Notícias

Ver lista completa

ABERTURA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

  • Compartilhar:

QUARESMA:

O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs.
A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia).
Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.
Os serviços religiosos desse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.
Esta preparação é feita através de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações.
Quarta-feira de Cinzas
A liturgia da Quarta-feira de Cinzas abre o tempo da Quaresma, não se diz o Glória, nem o Creio, na missa. O nome vem das cinzas que nesse dia são bentas e impostas na cabeça dos fiéis, como símbolo da vida efêmera e passageira e convite à penitência.
O rito da bênção das cinzas realiza-se na quarta-feira que precede o primeiro domingo da Quaresma, antes da missa principal, para logo em seguida, e durante todo o dia, ser imposta aos fiéis que o pedirem. A cinza é proveniente dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior. A imposição se faz no alto da cabeça, em forma de cruz acompanhada de uma das seguintes das admoestações:
– ...arrependei-vos e crede no Evangelho. (Marcos 1:15)
– ...porquanto tu és pó, e em pó te hás de tornar. (Gênesis 3:19)
 
Cores litúrgicas
A cor litúrgica do Tempo da Quaresma é o roxo; para o 4º domingo, chamado domingo da alegria, é permitido o uso da cor rosa. No Domingo de Ramos, a cor das vestes litúrgicas do celebrante é a vermelha(IGMR, n. 346).
Campanha da Fraternidade 2015
Tema:“Fraternidade: Igreja e Sociedade”
Lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45)
 
A Campanha da Fraternidade tem como objetivos:
 
Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos de vem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).
 
Os temas da CF, inicialmente, contemplaram mais a vida interna da Igreja.
A consciência sempre maior da situação de injustiça, de exclusão e de crescente miséria levou à escolha de aspectos bem de terminados da realidade socioeconômica e política brasileira. O restabelecimento da justiça e da fraternidade nessas situações era compromisso urgente da fé.
 
Nesta Quarta-feira de Cinzas (18), dia em que é aberto o período da Quaresma para a Igreja Católica, foi lançada nacionalmente a Campanha da Fraternidade 2015. O tema deste ano será "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema "Eu vim para servir". A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.
De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), a CF buscará "recordar a vocação e missão dos cristãos e comunidades de fé a partir do diálogo e colaboração entre a Igreja e sociedade", como serviço ao povo brasileiro.
 
 
VEJA AS FOTOS DA ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 FEITA PELOS 5°s ANO NO LINK:
 
 

Acesse de um dispositivo móvel:

Rosário
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo