Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Você esqueceu como se logar?
Para o acesso do Educando, utilize o Número de Matrícula como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Para o acesso de Pai/Mãe/Responsável, utilize o CPF (sem pontos ou traços) como Usuário e a Senha cadastrada, ou a data de nascimento (ddmmaaaa). Resgatar Senha

Notícias

Continue vendo em
seu dispositivo móvel:

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 7 - 6º ano à 3ª série

BLOCO DE ESTUDOS, REVISÕES E PESQUISAS 7 - 6º ano à 3ª série Nossa Senhora do Rosário

6º ANO A

PORTUGUÊS

Trabalho em folha de bloco, exemplificando os tipos de linguagens - pág. 21

Escrever o conceito de cada tipo de linguagem: verbal, não verbal, multimodal e digital e ao lado de cada uma fazer desenhos, colar imagens, figuras e/ou fotos que possam representá-las.

Exemplo: na linguagem verbal colar um texto que só use palavras, na linguagem não verbal colar a figura de uma placa de trânsito só com símbolo etc.

Entregar o trabalho impreterivelmente no retorno às aulas.

HISTÓRIA

Reproduzir a linha do tempo Evolução Humana (p. 32-33 do livro didático) com todas as etapas e informações dos estágios evolutivos do processo de hominização (homo habilis, homo erectus, homo heidelbergensis, homo sapiens e homo sapiens sapiens) (fazer numa folha de papel sulfite na horizontal para entregar no retorno às aulas).

INGLÊS

Responder a página 30 no livro didático (exercícios 1, 3, 4 e 5): Exercício 1 – completar usando as palavras da caixa; exercício 3 – completar o texto com palavras parecidas com as que estão em negrito; exercício 4 ler o texto do exercício 3 e escrever a relação do Toby com os diferentes membros da família; exercício 5 – escrever um pequeno texto descrevendo sobre sua família (em inglês).

MATEMÁTICA

Copiar e resolver os exercícios da página 49 do livro didático.

Conferir as respostas no final do livro, sinalizando as dúvidas a serem sanadas pelo professor no retorno das atividades.

 

 

 

6º ANO B

PORTUGUÊS

Trabalho em folha de bloco, exemplificando os tipos de linguagens - pág. 21

Escrever o conceito de cada tipo de linguagem: verbal, não verbal, multimodal e digital e ao lado de cada uma fazer desenhos, colar imagens, figuras e/ou fotos que possam representá-las.

Exemplo: na linguagem verbal colar um texto que só use palavras, na linguagem não verbal colar a figura de uma placa de trânsito só com símbolo etc.

Entregar o trabalho impreterivelmente no retorno às aulas.

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Indícios de Religiosidade na Pré-História” no livro didático (p. 20-21) e produção de breve texto no caderno (8 a 10 linhas) respondendo à questão: que motivos fizeram os seres humanos sentirem a necessidade de criar práticas religiosas?

Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube:

 “Religiões – Introdução” (https://www.youtube.com/watch?v=ElW-wUBOijU).

MATEMÁTICA

Copiar e resolver os exercícios da página 49 do livro didático.

Conferir as respostas no final do livro, sinalizando as dúvidas a serem sanadas pelo professor no retorno das atividades.

 

6º ANO C

PORTUGUÊS

Trabalho em folha de bloco, exemplificando os tipos de linguagens - pág. 21

Escrever o conceito de cada tipo de linguagem: verbal, não verbal, multimodal e digital e ao lado de cada uma fazer desenhos, colar imagens, figuras e/ou fotos que possam representá-las.

Exemplo: na linguagem verbal colar um texto que só use palavras, na linguagem não verbal colar a figura de uma placa de trânsito só com símbolo etc.

Entregar o trabalho impreterivelmente no retorno às aulas.

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Indícios de Religiosidade na Pré-História” no livro didático (p. 20-21) e produção de breve texto no caderno (8 a 10 linhas) respondendo à questão: que motivos fizeram os seres humanos sentirem a necessidade de criar práticas religiosas?

Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube:

 “Religiões – Introdução” (https://www.youtube.com/watch?v=ElW-wUBOijU).

