápis colorido e canetinhas.

- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.

- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.

 

FILOSOFIA

Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).

Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.

CIÊNCIAS

Ler o texto: Os Sons do Ecossistema (páginas 40 e 41) e em seu caderno copiar e responder as questões 1, 2, 3 e 4 da página 41.

 

7º ANO A

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.

4º passo:  Copie e responda as questões em seu caderno:

  1. Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
  2. Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
  3. Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
  4. Quantos e quais são os fusos brasileiros?
  5. Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
  6. Como o  país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
  7. O que é desenvolvimento sustentável?
  8. Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
  1. Pontos extremos
  2. Extensão N-S e L-O
  3. Fronteira marítima e fronteira terrestre
  4. Paralelos que cortam o país

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.

Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:

  1. Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
  2. Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
  3. Como a verdade é construída, segundo Epicuro?

 

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista: https://drive.google.com/open?id=1tOJ1L7YBxCIgUNzkBg0HnFRkDDfIYLxP

CIÊNCIAS

Assistir o vídeo: “ORIGEM DA VIDA/QUER QUE EU DESENHE/MAPA MENTAL/ DESCOMPLICA (5 min 5 s)   

Se quiser pode baixar o mapa mental disponível no canal DESCOMPLICA, imprimir e colar no seu caderno.

 

CADERNO DE ATIVIDADES: páginas 8 e 9.

 

7º ANO B

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.

4º passo:  Copie e responda as questões em seu caderno:

  1. Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
  2. Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
  3. Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
  4. Quantos e quais são os fusos brasileiros?
  5. Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
  6. Como o  país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
  7. O que é desenvolvimento sustentável?
  8. Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
  1. Pontos extremos
  2. Extensão N-S e L-O
  3. Fronteira marítima e fronteira terrestre
  4. Paralelos que cortam o país

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.

Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:

  1. Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
  2. Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
  3. Como a verdade é construída, segundo Epicuro?

 

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista: https://drive.google.com/open?id=1tOJ1L7YBxCIgUNzkBg0HnFRkDDfIYLxP

CIÊNCIAS

Assistir o vídeo: “ORIGEM DA VIDA/QUER QUE EU DESENHE/MAPA MENTAL/ DESCOMPLICA (5 min 5 s)   

Se quiser pode baixar o mapa mental disponível no canal DESCOMPLICA, imprimir e colar no seu caderno.

 

CADERNO DE ATIVIDADES: páginas 8 e 9.

 

7º ANO C

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.

4º passo:  Copie e responda as questões em seu caderno:

  1. Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
  2. Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
  3. Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
  4. Quantos e quais são os fusos brasileiros?
  5. Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
  6. Como o  país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
  7. O que é desenvolvimento sustentável?
  8. Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
  1. Pontos extremos
  2. Extensão N-S e L-O
  3. Fronteira marítima e fronteira terrestre
  4. Paralelos que cortam o país

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.

Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:

  1. Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
  2. Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
  3. Como a verdade é construída, segundo Epicuro?

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS

Exercícios: 25 ao 35

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1ahG3g_WX4cHlJ0y1yj9UVZUdtnFuWVQX

 

8º ANO A

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE

TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.

CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6

FILOSOFIA

Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.

Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:

  1. Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
  2. Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
  3. Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
  4. Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
  5. Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.

MATEMÁTICA

ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade:  Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).

Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)

Entrega:  Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.

Página 55 - Exercícios 27 e 28

Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34

CIÊNCIAS

Tema 1 – Sistema Cardiovascular (antigamente chamado de sistema circulatório).

Ler páginas 44 e 45 grifando as principais informações.

Em seu caderno, construa uma tabela diferenciando: ARTÉRIAS -  VEIAS – CAPIARES SANGUÍNEOS

Modelo da tabela:

https://drive.google.com/file/d/1fDO5768dqh55olhs5qK65aT_PeeePG_L/view?usp=sharing

Caderno de Atividade: páginas 12 e 13 (apenas o exercício 2).

 

8º ANO B

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Da guerra fira ao século XXI – LEITURA – Páginas 46, 47 e 48 Conteúdos relacionados ao fenômeno histórico conhecido como Guerra Fria, um conflito ideológico que dividiu o mundo entre Socialistas e Capitalistas e que teve início logo após a segunda guerra mundial e se estendendo até o início dos anos 90.

- RECOMENDAÇÃO DE FILME –  Ponte de Espiões – 2015

 

FILOSOFIA

Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.

Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:

  1. Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
  2. Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
  3. Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
  4. Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
  5. Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.

 

MATEMÁTICA

ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade:  Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).

Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)

Entrega:  Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.

Página 55 - Exercícios 27 e 28

Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34

CIÊNCIAS

Tema 1 – Sistema Cardiovascular (antigamente chamado de sistema circulatório).

Ler páginas 44 e 45 grifando as principais informações.

Em seu caderno, construa uma tabela diferenciando: ARTÉRIAS -  VEIAS – CAPIARES SANGUÍNEOS

Modelo da tabela:

https://drive.google.com/file/d/1fDO5768dqh55olhs5qK65aT_PeeePG_L/view?usp=sharing

Caderno de Atividade: páginas 12 e 13 (apenas o exercício 2).

 

8º ANO C

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE

TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.

CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6

 

FILOSOFIA

Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.

Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:

  1. Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
  2. Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
  3. Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
  4. Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
  5. Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.

 

MATEMÁTICA

ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade:  Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).

Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)

Entrega:  Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.

Página 55 - Exercícios 27 e 28

Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34

CIÊNCIAS

Tema 2 – O sangue e seus componentes. Após a leitura das páginas 46 e 47 do seu livro didático, copiar em seu caderno, com o mesmo título do tema, e responder as questões abaixo:  

  1. Escreva 3 informações gerais sobre o sangue.
  2. Qual é a constituição do plasma sanguíneo?
  3. Aonde são produzidas as células sanguíneas? (Depois de responder, faça o desenho da página 47 “origem das células sanguíneas e das plaquetas).
  4. Quais outros nomes podemos das aos glóbulos vermelhos e brancos, respectivamente?
  5. Escreva a função das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.

 

9º ANO A

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: A GEOPOLÍTICA

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 25.

4º passo:  Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:

  1. Conceito da geopolítica
  2. Causas de conflitos geopolíticos
  3. Principais áreas geopolíticas estratégicas
  4. Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
  5. O resumo deve ser feito no caderno.

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 24 a 28 do livro didático (a página 28 somente o item “Platão e o ‘mundo perfeito’”.

Elaborar um roteiro de estudos (ou um resumo da leitura) sobre o tema estudado.

Ao elaborar o roteiro de estudos, tenha atenção à proposta de Nietzsche sobre os valores e sua crítica ao racionalismo, simbolizada pela crítica a Sócrates.

Fazer os exercícios da pág. 30.

 

MATEMÁTICA

Leitura e verificação de exemplos do capítulo 3 do livro didático, com o objetivo de revisar conteúdos de fatoração (páginas 34 a 36).

Verifique ferramenta digital de seu livro didático na página 34. Faça seu cadastro na página da SM seguindo as instruções da primeira página de seu livro.

 

9º ANO B

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: A GEOPOLÍTICA

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 25.

4º passo:  Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:

  1. Conceito da geopolítica
  2. Causas de conflitos geopolíticos
  3. Principais áreas geopolíticas estratégicas
  4. Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
  5. O resumo deve ser feito no caderno.

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 24 a 28 do livro didático (a página 28 somente o item “Platão e o ‘mundo perfeito’”.

Elaborar um roteiro de estudos (ou um resumo da leitura) sobre o tema estudado.

Ao elaborar o roteiro de estudos, tenha atenção à proposta de Nietzsche sobre os valores e sua crítica ao racionalismo, simbolizada pela crítica a Sócrates.

Fazer os exercícios da pág. 30.

 

MATEMÁTICA

Leitura e verificação de exemplos do capítulo 3 do livro didático, com o objetivo de revisar conteúdos de fatoração (páginas 34 a 36).

Verifique ferramenta digital de seu livro didático na página 34. Faça seu cadastro na página da SM seguindo as instruções da primeira página de seu livro.

 

1ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

INTERVALOS

1º PASSO

Leia o capítulo na página 29.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/i2dCe9aYGjw

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 29.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/watch?v=fy7myo_vhcg&feature=youtu.be

4º PASSO

Exercícios:

Página 29 exercícios 55 E 56

Página 30 exercício 57

QUÍMICA

Lista de exercício de revisão dos capítulos 2 e 3 do livro didático.

LINK LISTA DE EXERCÍCIOS:

https://drive.google.com/open?id=1BEG-YTSX3ud3U6Ro3ngHh4rje7lI1Xxx

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.

4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno.

QUESTÕES:

https://drive.google.com/file/d/1_Zvea_9A-G-fxHNQ5Z417TDQnM0RG7il/view?usp=sharing

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=45kUHLsn_sk (projeções cartográficas)

https://www.youtube.com/watch?v=Lk7MycpRP5c (escalas cartográficas)

BIOLOGIA

Pág. 172 e 173 leitura e explicar:

- Transporte passivo

- Difusão

- Osmose

- transporte ativo

- Bomba de sódio e potássio

Exercícios do livro página 190 e 191 - exercícios 1 ao 24.

INGLÊS

A página 34 traz um texto contendo dicas de saúde para estudantes universitários. Responda as questões da página 34 e em seguida visite a página da Universidade de Harvard dedicada ao assunto. A página mostra o programa de atividades e cursos oferecidos.

https://wellness.huhs.harvard.edu/

 

1ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

INTERVALOS

1º PASSO

Leia o capítulo na página 29.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/i2dCe9aYGjw

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 29.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/watch?v=fy7myo_vhcg&feature=youtu.be

4º PASSO

Exercícios:

Página 29 exercícios 55 E 56

Página 30 exercício 57

QUÍMICA

Lista de exercício de revisão dos capítulos 2 e 3 do livro didático.

LINK LISTA DE EXERCÍCIOS:

https://drive.google.com/open?id=1BEG-YTSX3ud3U6Ro3ngHh4rje7lI1Xxx

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.

4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno.

QUESTÕES:

https://drive.google.com/file/d/1_Zvea_9A-G-fxHNQ5Z417TDQnM0RG7il/view?usp=sharing

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=45kUHLsn_sk (projeções cartográficas)

https://www.youtube.com/watch?v=Lk7MycpRP5c (escalas cartográficas)

BIOLOGIA

Pág. 172 e 173 leitura e explicar:

- Transporte passivo

- Difusão

- Osmose

- transporte ativo

- Bomba de sódio e potássio

Exercícios do livro página 190 e 191 - exercícios 1 ao 24.

INGLÊS

A página 34 traz um texto contendo dicas de saúde para estudantes universitários. Responda as questões da página 34 e em seguida visite a página da Universidade de Harvard dedicada ao assunto. A página mostra o programa de atividades e cursos oferecidos.

https://wellness.huhs.harvard.edu/

 

2ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

SISTEMAS LINEARES – MATEMÁTICA A

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 327 e 328

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/-hNPfUtL2hk

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista o vídeosmais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 327 e 328

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Página 328 exercício 07 e 08

OBS.: O exercício número dois pede para fazer representações gráficas de cada sistema, Já aprendemos a fazer essas representações no 9 ano. Contudo, caso alguém não lembre-se, no vídeo com o link em anexo, a professora explica cada um dos modelos que você vai precisar.

QUÍMICA

Leitura do artigo sobre contaminação com dietilenoglicol (LINK) + resumo das páginas 562 e 563 (Éteres e Ésteres) resolução dos exercícios: 38, 39, 40, 41, 42 e 43.

https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt

 

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo:  Assistir o filme “ O preço do amanhã”

3º  passo:  Imprimir e responder as questões em folha de bloco.

QUESTÕES:

https://drive.google.com/open?id=1keN5dvphiXfMajAUJ0EgUirAj_-MCmUh

 

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=euQrskSt1eY (filme completo e dublado)

BIOLOGIA

Exercícios do livro página 560 e 561 – exercícios 1 ao 18.

 

2ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

SISTEMAS LINEARES – MATEMÁTICA A

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 327 e 328

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/-hNPfUtL2hk

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista o vídeosmais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 327 e 328

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Página 328 exercício 07 e 08

OBS.: O exercício número dois pede para fazer representações gráficas de cada sistema, Já aprendemos a fazer essas representações no 9 ano. Contudo, caso alguém não lembre-se, no vídeo com o link em anexo, a professora explica cada um dos modelos que você vai precisar.

QUÍMICA

Leitura do artigo sobre contaminação com dietilenoglicol (LINK) + resumo das páginas 562 e 563 (Éteres e Ésteres) resolução dos exercícios: 38, 39, 40, 41, 42 e 43.

https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt

 

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo:  Assistir o filme “ O preço do amanhã”

3º  passo:  Imprimir e responder as questões em folha de bloco.

QUESTÕES:

https://drive.google.com/open?id=1keN5dvphiXfMajAUJ0EgUirAj_-MCmUh

 

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=euQrskSt1eY (filme completo e dublado)

BIOLOGIA

Exercícios do livro página 560 e 561 – exercícios 1 ao 18.

