VISITA VIRTUAL - LINKS E ATIVIDADE – ARTE
Conteúdo destinado aos educandos do Ens. Fundamental II - 6º ao 9º ano
Conheça alguns museus pelo mundo que podem ser visitados virtualmente.
As novas tecnologias têm a capacidade de nos levar a todo o lado sem sairmos de casa. E neste momento de isolamento social graças ao Covid-19, devemos utilizá-las para combater a distância.
A partir de qualquer dispositivo eletrônico, como smartphone ou computador, os utilizadores podem visitar diversos museus espalhados pelo mundo sem sair do sofá.
Acessar virtualmente um dos links abaixo e fazer uma visita virtual a alguns desses museus de Arte espalhados pelo mundo. No site volta ao mundo você consegue 12 museus ao redor do mundo:
Deixo também o link para outras possibilidades:
CAPELA SISTINA:
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html
MUSEU VICTOR MEIRELLES
http://eravirtual.org/museu-victor-meirelles/
MUSEUS DA ARTE MODERNA:
MUSEU DA ARTE EGÍPCIA
http://www.virtual-egyptian-museum.org/
MUSEU SALVADOR DALI
https://www.salvador-dali.org/ca/museus/teatre-museu-dali-de-figueres/
MUSEU FRIDA KAHLO
https://www.museofridakahlo.org.mx/en/the-blue-house/multimedia/
MUSEU OSCAR NIEMEYER
https://www.museuoscarniemeyer.org.br/vi
Na sequência, escolher uma das obras que mais lhe chamou a atenção, e fazer uma análise da obra, respondendo às seguintes questões:
ATIVIDADE DE LEITURA DE OBRA DE ARTE
1. Ficha Técnica
Título:
Autor da obra:
Local e Data:
Dimensão:
Técnica:
2. Descrevendo
O que você vê nesta imagem? (descrever de forma objetiva)
3. Analisando (Elementos formais da obra de arte):
Como são as Linhas:
Como são as Formas:
Quais cores são predominantes?
Como o artista organizou a Luz/Sombra:
Como é a Textura dessa obra de ARTE:
Tem Planos, perspectiva e figura e fundo?
A Composição é Simétrica?
O quadro tem sensação de Movimento?
4. Temática:
Tendência artística (De qual período você acha que ela é?):
A obra se parece com quê?
Sobre o que você acha que ela trata?
Qual a mensagem que o artista passa através dessa obra?
Se parece com objetos artísticos que você já viu? Como você acha que foi a reação das pessoas ao ver esta obra?
5. Interpretando (sensações, emoções, lembranças e significados pessoais):
O que você sente ao ver esta obra?
Você gosta ou não? Por quê?
Você enquadraria a obra como Arte?
6. Fundamentando (breve pesquisa sobre a biografia do autor destacando as características e a importância de sua produção no panorama artístico nacional e ou internacional):