MATEMÁTICA

Copiar e resolver os exercícios da página 49 do livro didático.

Conferir as respostas no final do livro, sinalizando as dúvidas a serem sanadas pelo professor no retorno das atividades.

 

7º ANO A

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1tCHEenWb9mrZLYBtDwOpqeLF3puxal8o

PORTUGUÊS

Ler o texto das págs. 79 e 80. Responder os exercícios da pág. 81.

Título no caderno: Interpretação do texto “O naufrágio” (págs. 79 a 81).

Fazer um resumo dos capítulos 1 e 2 do livro paradidático “As batalhas do castelo” em uma folha de bloco, escrito a caneta e entregar quando as aulas presenciais voltarem.

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Xamanismo” no livro didático (p. 20-21) e produção de atividades, (um texto explicativo manuscrito contendo as seguintes informações: o que é o Xamanismo? Qual é a importância dos xamãs para sua comunidade? Na atualidade existem práticas xamânicas?; entregar no retorno às aulas).

Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube:

 “Xamanismo” (https://www.youtube.com/watch?v=nmN_SAl_3Ks).

INGLÊS

Acessar o site: https://ideasforus.org/is-fashion-killing-the-planet-and-its-people/ e resumir os principais aspectos apresentados no texto e no vídeo. Qual o impacto ambiental da indústria da moda? (What’s the impacto f fashion to the environment?) Como podemos reduzir o consumo? (How can we reduce consumerism?)

 

 

7º ANO B

MATEMÁTICA

Resolução da LISTA DE EXERCÍCIOS.

Segue LINK para acesso a lista:

https://drive.google.com/open?id=1tCHEenWb9mrZLYBtDwOpqeLF3puxal8o

 

PORTUGUÊS

Responder os exercícios 1, 2, 3, 4 e 5 (págs. 73, 74 e 75) no caderno (sem enunciado).

Título no caderno: Exercícios (págs. 73, 74 e 75).

INGLÊS

Acessar o site: https://ideasforus.org/is-fashion-killing-the-planet-and-its-people/ e resumir os principais aspectos apresentados no texto e no vídeo. Qual o impacto ambiental da indústria da moda? (What’s the impacto f fashion to the environment?) Como podemos reduzir o consumo? (How can we reduce consumerism?)

 

 

7º ANO C

PORTUGUÊS

Ler o texto das págs. 50 a 53. Responder os exercícios das págs. 54 e 55.

Título no caderno: Interpretação do texto “A metamorfose” (págs. 50 a 55).

ENSINO RELIGIOSO

Leitura do texto “Jeitos de ser: Xamanismo” no livro didático (p. 20-21) e produção de atividades, (um texto explicativo manuscrito contendo as seguintes informações: o que é o Xamanismo? Qual é a importância dos xamãs para sua comunidade? Na atualidade existem práticas xamânicas?; entregar no retorno às aulas).

Obs: além do livro didático, também pode ser utilizado como material de consulta o vídeo do YouTube:

 “Xamanismo” (https://www.youtube.com/watch?v=nmN_SAl_3Ks).

INGLÊS

Acessar o site: https://ideasforus.org/is-fashion-killing-the-planet-and-its-people/ e resumir os principais aspectos apresentados no texto e no vídeo. Qual o impacto ambiental da indústria da moda? (What’s the impacto f fashion to the environment?) Como podemos reduzir o consumo? (How can we reduce consumerism?)

 

8º ANO A

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – ASSISTA NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 63 exercício 09 e 10

Página 65 exercícios 12 e 13

PORTUGUÊS

Leitura e Interpretação de Texto

Ler o texto “O menino”, páginas 36 e 37, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, sem enunciado, no caderno: páginas 38 a 41 (todos).

CIÊNCIAS

Tema 2 – O sangue e seus componentes. Após a leitura das páginas 46 e 47 do seu livro didático, copiar em seu caderno, com o mesmo título do tema, e responder as questões abaixo:  

  1. Escreva 3 informações gerais sobre o sangue.
  2. Qual é a constituição do plasma sanguíneo?
  3. Aonde são produzidas as células sanguíneas? (depois de responder, faça o desenho das página 47 “origem das células sanguíneas e das plaquetas).
  4. Quais outros nomes podemos das aos glóbulos vermelhos e brancos, respectivamente?
  5. Escreva a função das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.

INGLÊS

Entrevistar 5 familiares e perguntar se já fizeram alguma “Crazy diet” (dieta maluca). Transcrever as respostas em inglês. (A entrevista pode ser realizada com os familiares via ligação ou troca de mensagens.)

GEOGRAFIA

TEMA 2 – LEITURA – páginas 49, 50 e 51. As consequências da guerra fria se estendem desde divisões territoriais nas colônias europeias na África, construção do Muro de Berlin que causou divisão política e física da Alemanha e até mesmo o surgimento de regimes autoritários nos países da América Latina. Além disso, o fim da Guerra Fria desestabilizou a economia mundial formando uma Nova ordem Mundial.

TAREFA – página 52 ex. 1 ao 9 – NO CADERNO COM ENUNCIADOS.

 

8º ANO B

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – ASSISTA NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 63 exercício 09 e 10

Página 65 exercícios 12 e 13

PORTUGUÊS

Leitura e Interpretação de Texto

Ler o texto “O menino”, páginas 36 e 37, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, sem enunciado, no caderno: páginas 38 a 41 (todos).

CIÊNCIAS

Tema 2 – O sangue e seus componentes. Após a leitura das páginas 46 e 47 do seu livro didático, copiar em seu caderno, com o mesmo título do tema, e responder as questões abaixo:  

  1. Escreva 3 informações gerais sobre o sangue.
  2. Qual é a constituição do plasma sanguíneo?
  3. Aonde são produzidas as células sanguíneas? (depois de responder, faça o desenho das página 47 “origem das células sanguíneas e das plaquetas).
  4. Quais outros nomes podemos das aos glóbulos vermelhos e brancos, respectivamente?
  5. Escreva a função das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.

INGLÊS

Entrevistar 5 familiares e perguntar se já fizeram alguma “Crazy diet” (dieta maluca). Transcrever as respostas em inglês. (A entrevista pode ser realizada com os familiares via ligação ou troca de mensagens.)

 

8º ANO C

MATEMÁTICA

TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICAS

1º PASSO

Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO – ASSISTA NOVAMENTE

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLwlF-KT3wcYLj2ErS5tfbJVychrQunpjf

Agora que você assistiu o vídeo. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista o vídeo mais de uma vez. Após ver o vídeo, retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo nas páginas 62 até 65.

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

Assista o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

4º PASSO

Exercícios:

Página 63 exercício 09 e 10

Página 65 exercícios 12 e 13

PORTUGUÊS

Leitura e Interpretação de Texto

Ler o texto “O menino”, páginas 36 e 37, do livro didático.

Responder aos seguintes exercícios, sem enunciado, no caderno: páginas 38 a 41 (todos).

CIÊNCIAS

Caderno de Atividades págs. 13 (exercícios 3 e 4), 14 (exercícios 5 e 6)

INGLÊS

Entrevistar 5 familiares e perguntar se já fizeram alguma “Crazy diet” (dieta maluca). Transcrever as respostas em inglês. (A entrevista pode ser realizada com os familiares via ligação ou troca de mensagens.)

GEOGRAFIA

TEMA 2 – LEITURA – páginas 49, 50 e 51. As consequências da guerra fria se estendem desde divisões territoriais nas colônias europeias na África, construção do Muro de Berlin que causou divisão política e física da Alemanha e até mesmo o surgimento de regimes autoritários nos países da América Latina. Além disso, o fim da Guerra Fria desestabilizou a economia mundial formando uma Nova ordem Mundial.

TAREFA – página 52 ex. 1 ao 9 – NO CADERNO COM ENUNCIADOS.

 

9º ANO A

PORTUGUÊS

 

Leitura e compreensão textual - o artigo de opinião: Confrontando diferentes pontos de vista sobre o mesmo fato (pág 78 à 80). Exercícios 1 à 4.