 

 

3ª SÉRIE A

QUÍMICA

Leitura e resumo da aula 4 química 2D, " Conceito de pressão de vapor de um líquido, temperatura de ebulição e efeitos coligativos";

Relacionar essa aula com o artigo sobre contaminação com dietilenoglicol.

https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt

 

Resolver os exercícios: 04.01, 04.02, 04.03, 04.05, 04.06, 04.08, 04.09, 04.13, 04.14.

SOCIOLOGIA

Atividade sobre a matéria online: Conceito de Fato Social na obra de Émile Durkheim e suas implicações nas teorias sociológicas contemporâneas

(Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-90/conceito-de-fato-social-na-obra-de-emile-durkheim-e-suas-implicacoes-nas-teorias-sociologicas-contemporaneas/).

Escrever um texto apresentando as principais características dos fatos sociais e as suas diferenças em relação aos pensamentos e sentimentos coletivos e a simples condutas repetidas pelos membros de determinada sociedade (folha de bloco; mínimo 20 linhas; entregar no retorno às aulas).

LITERATURA

Pesquisar sobre a obra da UFPR “Casa de pensão” de Aluisio  Azevedo (tem material de apoio do face da turma) e numa folha do bloco copiar e responder as questões que seguem.

  1. Ano de publicação e período literário a que pertence?
  2. Em que fato real foi baseada a narrativa? Explique o que foi o fato.
  3. Qual o tipo de narrador?
  4. Quais são as personagens da obra?
  5. Qual é a personagem principal?
  6. Na obra temos doenças morais e físicas. Quais as doenças morais?
  7. E quais as doenças físicas?
  8. Quais os temas principais da obra?

 

Assista aos vídeos que seguem e faça um resumo de no máximo 8 linhas sobre a história do livro.

https://www.youtube.com/watch?v=efp-p1oowy8

https://www.youtube.com/watch?v=07TXSjUJQIc

MATEMÁTICA

Leitura da Aula 4 2C (Vídeo Aula)

https://youtu.be/AJcPD87NdD0

Exercícios de Assimilação Aula 4 2C

 

3ª SÉRIE B

QUÍMICA

Leitura e resumo da aula 4 química 2D, " Conceito de pressão de vapor de um líquido, temperatura de ebulição e efeitos coligativos";

Relacionar essa aula com o artigo sobre contaminação com dietilenoglicol.

https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt

 

SOCIOLOGIA

Atividade sobre a matéria online: Conceito de Fato Social na obra de Émile Durkheim e suas implicações nas teorias sociológicas contemporâneas

(Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-90/conceito-de-fato-social-na-obra-de-emile-durkheim-e-suas-implicacoes-nas-teorias-sociologicas-contemporaneas/).

Escrever um texto apresentando as principais características dos fatos sociais e as suas diferenças em relação aos pensamentos e sentimentos coletivos e a simples condutas repetidas pelos membros de determinada sociedade (folha de bloco; mínimo 20 linhas; entregar no retorno às aulas).

LITERATURA

Assista aos vídeos que seguem e faça um resumo de no máximo 8 linhas sobre a história do livro A casa de pensão e coloque junto com as respostas da aula anterior.

https://www.youtube.com/watch?v=efp-p1oowy8

 

https://www.youtube.com/watch?v=07TXSjUJQIc

 

MATEMÁTICA

Leitura da Aula 4 2C (Vídeo Aula)

https://youtu.be/AJcPD87NdD0

Exercícios de Assimilação Aula 4 2C

 

 

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 5 - 6º Ano ao Ens. Médio

Gerais
07/04/2020

 

6º ANO A

GEOGRAFIA

ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.

- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.

- Use lápis colorido e canetinhas.

- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.

- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.

 

FILOSOFIA

Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).

Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.

CIÊNCIAS

Ler tema 5 – Os Biomas Terrestres – páginas 32, 33, 34, 35.

- No caderno copiar e responder apenas o exercício 9 da pág. 36 (livro didático). 

- Caderno de Atividade: pág. 11

 

 

6º ANO B

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA

TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA -  O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.

 

ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.

- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.

- Use lápis colorido e canetinhas.

- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.

- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.

 

FILOSOFIA

Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).

Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.

CIÊNCIAS

Em seu caderno, realizar uma pequena pesquisa (7 a 10 linhas) sobre a diferença entre VULCÃO, TSUNAMI e TERREMOTO. Em seguida representar através de um desenho cada um deles.

 

 

 

6º ANO C

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – CARTOGRAFIA

TEMA 1 - A importância da cartografia: LEITURA -  O educando deve ler as páginas 42, 43, e 44 do livro didático onde será apresentada a origem da cartografia e a necessidade do ser humano de representar a superfície da Terra assim como as técnicas utilizadas historicamente e atualmente na confecção de mapas e quais são as possíveis utilidades dos mapas para as sociedades.

 

ATIVIDADE CARTOGRAFIA: para ser entregue no retorno das aulas.

- Elabore um mapa em folha de papel sulfite representando a localização da sua moradia. Não esqueça de adicionar pontos de referência importantes (praças, lojas, monumentos, etc) para localizar sua casa e as ruas que estão presentes em seus arredores.

- Use lápis colorido e canetinhas.

- Busque representar sua casa no meio do mapa e pelo menos 1 quadra (quarteirão) de distância em volta da sua rua.

- Localize sua casa no Google Maps e utilize esta ferramenta como referência.

 

FILOSOFIA

Escrever um texto sobre As Diferenças entre Mito e Pensamento Racional (Filosofia). Material de consulta: livro didático (p. 16-23) e vídeo do YouTube O Nascimento da Filosofia: Mito vs Filosofia - História da Filosofia I – Canal A Arte de Pensar (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rbImwttCZJE&t=19s).

Fazer em folha de bloco; mínimo 10 linhas; entregar no retorno às aulas).

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios da página 47 do livro didático.

CIÊNCIAS

Ler o texto: Os Sons do Ecossistema (páginas 40 e 41) e em seu caderno copiar e responder as questões 1, 2, 3 e 4 da página 41.

 

7º ANO A

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.

4º passo:  Copie e responda as questões em seu caderno:

  1. Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
  2. Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
  3. Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
  4. Quantos e quais são os fusos brasileiros?
  5. Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
  6. Como o  país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
  7. O que é desenvolvimento sustentável?
  8. Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
  1. Pontos extremos
  2. Extensão N-S e L-O
  3. Fronteira marítima e fronteira terrestre
  4. Paralelos que cortam o país

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.

Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:

  1. Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
  2. Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
  3. Como a verdade é construída, segundo Epicuro?

 

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista: https://drive.google.com/open?id=1tOJ1L7YBxCIgUNzkBg0HnFRkDDfIYLxP

CIÊNCIAS

Assistir o vídeo: “ORIGEM DA VIDA/QUER QUE EU DESENHE/MAPA MENTAL/ DESCOMPLICA (5 min 5 s)   

Se quiser pode baixar o mapa mental disponível no canal DESCOMPLICA, imprimir e colar no seu caderno.

 

CADERNO DE ATIVIDADES: páginas 8 e 9.

 

7º ANO B

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.

4º passo:  Copie e responda as questões em seu caderno:

  1. Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
  2. Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
  3. Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
  4. Quantos e quais são os fusos brasileiros?
  5. Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
  6. Como o  país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
  7. O que é desenvolvimento sustentável?
  8. Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
  1. Pontos extremos
  2. Extensão N-S e L-O
  3. Fronteira marítima e fronteira terrestre
  4. Paralelos que cortam o país

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.

Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:

  1. Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
  2. Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
  3. Como a verdade é construída, segundo Epicuro?

 

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista: https://drive.google.com/open?id=1tOJ1L7YBxCIgUNzkBg0HnFRkDDfIYLxP

CIÊNCIAS

Assistir o vídeo: “ORIGEM DA VIDA/QUER QUE EU DESENHE/MAPA MENTAL/ DESCOMPLICA (5 min 5 s)   

Se quiser pode baixar o mapa mental disponível no canal DESCOMPLICA, imprimir e colar no seu caderno.

 

CADERNO DE ATIVIDADES: páginas 8 e 9.

 

7º ANO C

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: BRASIL TERRITÓRIO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 27.

4º passo:  Copie e responda as questões em seu caderno:

  1. Tomando como base a linha do Equador e o meridiano de Greenwich, qual a localização do território brasileiro?
  2. Segundo o IBGE qual a área territorial do Brasil?
  3. Quais da América do Sul fazem fronteira com o Brasil e quais não fazem?
  4. Quantos e quais são os fusos brasileiros?
  5. Descreva de forma resumida o relevo brasileiro.
  6. Como o  país utiliza sua abundante rede fluvial para atender as necessidades de sua nação?
  7. O que é desenvolvimento sustentável?
  8. Imprima um mapa mudo do Brasil ou desenhe e indique:
  1. Pontos extremos
  2. Extensão N-S e L-O
  3. Fronteira marítima e fronteira terrestre
  4. Paralelos que cortam o país

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 19, 20 e 21 do livro didático.

Elaborar um roteiro de estudo a partir das questões a seguir:

  1. Explique o significado da frase de Epicuro: “O prazer é o começo e o fim da vida feliz”.
  2. Exponha a classificação dos prazeres, segundo Epicuro, dando exemplos contemporâneos sobre os três tipos.
  3. Como a verdade é construída, segundo Epicuro?

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS

Exercícios: 25 ao 35

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1ahG3g_WX4cHlJ0y1yj9UVZUdtnFuWVQX

 

8º ANO A

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE

TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.

CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6

FILOSOFIA

Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.

Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:

  1. Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
  2. Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
  3. Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
  4. Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
  5. Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.

MATEMÁTICA

ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade:  Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).

Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)

Entrega:  Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.

Página 55 - Exercícios 27 e 28

Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34

CIÊNCIAS

Tema 1 – Sistema Cardiovascular (antigamente chamado de sistema circulatório).

Ler páginas 44 e 45 grifando as principais informações.

Em seu caderno, construa uma tabela diferenciando: ARTÉRIAS -  VEIAS – CAPIARES SANGUÍNEOS

Modelo da tabela:

https://drive.google.com/file/d/1fDO5768dqh55olhs5qK65aT_PeeePG_L/view?usp=sharing

Caderno de Atividade: páginas 12 e 13 (apenas o exercício 2).

 

8º ANO B

GEOGRAFIA

TEMA 2 – Da guerra fira ao século XXI – LEITURA – Páginas 46, 47 e 48 Conteúdos relacionados ao fenômeno histórico conhecido como Guerra Fria, um conflito ideológico que dividiu o mundo entre Socialistas e Capitalistas e que teve início logo após a segunda guerra mundial e se estendendo até o início dos anos 90.

- RECOMENDAÇÃO DE FILME –  Ponte de Espiões – 2015

 

FILOSOFIA

Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.

Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:

  1. Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
  2. Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
  3. Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
  4. Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
  5. Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.

 

MATEMÁTICA

ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade:  Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).

Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)

Entrega:  Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.

Página 55 - Exercícios 27 e 28

Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34

CIÊNCIAS

Tema 1 – Sistema Cardiovascular (antigamente chamado de sistema circulatório).

Ler páginas 44 e 45 grifando as principais informações.

Em seu caderno, construa uma tabela diferenciando: ARTÉRIAS -  VEIAS – CAPIARES SANGUÍNEOS

Modelo da tabela:

https://drive.google.com/file/d/1fDO5768dqh55olhs5qK65aT_PeeePG_L/view?usp=sharing

Caderno de Atividade: páginas 12 e 13 (apenas o exercício 2).

 

8º ANO C

GEOGRAFIA

UNIDADE 2 – O MUNDO HOJE

TEMA 1 – Sistemas econômicos: LEITURA – O educando fará a leitura das páginas 42, 43, 44, e 45 do livro didático identificando as características dos sistemas econômicos Capitalista e Socialista e escrevendo (copiando) em seu caderno os tópicos que destacam as características diferentes entre eles.

CADERNO DE ATIVIDADES – Páginas 14 e 15, ex. 1 ao 6

 

FILOSOFIA

Ler as págs. 34 a 36 do livro didático.

Elaborar um resumo no caderno orientando-se pelos temas a seguir:

  1. Explicar por que a ordem da matemática e da geometria são necessárias para Leibniz.
  2. Expor o que são verdades racionais e verdades contingentes.
  3. Explicar o que é o princípio da razão suficiente.
  4. Por que, para Leibniz, o humano é relativamente livre?
  5. Mostrar o papel das mônadas na teoria filosófica de Leibniz.

 

MATEMÁTICA

ANGULOS INTERNOS E EXTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO - CONTINUAÇÃO

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 52 até 54.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – VEJA O VÍDEO NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade:  Essa atividade deverá ser realizada copiando o enunciado, alternativas e desenho (completo).

Pode ser feito em folha de bloco, folha de papel almaço ou folha de caderno (lembrem-se de tirar os picotes!!!!!)

Entrega:  Devido a condição de isolamento, façam as atividades e as guardem de forma organizada, para que logo que possível, possamos retornar ao colégio e agendarmos uma data de entrega. Lembro a todos que a atividade deve ser feito no dia, para evitar acúmulo e possíveis esquecimentos. Se organizem e façam o seu melhor.

Página 55 - Exercícios 27 e 28

Página 56 - Exercícios 30, 31, 32, 33 e 34

CIÊNCIAS

Tema 2 – O sangue e seus componentes. Após a leitura das páginas 46 e 47 do seu livro didático, copiar em seu caderno, com o mesmo título do tema, e responder as questões abaixo:  

  1. Escreva 3 informações gerais sobre o sangue.
  2. Qual é a constituição do plasma sanguíneo?
  3. Aonde são produzidas as células sanguíneas? (Depois de responder, faça o desenho da página 47 “origem das células sanguíneas e das plaquetas).
  4. Quais outros nomes podemos das aos glóbulos vermelhos e brancos, respectivamente?
  5. Escreva a função das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.

 

9º ANO A

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: A GEOPOLÍTICA

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 25.

4º passo:  Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:

  1. Conceito da geopolítica
  2. Causas de conflitos geopolíticos
  3. Principais áreas geopolíticas estratégicas
  4. Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
  5. O resumo deve ser feito no caderno.

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 24 a 28 do livro didático (a página 28 somente o item “Platão e o ‘mundo perfeito’”.

Elaborar um roteiro de estudos (ou um resumo da leitura) sobre o tema estudado.

Ao elaborar o roteiro de estudos, tenha atenção à proposta de Nietzsche sobre os valores e sua crítica ao racionalismo, simbolizada pela crítica a Sócrates.

Fazer os exercícios da pág. 30.

 

MATEMÁTICA

Leitura e verificação de exemplos do capítulo 3 do livro didático, com o objetivo de revisar conteúdos de fatoração (páginas 34 a 36).

Verifique ferramenta digital de seu livro didático na página 34. Faça seu cadastro na página da SM seguindo as instruções da primeira página de seu livro.

 

9º ANO B

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: A GEOPOLÍTICA

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 16 e 25.

4º passo:  Elabore um resumo destacando os seguintes aspectos:

  1. Conceito da geopolítica
  2. Causas de conflitos geopolíticos
  3. Principais áreas geopolíticas estratégicas
  4. Mínimo 25 linhas máximo 40 linhas
  5. O resumo deve ser feito no caderno.

 

FILOSOFIA

Fazer a leitura das págs. 24 a 28 do livro didático (a página 28 somente o item “Platão e o ‘mundo perfeito’”.

Elaborar um roteiro de estudos (ou um resumo da leitura) sobre o tema estudado.

Ao elaborar o roteiro de estudos, tenha atenção à proposta de Nietzsche sobre os valores e sua crítica ao racionalismo, simbolizada pela crítica a Sócrates.

Fazer os exercícios da pág. 30.

 

MATEMÁTICA

Leitura e verificação de exemplos do capítulo 3 do livro didático, com o objetivo de revisar conteúdos de fatoração (páginas 34 a 36).

Verifique ferramenta digital de seu livro didático na página 34. Faça seu cadastro na página da SM seguindo as instruções da primeira página de seu livro.

 

1ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

INTERVALOS

1º PASSO

Leia o capítulo na página 29.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/i2dCe9aYGjw

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 29.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/watch?v=fy7myo_vhcg&feature=youtu.be

4º PASSO

Exercícios:

Página 29 exercícios 55 E 56

Página 30 exercício 57

QUÍMICA

Lista de exercício de revisão dos capítulos 2 e 3 do livro didático.

LINK LISTA DE EXERCÍCIOS:

https://drive.google.com/open?id=1BEG-YTSX3ud3U6Ro3ngHh4rje7lI1Xxx

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.

4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno.

QUESTÕES:

https://drive.google.com/file/d/1_Zvea_9A-G-fxHNQ5Z417TDQnM0RG7il/view?usp=sharing

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=45kUHLsn_sk (projeções cartográficas)

https://www.youtube.com/watch?v=Lk7MycpRP5c (escalas cartográficas)

BIOLOGIA

Pág. 172 e 173 leitura e explicar:

- Transporte passivo

- Difusão

- Osmose

- transporte ativo

- Bomba de sódio e potássio

Exercícios do livro página 190 e 191 - exercícios 1 ao 24.

INGLÊS

A página 34 traz um texto contendo dicas de saúde para estudantes universitários. Responda as questões da página 34 e em seguida visite a página da Universidade de Harvard dedicada ao assunto. A página mostra o programa de atividades e cursos oferecidos.

https://wellness.huhs.harvard.edu/

 

1ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

INTERVALOS

1º PASSO

Leia o capítulo na página 29.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/i2dCe9aYGjw

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 29.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/watch?v=fy7myo_vhcg&feature=youtu.be

4º PASSO

Exercícios:

Página 29 exercícios 55 E 56

Página 30 exercício 57

QUÍMICA

Lista de exercício de revisão dos capítulos 2 e 3 do livro didático.

LINK LISTA DE EXERCÍCIOS:

https://drive.google.com/open?id=1BEG-YTSX3ud3U6Ro3ngHh4rje7lI1Xxx

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo: colocar o título no seu caderno.

REVISÃO: CARTOGRAFIA UMA FORMA DE LER O MUNDO

3º  passo: fazer leitura atenta  e grifar no livro os principais  conceitos  geográficos presentes entre as páginas 34 e 50.

4º passo: Copie e responda as questões no seu caderno OU imprima e cole no caderno.

QUESTÕES:

https://drive.google.com/file/d/1_Zvea_9A-G-fxHNQ5Z417TDQnM0RG7il/view?usp=sharing

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=45kUHLsn_sk (projeções cartográficas)

https://www.youtube.com/watch?v=Lk7MycpRP5c (escalas cartográficas)

BIOLOGIA

Pág. 172 e 173 leitura e explicar:

- Transporte passivo

- Difusão

- Osmose

- transporte ativo

- Bomba de sódio e potássio

Exercícios do livro página 190 e 191 - exercícios 1 ao 24.

INGLÊS

A página 34 traz um texto contendo dicas de saúde para estudantes universitários. Responda as questões da página 34 e em seguida visite a página da Universidade de Harvard dedicada ao assunto. A página mostra o programa de atividades e cursos oferecidos.

https://wellness.huhs.harvard.edu/

 

2ª SÉRIE A

MATEMÁTICA

SISTEMAS LINEARES – MATEMÁTICA A

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 327 e 328

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/-hNPfUtL2hk

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista o vídeosmais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 327 e 328

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Página 328 exercício 07 e 08

OBS.: O exercício número dois pede para fazer representações gráficas de cada sistema, Já aprendemos a fazer essas representações no 9 ano. Contudo, caso alguém não lembre-se, no vídeo com o link em anexo, a professora explica cada um dos modelos que você vai precisar.