 

Biblioteca: leitura dos capítulos 10 e 11 do livro paradidático: Os miseráveis.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca sobre os dois capítulos lidos. (15 linhas)

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório.

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios de 15 a 18 da página 37 do seu livro didático.

Conferir as respostas e revisar os exercícios em que aparecem erros.

ENSINO RELIGIOSO

Fazer a leitura da pág. 20 e pesquisar:

  1. Qual é a origem do islamismo?
  2. Quem foi Maomé?
  3. Qual é o livro sagrado do islamismo? Como, segundo a tradição islâmica, ele foi revelado?
  4. Quais são os cinco pilares do islamismo?

Fazer, individualmente, a atividade proposta na pág. 21.

 

INGLÊS

Pesquisar as biografias de Malala e Greta Thunberg. What causes do they fight for? What is the main criticism against Greta? Do you think their causes are relevant?

 

9º ANO B

PORTUGUÊS

Leitura e compreensão textual - o artigo de opinião: Confrontando diferentes pontos de vista sobre o mesmo fato (pág 78 à 80). Exercícios 1 à 4.

 

Biblioteca: leitura dos capítulos 10 e 11 do livro paradidático: Os miseráveis.

Ficha de leitura: fazer um resumo no caderno da biblioteca sobre os dois capítulos lidos. (15 linhas)

Obs. faça o resumo a lápis, revise a ortografia, os parágrafos e a pontuação. Ao terminar, releia todo o texto e certifique-se de que está satisfatório.

 

MATEMÁTICA

Copiar e resolver no caderno os exercícios de 15 a 18 da página 37 do seu livro didático.

Conferir as respostas e revisar os exercícios em que aparecem erros.

ENSINO RELIGIOSO

Fazer a leitura da pág. 20 e pesquisar:

  1. Qual é a origem do islamismo?
  2. Quem foi Maomé?
  3. Qual é o livro sagrado do islamismo? Como, segundo a tradição islâmica, ele foi revelado?
  4. Quais são os cinco pilares do islamismo?

Fazer, individualmente, a atividade proposta na pág. 21.

 

INGLÊS

Pesquisar as biografias de Malala e Greta Thunberg. What causes do they fight for? What is the main criticism against Greta? Do you think their causes are relevant?

 

1º SÉRIE A

MATEMÁTICA

COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO

1º PASSO

Leia o capítulo na página 22 a 23

2º PASSO

Assistam o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/eZfFpnvudR0

Esse vídeo servirá também com revisão de alguns conceitos que já aprendemos e inclui o novo conteúdo “Complementar de um conjunto”.

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Exercícios:

Página 23 exercícios 35 ao 37

GEOGRAFIA

1º passo:  Por favor, fazer a pesquisa manuscrita e em folha de papel almaço.

2º passo: Esta pesquisa dever ter Capa, Contra capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências.

3º  passo: A sua pesquisa deve responder minimamente as seguintes questões.

  1. Qual é a finalidade do geoprocessamento?
  2. O que é dados de geoprocessamento?
  3. Qual é a importância da cartografia no geoprocessamento?
  4. O que é Sensoriamento Remoto?
  5. Qual a diferença entre Fotografia e Imagem?

4º passo:  Acesse os links abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/100/2/Unidade_2.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=RJ0IfqcJCQk

HISTÓRIA

Leitura da matéria online O tamanho do cérebro dos bichos é proporcional à sua inteligência? (Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-tamanho-do-cerebro-dos-bichos-e-proporcional-a-sua-inteligencia/).

Elaborar resumo (síntese) sobre o tema em folha de bloco (mínimo 20 linhas; além da matéria indicada, poderão ser utilizados como material de consulta: os arquivos de Power Point “História: A Aventura Humana: primeiros tempos 1 e 2; o trabalho em PDF “A Evolução da Inteligência Humana” – Denis Andre Bez Bueno e Douglas Ribeiro Mendes, os quais já foram disponibilizados aos educandos).

 

1º SÉRIE B

MATEMÁTICA

COMPLEMENTAR DE UM CONJUNTO

1º PASSO

Leia o capítulo na página 22 a 23

2º PASSO

Assistam o vídeo com o link abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/eZfFpnvudR0

Esse vídeo servirá também com revisão de alguns conceitos que já aprendemos e inclui o novo conteúdo “Complementar de um conjunto”.

Agora que você assistiu todos os vídeos. Entendeu ? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Exercícios:

Página 23 exercícios 35 ao 37

GEOGRAFIA

1º passo:  Por favor, fazer a pesquisa manuscrita e em folha de papel almaço.

2º passo: Esta pesquisa dever ter Capa, Contra capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências.

3º  passo: A sua pesquisa deve responder minimamente as seguintes questões.

  1. Qual é a finalidade do geoprocessamento?
  2. O que é dados de geoprocessamento?
  3. Qual é a importância da cartografia no geoprocessamento?
  4. O que é Sensoriamento Remoto?
  5. Qual a diferença entre Fotografia e Imagem?

4º passo:  Acesse os links abaixo com forma de subsídio de aprendizagem

https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/100/2/Unidade_2.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=RJ0IfqcJCQk

FÍSICA

Exercícios 1 ao 4 – página 71.

HISTÓRIA

Leitura da matéria online O tamanho do cérebro dos bichos é proporcional à sua inteligência? (Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-tamanho-do-cerebro-dos-bichos-e-proporcional-a-sua-inteligencia/).

Elaborar resumo (síntese) sobre o tema em folha de bloco (mínimo 20 linhas; além da matéria indicada, poderão ser utilizados como material de consulta: os arquivos de Power Point “História: A Aventura Humana: primeiros tempos 1 e 2; o trabalho em PDF “A Evolução da Inteligência Humana” – Denis Andre Bez Bueno e Douglas Ribeiro Mendes, os quais já foram disponibilizados aos educandos).

 

2º SÉRIE A

MATEMÁTICA

POLIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES – MATEMÁTICA B

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 432 A 434

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/oLbzYParKtc

https://youtu.be/QjW6pSH0jVc

Agora que você assistiu os vídeos. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 427 e 429

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Não teremos exercícios nessa aula.

Mas assistam o vídeo mais de uma vez e leiam as páginas indicadas e façam o resumo no caderno.

LITERATURA

Ler p. 358 à 360 e copiar as perguntas numa folha do bloco e responder.

  1. O que foi a batalha do Parnaso? Onde ocorreu?
  2. Qual foi o resultado dessa polêmica?
  3. Que obra é considerada o marco inicial do Parnasianismo no Brasil?
  4. Que obras de Olavo Bilac são a representação máxima de seu nacionalismo?
  5. Ler e fazer  exercícios p. 361

HISTÓRIA

Concluir a leitura do Capítulo 20 (Volume II), da página 421 a 426, sobre a Revolução Industrial.

Elaborar no caderno um esquema de ideias/resumo sobre o tema.

Responder as questões objetivas das páginas 427 e 428.

!!! - Ler com atenção os Capítulos 20 e 21 – em breve será solicitada a PRODUÇÃO TEXTUAL 02, evolvendo eles e a Revolução Francesa (conteúdo a ser estudado logo na sequência, presente no Capítulo 22).

 

2º SÉRIE B

MATEMÁTICA

POLIEDROS: PRISMAS E PIRÂMIDES – MATEMÁTICA B

1º PASSO

Leia o capítulo na Página 432 A 434

Dica: Sublinhe os conceitos (definições mais importantes).

2º PASSO

Assistam os vídeos com os links abaixo, pois com ele facilitará a compreensão e realização dos exercícios.

https://youtu.be/oLbzYParKtc

https://youtu.be/QjW6pSH0jVc

Agora que você assistiu os vídeos. Entendeu? Caso não tenha compreendido, assista os vídeos mais de uma vez e retorne as atividades.

3º PASSO

Atividade: Fazer uma breve síntese do capítulo no caderno. Leia o capítulo na Página 427 e 429

Como Fazer: A síntese (resumo) que você irá fazer, deve ter títulos e subtítulos, a definição (conceito), e um exemplo.