QUÍMICA

Leitura do artigo sobre contaminação com dietilenoglicol (LINK) + resumo das páginas 562 e 563 (Éteres e Ésteres) resolução dos exercícios: 38, 39, 40, 41, 42 e 43.

https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt

 

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo:  Assistir o filme “ O preço do amanhã”

3º  passo:  Imprimir e responder as questões em folha de bloco.

QUESTÕES:

https://drive.google.com/open?id=1keN5dvphiXfMajAUJ0EgUirAj_-MCmUh

 

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=euQrskSt1eY (filme completo e dublado)

BIOLOGIA

Exercícios do livro página 560 e 561 – exercícios 1 ao 18.

 

2ª SÉRIE B

MATEMÁTICA

SISTEMAS LINEARES – MATEMÁTICA A

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 327 e 328

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/-hNPfUtL2hk

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista o vídeosmais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 327 e 328

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Página 328 exercício 07 e 08

OBS.: O exercício número dois pede para fazer representações gráficas de cada sistema, Já aprendemos a fazer essas representações no 9 ano. Contudo, caso alguém não lembre-se, no vídeo com o link em anexo, a professora explica cada um dos modelos que você vai precisar.

QUÍMICA

Leitura do artigo sobre contaminação com dietilenoglicol (LINK) + resumo das páginas 562 e 563 (Éteres e Ésteres) resolução dos exercícios: 38, 39, 40, 41, 42 e 43.

https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt

 

GEOGRAFIA

1º passo:  Colocar no seu caderno a data.

2º passo:  Assistir o filme “ O preço do amanhã”

3º  passo:  Imprimir e responder as questões em folha de bloco.

QUESTÕES:

https://drive.google.com/open?id=1keN5dvphiXfMajAUJ0EgUirAj_-MCmUh

 

Assista os vídeos com o link abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=euQrskSt1eY (filme completo e dublado)

BIOLOGIA

Exercícios do livro página 560 e 561 – exercícios 1 ao 18.

 

 

3ª SÉRIE A

QUÍMICA

Leitura e resumo da aula 4 química 2D, " Conceito de pressão de vapor de um líquido, temperatura de ebulição e efeitos coligativos";

Relacionar essa aula com o artigo sobre contaminação com dietilenoglicol.

https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt

 

Resolver os exercícios: 04.01, 04.02, 04.03, 04.05, 04.06, 04.08, 04.09, 04.13, 04.14.

SOCIOLOGIA

Atividade sobre a matéria online: Conceito de Fato Social na obra de Émile Durkheim e suas implicações nas teorias sociológicas contemporâneas

(Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-90/conceito-de-fato-social-na-obra-de-emile-durkheim-e-suas-implicacoes-nas-teorias-sociologicas-contemporaneas/).

Escrever um texto apresentando as principais características dos fatos sociais e as suas diferenças em relação aos pensamentos e sentimentos coletivos e a simples condutas repetidas pelos membros de determinada sociedade (folha de bloco; mínimo 20 linhas; entregar no retorno às aulas).

LITERATURA

Pesquisar sobre a obra da UFPR “Casa de pensão” de Aluisio  Azevedo (tem material de apoio do face da turma) e numa folha do bloco copiar e responder as questões que seguem.

  1. Ano de publicação e período literário a que pertence?
  2. Em que fato real foi baseada a narrativa? Explique o que foi o fato.
  3. Qual o tipo de narrador?
  4. Quais são as personagens da obra?
  5. Qual é a personagem principal?
  6. Na obra temos doenças morais e físicas. Quais as doenças morais?
  7. E quais as doenças físicas?
  8. Quais os temas principais da obra?

 

Assista aos vídeos que seguem e faça um resumo de no máximo 8 linhas sobre a história do livro.

https://www.youtube.com/watch?v=efp-p1oowy8

https://www.youtube.com/watch?v=07TXSjUJQIc

MATEMÁTICA

Leitura da Aula 4 2C (Vídeo Aula)

https://youtu.be/AJcPD87NdD0

Exercícios de Assimilação Aula 4 2C

 

3ª SÉRIE B

QUÍMICA

Leitura e resumo da aula 4 química 2D, " Conceito de pressão de vapor de um líquido, temperatura de ebulição e efeitos coligativos";

Relacionar essa aula com o artigo sobre contaminação com dietilenoglicol.

https://drive.google.com/open?id=1ehdl-Y0Vq0DYtMBzMzP0Ze7_1qEqyPKt

 

SOCIOLOGIA

Atividade sobre a matéria online: Conceito de Fato Social na obra de Émile Durkheim e suas implicações nas teorias sociológicas contemporâneas

(Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-90/conceito-de-fato-social-na-obra-de-emile-durkheim-e-suas-implicacoes-nas-teorias-sociologicas-contemporaneas/).

Escrever um texto apresentando as principais características dos fatos sociais e as suas diferenças em relação aos pensamentos e sentimentos coletivos e a simples condutas repetidas pelos membros de determinada sociedade (folha de bloco; mínimo 20 linhas; entregar no retorno às aulas).

LITERATURA

Assista aos vídeos que seguem e faça um resumo de no máximo 8 linhas sobre a história do livro A casa de pensão e coloque junto com as respostas da aula anterior.

https://www.youtube.com/watch?v=efp-p1oowy8

 

https://www.youtube.com/watch?v=07TXSjUJQIc

 

MATEMÁTICA

Leitura da Aula 4 2C (Vídeo Aula)

https://youtu.be/AJcPD87NdD0

Exercícios de Assimilação Aula 4 2C

 

 


Feira Literária 2025 - Fundamental I - Infantil


Visita da Secretaria da Cultura e Igualdade Racial de Colombo


Feira Literária 2025 - Semana da Arte Moderna


Explorando a Química na Prática - 9º A e B


Veja a lista completa


Brasil
• Centro Educ. Passionista Mãe da Sta. Esperança
• Colégio Passionista João XXIII
• Colégio Passionista Santa Gema
• Colégio Passionista Santa Luzia
• Colégio Passionista Santa Maria
• Centro de Educ. Inf. Passionista João Paulo II
• Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
• Colégio Passionista Nossa Senhora Menina
• Colégio Passionista São José
• Colégio Passionista São Paulo da Cruz
passiorosario
passiorosario
passiorosario
(41) 3656-3835
(41) 3656-3835
Copyright Rede Passionista de Educação 2025 ® Proibida a reprodução.
Aviso de Privacidade Delta Tech Tecnologia - Delta Educacional

   Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário
     online

Olá! Selecione o setor que deseja mais informações:
 
 
Você aceita receber informações nossas e está de acordo com a nossa política de privacidade?
Clique aqui para ler nosso termo de privacidade.
O Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário utiliza cookies para permitir o início de sessão segura, memorizar suas preferências, gerir a sessão, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, otimizar as funcionalidades e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses.
Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

  

  

Personalizar
Clique aqui e consulte nosso aviso de privacidade para obter mais informações.

Quero Personalizar a Minha Configuração

Selecione suas personalizações de cookies abaixo:

Cookies são pequenos arquivos instalados no seu dispositivo que permitem a coleta de algumas informações,


Para saber mais sobre cookies, acesse nosso Aviso de Cookies.

Aviso de Cookies

Cookies são pequenos arquivos instalados no navegador ou dispositivo de um usuário que acessa uma aplicação de internet, esses arquivos coletam algumas informações e ficam instalados nos nossos celulares, tablets e computadores. Eles têm várias finalidades: memorizar dados de autenticação do usuário, avaliar métricas de performance, identificar problemas de uso, permitir o funcionamento correto do site e coletar informações sobre o comportamento do usuário, dentre outras.

Existem tipos distintos de cookies. Em nosso site, nós poderemos utilizar os seguintes:

• Cookies estritamente necessários. São essenciais para o funcionamento de nosso site, para garantir a sua segurança e performance adequada, sem os quais ele não funcionaria corretamente.
• Cookies de análise. Coletam informações sobre o seu comportamento durante a navegação em nosso site, como as páginas que são acessadas, o tempo de visita, as páginas pouco acessadas, de modo a nos permitir melhorar a qualidade do site.
• Cookies de propaganda. Coletam dados do usuário para a criação do seu perfil de consumo. Isso permite que o Colégio e outras empresas direcionem ao usuário um tipo publicidade de compatível com as preferências entendidas pelos cookies.

Quer saber quais cookies estão ativos no site do Colégio? Aqui temos uma relação com o nome do cookie, o domínio (site) a que ele está vinculado (se é ao próprio site do Colégio, os chamados cookies primários, ou de terceiros, como Google, Facebook, YouTube, etc) a descrição do seu funcionamento, a duração do armazenamento dos dados e o tipo.

Privacidade e Proteção de Dados
Caso você se oponha à sua utilização você pode recusar a instalação desses cookies ou removê-los do seu navegador ou dispositivo, com exceção dos cookies estritamente necessários, que são fundamentais para o funcionamento correto do site.

Para mais informações sobre como remover cookies do seu dispositivo, você pode acessar os seguintes sites, de acordo com o navegador que você utiliza. Ao acessar os respectivos sites, você estará sujeito às políticas de privacidade de outras empresas, que podem não ser condizentes ou similares aos termos desta Política:

• Como remover cookies no Google Chrome
• Como remover cookies no Mozilla Firefox
• Como remover cookies no Internet Explorer
• Como remover cookies no Safari

Aviso de Privacidade

Titular, aqui você se informa sobre o que acontece com os seus dados

O Colégio Passionista Rosário respeita a sua privacidade e os seus dados pessoais e aqui a gente te conta como e porquê coletamos informações sobre você. É um direito seu.

Se quiser falar com a gente sobre esse assunto clique aqui  e você já será direcionado para o nosso e-mail. Criamos um canal exclusivo para atender você.

No final do texto também te explicamos como colocar seus direitos sobre esse assunto na prática, quer ir direto pra lá? Clique aqui.

Então vamos lá. Primeiro a gente quer te contar com quem estamos falando aqui.

Quem são os titulares de dados com quem o Colégio Passionista Rosário interage?

O Colégio Passionista Rosário tem por propósito:
  • Formar o educando como elemento de autorrealização;
  • Educar cristãos conscientes, por opções pessoais, que verdadeiramente praticam valores éticos em suas vidas;
  • Preparar pessoas com senso de solidariedade, fraternidade e conscientes das necessidades da sociedade contemporânea;
  • Formar pessoas críticas para que se tornem agentes de transformação.
Para o desenvolvimento e andamento de nossas atividades, utilizamos dados pessoais de todo o público com quem nos relacionamos, que são:  crianças e adolescentes, pais e responsáveis e, pontualmente, grupo familiar.

Também temos os candidatos às nossas vagas, que nos enviam currículos, os nossos colaboradores, nossos educadores, as pessoas que estão por trás das empresas com quem negociamos e/ou temos parcerias (seus sócios ou representantes).

É com vocês que estamos falando aqui.

Quais dados pessoais de vocês usamos? E porquê?

Cookies
Independente de quem você seja (educando, responsável legal ou financeiro, fornecedor, parceiro, candidato, colaborador ou representante de uma empresa), quando você entra no nosso site, a gente coleta algumas informações sobre a sua navegação. Para saber quais, é só checar o nosso Aviso de Cookies.
 
Monitoramento de segurança
Aqui, novamente, não importa quem você é, podemos captar a sua imagem por meio do circuito fechado de câmeras para o monitoramento de segurança do Colégio. Essa é uma medida essencial voltada para a proteção das pessoas e do patrimônio do Colégio Passionista Rosário. Essas informações são armazenadas por um breve período de tempo e não são compartilhadas com outras pessoas ou empresas que não a nossa empresa de segurança contratada.
 
Criança ou Adolescente
Se você é uma criança ou adolescente, a gente vai precisar de alguns dados de cadastro (nome, data de nascimento, naturalidade, nacionalidade, série, número da matrícula, endereço, telefone e carteira de vacinação) para fazer a sua matrícula em nosso Colégio e, também, para atender a obrigações legais, como prestar informações aos órgãos públicos, por exemplo. Também pediremos outros dados seus, considerados sensíveis como a ficha de saúde, que é um documento de acesso restrito que fica muito bem guardado na enfermaria do Colégio e atestado para a prática de educação física, essencial para proteger a sua saúde e integridade física.

Além disso, podemos usar a sua imagem nas nossas mídias on-line e impressas, mas fique tranquilo(a), só faremos isso caso você e seu responsável consintam, de forma expressa.
 
Pais ou responsáveis legais e financeiros
Ainda para realizar a matrícula, precisaremos de alguns dados de cadastro dos pais ou responsáveis legais e financeiros (nome, CPF, telefone, e-mail). Usamos esses dados também para realizar a cobrança da prestação dos serviços educacionais, futuramente.
 
Grupo familiar
Caso a criança ou adolescente seja candidata a uma bolsa de estudos precisaremos de informações do seu grupo familiar para verificarmos se há, de fato, uma carência de recursos financeiros que possibilite o pagamento do valor integral da mensalidade. Nesse caso, precisaremos atender a alguns requisitos do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) também.
 
Candidatos a vagas
Se você quer trabalhar no Colégio Passionista Rosário e é candidato a uma das nossas vagas, a gente vai receber o seu currículo e seremos guardiões dos dados que estão nele pelo prazo máximo de um ano. Se você evoluir nas nossas etapas de seleção, vamos obter novos dados sobre você, como, por exemplo, a avaliação do seu perfil comportamental, que é realizado por meio de um formulário, mas você vai ser informado de tudo isso quando se candidatar a uma de nossas vagas.
 
Colaborador ou educador
Agora, se você é um colaborador ou educador, vamos precisar usar seus dados para cumprir o contrato de experiência ou de trabalho ou prestação de serviços que firmamos com você. Um exemplo disso são os seus dados bancários, essenciais para que você receba o seu pagamento. Além disso, precisaremos dos seus dados para cumprir uma série de obrigações legais, a começar pelo exame admissional, que é uma providência obrigatória para nós e que contém importantes dados de saúde seus. Estes são só exemplos, ao longo da nossa relação pode surgir outras necessidades. Por exemplo, caso você sofra um acidente de trabalho há uma série de informações sobre você que precisarão ser compartilhadas com órgãos de fiscalização e a empresa seguradora do Colégio. Você encontra as informações sobre quais dados seus usamos e os motivos do uso destacadas no seu contrato de trabalho. É só conferir lá e falar com a gente se tiver alguma dúvida. 

Se você é Colaborador, o Colégio Passionista Rosário pode usar seus dados por outros motivos também, de forma menos frequente. Se você tiver filhos menores, por exemplo, e optar por aderir ao plano odontológico, precisaremos informar à empresa que presta este serviço os dados dessa criança ou adolescente para que ela se torne sua dependente no plano.

Além disso, pode ser que o Colégio Passionista Rosário precise usar seus dados em um processo judicial ou administrativo, por isso algumas informações sobre você precisarão ser armazenadas mesmo depois de você deixar o Colégio.
 
O Colégio Passionista Rosário exclui seus dados depois de algum tempo?
Com certeza! Nós mantemos os seus dados enquanto temos uma justificativa para isso.

Agora, o tempo de cada tipo de dado varia muito caso a caso.

Quer saber por quanto tempo armazenaremos o seu dado? É só chamar a gente aqui. Vamos confirmar a sua identidade (isso é importante, para que a gente não passe informações suas para uma pessoa que esteja se passando por você), verificar quais dados seus armazenamos e te daremos uma resposta.
O Colégio Passionista Rosário compartilha meus dados com alguém?
Sim, para exercer nossas atividades, temos parceiros com quem, eventualmente, precisamos compartilhar seus dados. Se você é um colaborador, por exemplo, vamos compartilhar seus dados com empresas que são responsáveis pelos seus benefícios: alimentação, transporte, saúde, com a clínica em que você realizará os seus exames de admissão e demissão, com o banco através do qual você receberá o seu salário e também as informações prestadas aos órgãos públicos, como INSS e Receita Federal. No seu contrato te damos todos os detalhes.

Se você é um educando, a gente vai compartilhar seus dados com órgãos públicos, como o MEC, e também com empresas que nos ajudam a proporcionar um ensino de qualidade pra você, como, por exemplo, o nosso software de gestão educacional, ferramentas on-line de prática pedagógica e a nossa seguradora. 

E o mais importante, o Colégio Passionista Rosário não comercializa seus dados pessoais com ninguém.
Os dados são seus e você tem direitos, sabia?
A gente vai trazer todos os seus direitos aqui. É importante que você saiba que eles existem.

Mas se você tem um pedido e está sem saber se você tem direito ao que pretende, fale com a gente. Se o seu pedido for pertinente, a gente vai atendê-lo e, se não for, vamos te explicar porque não podemos fazer isso.

Vamos aos seus direitos:
  1. 1. Se a gente te pediu, em algum momento, para nos autorizar a fazer algo com seus dados e você nos autorizou, você pode voltar atrás e desautorizar a qualquer momento.
  2. 2. Se você entender que a gente está usando seus dados de uma forma inadequada ou ilegal, você pode pedir que a gente pare de usá-los. E se a gente não tiver argumentos para justificar o que estamos fazendo e porque estamos fazendo, nós vamos parar.
  3. 3. Você pode saber quais dados seus o Colégio Passionista Rosário tem.
  4. 4. Você pode pedir para o Colégio Passionista Rosário corrigir ou atualizar um dado seu, sempre que necessário.
  5. 5. Você pode pedir para que o Colégio Passionista Rosário elimine os seus dados dos seus sistemas e arquivos. Se não tivermos nenhuma justificativa para mantê-los, atenderemos. Agora, se tivermos as nossas razões para isso, te explicaremos quais são e manteremos os dados.
  6. 6. Você pode pedir que o Colégio Passionista Rosário transfira os seus dados para outra empresa.
  7. 7. Você pode fazer uma reclamação sobre o Colégio Passionista Rosário na Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que é o órgão responsável por fiscalizar se estamos cumprindo nossas obrigações e protegendo seus dados pessoais e sua privacidade.
  8. 8. Você tem que ser informado quando o Colégio Passionista Rosário compartilhar as suas informações com alguma outra empresa ou instituição.
Quer ter um direito seu atendido? É só pedir pra gente.
 
A gente protege os seus dados

Aqui no Colégio Passionista Rosário só acessa os seus dados quem realmente precisa deles, para praticar atividades que você já vai ter sido informado que acontecem, seja por meio do seu contrato ou dos nossos avisos pontuais.

Nossa equipe de segurança da informação protege a nossa rede privada com antivírus e  firewall adequados, temos uma cópia de segurança dos nossos dados (backup), fazemos testes de penetração (para entender se os nossos sistemas tem brechas e repará-las), e varredura nos sistemas (para identificar a tentativa de invasores).

Você pode falar com a gente quando quiser.

Temos uma equipe especificamente designada para atendê-lo bem quando o assunto for a sua privacidade e a proteção dos seus dados.

São eles também que vão esclarecer as dúvidas de parceiros e fornecedores, que precisarem fazer ou gerir um acordo de proteção de dados com a gente.

Você pode acessá-los no e-mail privacidade.rosario@passionista.com.br e ter as suas solicitações atendidas com agilidade e sem qualquer custo.

Este é um documento vivo

Não se surpreenda caso você identifique mudanças neste aviso. Ele está em constante aprimoramento e atualização, fruto da melhoria contínua dos nossos processos e das soluções para que a sua privacidade e proteção de dados estejam cada vez mais cuidadas.

Esta é a segunda versão deste aviso e foi disponibilizada para você no dia 03/08/2023.

A nossa primeira versão data de 16 de novembro de 2020.