O que você vai precisar fazer, é exatamente o que é realizado em sala de aula. O Educador (prof. Alexandre) faz uma síntese do assunto a ser trabalhado, portanto, você pode seguir o modelo que tem em seu caderno das aulas anteriores.

4º PASSO

Não esqueça que nossos exercícios são sempre com enunciados e com alternativas no caderno:

Leia com atenção o texto, os exercícios e reveja os vídeos caso ache necessário.

Agora você está pronto para fazer os nossos exercícios:

Exercícios:

Não teremos exercícios nessa aula.

Mas assistam o vídeo mais de uma vez e leiam as páginas indicadas e façam o resumo no caderno.

LITERATURA

Ler p. 358 à 360 e copiar as perguntas numa folha do bloco e responder.

  1. O que foi a batalha do Parnaso? Onde ocorreu?
  2. Qual foi o resultado dessa polêmica?
  3. Que obra é considerada o marco inicial do Parnasianismo no Brasil?
  4. Que obras de Olavo Bilac são a representação máxima de seu nacionalismo?

HISTÓRIA

Concluir a leitura do Capítulo 20 (Volume II), da página 421 a 426, sobre a Revolução Industrial.

Elaborar no caderno um esquema de ideias/resumo sobre o tema.

Responder as questões objetivas das páginas 427 e 428.

Iniciar a leitura do Capítulo 21 (Volume II), da página 434 a 441 sobre o Iluminismo e suas ideias.

Elaborar no caderno um esquema de ideias/resumo sobre o tema.

Responder as questões objetivas 1 a 5 das páginas 449 a 450.

!!! - Ler com atenção os Capítulos 20 e 21 – em breve será solicitada a PRODUÇÃO TEXTUAL 02, evolvendo eles e a Revolução Francesa (conteúdo a ser estudado logo na sequência, presente no Capítulo 22).

 

 

3º SÉRIE A

MATEMÁTICA

Leitura da Aula 3 2D (Vídeo Aula)

Exercícios de aperfeiçoamento Aula 3 2D

HISTÓRIA

Estudar a apostila 2C-Aula 03 - a leitura do conteúdo sobre a expansão/ocupação do território brasileiro entre os séculos XVII e XVIII e elaborar no caderno:

a) uma lista pontuando os atores sociais/culturas/movimentos responsáveis pelo processo de ocupação territorial;

b) elaborar um resumo relacionando o modo como a economia colonial (as atividades econômicas do período) influencia o desenvolvimento da colônia brasileira;

c) mapear os tratados e acordos que estabelecem as divisas/limites do território brasileiro.

 

3º SÉRIE B

MATEMÁTICA

Leitura da Aula 3 2D (Vídeo Aula)

Exercícios de aperfeiçoamento Aula 3 2D.

LITERATURA

Assista a vídeo-aula abaixo e faça as anotações que julgar mais relevantes.

https://www.youtube.com/watch?v=OOT-cj1c__U

 

HISTÓRIA

Realizar a leitura da apostila 2C-Aula 04. Definir o contexto colonial brasileiro entre os séculos XVII e XVIII por meio de tópicos e, realizando uma revisão dos conteúdos previamente estudados sobre Brasil, observar quais foram as causas que fomentaram os movimentos nativistas e revoltas pré-independência. Com uma tabela de duas colunas, definir os movimentos e revoltas de um lado, e suas características de outro.

Apostila 2C-Aula 04 - retomar os conteúdos trabalhados a respeito das Revoluções Burguesas (Rev. Inglesa, Iluminismo e Ver. Francesa) e estabelecer uma relação entre este contexto global, com o contexto colonial brasileiro, respondendo: de que modo os movimentos burgueses afetam a colônia brasileira? Quais ideias estão sendo assimiladas pelos colonos e vinculadas em seus movimentos?

 

 

 


Outras Notícias

Ver lista completa
 
Sistema Brasília
Mãe da Sta. Esperança
Colégio Passionista Rosário
Rua Do Rosário (R. Francisco Busato), 54 - Centro Colombo - PR
CEP 83414-240
  •   (41) 3656-3835
Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo